quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Cenário francês contemporâneo.

Por cerca de meio milênio, a França tem sido uma grande potência, com forte influência econômica, cultural, militar e política a nível europeu e global. Durante muito tempo o país exerceu um papel de liderança e hegemonia na Europa (principalmente a partir da segunda metade do século XVII e boa parte do XVIII). Ao longo desses dois séculos, a França colonizou grande parte da América do Norte e, durante o século XIX e início do século XX, chegou a constituir o segundo maior império da história, o que incluía grande parte da América do Norte, África Central e Ocidental, Sudeste Asiático e muitas ilhas do Pacífico. A França é um país desenvolvido e possui a quinta maior economia do mundo por PIB nominal[5] e a nona maior economia em poder de compra.[6] É o país mais visitado no mundo, recebendo 82 milhões de turistas estrangeiros por ano.[7] A França é um dos membros fundadores da União Europeia e possui a maior área e a segunda maior economia do bloco. É também membro fundador da Organização das Nações Unidas, além de ser membro da Francofonia, do G8, do G20, da OTAN, da OCDE, da OMC e da União Latina. É um dos cinco membros permanentes do Conselho de Segurança das Nações Unidas, possui o terceiro maior número de armas nucleares do mundo e o maior número de usinas nucleares do continente europeu.


A República Francesa é uma república unitária semipresidencialista com fortes tradições democráticas. A constituição da V República foi aprovada por referendo em 28 de Setembro de 1958. É extremamente reforçada a autoridade do executivo em relação ao Parlamento. O poder executivo em si tem dois dirigentes: o presidente da República, atualmente Nicolas Sarkozy, que é chefe de estado e é eleito diretamente por sufrágio universal para um mandato de 5 anos (antes de 7 anos) e o Governo, liderado pelo Primeiro-Ministro nomeado pelo presidente, François Fillon atualmente. O parlamento francês é uma legislatura bicameral, composto por uma Assembléia Nacional (Assemblée Nationale) e um Senado. Os deputados da Assembleia Nacional representam círculos eleitorais locais e são diretamente eleitos para mandatos de 5 anos. A Assembleia tem o poder de demitir o gabinete e, assim, a maioria na Assembleia determina a escolha do governo. Os senadores são escolhidos por um colégio eleitoral para mandatos de 6 anos (inicialmente 9 termos homólogos), e metade dos assentos são submetidos a eleição a cada 3 anos, com início em Setembro de 2008.[41] Os poderes legislativos do Senado são limitados; em caso de desacordo entre as duas câmaras, a Assembleia Nacional tem a palavra final, exceto para as leis constitucionais e lois organiques (leis que são diretamente previstas pela Constituição), em alguns casos. O governo tem uma forte influência na formação da ordem do dia do Parlamento. A política francesa caracteriza-se por dois grupos políticos opostos: um de esquerda, centrada em torno do Partido Socialista Francês, e os outros da ala direita, anteriormente centrada em torno do Rassemblement pour la République (RPR) e agora seu sucessor, o Union pour un mouvement populaire (UMP). O poder executivo é atualmente composto na sua maioria por membros do UMP. Um membro G8, grupo líder dos principais países industrializados, o país é classificado como a quinta maior economia do mundo e segunda maior da Europa é por PIB nominal;[45] com 39 das 500 maiores empresas do mundo em 2010, a França ocupa o quarto lugar no mundo e o primeiro na Europa na lista Fortune Global 500, à frente da Alemanha e do Reino Unido. A França se juntou aos onze outros membros da União Europeia para criar o euro em 1 de Janeiro de 1999, substituindo completamente o franco francês (₣) no início de 2002.[46]
A França tem uma economia mista que combina a iniciativa privada extensa (cerca de 2,5 milhões de empresas registradas)[47][48] com substanciais (embora em declínio[49]) empresas estatais e intervenção do governo. O governo mantém considerável influência sobre segmentos-chave dos setores de infra-estrutura, com participação majoritária em estradas de ferro, eletricidade, aviões, usinas nucleares e telecomunicações.[49] O país vem relaxando gradualmente o controle sobre estes sectores desde o início dos anos 1990.[49] O governo está lentamente corporatizando o setor estatal e vendendo participações na France Télécom, Air France, assim como ações, seguros e indústrias de defesa.[49] A França tem uma importante indústria aeroespacial liderada pelo consórcio europeu Airbus e tem o seu próprio espaçoporto nacional, o Centro Espacial de Kourou. Segundo a OMC, em 2009 a França foi 6º maior exportador do mundo e o 4º maior importador de produtos manufaturados.[50] Em 2008, a França foi o terceiro maior destinatário de investimentos estrangeiros diretos nos países da OCDE em 117,9 bilhões dólares, atrás de Luxemburgo (onde o investimento estrangeiro direto foi de transferências essencialmente monetárias aos bancos localizados no país) e dos Estados Unidos (316.100 milhões dólares), mas acima do Reino Unido (96,9 bilhões dólares), Alemanha (US $ 24,9 bilhões) e Japão ($ 24,4 bilhões).[51][52] No mesmo ano, as empresas francesas investiram 220.000 milhões de dólares fora da França, classificando a França como o segundo mais importante investidor externo direto no âmbito da OCDE, atrás dos Estados Unidos (311,8 bilhões de dólares) e à frente do Reino Unido (111,4 bilhões de dólares), Japão (128 bilhões de dólares) e Alemanha (156,5 bilhões de dólares).[51][52] A França é o menor emissor de dióxido de carbono entre os sete países mais industrializados do mundo, devido ao seu forte investimento em energia nuclear.[53] Como resultado de grandes investimentos em tecnologia nuclear, a maior parte da eletricidade produzida no país é gerada por 59 usinas nucleares (78% em 2006,[54] a partir de apenas 8% em 1973, 24% em 1980, e 75% em 1990).

