quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Unificação da Alemanha



Depois da queda de Napoleão, o processo de reorganização das monarquias européias deu origem à formação da Confederação Alemã. Tal confederação consistia em uma região formada por 38 Estados independentes comprometidos a defenderem a soberania das monarquias dos estados participantes. Dentro desse aglomerado de monarquias, Áustria e Prússia sobressaiam-se enquanto as mais influentes nações da Confederação.

Por um lado, os austríacos tinham seu desenvolvimento econômico sustentado pelo seu forte setor agrícola. De outro, a Prússia via no processo de unificação política dos estados confederados um importante passo para o desenvolvimento econômico daquela região. Buscando efetivar seu interesse, a Prússia criou uma zona aduana chamada de Zollverein, que aboliu as taxas alfandegárias entre as monarquias envolvidas no acordo.

Alheia a esse processo de industrialização e unificação, a Áustria foi excluída do acordo. Prestigiado com o cargo de primeiro-ministro da Prússia, o chanceler Otto Von Bismarck tomou a missão de promover o processo de unificação alemã. Em 1864, entrou em guerra contra a Dinamarca e assim conquistou territórios perdidos durante o Congresso de Viena.

No ano de 1866, Bismarck entrou em conflito com a Áustria e, durante a Guerra das Sete Semanas, conseguiu dar um importante passo para a unificação com a criação da Confederação Alemã do Norte. Com isso, a Prússia passou a deter maior influência política entre os estados germânicos, isolando a Áustria. Com a deflagração de um desgaste político entre a França e a Prússia, o governo de Bismarck tinha em mãos a última manobra que consolidou o triunfo unificador.

Com a vitória na Guerra Franco-Prussiana, em 1870, a Prússia conseguiu unificar a Alemanha. O rei Guilherme I foi coroado como kaiser (imperador) da Alemanha e considerado o líder máximo do II Reich Alemão. Conquistando na mesma guerra as regiões da Alsácia e da Lorena, ricas produtoras de minério, o império alemão viveu a rápida ascensão de sua economia.

O processo de unificação da Alemanha, junto com o italiano, simbolizou um período de acirramento das disputas entre as economias européias. A partir do estabelecimento dessas novas potências econômicas, observamos uma tensão política gerada pelas disputas imperialistas responsáveis pela montagem do delicado cenário preparatório da Primeira e da Segunda Guerra Mundial.

48 comentários:

  1. A Unificação Alemã foi um processo iniciado em meados do século XIX e finalizado em 1871, para a integração e posterior unificação de diversos estados germânicos em apenas um: a Alemanha.

    3º ano D

    ResponderExcluir
  2. Esse cenário de guerra, irá culminar como uma das consequências da Primeira Guerra Mundial, uma vez que a tardia unificação alemã atrasara sua entrada na competição por mercados - já dominados em sua maioria por franceses e ingleses. A Alemanha ainda herdara seu nacionalismo exacerbado dessa época e culminava a idéia do Pangermanismo.

    ResponderExcluir
  3. A Unificação Alemã foi um processo iniciado em meados do século XIX e finalizado em 1871,Em meados do século XIX, após a separação territorial ,o espaço territorial germânico era constituído por 39 diferentes reinos, ducados e cidades livres,que apenas tinham em comum a mesma raiz linguística e a mesma base cultural.

    ResponderExcluir
  4. Diante do clima propício às agitações sociais, a nobreza buscou o apoio da burguesia para conter as classes sublevadas. A burguesia, por sua vez, agilizou reformas constitucionais que atendessem às suas aspirações. O rei da Prússia, Guilherme I, apoiado na força dos junkers, deu a presidência do Parlamento a Otto von Bismarck.

    ResponderExcluir
  5. Após a separação territorial pelo Congresso de Viena, tinham uma Alemanha dividida em vários reinos dispersos pela Europa. Os únicos fatores que ligavam esses diversos reinos - encabeçados pela Áustria e Prússia , principalmente - era a língua e a cultura. A necessidade de uma unidade política era clara, muitas regiões ainda viviam do sistema feudal, enquanto nações mais desenvolvidas e industrializadas ja impunham o imperialismo em busca de mercados para seus produtos.
    Aluna: Michelly Ataide Série: 3° ano B

    ResponderExcluir
  6. A Alemanha, em meados do século XIX, era formada por uma confederação de principados e Estados com sede na cidade de Frankfurt. A Prússia e a Áustria ocupavam um lugar de destaque na confederação, procurando manter o equilíbrio entre as forças revolucionárias que ameaçavam a aristocracia conservadora (junkers).
    Em meados do século XIX, a agricultura era a principal atividade econômica, permanecendo as relações feudais de produção.

