quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Um brinde à Revolução Francesa

Durante toda sua vida, Friedrich Hegel (1770-1831), um dos maiores filósofos alemães do século XIX, reuniu os amigos no dia 14 de julho de cada ano para brindar à Revolução Francesa. O ritual não era uma mera extravagância do pensador. De acordo com a sua concepção de história, a queda da Bastilha marcava o início de uma era em que a liberdade, finalmente, havia conseguido se sobrepor às várias formas de tirania que dominaram o espírito humano ao longo dos séculos.
É claro que, vista a partir de hoje, a posição de Hegel pode ser considerada bastante ingênua. Há muito tempo sabemos que a Revolução Francesa não foi o triunfo final da liberdade nem a libertação completa da humanidade. Muitos pensadores, desde então, denunciaram as mazelas do movimento - os excessos do Terror, a substituição da nobreza pela burguesia como classe opressora, etc -, mas o gesto de Hegel continua válido. 
Apesar de todas as suas limitações, o movimento iniciado em 14 de julho de 1789 mostrou ao mundo que o privilégio, por mais entranhado que esteja em uma sociedade, nunca será capaz de resistir à ação de um povo que decide tomar a história em suas mãos. Isso se aplica à França do século XVIII, se aplicava à Alemanha de Hegel e certamente se aplica ao Brasil atual. É por isso que hoje é um dia para se comemorar. Um brinde à Revolução Francesa!  
Por Bruno Fiuza

136 comentários:

  1. Os chamados Privilegiados estavam isentos de impostos, e apenas uma ordem sustentava o país, deixando obviamente a balança comercial negativa ante os elevados custos das sucessivas guerras, altos encargos públicos e os supérfluos gastos da corte do rei Luís XVI.Econômicas.A causa mais forte de Revolução foi a econômica, já que as causas sociais, como de costume, não conseguem ser ouvidas por si sós.

    Patrícia 3º ano D.

    ResponderExcluir
  2. A Revolução Francesa foi um importante marco na História Moderna da nossa civilização. Significou o fim do sistema absolutista e dos privilégios da nobreza. O povo ganhou mais autonomia e seus direitos sociais passaram a ser respeitados. A vida dos trabalhadores urbanos e rurais melhorou significativamente. Por outro lado, a burguesia conduziu o processo de forma a garantir seu domínio social. As bases de uma sociedade burguesa e capitalista foram estabelecidas durante a revolução. A Revolução Francesa também influenciou, com seus ideais iluministas, a independência de alguns países da América Espanhola e o movimento de Inconfidência Mineira no Brasil. Um brinde !

    ResponderExcluir
  3. A Revolução Francesa é um exemplo a ser seguido de mobilização social. Pois mostra que o povo, nós, temos voz ativa na sociedade e, se for preciso adquirir algo, é preciso lutar pelos nossos direitos e enfrentar a política!

    ResponderExcluir
  4. aluna vanessa candida 3°b

    A Ela começa com a convocação dos Estados Gerais e a Queda da Bastilha e se encerra com o golpe de estado do 18 de brumário de Napoleão Bonaparte, revolução é considerada como o acontecimento que deu início à Idade Contemporânea. Aboliu a servidão e os direitos feudais e proclamou os princípios universais de "Liberdade, Igualdade e Fraternidade".

    ResponderExcluir
  5. foi o conjunto de eventos que de 1789
    a 1799 alterou o quadro politico e social
    da frança ate entao dominada
    pelo antigo regime

    e é considerado um importate acontecimento na
    história iniciando o que chamamos de
    idade contemporãnea

    lucas ferreira da cunha
    serie 3 E

    ResponderExcluir
  6. O ato de Hegel pode ser considerado engenuo se olharmos de hoje e vermos que não houve tanta mudança assim, porem define o pensamente da época onde o lema dos revolucionários era "Liberdade, Igualdade e Fraternidade". Os revolucionarios lutaram muito pela Revolução, com protestos que eram feitos nas ruas, a queda da Bastilha só intencificou e antecipou o processo de Revolução. Pauliana Ribeiro 2°C

    ResponderExcluir
  7. Hegel brindou uma grande revolução, que marcou o início da liberdade e direitos para o povo.
    Mostra que se as pessoas lutarem por aquilo que querem elas conseguem. E por isso esse brinde concerteza vale para o Brasil, que ainda tem muitas desafios para serem superados mais ja supero vários!!!
    Mayara 2°C

    ResponderExcluir
  8. sabemos que a revoluçao francesa nao foi um triunfo da liberdade e nem da libertaçao completa da humanidade e ela nunca seria capaz de resistir açao do povo tomar suas decisoes e isso se aplica na frança no seculo xvIII

    ResponderExcluir
  9. De certa forma Hegal brindava por algo que tinha melhorado, por mais que nos dias de hoje vemos que a realidade não é da mais satisfatória. penso que quando lutamos pelo que acreditamos já é uma vitória, por mais que não tenha se concretizado tudo,mais o pouco já é muito.
    Nilcimária 2ºC

    ResponderExcluir
  10. Penso que a luta de Hegal não foi em vão em algo ele deve ter sido útil e melhorado algumas coisas na França,por mais que precise mudar muito,ja foi um grande passo!
    Evelyn 2º C

    ResponderExcluir
  11. Para Hegel a revolução era a liberdade!
    Por isso o mesmo a comemorava, mas como sabemos a revolução foi apenas o inicio de uma série de outras revoluções, guerras, que contribuiram para libertação da humanidade, porém esse processo ainda está em andamento apesar de muitos anos, ainda temos nações que se encontram sob o jugo de seus soberanos, pois assim como na época da revolução francesa quando a nobreza saiu do lugar de destaque (opressão) entrava a burguesia em seu lugar, do mesmo modo acontece nos dias de hoje, por isso fica dificil saber quando é a hora de brindar a liberdade.
    Lurie 2°C

    ResponderExcluir
  12. Vendo que após a Revolução Francesa houve o fim do sistema absolutista e dos privilégios da nobreza já que o povo estava insentos de impostos, é sim um bom motivo para se brindar...
    Concerteza se aplica a muitos países, pois visa que o povo tem bastante poder quando querem.