46 comentários:

  1. No século XVIII ocorreu a Revolução Francesa, que modificou a estrutura social, econômica, política e cultural. O cenário era de crise econômica. E hoje como está o cenário da França? Leia o texto, verifiquem os links e percebam as consequências da Revolução para a sociedade atual.Bons estudos.

    ResponderExcluir
  2. ' Esse texto é muito bom pra ser estudado..
    fala sobre os conflitos da FRANÇA. de antes e como ela está atualmente.. ela batalhou muit pra ser o que é hj.. vale a pena trabalhar esse texto na escola.

    GICELLYCRUZ 2 C

    ResponderExcluir
  3. Esse texto mostra a realidade política e econômica vivida pela França atualmente. Desde os primórdios ou seja, a partir a Revolução Francesa, a França se estabelece com forte influência econômica e política a nível mundial, na minha concepção o segredo de tanto sucesso e economico se deve aos investimentos como exportação, importação e o investimento em energia nuclear que faz a economia deslanchar. Enfim após a Revolução industrial Francesa o país se desenvolveu muito deixando a crise e a fome, assim permanecendo com seus pontos fortes ativos garantindo assim o seu enriquecimento a cada dia. Pauliana 2°C

    ResponderExcluir
  4. a França Contemporânea tem uma forte tradição democrática,possue uma política muito rígida,ela é membro do G8 que é um grupo de países mais desenvolvidos. Está economicamente excelente .A França está investindo cada vez mais fora de seu país e se tornando um país forte com respeito a sua forte econômia.

    BY: Luara Ramos 2° Ano C

    ResponderExcluir
  5. Isso só pode nos dizer que o cenário da França contemporânea é bem diferente do século XVIII. No século XVIII a França estava uma completa desordem. O País estava dividido em 3 estados , O 1° e mais importante o Clero , o 2° a nobreza onde ficava a família real , os cortesãos e os nobres de Toga e o 3° estado que era a burguesia e o povo . A França estava um caos , por causa de catástrofes naturais e auto imposto cobrado pelo 2° estado. O 3° estado se revoltou e houve a revolução Francesa. Mesmo com o 3° estado no poder , eles não se preocuparam com o País , mas sim em acabar um com o outro. Houve uma mudança , mas o País continuou com a crise econômica. Atualmente a França está muito bem , mas nem sempre foi assim. O País conseguiu se reerguer e agora está em ordens . Com uma forte influência econômica , cultural , militar , política . Tornou-se um País desenvolvido , e faz parte do G8 um grupo de países mais industrializados e desenvolvidos do mundo.

