sábado, 10 de setembro de 2011

12 comentários:

  1. Verifiquem a participação de MT na Guerra do Paraguai. Entender história de nosso país e do nosso Estado é essencial para a construção da nossa história pessoal. Assistam ao vídeo e façam seus comentários. Bons estudos.

    ResponderExcluir
  2. no monento historico de mato grosso, em que passava por serias dificuldades de comunicaçao com o litora lbrasileiro principalmente com o RJ,que era a capital do imperio ,dai entao o exerciuto paraguaio atingiu o lado ocidental de matogrosso pois era ao lado mas fragil pois estava com dificuldades da comunicaçao,varis cidads forao desvastadas pelo inimigos, , A quegtra dos paraguaios occoreu por o estado de mato grosso estar com falta de comunicaçao. Pois mas que Cuiaba nao tivesse sido atingido ,sofeeu basstante modificaçoes do dia a dia pois ainda estavan sem comunicaçao. E nessa guerra trouxe a Rubeola entr demais doenças.
    3B MATUTINO Josinete Ferreira

    ResponderExcluir
  3. O que hoje conhecemos como Mato Grosso já foi território espanhol. As primeiras excursões feitas no território do mato grosso datam de 1525, quando Pedro Aleixo Garcia vai em direção à Bolívia, seguindo as águas dos rios Paraná e Paraguai. Posteriormente portugueses e espanhóis são atraídos à região graças aos rumores de que havia muita riqueza naquelas terras ainda não exploradas devidamente. Também vieram jesuítas espanhóis que construíram missões entre os rios Paraná e Paraguai.

    ResponderExcluir
  4. O vídeo mostra a fragilidade da união entre as províncias no Brasil naquela época, enfatizando a falha de uma comunicação efetiva entre Rio de Janeiro e Mato Grosso durante a Guerra do Paraguai, onde fora escolhida a província de Mato Grosso para ser atacada pelo exército paraguaio. Logo, Cuiabá teve que montar um exército para se defender, compondo-o haviam os "Voluntários da Pátria", dentre eles escravos que eram obrigados a participar. No fim, A Tríplice Aliança sai vitoriosa, mas a população de Cuiabá sofreu as consequências da guerra na economia (por causa do bloqueio do rio Paraguai durante a guerra), aumento na frequência de ataques de indígenas e quilombolas e a epidemia de varíola, uma doença que até hoje não tem cura e muito contagiosa.

    Leonora Goes 3º D

    ResponderExcluir
  5. Mostra a fragilidade da união entre as províncias no Brasil naquela época,onde foi escolhida a província de Mato grosso para ser atacado pelo os paraguaios,então os Cuiabanos deve que criar um exército pra se defender dos paraguaios,Com essa guerra de comunicação que teve , trouxe a Rubeola entr demais doenças.
    Aluna:Èlida Cristina
    Serie:3°B

    ResponderExcluir
  6. Conforme pesquisas e informações do vídeo. Início da invasão de Mato Grosso pelas tropas paraguaias, pelas vias fluviais e terrestres; (1865-1870)
    em Cuiabá foi criado um batalhão de voluntários da Pátria, que assim quem comandou foi Augusto Leverger, que foi nomeado como Barão de Melgaço.Mesmo Cuiabá não sendo atingida diretamente pela guerra, ela sofreu graves consequência.

    Neslâynne P. Moraes 3ºD

    ResponderExcluir
  7. Visando a província de Mato Grosso, o ditador paraguaio aproveitou-se da fraca defesa brasileira naquela região para invadi-la e conquistá-la. Fez isso sem grandes dificuldades e, após esta batalha, sentiu-se motivado a dar continuidade à expansão do Paraguai através do território que pertencia ao Brasil. Com tantos conflitos Mato Grosso sofreu com as consequências da falta de comicação existente.
    Aluna: Michelly Leite Ataide Série: 3°B

    ResponderExcluir
  8. O video explica quando Paraguai tentou atingir MT quando a província de MT passava por sérias dificuldades de comunicação com o litoral brasileiro.

    Rodrigo Cerilo 3°D

    ResponderExcluir
  9. -Bom na província em MT sofria sérias dificuldades de comunicação e o exercito do Paraguai viu que a província estava mais fragil e atacou.E com isso Corumbá e Dourados foi devastada.
    -Enquanto isso em Cuiabá foi criado o batalhão Voluntário da Pátria. E com isso B. Augusto Leveger depois do conlito o D. Pedro II o nomeou como B. de Melgaço.
    -Retomada de Corumbá.
    -E com isso Paraguai bloqueou da navegação e com isso acarretou falta de abastecimento e comunicação.
    -Teve a ipedemia Varíola.
    No final do conflito os portos foram abertos e com isso teve um maior intercâmbio comercial.


    Aluna : Stephanny dos Santos 2º ano B

    ResponderExcluir
  10. Visando a província de Mato Grosso, o ditador paraguaio aproveitou-se da fraca defesa brasileira naquela região para invadi-la e conquistá-la. Fez isso sem grandes dificuldades e, após esta batalha, sentiu-se motivado a dar continuidade à expansão do Paraguai através do território que pertencia ao Brasil. Seu próximo alvo foi o Rio Grande do Sul, mas, para atingi-lo, necessitava passar pela Argentina. Então, invadiu e tomou Corrientes, província Argentina que, naquela época, era governada por Mitre.
    Decididos a não mais serem ameaçados e dominados pelo ditador Solano Lopes, Argentina, Brasil e Uruguai uniram suas forças em 1° de maio de 1865 através de acordo conhecido como a Tríplice Aliança. A partir daí, os três paises lutaram juntos para deterem o Paraguai, que foi vencido na batalha naval de Riachuelo e também na luta de Uruguaiana.

    Rita Laura 3° A

    ResponderExcluir
  11. O video mostrou a dificuldade que as províncias no Brasil naquela época, enfatizando a falha de uma comunicação efetiva entre Rio de Janeiro e Mato Grosso durante a Guerra do Paraguai, onde fora escolhida a província de Mato Grosso para ser atacada pelo exército paraguaio. Logo, Cuiabá teve que montar um exército para se defender, compondo-o haviam os voluntários da Pátria, dentre eles escravos que eram obrigados a participar. No fim, a tríplice aliança sai vitoriosa.


    Adryel Venâncio Dias de Souza 3ºAno C Matutino

    ResponderExcluir
  12. Vendo de mato-grosso tinha uma defesa fraca o ditador paraguaio aproveitou para invadir e a conquistar sem alguma dificuldade ele executou seu plano e após isso ele quis invadir, mas território brasileiro com estes conflitos mato-grosso teve a falta de comunicação.

    ResponderExcluir