    ResponderExcluir
  13. Esse texto é muito bom aos alunos, que precisam entender a História.
    Esse movimento foi muito bom para a Historia pela liberdades e pelos os direitos do povo! O papel de Hegel foi legal
    GICELLY CRUZ 2º ano C. Matutino

    ResponderExcluir
  14. Foi muito importante o acontecimento na
    história iniciando o que chamamos de
    idade contemporãnea.O ato de Hegel pode ser considerado engenuo se olharmos de hoje e vermos que não houve tanta mudança assim, porem define o pensamente da época onde o lema dos revolucionários era "Liberdade, Igualdade e Fraternidade"
    Aluna: Maria Eduarda 2 ano C

    ResponderExcluir
  15. Com a queda da Bastilha novas ideias foram criadas como as iluministas a busca pela liberdade e igualdade se concretisou no fim.A revolução francesa são divida em partes ao meu ver que é o cléro ,a nobresa ,a burguesia e o povo. Houve muita troca de poder e de líderes .Como os grupos dos Jacobino e Girondinos.

    ResponderExcluir
  16. essa atitude de hegel não é muito vista nos dias de hoje.
    E hengel brindou essa revolução
    Os revolucionarios lutaram muito pela Revolução, a queda da Bastilha só intencificou o processo de Revolução.

    ResponderExcluir
  17. Neste dia, em 1789, o povo de Paris invadiu e destruiu a terrível prisão da Bastilha. Foi o primeiro e emblemático passo para as transformações sociais e políticas que ocorreriam na França e repercutiriam em todo o mundo.
    Seja nos países livres ou naqueles assolados por ditaduras, haverá, com certeza, explícita ou clandestinamente, um brinde a esta Revolução. Ao que significa para todos nós. Afinal, ela fundou uma idéia de humanismo imortalizado em seu lema: liberdade, igualdade e fraternidade

    ResponderExcluir
  18. A revolução para Friedrich Hegel foi de muita alegria, simplesmente foi a voz do povo, a liberdade marcada pela queda da batilha que ajudou a liberta o povo. não foi concretizado tudo mais melhorou.

    Aluna:Juliana Gonçalves Caetano 3°C

    ResponderExcluir
  19. A revolução francesa é o nome dado ao conjunto de acontecimentos que, entre 5 de maio de 1789 e 9 de novembro de 1799, alteraram o quadro político e social da França. Ela começa com a convocação dos Estados Gerais e a Queda da Bastilha e se encerra com o golpe de estado do 18 de brumário de Napoleão Bonaparte. Em causa estavam o Antigo Regime (Ancien Régime) e os privilégios do clero e da nobreza. Foi influenciada pelos ideais do Iluminismo e da Independência Americana (1776). Está entre as maiores revoluções da história da humanidade.

    ResponderExcluir
  20. A Revolução Francesa foi um importante marco na História Moderna da nossa civilização. Significou o fim do sistema absolutista e dos privilégios da nobreza. O povo ganhou mais autonomia e seus direitos sociais passaram a ser respeitados. A vida dos trabalhadores urbanos e rurais melhorou significativamente. Por outro lado, a burguesia conduziu o processo de forma a garantir seu domínio social. As bases de uma sociedade burguesa e capitalista foram estabelecidas durante a revolução. A Revolução Francesa também influenciou, com seus ideais iluministas, a independência de alguns países da América Espanhola e o movimento de Inconfidência Mineira no Brasil.

    Gracyelle Marcelina 3° D

    ResponderExcluir
  21. O povo ganhou mais autonomia e seus direitos sociais passaram a ser respeitados. A vida dos trabalhadores urbanos e rurais melhorou significativamente. Por outro lado, a burguesia conduziu o processo de forma a garantir seu domínio social. As bases de uma sociedade burguesa e capitalista foram estabelecidas durante a revolução
    A causa mais forte de Revolução foi a econômica, já que as causas sociais, como de costume, não conseguem ser ouvidas por si sós.

    Aluna: Lidyanne Fernanda 3°D

    ResponderExcluir
  22. Muito interessante o assunto do texto, pois mostra uma forma de gratidão das pessoas , pelas outras que participaram desse marco historico a revolução francesa acho, que isso é uma forma de valorizar e nao deixar passar em vão essa data, e uma forma de mostrar as pessoas, que fatos assim, não podem ser esquecidos e devem ser festejados, pois se nada disso tivesse acontecido, hoje o mundo seria igual eles viviam refém de um governo, aonde a população nao tinha voz .

    ALuna : Andreza 2° D

    ResponderExcluir
  23. ESTE TEXTO ABORDA CAUSAS IMPORTANTES PARA OS NOSSOS DIREITOS QUE TEMOS ,A REVOLUÇÃO FRANCESA FOI SIGNIFICANTE ,MAS TAMBÉM PARA OUTRO LADO FOI RUIM ,O QUE PODE PERCEBER A GRANDE IMPORTANCIA QUE TEVE ESTA REVOLUÇÃO.
    ALUNA; Nayara Amaral Ponce
    serie;2D

    ResponderExcluir
  24. De acordo com o texto Sobre "O Brinde a Revolução Francesa" Seria uma comemoração em uma determinada data que estariam reunidos os lideres principalamente Hegel que levou essa ideia de se comemorar este fato. Isso Seria uma forma de mostrar que a conquista foi efetuada com muito esforço e em seguida se deu o sucesso.

    Por tando o brinde a revolução francesa que concerteza foi um dos mais dedicados movimentos ja existentes no mundo onde morrreram muitos inoscentes, Isso seria um dia maracado para relembrar uma conquista mas tambem homenagear aqueles que lutaram a favor e morreram pelo direito de viver com liberdade...

    Helivelton Persi 2º D Matutino

    ResponderExcluir
  25. De acordo com a sua concepção de história, a queda da Bastilha marcava o início de uma era em que a liberdade, finalmente, havia conseguido se sobrepor às várias formas de tirania que dominaram o espírito humano ao longo dos séculos.
    Ana paula
    2D

    ResponderExcluir
  26. As atitudes de hegel não são muito vista nos dias de hoje.

    ResponderExcluir
  27. A revolução francesa é considerada como á liberdade da França,trocando a realeza pela burguesia que é mais opressora.Achavam que as coisas melhorariam para melhor eles brindavam a revolução francesa. Karine Cintra.

    ResponderExcluir
  28. A Revolução Francesa foi marcada pela liberdade e de direitos iguais,todos lutando pelo mesmo ideal, a revolução favoreceu muito para a sociedade. Deve sim lembrada com muito entusiasmo.