    BY: Jéssika Mayelle 2° C

    ResponderExcluir
  6. a partir a Revolução Francesa, a França se estabelece com forte influência econômica e política a nível mundial,assim o pais fois divido em classes,acontecerao mudancas e assim o pais volto uem orden,E agora e um pasi desenvolvido

    ResponderExcluir
  7. vale a pena trabalhar esse texto em sala, pois o texto fala sobre os conflitos da frança de antigamente e como esta atualmente. desde os primórdios ou seja, a partir da revolução francesa, a frança se estabelece com forte influencia econômica e politica.

    aluna: gabriella rodrigues silva 3 E

    ResponderExcluir
  8. Este texto relata a realidade política e econômica da frança de como ela era antes e como ela se modificou e é o que é hoje , desde a revolução francesa .A frança tinha uma política muito rígida, membro do g8 o grupo dos países mais desenvolvidos, depois da revolução francesa ocorreu algumas mudanças tornando-se um pais mas desenvolvido.
    Aluna:Pamela Pinheiro
    serie:3º ano turma:B

    ResponderExcluir
  9. podemos ver que a França, tem um bom poder de governo forte e democrata que da direitos ao povo e vive com democracia e com um pais de alto índice de melhorias, diferente do Brasil, que tem pessoas que dizem ser democrata e vive roubando e nosso dinheiro e nossos direitos.

    MAckisiny Emily 2° ano F

    ResponderExcluir
  10. Se hoje podemos ver a França como um dos países mais evoluídos e poderosos do mundo, é graças a revolução francesa que promoveu uma reforma no setores da economia, política e militar. A França é hoje a quinta maior potencia econômica do mundo e a primeira maior potencia militar da Europa. E sendo um país desenvolvido e politicamente democrático é para nós brasileiros um exemplo á ser seguido.


    André Leopoldino 2° F

    ResponderExcluir
  11. Deize Silva' 2° Ano E.
    Podemos analisar que neste texto sobre Revolução Francesa, retrata se como começou e até os tempos contemporâneos, Vemos que França tem sido uma grande potência, com forte influência econômica, cultural, militar e política a nível europeu e global. Expandindo sua influencia ao mundo inteiro.Durante muito tempo o país exerceu um papel de liderança e hegemonia na Europa (principalmente a partir da segunda metade do século XVII e boa parte do XVIII)(...).
    E podemos assim entender que por ter focado desde da antiguidade em expansão em sua áreas para todo o mundo e conter uma forma de liderança aos demais países , tem sido grande influencia nos dias atuais , tendo resultado de grandes investimentos em tecnologia nuclear, e sendo um pais industrializado e que tende a crescer mais e mais com grandes formas e estatísticas no mercado de trabalho e entre outras áreas.

    ResponderExcluir
  12. A República Francesa é uma república unitária semipresidencialista com fortes tradições democráticas. A constituição da V República foi aprovada por referendo em 28 de Setembro de 1958.
    Aluna: Kamila Nunes.
    Serie: 2ª E

    ResponderExcluir
  13. O texto fala sobre a revolução francesa e de como a Franca vem evoluindo através dos séculos...A Franca é o país entre os mais ricos que menos polui o meio ambiente, graças ao seu grande investimento na energia nuclear.
    Aluna:Andressa De Paula Santana Moraes.
    Série:2ºE

    ResponderExcluir
  14. podemos reconheser que a frança dominou a america do norte a africa ocidentel dominou muito tempo quase dois seculos a frança e o pais mais visitado com milhares de estrangeiros a frança foi bem sucedida entre esses seculos de xvii ate o xviii a frança ela espandiu e teve economia e eles tiveram investimeento no mercado de trabalho