    ResponderExcluir
  7. A Unificação atrasara entrada na competição por mercados, já dominado pelos franceses e ingleses. Alemanha herdara seu nacionalismo e culminava a idéia Pandgermanica. A nobreza buscou o apoio da burguesia para organizar as classes sublevadas, agilizou reformas. O rei da Prússia, com o apoio dos Junkers, deu a Previdência do Parlamento a Otto.

    Neslâynne Moraes
    3ºD

    ResponderExcluir
  8. A Unificação Alemã foi um processo iniciado em meados do século XIX e finalizado em 1871, para a integração e posterior unificação de diversos estados germânicos em apenas um: a Alemanha.


    Alessandra Martins Taroco 3°A

    ResponderExcluir
  9. A Unificação da Alemanha aconteceu no século XIX, houve um confronto entre os paises vizinhos e foi finalizado em 1871.

    ResponderExcluir
  10. A Unificação Alemã foi um processo iniciado em meados do século XIX e finalizado em 1871, para a integração e posterior unificação de diversos estados germânicos em apenas um: a Alemanha. O processo foi liderado pelo primeiro-ministro prussiano Otto von Bismarck, conhecido como Chanceler de Ferro, e culminou com a formação do Segundo Reich (Império) alemão.

    Aluna: Daniela Bissoli 3ºA

    ResponderExcluir
  11. Gabriel Paulo 3ºA
    A unificação foi de grande importância, uma vez que a Confederação Germânica precisava dessa unificação. Essa unificação teve de ser comandada pela Prússia que mais tarde se tornaria para do pais que ja se chamava Alemanha.

    ResponderExcluir
  12. A unificação alemã foi concluída e abriu caminho para que este novo Estado pudesse ampliar seu parque industrial e fortalecer sua economia. NIsso, o governo alemão passou a se envolver nas disputas imperialistas que marcaram a exploração de territórios afro-asiáticos. Com o passar das décadas, o acirramento de tal disputa seria um dos cenários que antecedem a Primeira Guerra Mundial.

    Aluna:Josinete Ferreira Serie: 3 Ano B

    ResponderExcluir
  13. aluna vanessa candida 3ºb
    Um dos maiores conquistadores de toda a Europa, o imperador francês Napoleão Bonaparte foi responsável por uma grande divisão do continente em prol de seus interesses. Quando foi derrotado em 1815, as monarquias europeias decidiram reunir o território Sacro Romano-Germânico, com o nome de Confederação Germânica.

    ResponderExcluir
  14. O processo de unificação da Alemanha, simbolizou um acirramento das disputas entre as economias européias.Estabeleceu novas potências econômicas, uma tensão política gerada pelas disputas imperialistas preparatório da Primeira e da Segunda Guerra Mundial.

    Aluna: Beatriz Torezan 3°B

    ResponderExcluir
  15. A Unificação da Alemanha aconteceu no século XIX, onde houve uma briga ,um confronto, entre os paises vizinhos e o final foi em 1871.

    Dandara Dias 3°ano B

    ResponderExcluir
  16. A Unificação de Alemanhafoium processo de reorganização das monarquias européias deu origem à formação da Confederação Alemã.
    A Unificação Alemã foi um processo iniciado em meados do século XIX e finalizado em 1871,Em meados do século XIX, após a separação territorial ,o espaço territorial germânico era constituído por 39 diferentes reinos, ducados e cidades livres,que apenas tinham em comum a mesma raiz linguística e a mesma base cultural.

    Eliane Cristina Coelho.
    3º B- Matutino

    ResponderExcluir
  17. A contra-revolução, articulada pelos setores reacionários tanto da Áustria quanto da Prússia, esmagou temporariamente as manifestações em favor da unificação alemã. Entretanto, esse problema afetava todas as camadas da sociedade. O desenvolvimento industrial do país e o crescimento do poderio dos estados alemães estavam na dependência dessa unificação. Para a indústria, a unificação significava um mercado de grandes dimensões, capaz de sustentar seu desenvolvimento, e a proteção governamental contra a concorrência inglesa. Também a nobreza sonhava com a construção de um poderoso império alemão, governado por uma casa imperial forte.