    Gracielle Dias 2° ano D

    ResponderExcluir
  29. Eu acho que esse brinde anual foi uma forma de agradecimento aos franceses pela grande revolução que eles fizeram ao mundo, e uma forma de lembrar que essa revolução foi um marco importante e que temos que dar valor a pequenas coisas que acontecem na nossa vida mesmo que isso nao faça muita diferença.
    Marilley Patrícia Delgado Meira. 2°D matutino
    6 de Dezembro de 2011
    André Avelino Ribeiro

    ResponderExcluir
  30. Os feito de hegel foram bastantes criticados, mais ser nenhum fez o que somente hegel teve a coragem de fazer. Hegel que levou essa ideia de se comemorar este fato. Isso Seria uma forma de mostrar que a conquista foi efetuada com muito esforço e em seguida se deu o sucesso.

    ResponderExcluir
  31. com a essa revolução o povo começaram a querer ter mais libertade em suas escolhas.
    É muito importante se lembrar de uma revolução que marcou muitas mudanças.
    E ate hoje estamos vendo pessoas que esta correndo atras dos seus direitos.

    ResponderExcluir
  32. Deve ser comemorado sim essa data porque nao so mudou a frança mais acredito que isso desencadiou muitas revoluçoes no mundo todo entao devem tomar isso como liçao e saber que nos temos voz ativa na sociedade e devemos querer nos direitos e acabar com a corrupçao no Brasil.

    João Pedro dos Santos 2ºD

    ResponderExcluir
  33. o texto e muito interessante pois ele falou do fim da bassilha e da revoluçao francesa, a festa era mais pela comemoração de um povo que era escravo do governo e nao tinha direito a nada.
    Aluna:kamila nunes
    serie:2°D

    ResponderExcluir
  34. A Revolução francesa deve ser lembrada,com muito entusiasmo, por que marca a união de todos por um só motivo a liberdade.;

    Gracielle dias 2° ano D

    ResponderExcluir
  35. De acordo com a sua concepção de história, a queda da Bastilha marcava o início de uma era em que a liberdade, finalmente, havia conseguido se sobrepor às várias formas de tirania que dominaram o espírito humano ao longo dos séculos.
    Ana paula
    2D

    ResponderExcluir
  36. Hegel convidou seus amigos para um brinde a queda da bastilha, Hegel pretendia dominar uma nova era.Em sua concepção com a queda da bastilha iria se sobrepor a liberdade e os povos iriam viver adequadamente sem a burguesia torna-los empregados.Mas Hegelfoi muito ingênuo por achar que a Revolução Francesa fosse o triunfo final.Os pensadores pretendiam acabar com o terror e a burguesia.Apesar de todas as limitações,nada e ninguem consegue reprimir o povo que decide tomar a historia em mãos.

    ResponderExcluir
  37. O brinde da revolução francesa, foi uma reuniaõ feita por vários homens para brindar a liberdade da França,e por conseguir mudar os formas de tirania
    Thays 2°D

    ResponderExcluir
  38. Interessante, o texto explica muito bem sobre esse triunfo da revolução francesa, que prporcionou a liberdade da França.
    Tatiane Silva 2°D

    ResponderExcluir
  39. A revolução francesa foi um dos movimentos muito importantes na historia trocando o periodo da realeza pela burguesia da historia podemos ver a importancia que tem.

    Marianne Barbosa 3C Matutino

    ResponderExcluir
  40. Como grandes acontecimentos jamais são esquecidos, a Revolução Francesa foi um deles e não deixou de ser ''brindado'', pois o sentimento de liberdade vem desde os tempos da escravidão e quando isso acontece não há nada de errado em querer comemorar ou ''brindar'' como Hengel, e quando um povo consegue isso não há nada que posso apagar esse espírito de liberdade.
    Então um brinde a Revolução Francesa.

    Aluno: Marcus Vinicius Vaz 2ºD

    ResponderExcluir
  41. Hege reuniu-se com os amigos para brindar a Revlução Francesa, esse ritual não era extravagancia, de acordo com a concepção a queda da Bastilha marcava o inicio de uma era de liberdade. A posição de Hegel pode ser considerado bastante ingê^nua , pois sabemos que a Revolução Francesa não foi o triunfo final da liberdade e nem a libertação completa da humanidade.
    Alunas: Jnayna Lorranne Luciene
    Turma: 2° C

    ResponderExcluir
  42. Como podemos ver Hegel,gostava de comemorar sempre a Brindagem da Revolução Francesa,e de acordo com os conceitos da época não havia extravagancia por parte deles. Podemos ver também que,apesar de todas as suas limitações, o movimento iniciado em 14 de julho de 1789 mostrou ao mundo que o privilégio, por mais entranhado que esteja em uma sociedade, nunca será capaz de resistir à ação de um povo que decide tomar a história em suas mãos.

    2ºc

    ResponderExcluir
  43. A Revolução Francesa foi um importante marco na História Moderna da nossa civilização. Significou o fim do sistema absolutista e dos privilégios da nobreza. O povo ganhou mais autonomia e seus direitos sociais passaram a ser respeitados.


    Alessandra Martins Taroco 3°A

    ResponderExcluir
  44. A Revolução foi muito importante pois alem de outros benefícios q a Revolução trouce , um dos mais importantes é que quando um povo de qualquer país se une não pode ser abatido , pode se libertar de da Tirania entre outros assuntos .
    Paulo Henrique 2°ano D

    ResponderExcluir
  45. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  46. A revoluçao Francesa foi muito importante e marcante na história.
    Um brinde a revoluçao francesa foi uma forma de comemorar os beneficios que ela trouxe, e assim como Hegel não podemos nos abater ou parar de fazer algo que julgamos importante pelo o que as pessoas falam, por que as pessoas nunca estao satisfeitas com nada!
    Thais Alves 2ºB

    ResponderExcluir
  47. Um bride a revolução Francesa e uma comemoração entre eles e muito significante pois a queda da bastilha para ele foi a indepedência da França e a liberdade é muito importante para todos. Flávia 2°B

    ResponderExcluir
  48. Revolução é considerada como o acontecimento que deu início à Idade Contemporânea. Aboliu a servidão e os direitos feudais e proclamou os princípios universais de "Liberdade, Igualdade e Fraternidade" (Liberté, Egalité, Fraternité), frase de autoria de Jean-Nicolas Pache. então para eles poderiam ser uma porta aberta, um caminho novo , uma coisa para eles, que eles tinhas satisfação , poderia insignificar para os outros, mais para eles tem um significado muito importante, entao porque não comemorar *---*
    Dayane assumpção 2°B

    ResponderExcluir
  49. A tecnologia é importante. As ferramentas e as máquinas que ajudam a resolver problemas;
    As técnicas, conhecimentos, métodos, materiais, ferramentas e processos usados para resolver problemas ou ao menos facilitar a solução dos mesmos.
    Um método ou processo de construção e trabalho (tal como a tecnologia de manufatura, a tecnologia de infra-estrutura ou a tecnologia espacial).
    A aplicação de recursos para a resolução de problemas.
    O termo tecnologia também pode ser usado para descrever o nível de conhecimento científico, matemático e técnico de uma determinada cultura.
    Na economia, a tecnologia é o estado atual de nosso conhecimento de como combinar recursos para produzir produtos desejados (e nosso conhecimento do que pode ser produzido).