    ResponderExcluir
  15. A França é o menor emissor de dióxido de carbono entre os sete países mais industrializados do mundo, devido ao seu forte investimento em energia nuclear.Como resultado de grandes investimentos em tecnologia nuclear, a maior parte da eletricidade produzida no país é gerada por 59 usinas nucleares (78% em 2006,a partir de apenas 8% em 1973, 24% em 1980, e 75% em 1990).
    Aluna:Flavia Moraes
    Serie:2ºE

    ResponderExcluir
  16. França atualmente. Desde os primórdios ou seja, a partir a Revolução Francesa, a França se estabelece com forte influência econômica e política a nível mundial, Rodney Gomes 2°E

    ResponderExcluir
  17. alex junior]2e podemos ver que a frança foi bem sucedida mundialmente por ter estabelecido a quinta mair economia do pib. a frança e um pais bem visitado por ter muitos pontos turisticos...

    ResponderExcluir
  18. Antes da Revolução Francesa,a França passou por diversas tribulações,como a crise econômica,política e social,em regime semi-feudais, 80% da população viviam no campo.E com a Revolução Francesa,houve diversas mudanças,como regulamentos de salários,reforma agrária,entre outros.A França hoje é um país membro do grupo G8,de grande influência mundial.Faz grandes investimentos em energia nuclear, em tecnologia,e outros...Após a Revolução Francesa,consegue se reerguer e torna-se um país desenvolvido e industrializado.

    Miriane Cristina 2º E

    ResponderExcluir
  19. A república francesa passou por grandes conflitos.Com o terceiro estado querendo igualdade causou a morte de muitas pessoas.O terceiro estado conseguiu tomar o poder porem eles não conseguiram chegar a uma mesma idéia mas buscavam a igualdade, então foi dividido entre eles o partido de esquerda e o de direita.sendo que os dois atuaram .Os de esquerda (jacobinos) no poder:regulamentou os salários ,todos agora pagavam impostos havia liberdade religiosa e o fim da escravidão das colônias.depois foi a vez do partido de Direita(girandinos) em 1794. com essa trocar de poder não houve o crescimento econômico estável.Ainda com o golpe de napoleão nos girondinos.A economia foi a mais afetada.hoje a república francesa é uma república unitária semi presidencialista com fortes tradições democráticas e uma economia estável!

    ResponderExcluir
  20. A França de hoje com uma tradição reconhecida e democrática,exerce uma política rígida,e é um dos países mais desenvolvidos.O investimento que a França exerce no mundo é importante pois os paises desenvolvidos sempre fazem diferença nos subdesenvolvidos.

    Iasmin, 2º E

    ResponderExcluir
  21. A republica Francesa é uma republica unitária, com fortes tradições democráticas.Com resultado grandes envestimentos em tecnologia nuclear, com a maior pate em eletricidade.

    Aluna:Fernanda Aparecida de Moraes
    2º Ano E

    ResponderExcluir
  22. No século XVIII ocorreu a Revolução Francesa, que modificou a estrutura social, econômica, política e cultural. hoje a França vem evoluindo economicamente e umas das maiosres potencias do mundo.
    Aluno: Alexandre Souza de Menezes Junior

    ResponderExcluir
  23. França HOje,um dos paises mais desenvolvidos e entre uns dos G8,e possui a quinta maior economia do mundo tem se tornado influencia para os paises subdesenvolvidos,
    Antes da revolução francesa,a maioria da poupulação era do campo,e semi-feudais,depois da revolução aconteceu a reforma-agraria,e o pais se desenvolveu tanto na area de trabalho como na da vida da população,o governo francês tem influencia nas areas de telecomunicaçãos,e nucleares etc. a França é uma grande potência, com influência econômica, cultural, militar e política,e ainda pode crescer muito mais,com grandes formas e areas ,etc.

    Esther Oliveira 2 E

    ResponderExcluir
  24. no meu conceito o cenário francês antes da revolução teve uma causa de crise economica polìtica e social com isso tinha distribuição cargos pùbicos e pensoês sociais teve um o País agrario que tem 2,5 minhoês de sociedade dividiu em 3 estados.