    Aluno: Rennan Augusto 3ºD

    ResponderExcluir
  18. a unificação da Alemanha foi um grande processo de reorganização da monarquia Europeia, fala também que a Prússia foi um grande passo para o desenvolvimento econômico daquela região.
    Gessica Orrana 3°A .

    ResponderExcluir
  19. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  20. A unificação da Alemanha e da Itália acontece apos Napoleão ter caído do seu poder...com muitos acontecimentos a Alemanha e a Itália teve muitos conflitos.Os projetos econômicos do pais não estava muito em alta depois de vários acordos tentas a Áustria foi excluída do projeto de unificação...No ano de 1866, Bismarck entrou em conflito com a Áustria e, durante a Guerra das Sete Semanas, conseguiu dar um importante passo para a unificação com a criação da Confederação Alemã do Norte...A Alemanha unificada teve uma historia muito parecida com a Italiana. A principal diferença foi que, ao contrario dos italianos, muitos alemães estavam espalhados e misturados a outros povos em toda a Europa Central.
    3ºB

    ResponderExcluir
  21. A unificação da Alemanha foi um processo muito importante, poís com isso as monarquias europeias iriam se reorganizar. Porem houve varios movimentos e guerras para que hovesse essa unificação. A grande colaboradora que fez com que ocorrece esse processo foi a Prussia que chegou a entrar em guerra com a Austria. A Prussia ganhou a guera e unificou a Alemanha. Após a unificação houve um periodo de acirramento das disputas entre as econômias européias.
    Marielly Rodrigues. 3°A

    ResponderExcluir
  22. O processo de unificação alemã foi concluída e abriu caminho para que este novo Estado pudesse ampliar seu parque industrial e fortalecer sua economia. NIsso, o governo alemão passou a se envolver nas disputas imperialistas que marcaram a exploração de territórios afro-asiáticos. Com o passar das décadas, o acirramento de tal disputa seria um dos cenários que antecedem a Primeira Guerra Mundial.

    ResponderExcluir
  23. A Alemanha foi um grande processo de reorganização da monarquia Europeia, fala também que a Prússia foi um grande passo para o desenvolvimento econômico daquela região.

    ResponderExcluir
  24. Simbolizou um período acirrado na economia e unificação européia. Dentro desse aglomerado de monarquias, Áustria e Prússia sobressaiam-se enquanto as mais influentes nações da Confederação.


    Aluna: Larissa Camarao

    Turma: 3° ANO E

    ResponderExcluir
  25. A Unificação atrasara entrada na competição por mercados, já dominado pelos franceses e ingleses. Alemanha herdara seu nacionalismo e culminava a idéia Pandgermanica. A nobreza buscou o apoio da burguesia para organizar as classes sublevadas, agilizou reformas. O rei da Prússia, com o apoio dos Junkers, deu a Previdência do Parlamento a Otto.
    aluna: maynara
    Turma: 3° ANO E

    ResponderExcluir
  26. Após a separação territorial pelo Congresso de Viena, tinham uma Alemanha dividida em vários reinos dispersos pela Europa. Os únicos fatores que ligavam esses diversos reinos - encabeçados pela Áustria e Prússia , principalmente - era a língua e a cultura. A necessidade de uma unidade política era clara, muitas regiões ainda viviam do sistema feudal, enquanto nações mais desenvolvidas e industrializadas ja impunham o imperialismo em busca de mercados para seus produtos.
    aluna: natani Turma: 3° ANO E

    ResponderExcluir
  27. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  28. Foi um processo muito importante,as monarquias européias começaram a se reorganizar,mas precisou ter várias guerras para que houvesse a unificação. E a Prussia foi a grande colaboradora que fez com que ocorrece esse processo que fez com que entrasse em guerra com a Austria,e nessa luta quem ganhou foi a Prussiaque logo após unificou a Alemanha. Após a unificação houve um periodo de acirramento das disputas entre as econômias européias.