    ResponderExcluir
  50. durante sua vida Friedrich Hegel foi filosofo que marcou O ritual e não era uma mera extravagância do pensador com principio universais ,foi brinde revolucionarepoca francesa

    ResponderExcluir
  51. A atitude de Hegel foi um metodo de expressar a sua felicidade com a liberdade da sociedade ,talvez hoje isso nao tem tanta importancia porem isso foi forma de convencer a sociedade a querer a liberdade.

    ResponderExcluir
  52. hoje em dia a tecnológia ajuda muito para resolver nossos problema ee recursos como a economia a politica e outros simplismente tudo mais facil de resolver nossos problemas com a tecnológia .

    ResponderExcluir
  53. Edevan Ribeiro Lopes : Em nosso país, em qualquer outro lugar do mundo o povo não sabe do poder que tem, não sabe como pode mudar a sua propria historia!
    Se o povo soubesse como pode mudar o rumo de tudo se trabalhar unido, com certeza o nosso país seria outro, principalmente a historia politica seria outra.

    ResponderExcluir
  54. É claro que, vista a partir de hoje, a posição de Hegel pode ser considerada bastante ingênua. Há muito tempo sabemos que a Revolução Francesa não foi o triunfo final da liberdade nem a libertação completa da humanidade. Muitos pensadores, desde então, denunciaram as mazelas do movimento - os excessos do Terror, a substituição da nobreza pela burguesia como classe opressora, etc -, mas o gesto de Hegel continua válido.

    ResponderExcluir
  55. A revolução é considerada o ínicio dos contemporaneous. significou a substituição da nobreza pela burguesia como classes opressoras.

    ResponderExcluir
  56. Como a Revolução Francesa não teve apenas por objetivo mudar um governo antigo, mas abolir a forma antiga da sociedade, ela teve de ver-se a braços a um só tempo com todos os poderes estabelecidos, arruinar todas as influências reconhecidas, apagar as tradições, renovar costumes e os usos e, de alguma maneira, esvaziar o espírito humano de todas as idéias sobre as quais se tinham fundado até então o respeito e a obediência.
    As instituições feudais do Antigo Regime iam sendo superadas à medida que a burguesia, a partir do século XVIII, consolidava cada vez mais seu poder econômico.
    A sociedade francesa exigia que o país se modernizasse, mas o entrave do absolutismo apagava essa expectativa.

    Monique Nascimento
    2°ano E

    ResponderExcluir
  57. mostra que nem tudo deveria ser brindado ja que naquela epoca nem todos eram livres ee que sempre há um porem nõa so na la como no brasil e outros paises no mumdo a guerra emtre o governo e o povo ja os governamtes temtam sempre oprimir a população
    ketilyn ap. eufrasio 2ºE

    ResponderExcluir
  58. eu concordo com Diego .... hoje em dia a tecnológia ajuda muito para resolver nossos problema ee recursos como a economia a politica e outros simplismente tudo mais facil de resolver nossos problemas com a tecnológia

    ResponderExcluir
  59. O descontentamento era geral, todos achavam que essa situação não podia continuar. Entretanto, um movimento iniciado há alguns anos, por um grupo de intelectuais franceses, parecia ter a resposta. Esse movimento criticava e questionava o regime absolutista. Eram os iluministas, que achavam que a única maneira possível de a França se adiantar em relação à Inglaterra era passar o poder político para as mãos da nova classe, isto é, a burguesia (comerciantes, industriais, banqueiros). Era preciso destituir a nobreza que, representada pelo Rei , se mantinha no poder.

    Mariellem Dias
    2°ano E

    ResponderExcluir
  60. Nos como povo a maioria temos as vezes direito que as vezes não sabemos por falta de informação mas o poder que nos como cidadões tem as vezes são mas forte que pensamos e de um certo modo friedrich ajudou a abrir a visão de muita gente ate o mundo de hoje :) Rodney

    ResponderExcluir
  61. Por: Agatha

    A Revolução Francesa significou o fim da monarquia absoluta na França. O fim do antigo regime significou, principalmente, a subida da burguesia ao poder político e também a preparação para a consolidação do capitalismo. Mas a Revolução Francesa não ficou restrita à França. suas idéias espalharam-se pela Europa, atravessaram o oceano e vieram para a América latina, contribuindo para a elaboração de nossa independência política. Por esse seu caráter enumênico é que se convencionou ser a Revolução Francesa o marco da passagem para a Idade Contemporânea.
    A situação da França antes da revolução.

    2°ano E

    ResponderExcluir
  62. Um importante marco na História Moderna da nossa civilização só poderia significou o fim de um sistema absolutista e dos privilégios da nobreza, o que se aplica perfeitamente ao Brasil. O povo exerceu autonomia e seus direitos sociais passaram a ser respeitados, assim influeciando o Iluminismo. Um brinde pela conquista de ambos.
    Iasmin Freitas, Segundo E

    ResponderExcluir
  63. O texto fala sobre o alemão filosofo seculo 19,Havia rituais e hoje pode se considerar batante ingenua.
    reuniu 14 julho . a muito tempo sabemos que a revulução francesa nao foi o triunfo.
    Mas o gesto de hegel continua valido,isso se aplica no seculo 18 hegel alemaes para revolução francesa

    ResponderExcluir
  64. A revoluçaõ françesa abriu muitas portas para a população ajudando em muito toda a sociedade.
    by:Alexandre Junior 2°e

    ResponderExcluir
  65. O comentario da revoluçao francesa foi dada pelo filosofo Friedrich Hegel ele reuniu varios amigos no dia 14 de julho de cada ano para brindar o revoluçao francesa.A muito tempo sabemos que a revoluçao francesa nao foi triunfo final da liberdade nem a liberdade completa da humanidade. Joelma Cristina e Amanda Nascimento 2° E

    ResponderExcluir
  66. A revolução Francesa foi um brinde a queda da Bastilha que marcava o início de uma era em que a liberdade,finalmente, havia conseguido se sobrepor às várias formas de tirania que dominaram o espírito humano ao longo dos séculos. um brinde à Revolução francesa foi uma forma de comemorar.