    ResponderExcluir
  25. Hoje a França se encontra em uma situação muito boa, pois.É o pais mais visitado do mundo,possui a quinta maior economia do mundo PIB é o menbro do G8 . A França também é um dos paises que mais investem fora de si.ALUNO JOSINALDO 2 ANO E

    ResponderExcluir
  26. A França atualmente é a terceira maior economia da Europa ,é considera influencia dos setores de infla-estrutura ,eletricidade ,usinas nucleares,telecomunicaçoes entre os outros .Ela é um dos maiores investidores estrangeiros e um dos paises com melhores investimentos em energia nuclear.
    Podemos concluir que a França teve um grande desempenho de antigamente para os dias de hoje .

    Luis Fernando 2ºE

    ResponderExcluir
  27. Desde a revolução francesa .A frança tinha uma política muito rígida, membro do g8 o grupo dos países mais desenvolvidos, depois da revolução francesa ocorreu algumas mudanças tornando-se um pais mas desenvolvido.
    3°D

    ResponderExcluir
  28. O cenário da França atualmente é totalmente diferente da época em que vivia constantes revoluções. Hoje é uma das nações que possui a quinta maior economia do mundo, isso mostra um país que teve forças para se recuperar de um período de revoluções e economia desestabilizada, e se tornar uma das potencia mundiais.

    Michael Kevin 3º D

    ResponderExcluir
  29. "Ao início do século XX, pensar a arte moderna foi a pensar em arte francesa moderna" (Harrison e Wood: 2005). Esta afirmação é surpreendente em comparação com a relativa ausência de arte francesa contemporânea em cena de hoje da arte internacional. . Recentemente, várias iniciativas que servem para promover a arte francesa contemporânea na França e no exterior marca uma onda de interesse renovado.

    ResponderExcluir
  30. A França , além de ter um impacto sócio-econômico muito grande no mundo , mesmo antes e depois de anos , mostra os grandes conflitos e revoluções que acontecia devido a dominância social e mundial .

    Bárbara Porto : 3º C matuu.

    ResponderExcluir
  31. França hoje está completamente mudada. Anteriormente viviam em revoluções constantes porque antes da revolução teve uma causa de crise econômica política e social. Com uma política rígida e o grupo dos países mais desenvolvidos o G8; é o países que possui a quinta maior economia do mundo. Após revolução e algumas mudanças tornando-se um pais mas desenvolvido. Uma das potencias mundiais.

    Neslâynne P. Moraes
    3ºD

    ResponderExcluir
  32. Isto ocorre em um cenário em que o pleno emprego, que foi considerado por muitos
    um movimento em direção à integração dos trabalhadores ao capital, é visto hoje mais
    como um parêntese na história do desenvolvimento do capitalismo do que uma realidade
    possível de ser retomadaa imposição da divisão social do trabalho não acontece de forma
    isolada, a ela está associada uma ideologia que a justifica e cristaliza para o conjunto da
    sociedade: a ideologia da meritocracia do trabalho.
    Leticya Macedo 3D

    ResponderExcluir
  33. É um texto ótimo para ter uma base de como foi e como esta o cenário FRANCES conteporaneo.Fala sobre os conflitos e as suas mudanças na vida social.
    Relata também a realidade política e econômica da frança de como ela era antes e como ela se modificou e é o que é hoje , desde a revolução francesa.

    ResponderExcluir
  34. Esse texto retrata os conflitos provenientes da FRANÇA.Mostra que a França se estabelece com uma forte influência econômica e política, ou seja infatiza que a França mesmo após toda essa serie de conflitos ela se mantem como uma potencia mundial!

    ResponderExcluir
  35. ALUNA : STEPHANNY DOS SANTOS ASSUNÇÃO SILVA 2° ANO B

    O cenário Franes Conteporaneo, a França era um país desencolvido tinha também uma grande vantagem de ter um grande império. A tem a terceira maior economia da Europa. Com sua grande estrutura e seu desenvolvimento a França relata a realidada da politica e da economia. Com a revolução a França se tornou um país mais desenvolvido .