    Mariane Neves 3° Ano C matutino

    ResponderExcluir
  29. O processo de unificação foi um grande feito no século XIX , trouxe grandes beneficios a economia alemã, so que foi um dos estopim para a 1ª e 2ª Guerra Mundial , como pode ser visto no texto

    João Paulo Henrique Corrêa Duarte
    Serie: 3º C

    ResponderExcluir
  30. A Unificação Alemã foi um processo iniciado em meados do século XIX e finalizado em 1871, para a integração e posterior unificação de diversos estados germânicos em apenas um: a Alemanha. O processo foi liderado pelo primeiro-ministro prussiano Otto von Bismarck, conhecido como Chanceler de Ferro, e culminou com a formação do Segundo Reich (Império) alemão.
    3ºC - Rhuan Viniccius ;)

    ResponderExcluir
  31. Professores e alunos precisam trabalhar informações em um processo de apreensão e compreensão de conteúdos significativos, utilizando as inovações, complementando o seu trabalho com os recursos que as novas tecnologias oferecem.
    Cada vez mais, os computadores e as redes digitais, e entre elas a internet, estão interligando milhões de usuários em todo o mundo, e a escola não pode ficar desligada. Cabe ressaltar que as novas tecnologias da informação introduziram mudanças significativas no conteúdo da educação e nos seus métodos, requerendo uma redefinição no papel e desempenho dos professores que precisam dominá-las. Daí a importância de trabalharmos com o Blog de História, postando textos complementares, vídeos, registros das atividades realizadas em sala, na escola e fora dela, utilizando a fotografia, postando as fotos para serem divulgado os trabalhos dos alunos e isso se Torna muito importante para todos.

    Aluno:Bruno Rogério.
    Serie:3C.

    ResponderExcluir
  32. Esta história é reveladora a nós,pois é interessante saber que para um país se unificar e acabar se tornando um dos países de potência mundial, teve assim conflitos em Guerras de uma importância significativa e nos mostra que quando queremos algo é preciso lutar por aquilo! Aluna:Ana Carolina Silva Coelho 3ºC

    ResponderExcluir
  33. A Unificação da Alemanha que aconteceu no século XIX, teve confronto entre os paises vizinhos e com isso foi finalizado em 1871. Além de trazer grandes beneficios a economia alemã.

    Adriana Teixeira 3°C

    ResponderExcluir
  34. O processo de unificação da Alemanha, junto com o italiano, simbolizou um período de acirramento das disputas entre as economias européias. A partir do estabelecimento dessas novas potências econômicas, observamos uma tensão política gerada pelas disputas imperialistas responsáveis pela montagem do delicado cenário preparatório da Primeira e da Segunda Guerra Mundial.

    ResponderExcluir
  35. ela serve de marco social e mundial , pois até mesmo as guerras , conflitos sociais e até mundial , tem de mostrar o quantos são importantes mundialmente e que eles são um grande potência mundial em econimia , social , industrial e entre outros fatores .
    lauriselma 3ºC

    ResponderExcluir
  36. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  37. a unifcação alemã , causou um impacto mundial em relação a potência , socialmente , industrialmente . Potências que influenciam e muito , um país que tende crescer .
    Bárbara Porto 3ºC

    ResponderExcluir
  38. este grandes marcos destas revoluçoes trazem ate hoje grandes mudancas tanto nas ares soçias tanto como ecomonicas.
    ALINE GOMES 3C

    ResponderExcluir
  39. A unifcação alemã , causou um impacto em relação a potência , pois grndes transformaçoes mundiais aconteceram e aconteçem ate nos dias de hoje.

    Mariana Mendes Santos 3C

    ResponderExcluir
  40. Até os dias de hoje gera se grandes mudanças, através dessas revoluções.

    ResponderExcluir
  41. depois da queda de Napoleão, os europeus deu origem a formação da confederação alemã. Defenderam a soberania das monarquias dos estados participantesteve assim conflitos em Guerras de uma importância significativa e nos mostra que quando queremos algo é preciso lutar por aquilo!

    Patrícia 3º ano C

    ResponderExcluir
  42. A Unificação Alemã foi um processo iniciado em meados do século XIX e finalizado em 1871, para a integração e posterior unificação de diversos estados germânicos em apenas um: a Alemanha. O processo foi liderado pelo primeiro-ministro prussiano Otto von Bismarck, conhecido como Chanceler de Ferro, e culminou com a formação do Segundo Reich (Império) alemão.

    Aluna:Aline
    serie:3E

    ResponderExcluir
  43. A Unificação Alemã foi um processo iniciado em meados do século XIX e finalizado em 1871, para a integração e posterior unificação de diversos estados germânicos em apenas um: a Alemanha. O processo foi liderado pelo primeiro-ministro prussiano Otto von Bismarck, conhecido como chanceler de ferro, e culminou com a formação do Segundo Reich (Império) alemão....