    Welliton Fernando 2°E

    ResponderExcluir
  67. A revolução francesa, não foi o que conquistou por completo a liberdade, mas, contribuiu grande parte, e eu acho que sim, é um motivo grande para comemorarmos, pois o brasil tambem adotou a liberdade

    ResponderExcluir
  68. a revoucao francesa foi muito impoprtante para historia da politica.
    Aluna: Flavia Moraes
    Serie:2° ano E

    ResponderExcluir
  69. um brinde revela que na revolução francesa ja havia um lider que juntava sua sociedade para brindar suas tecnologias,e suas revoluções,hoje em dia ainda existe pessoas que se juntam pra seus brindes social,e isso é muito importante para os dias de hoje,pois como diz o texto 'por mais que uns criticam,um povo que decide tomar a historia em suas mãos,é um povo decidido e nenhuma critica sera capaz de resistir.
    Esther'OLiveira 2E

    ResponderExcluir
  70. A revolução Francesa no seculo XIII foi um feito historico. Hegel com seus amigos comemoravam o feito da revolução na França, comemoravam todo os anos com esse feito. Essa revolução trouxe muitos benificios na epoca para sociedade francesa.

    Gustavo França 2°E

    ResponderExcluir
  71. festa,comemoração se soube-se que isso só foi o começo da busca de liberdade Friedrich Hegel teria sido mais cuidadoso, e pensar nos mínimos detalhes.porém a comemoração foi digna pois deu inicio a busca pela liberdade e os incentivou,pois sem força de vontade não conseguimos nada e muito menos a preciosa liberdade!um brinde a Revolução francesa!

    ResponderExcluir
  72. A revolução francesa nos mostra que podemos lutar pelos nossos direitos e que quando o povo decide lutar ele consegue mudar a história de um pais.
    A revolução francesa não foi totalmente"libertadora"
    mas é com certeza um grande exemplo para todos.
    E deve ser sim comemorada.
    ALUNA: Anna flavia vieira de oliveira
    3°A

    ResponderExcluir
  73. Gabriel Paulo 3ºA
    Diz sobre um gesto que pode ser considerado como válido, porque a Revolução Francesa pode ser considerada como um símbolo da liberdade, mesmo não sendo generalizada, mas não deixa de ser um marco para a liberdade.

    ResponderExcluir
  74. A Revolução francesa marca um começo de liberdade,onde fico marcada na hitoria,não foi uma revolução de leberdade total, mas mostra que lutaram pela sua conquista.!

    Alexandre Henrique E Cleones Henrique 3º A

    ResponderExcluir
  75. Leticia Dulce 3°A
    A revolução francesa foi muito importante para a sociedade em geral foi a busca da liberdade ,novas tecnologias e a população francesa de certo modo foi muito feliz com a conquista dessa revolução.

    ResponderExcluir
  76. A Revolução Francesa foi um marco para sociedade. Pois, o povo lutou pelos seus direitos de uma forma objetiva, conseguindo assim a liberdade de expressão, não em um contexto geral, mas em partes.Com certeza se deve um brinde, pois houve Luta.

    Alunas: Bruna sant'Ana e Angela Araújo do 3º ano A.

    ResponderExcluir
  77. O texto mostra que o ato de Friedrich Hegel o brindar à Revolução Francesa, nos dias de hoje pode não ser considerado um triunfo final da liberdade nem a libertação completa da humanidade pois apenas mudou os conceito de nobreza pela burguesia como classe opressora.
    Wellasse Lucas. 3°A

    ResponderExcluir
  78. A revolução francesa foi uns dos grandes movimento do seculo xix,porque em sua vida o filosofo Friedrich hegel,sabemos que ele sempre comemorava com um ritial.o povo conseguiu o seu direitos sociais e passaram a ser respeitado com um bom trabalho que antes não tinha
    Aluna:francielly de oliveira ferreira silva
    serie:3ºa

    ResponderExcluir
  79. A Revolução Francesa significou o fim do absolutismo e dos privilégios da nobreza. O povo ganhou direitos sociais e passaram a ser respeitados.

    Aluna:Beatriz Torezan
    Série: 3ano B

    ResponderExcluir
  80. A Revolução Francesa foi um importante marco na História Moderna da civilização. Significou o fim do sistema absolutista e dos privilégios da nobreza, ganhou mais autonomia e seus direitos sociais passaram a ser respeitados. A vida dos trabalhadores urbanos e rurais melhorou significativamente. As formaçao de uma sociedade burguesa e capitalista foram estabelecidas durante a revolução.
    Aluna:Josineete Ferreira Serie: 3 Ano B

    ResponderExcluir
  81. Pode se dizer que a Revolução Francesa teve relevante papel nas bases da sociedade de uma época, além de ter sido um marco divisório da história dando início à idade contemporânea. Foi um acontecimento tão importante que seus ideais influenciaram vários movimentos ao redor do mundo, teve também a participação de vários grupos sociais: pobres, desempregados, pequenos comerciantes, camponeses.
    Durante este período, a França voltou a receber ameaças das nações absolutistas vizinhas agravando a situação.
    Nessa época, Napoleão Bonaparte ganhou prestígio como militar e com o apoio da burguesia e do exército, provocou um golpe. Com isso ele consolidava as conquistas da burguesia dando um fim para a revolução.

    Aluna: Michelly Ataide 3°B

    ResponderExcluir
  82. Um brinde para todos aqueles que lutaram e principalmente para o filosofo Hegel, que pois com seu ritual de comemoração mostrou que a sociedade pode ter liberdade e que com luta e voz se pode conquistar seus direitos sociais.


    THAMILLE 3 B

    ResponderExcluir
  83. Por conta da revolução francesa iniciou uma marca que era um começo de liberdade,onde ficava marcado na hitoria,não foi uma revolução de leberdade total, mas mostra que lutaram pela sua conquista.

    Fernando Viana

    3º "B"

    ResponderExcluir
  84. Friedrich Hegel conseguiu de uma maneira mudar o dominio do espirito humano.Até hoje são usada as suas teorias.

    ResponderExcluir
  85. O texto nos mostra, que a revoluçao francesa foi um marco da liberdade , mas nao da liberdade generalizada .

    Dandara Dias 3° ano B

    ResponderExcluir
  86. Este texto nos ajuda entender a entender melhor a revolução francesa. O brinde da liberdade foi um grande marco para a histori.