    ResponderExcluir
  36. Esse texto mostra a realidade política e econômica vivida pela França nos dias de hoje.A partir da Revolução Francesa, a França se estabelece com forte influência econômica e política, na minha opinião o segredo de tanto sucesso e economico deve ser por causa dos investimentos como exportação, importação e o investimento em energia nuclear que faz a economia deslanchar.Depois da Revolução industrial Francesa o país se desenvolveu muito deixando a fome e a crise, assim continuam com seus pontos fortes ativos garantindo assim o seu crescimento dia a pós dia.

    Aluna: Ingrid Christina 2°B

    ResponderExcluir
  37. Antes da Revolução Francesa,a França passou por diversas tribulações,como a crise econômica,política e social,em regime semi-feudais, 80% da população viviam no campo.E com a Revolução Francesa,houve diversas mudanças,como regulamentos de salários,reforma agrária,entre outros.A França hoje é um país membro do grupo G8,de grande influência mundial.Faz grandes investimentos em energia nuclear, em tecnologia,e outros...Após a Revolução Francesa,consegue se reerguer e torna-se um país desenvolvido e industrializado.

    ResponderExcluir
  38. ' Esse texto é muito bom para o estudo.
    fala sobre os conflitos da FRANÇA. de antes e como ela está atualmente.. ela batalhou muito pra ser o que é hj.. vale a pena trabalhar esse texto .

    Dandara Dias 3° B

    ResponderExcluir
  39. A França tem uma economia mista que combina a iniciativa privada extensa com substanciais,empresas estatais e intervenção do governo. O governo mantém considerável influência sobre segmentos-chave dos setores de infra-estrutura, com participação majoritária em estradas de ferro, eletricidade, aviões, usinas nucleares e telecomunicações.

    Márcia Melo 2°E

    ResponderExcluir
  40. A República Francesa é uma república unitária semipresidencialista com fortes tradições democráticas. O governo tem uma forte influência na formação da ordem do dia do Parlamento.

    Márcia Melo 2°E

    ResponderExcluir
  41. No desenvolver do século XVIII existem dois importantes fatos históricos que marcaram esse período.Além disso, esse mesmo século assistiu uma nova etapa da economia mundial com a ascensão do capitalismo industrial, a França conviveu com uma interessante contradição. De um lado, tínhamos a nobreza e o alto clero usufruindo da posse das terras e a isenção dos impostos,A classe proletária francesa também vivia uma situação penosa.Desse modo, a década de 1780 veio carregada de contradições, anseios e problemas de uma nação que não dava mais crédito a suas autoridades. Temos assim, os preparativos da chamada Revolução Francesa.

    ALUNA: Mikaelly Roseno
    SERIE: 3° D

    ResponderExcluir
  42. retrata-se de como começou a revolução Francesa e até os tempos contemporâneos, Vemos que França tem sido uma grande potência, com forte influência econômica, cultural, militar e política a nível europeu e global. Expandindo sua influencia ao mundo inteiro.Durante muito tempo o país exerceu um papel de liderança e hegemonia na Europa.

    Aluna: Anna Paula 3c

    ResponderExcluir
  43. a partir a Revolução Francesa, a França se estabelece com forte influência econômica e política a nível mundial,assim o pais fois divido em classes,acontecerao mudancas e assim o pais volto uem orden,E agora e um pasi desenvolvido

    patricia 3º ano D.

    ResponderExcluir
  44. Esse texto fala sobre o conflito da frança, de como ela era antes e como ela é hoje, explica também a realidade da economia e da politica.
    2° c

    ResponderExcluir
  45. A classe proletária francesa também vivia uma situação penosa. No campo, os camponeses eram sujeitos ao poder econômico dos senhores feudais e viviam em condições mínimas. Muitos deles acabavam por ocupar os centros urbanos, que já se entupiam de um amplo grupo de desempregados e miseráveis excluídos por uma economia que não se alinhava às necessidades do nascente capitalismo industrial.

    ResponderExcluir
  46. A França se desenvolveu financeiramente, hoje sendo membro do G8 e fazendo parte dos países mais desenvolvidos. Em comparação ao antigo cenário da França antes da Revolução Francesa,era a crise econômica, política e social que predominava o país entre os séculos xv e xvi na transição do feudalismo para o capitalismo.

    Aluna: Tatiane A. de Souza
    Série: 2° ano E

    ResponderExcluir