    Denise 3°C

    ResponderExcluir
  44. Sera parecida como as consequências da Primeira Guerra Mundial, uma vez que a tardia unificação alemã atrasara sua entrada na competição por mercados.Já dominados em sua maioria por franceses e ingleses. A Alemanha ainda herdara seu nacionalismo exacerbado dessa época e culminava a idéia do Pangermanismo.

    Anna Paula
    3C

    ResponderExcluir
  45. O processo foi liderado pelo primeiro-ministro prussiano Otto von Bismarck,O fracasso da Revolução de 1848, de intuitos unificadores, implicou a continuidade da fragmentação da Alemanha. Na década de 1850, os grandes senhores da Prússia, detentores do poder político, mantinham os seus privilégios - o monarca, receando uma nova revolução, resolveu manter a Constituição onde esses privilégios eram consagrados.Apesar de a Áustria ter sido derrotada pela Prússia, o sul da Alemanha era constituído por democratas e aspiravam a uma Alemanha liberal.A unificação dos Estados Germânicos foi um evento que gerou inúmeras consequências, imediatas ou posteriores, em toda a Europa e que foram responsáveis pela instabilidade no território europeu até a metade do século XX.

    Marianne Barbosa 3C Matutino

    ResponderExcluir
  46. Um dos maiores conquistadores de toda a Europa, o imperador francês Napoleão Bonaparte foi responsável por uma grande divisão do continente em prol de seus interesses. Quando foi derrotado em 1815, as monarquias europeias decidiram reunir o território Sacro Romano-Germânico, com o nome de Confederação Germânica.Depois de obter a vitória na Guerra Franco-Prussiana, Guilherme I e Bismarck conseguiram completar o processo de Unificação da Alemanha em 1871. Guilherme foi coroado como kaiser (imperador) e líder máximo do II Reich Alemão.Com todos os estados fortemente consolidados, a Alemanha passou por uma grande ascensão econômica e rapidamente se tornaria a maior potência europeia daquele período.

    Miria Kely 3ºC

    ResponderExcluir
  47. O principal fator da unificação alemã foi o desenvolvimento econômico e social dos Estados germânicos, especialmente da Prússia. A Áustria, que havia impedido a unificação tentada pela Prússia em 1850, não conseguiu impedir o progresso de seus Estados, alcançado graças ao Zollverein, a liga aduaneira adotada em 1834. De 1860 a 1870, distritos industriais e centros urbanos surgiram em várias regiões; as estradas de ferro passaram de 2 000 para 11000 quilômetros; as minas de carvão e ferro permitiram o cresci­mento das indústrias siderúrgicas, metalúrgicas e mecânicas. Formava-se o complexo industrial alemão uns dos mas forte de todaa europa. Percebendo a ameaça a seu poder, a Áustria tentou em vão fazer parte do Zollverein.

    Na Prússia, a burguesia tentou controlar as despesas reais, criando um conflito político que durou até 1861, quando o rei Guilherme I convidou Bismarck para ministro. Ele era antiliberal, pró-monarquia e contra o poder da burguesia, mas devotado à causa da unificação.

    Neste ponto Bismarck achava que a unidade alemã deveria ser obtida pela força, através de uma luta contra a Áustria. Por isso, organizou militarmente o Reino da Prússia. Os burgueses se negaram a aprovar o aumento do tempo de serviço militar obrigatório e a elevação dos impostos, para financiar mais contingentes militares. Com aprovação apenas da Câmara dos Nobres, Bismarck passou a governar despoticamente e transformou o exército em instrumento da unificação alemã. Explorando os desacertos internacionais, venceu por etapas a Dinamarca, a Áustria e, finalmente, a França.
    Onde mas tarde esse país(alemanha) querendo aumentar seu territorio e sua economia politica provocou a 1 e 2 guerra mundial.

    ResponderExcluir
  48. A Alemanha, em meados do século XIX, era formada por uma confederação de principados e Estados com sede na cidade de Frankfurt. A Prússia e a Áustria ocupavam um lugar de destaque na confederação, procurando manter o equilíbrio entre as forças revolucionárias que ameaçavam a aristocracia conservadora (junkers).
    Em meados do século XIX, a agricultura era a principal atividade econômica, permanecendo as relações feudais de produção.Os grandes industriais desejavam reformas garantidas por uma constituição;
    A pequena burguesia pretendia a democracia (igualdade de direitos e soberania popular), defendia a federação e não o centralismo unitário;
    As lideranças urbanas e o operariado partilhavam das idéias socialistas.

    ResponderExcluir