    Alline Araujo
    3º B

    ResponderExcluir
  87. Renata Lima 3ºB/MATUTINO

    O autor e pensandor Friedrich com o gesto de brindar,não era apenas um gesto símbolico ,mais para ele significava a "independencia " da humanidade a conquista de algo tão esperado..que foi a revolução francesa ,em busca de igualar os povos ,mais infelizmente não foi isso que aconteceu ,na verdade os burgueses tomaram conta do poder ,mais com essa Revolução pÔde impulsionar outros países a luatarem pelos os seua quereres

    ResponderExcluir
  88. A revolução francesa teve grande significancia na nossa hitória,pois foi um grande marco que cabe a nós lembrar e brindar junto com FRIEDRICH HEGEL,onde ele acreditava na independência da França.

    ALUNAS:CAMILA ALVES E KETLIN BETTONI
    3ªB

    ResponderExcluir
  89. Ideias nacionalistas , liberalistas, socialistas, são as ideias centrais da revolução Francesa. Elas propagam ideias contra absolutismo e a intervenção do Estado, tudo isso em busca da liberdade de expressão, de seus direitos, da igualdade e das eleições regulares. Com isso, hoje podemos votar, pensar livremente, exercer democracia e lutar pelo nosso ideal, um brinde a revolução Francesa!!!!! ALUNA JOSANE ARAUJO 3° B

    ResponderExcluir
  90. eu ewellin do 3 ano b com a revoluçao francesa ouve contribuiçao uma grande vantagem com a sociedade e o brinde da liberdade marcou muinto ahistoria.

    ResponderExcluir
  91. Essa revolução está entre as maiores da história da humanidade. Podendo ser citada como o acontecimento que originou a Idade Contemporânea. Com a mesma, aboliu-se a servidão e os direitos feudais, assim como também se proclamou os princípios universais de Liberdade, Igualdade e Fraternidade.

    ALUNO: RENNAN AUGUSTO 3ºD

    ResponderExcluir
  92. todos sabemos que a revolução francesa não foi um triunfo final da liberdade nem a libertação completa da humanidade,mas que ficou marcada pela conquista da liberdade.
    gessica orrana 3°A

    ResponderExcluir
  93. A revolução Francesa foi um projeto lançado pelo o Friedrich Hegel que naquela época nos anos de (1770-1831) houve que o povo de Paris invadiu e destruiu a terrível prisão da Bastilha. Foi o primeiro e emblemático passo para as transformações sociais e políticas que ocorreriam na França e repercutiriam em todo o mundo.
    Como disse o texto que a atitude de Hegel foi um pouco estressante mas a sua atitude hoje seria vista como um bem social para todos
    Aluna:Èlida Cristina 3ºB

    ResponderExcluir
  94. O lema dos revolucionários era " Liberdade, Igualdade e Fraternidade ", palavras que resumem muito bem o que eles queriam e conseguiam com o tempo, é claro que não foi do dia para a noite. 3 coisas que todo mundo deseja e precisa ter, independente da classe social ou da raça.

    ResponderExcluir
  95. O bride a revolução francesa foi uma data em que Friedrich Hegel reuniu seus amigos para comemorar o inicio da liberdade. Esse ato atualmente è considerado por algumas pessoas como ingênuo, pois na verdade mesmo com a revolução francesa a sociedade não consiguiu totalmente a liberdade tão sonhada.
    Portanto a revolução francesa acaba servindo como exemplo para que a população continue lutando por seus direitos.
    Marielly Rodrigues. 3°A

    ResponderExcluir
  96. Apesar de toda dificuldade, para Hegel a revolução era a liberdade!
    Por isso o mesmo a comemorava, mas como sabemos a revolução foi apenas o inicio de uma série de outras revoluções, guerras, que contribuiram para libertação da humanidade, porém esse processo ainda está em andamento apesar de muitos anos, ainda temos nações que se encontram sob o jugo de seus soberanos, pois assim como na época da revolução francesa quando a nobreza saiu do lugar de destaque a opressão entrava a burguesia em seu lugar, do mesmo modo acontece nos dias de hoje, por isso fica dificil saber quando é a hora de brindar a liberdade.

    Aluno: Adryel Venâncio Dias de Souza 3ºAno C Matutino

    ResponderExcluir
  97. A Revolução Francesa é um exemplo para mobilização social.Mostra que nos temos opinião na sociedade e se for preciso adquirir algo, é preciso lutar pelos nossos direitos e enfrentar a política.

    Layhãnne Arruda 2°F

    ResponderExcluir
  98. Caleb Chaves disse...

    A Revolução Francesa foi um importante marco na História Moderna da nossa civilização. Significou o fim do sistema absolutista e dos privilégios da nobreza. O povo ganhou mais autonomia e seus direitos sociais passaram a ser respeitados. A vida dos trabalhadores urbanos e rurais melhorou significativamente. Por outro lado, a burguesia conduziu o processo de forma a garantir seu domínio social. As bases de uma sociedade burguesa e capitalista foram estabelecidas durante a revolução. A Revolução Francesa também influenciou, com seus ideais iluministas, a independência de alguns países da América Espanhola e o movimento de Inconfidência Mineira no Brasil.
    Eu concordo com ele pois esses fatos favoreceram a industrialização, menos dividas para gastar com a nobraza, e lucrando com investimentos, etc.

    ResponderExcluir
  99. Era muito dificil o ato de Hegel pode ser considerado engenuo se olharmos de hoje e vermos que não houve tanta mudança assim, porem define o pensamente da época onde o lema dos revolucionários era "Liberdade, Igualdade e Fraternidade". Os revolucionarios lutaram muito pela Revolução, com protestos que eram feitos nas ruas, a queda da Bastilha só intencificou e antecipou o processo de Revolução mas tento fazer o possivel para melhorar Obrigado.

    REEGY 2º F.

    ResponderExcluir
  100. Foi um grande marco a Revolução Francesa.O início de uma era em que a liberdade, finalmente, havia conseguido se sobrepor às várias formas de tirania que dominaram o espírito humano ao longo dos séculos.Com isso favoreçe a indústrialização, eliminando grandes gastos com a nobreza.


    Larissa Camarao

    Turma: 3° ANO E

    ResponderExcluir
  101. A revolução Francesa não foi considerada um grande marco para libertação, mais como muitas outras revoluções entrou para história.

    ResponderExcluir
  102. A Revolução Francesa foi um importante marco na História Moderna da nossa civilização. Significou o fim do sistema absolutista e dos privilégios da nobreza.Tudo isso é muito importante ...
    aluna: natani

    Turma: 3° ANO E

    ResponderExcluir
  103. A Revolução Francesa foi sem duvida um marco na história da humanidade e suas lutas contra a opressão, foi um divisor de águas da humanidade e uma das primeiras manifestações sociais.É a partir dai que a população menos favorecida e explorada começa a se opor e a lutar a favor dos seus direitos,más isso claro não foi o suficiente para garantir a liberdade total nos dias de hoje mas concerteza essa revolução inspira as idéias revolucionárias e reinvindicações.
    Aluna: Janaina Ketelly
    Turma: 3º"E" matutino

    ResponderExcluir
  104. A revolução francesa foi um dos movimentos muito importantes na historia trocando o periodo da realeza pela burguesia da historia podemos ver a importancia que tem.
    aluna:maynara 3° ANO E

    ResponderExcluir
  105. O texto faz uma critica a Friedrich Hegel, pela inocencia de sua comemoração, que acreditava que a revolução francesa iria trazer uma liberdade não existente. acreditava em algo contrario da realidade.

    Aluna: Aline Suelen
    Serie: 3E

    ResponderExcluir
  106. Ao meu ponto de vista, Hegel é um tanto ingênuo, pois nos dias de hoje, ainda com a "liberdade" conquistada, podemos observar que muitas situações são julgadas injustamente, onde na maioria das vezes as pessoas menos privilegiadas não são beneficiadas. Assim é no Brasil, vivemos em uma democracia fantasiada, onde a classe baixa se contenta com pouco, pois sabe que não conseguiria mais que isso. Enfim, podemos até termos alcançado a democracia, mas ela não é da forma como deveria ser.


    Brenda Yamamura 3ºE

    ResponderExcluir
  107. A Revolução Francesa foi um importante marco na História Moderna.Os direitos sociais dos povos passaram a ser respeitados e a vida dos trabalhadores urbanos e rurais melhoraram.A Revolução Francesa também influenciou a independência de alguns países da América Espanhola.

    Aluna: Alessandra B.
    Turma: 3°E matutino.

    ResponderExcluir
  108. Fala sobre a queda de Bastilhaa que aconteceu no inicio de uma era em que a liberdade depois de tanto tempo conseguiu algumas formas de tirania e que começaram a dominar o espírito humano ao longo dos anos.

    <Mariane Neves 3°C matutino

    ResponderExcluir
  109. a Revolução Francesa , foi uma era da modernidade e de liberdade de expressão e de direitos que antes , não foram conquistados com fraqueza , justiça , certeza e razão .
    Bárbara Porto 3ºC

    ResponderExcluir
  110. A revolução Francesa no seculo XIII foi um feito historico muito importante,marco na História Moderna.os Direitos Sociais dos povos passavam a ser respeitadas e a vida dos trabalhadores urbanos e rurais melhoraram.A Revolução Francesa Também influenciou A independência de alguns paises da Ámérica Espanhola.

    Aluno:Bruno Rogério.
    Serie:3C.

    ResponderExcluir
  111. essa questão da revolução, foi um grande avanço para a frança e para todos os países europeus , com esse grande movimento , o povo passou a ter uma maior dignidade , a economia mercantil e comercial melhoro bastante nesses países !
    João Paulo Henrique Corrêa Duarte
    Serie:3º C

    ResponderExcluir
  112. Pode se dizer que a Revolução Francesa teve relevante papel nas bases da sociedade de uma época, além de ter sido um marco divisório da história dando início à idade contemporânea.

    Foi um acontecimento tão importante que seus ideais influenciaram vários movimentos ao redor do mundo, dentre eles, a nossa Inconfidência Mineira.

    Esse movimento teve a participação de vários grupos sociais: pobres, desempregados, pequenos comerciantes, camponeses (estes, tinham que pagar tributos à nobreza e ao clero).


    ALefrodrigues 3 ano C

    ResponderExcluir
  113. concordo com Bárbara pois a Revolução Francesa foi um importante acontecimento em busca da liberdade.
    Lauriselma 3°C

    ResponderExcluir
  114. Realmente concordo com o autor quando diz que "por mais entranhado que esteja em uma sociedade, nunca será capaz de resistir à ação de um povo que decide tomar a história em suas mãos." É uma realidade que se aplica a situação..

    ResponderExcluir
  115. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  116. A Revolução Francesa foi um importante marco na História Moderna da civilização foi uma era da modernidade e de liberdade de expressão, alem do povo ganhar mais autonomia e seus direitos sociais passar a ser mais respeitados.

    Adriana Teixeira 3° C

    ResponderExcluir
  117. Friedrich Hegel um filósofos alemães que reunia seus amigos a cada ano para brindar á Revolução Francesa.


    Mariana Mendes Santos 3 C

    ResponderExcluir
  118. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  119. a revolução francesa aconteceu mais a favor da burguesia, tambem contribuiu para a revolução industrial, onde a burguesia tinha como viver bem e o restante da população nao... ai foi quando a população lutou por direitos iguais onde nao só a burguesia sai fovarecida mais tambem o restante da população

    Gustavo 3º C

    ResponderExcluir
  120. ALINE GOMES 3C ESTE TEXTO RETRATA A REALIDADE POLITICA DA FRANÇA DE COMO ELA ERA ANTES ATE COMO ELA SE MODIFICOU N
    OS DIAS DE HOJE.
    ALINE GOMES 3C

    ResponderExcluir
  121. Concordo, pois apezar de todas as limitações, o movimento mostrou ao mundo que o previlégio,por mais estranho que fosse, nunca será capaz de resistir a ação dev um povo que decidee tomar a historia em suas mãos
    Gizele Tavares
    3 C

    ResponderExcluir
  122. Há muito tempo sabemos que a revolução francesa não foi um triunfo final da liberdade, nem da libertação completa da humanidade. Foi um acontecimento tão importante que seus ideais influenciaram vários movimentos ao redor do mundo, dentre eles, a nossa Inconfidência Mineira.

    Patrícia Medeiros 3º ano C

    ResponderExcluir
  123. A Revolução Francesa foi um importante marco na história moderna da nossa civilização.De acordo com a sua concepção de história a queda da Bastilha marcava o inicio de uma era em que a liberdade finalmente havia conseguido se sobrepor as várias formas de tirania que dominaram o espirito humano.

    ResponderExcluir
  124. Gleice H. Meira: A Revolução Francesa é considerada o mais importante acontecimento da história contemporânea. Inspirada pelas idéias iluministas, a sublevação de lema "Liberdade, Igualdade, Fraternidade" ecoou em todo mundo, pondo abaixo regimes absolutistas e ascendendo os valores burgueses.

    ResponderExcluir
  125. Significou o fim do sistema absolutista e dos privilégios da nobreza. O povo ganhou mais autonomia e seus direitos sociais passaram a ser respeitados. A vida dos trabalhadores urbanos e rurais melhorou significativamente. Por outro lado, a burguesia conduziu o processo de forma a garantir seu domínio social. As bases de uma sociedade burguesa e capitalista foram estabelecidas durante a revolução. A Revolução Francesa também influenciou, com seus ideais iluministas, a independência de alguns países da América Espanhola e o movimento de Inconfidência Mineira no Brasil.

    Anna Paula
    3C

    ResponderExcluir
  126. O "brinde pela revolução francesa" não é exatamente uma comemoração feita por causa dos resultados da revolução, mas sim porque as classes mais baixas da sociedade que estavam em desvantagens se uniram para tentar conseguir uma melhor distribuição de renda.
    No EUA, por exemplo, eles já começaram um movimento chamado Occupy Wall Street, um movimento buscando uma melhor distribuição de renda.

    Jhessyca Kolln 3°E

    ResponderExcluir
  127. Um brinde a revolução francesa Significou o fim do sistema absolutista e dos privilégios da nobreza.
    Foi uma luta pelos direitos de expressão e de liberdade, mas não teve totalmente, mesmo assim meresse ser comemorado e brindado por que eles lutaram para conseguir..
    "UM BRINDE A REVOLUÇÃO FRANCESA"..

    YASMIN FERNANDA 3°A

    ResponderExcluir
  128. SILMARY OLIVEIRA 3 ANO -A

    REVOLUCAO FRANCESA QUE OCORERRA DURANTE O SECULO 16, TROUXE EM SUA IDEOLOGIA A IGUALDADE, FRATERNIDADE E LIBERDADE, POIS O POVO CANSADO DO GOVERNO ABSOLUTISTA DE LUIS 16 PROVOCOU UMA REVOLUCAO, ONDE COM A QUEDA DESSE MODO DE GOVERNAR, A CAMADA MAIS POBRE CONSEGUI UMA CERTA AUTONOMIA E SEUS DIREITOS COMEÇARAM A SEREM RESPEITADO. COM ISSO HAVENDO UM ROMPIMENTO DA NOBRESA FRANCESA NO SECULO SECULO 16.DESSE MODO LEVANDO A GUIROTINA LUIS 16 E SUA ESPOSA MARIA ANTONIETA.TRANZENDO PARA O BRASIL ESSAS IDEIAS DA REVOLUCAO FRANCESA, QUE JOAQUIM DA SILVA XAVIR (O NOSSO TIRADENTES) QUIS LIBERTAR O POVO BRASILERIO DO DOMINIO DO CONSELHO ULTRAMARINO (COROA PORTUGUESA )NASCENDO ENTAO A INCONFIDENCIA MINEIRA, MAS ESSES IDEIAS LEVARAM TIRADENTES A MORTE NO DIA 21 DE ABRI DE 1792. FAZENDO UMA PONTE COM O NOSSO PRESENTE PODEMOS DESTACAR A RENUNCIA DO ENTAO PRESIDENTE FERNADO COLLOR DE MELLO EM QUE O POVO SAIU AS RUAS EXIGINDO SUA RENUNCIA. PORTANTO ESSES MARCO QUE E A REVOLUCAO FRANCESA PODEMOS DIZER QUE ESTA PRESENTE ATE HOJE EM NOSSOS DIAS.

    ResponderExcluir
  129. Concordo com autor Bruno, pois nunca será capaz de resistir a ação do povo que decide tomar a historia nas mãos. Esse movimento mostra ao mundo todo previlegio que ele tem, por mais estranho que for...

    Miria Kely 3ºC

    ResponderExcluir
  130. O brinde pela revolução francesa foi, as classes mais baixas da sociedade que estavam em desvantagens se uniram para tentar conseguir uma melhor distribuição de renda e a comemoração feita por causa dos resultados da revolução.
    A revolução Francesa que ocorreu, trouxe sua liberdade.


    Aluna: Eliane Cristina Coelho.
    3ºB - Matutino.

    ResponderExcluir
  131. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  132. A revolução francesa foi uma luta de direitos um grande povo mas só com poucos privilégios. No entanto após tanta luta enfim conseguiram nada como nós o povo brasileiro se união para lutar pelos nossos direitos deixando as classes elevadas dominar e pisar nos nossos direitos.

    Jonathas Costa 2°F

    ResponderExcluir
  133. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  134. Cada ser humano tem o seu modo de agir, com cada acontecimento, Friedrich Hege, pensou que com a Revolução Francesa, seria um modo de liberdade a vida humana, mas como em qualquer pensamento pode ser só mais um pensamento. O dele foi em vão, pois a cede de poder dos homens no mundo, nunca acabara, pois é seu instinto querer ser o líder, mesmo não sabendo fazer isso. Mas se cada um pensar, que o seu pensamento de um lugar melhor, não for em vão, pode até dar certo. Pois todos vai tará focado em um só pensamento.

    Mackisiny Emily
    2° ano F
    Matutino

    ResponderExcluir
  135. Foi algo necessário para o ser humano ser mais aberto a novos pensamentos. O absolutismo na França já estava massificando toda a população... o fato de várias pessoas (a burguesia, em sua maioria) estarem cansadas desse método, foi importante para a expansão de novas idéias. Liberdade, igualdade e fraternidade ganharam o seu espaço não só na Europa, mas como na América, o que influenciou em muitos acontecimentos. Tanto que a Revolução Francesa ficou conhecida como o evento que dá início à Idade Contemporânea.

    Mikaelly Roseno 3°D

    ResponderExcluir
  136. Um brinde aos nossos alunos que tiveram o compromisso e dedicação com o conhecimento. Para os alunos que concluíram o terceiro ano, desejo muito sucesso, muita luz, neste novo percurso. Tenham certeza, nós, professores sempre queremos o melhor para vocês. Que Deus os abençõe na busca incansável do saber, na trajetória cotidiana e na realização profissional.E os alunos que foram aprovados para o terceiro ano, descansem bastante nestas férias e voltem com muita sede de conhecimento em fevereiro. O ano de 2012 será melhor. Novas histórias nos aguardam. Felicidades. Um abraço.
    Prof. Lourdes.

    ResponderExcluir