quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Áudio sobre a Unificação da Alemanha e Itália.

Clique aqui e baixe o áudio da aula.

14 comentários:

  1. Nesse mesmo período de recondicionamento da soberania monárquica, movimentos nacionalistas afloraram em diferentes partes da Itália. Ao mesmo tempo, as motivações e projetos desses grupos nacionalistas eram bastante variados. Envolvendo grupos de trabalhadores urbanos e rurais e alcançando até mesmo a burguesia nacional, o Risorgimento manifestava-se em ideais que passavam por tendências republicanas e, até mesmo, monárquicas.

    ResponderExcluir
  2. Itália e Alemanha formavam o antigo Império Romano Germânico, desde início do milênio passado. Uma tentativa de fazer o Império Romano agora com os povos germanos que invadiram Roma provocando sua queda. o Rei Vitor Emanuel II, cabeço do terror de Sardenha. Os camisa vermelha vem unificando pelo norte, enquanto Garibaldi pelo Sul. Itália fará uma guerra com a Áustria em 1859 pela posse da Lombardia com apoio da França e da Prússia. Fundada uma confederação Germânica com pequenos 39 estados, seria uma união econômica com eles.
    A formação dos Estados Unidos pais que se tornou a política ideologia na America e no Mundo, ficou independendo durante o séc. XX. Reconhecido pelo Tratado de Paris 1783. Foi a Primeira e única constituição que o país teve até hoje. Tinha caráter libertário. Compra vários territórios. Os Estados Unidos quase se separou, onde deu origem a Guerra da Cesseção.

    Neslâynne Moraes
    3ºD

    ResponderExcluir
  3. Outra interessante manifestação nacionalista também pôde ser contemplada com o aparecimento dos carbonários. A ação dos carbonários se estabeleceu ao sul da Itália sob a liderança do comunista Filippo Buonarotti. Lutando contra a ação dos governos absolutistas, o carbonarismo foi um dos mais importantes movimentos nacionalistas de bases popular da Itália.
    Os grandes industriais desejavam reformas garantidas por uma constituição;
    A pequena burguesia pretendia a democracia (igualdade de direitos e soberania popular), defendia a federação e não o centralismo unitário;
    As lideranças urbanas e o operariado partilhavam das idéias socialistas.

    Rennan Augusto 3ºD

    ResponderExcluir
  4. Durante o século XIX, este era o objetivo de parte dos moradores da península Itálica. Até 1860, o território que hoje corresponde à Itália estava dividido em vários reinos, e parte das terras habitadas por italianos, ao norte, estava sob o controle da Áustria.
    Os nacionalistas sabiam que a unificação não seria fácil. Não seria conseqüência de uma revolução popular, mas sim de uma guerra com a participação das grandes potências européias.
    Aluna:Èlida Cristina 3ºB

    ResponderExcluir
  5. A Italia e a Alemanha formavam o império romano, apareceram como país unificado no final do século XIX, entram no século XX como jovens nações de unificação politica.
    A unificação italiana começa na primeira metade do século XIX com o movimento Jovem Italia, partindo do norte governada pelo rei Emanuel II. A Italia faz uma guerra com a Austria pela posse da Lombardia e teve o apoio da França e da Prussia, sendo estes muito fundamentais nos dois processos de unificação.
    Foi formada a confederação germânica onde teve a presidência da Austria e vice presidência da Prussia. A Prussia supera a Austria, entra em guerra e unifica a Alemanha.
    Marielly Rodrigues. 3°A

    ResponderExcluir
  6. como a marielly disse , a Itália e a Alemanha procuravam uma unificação entre os países durante o século XIX . Com conflitos e pacificaçôes entre os reis, cortes e países na época .
    Lauriselma 3ºC

    ResponderExcluir
  7. Desde o início do milênio passado a Itália e Alemanha formavam o antigo Império Romano Germânico. Uma tentativa de fazer o Império Romano agora com os povos germanos que invadiram Roma provocando sua queda.A unificação italiana começou na primeira metade do século XIX com o movimento Jovem Itália, partindo do norte governada pelo Rei Emanuel II.

    Mariane Neves 3°C

    ResponderExcluir
  8. essas unificações que ocorreu durante o século XIX , causou grande impacto , sendo que na época , Itália e Alemanha eram consideradas um antigo império romano germânico e tentando evitar uma queda economicamente e socialmente .
    Bárbara Porto 3ºC

    ResponderExcluir
  9. Teve uma tentativa de fazer o Império Romano agora com os povos germanos que invadiram Roma provocando sua queda. o Rei Vitor Emanuel II, cabeço do terror de Sardenha. Os camisa vermelha vem unificando pelo norte, enquanto Garibaldi pelo Sul. Itália fará uma guerra com a Áustria em 1859 pela posse da Lombardia com apoio da França e da Prússia. Fundada uma confederação Germânica com pequenos 39 estados, seria uma união econômica com eles.
    A formação dos Estados Unidos pais que se tornou a política ideologia na America e no Mundo, ficou independendo durante o séc. XX. Foi a Primeira e única constituição que o país teve até hoje. Tinha caráter libertário.

    Anna Paula
    3C

    ResponderExcluir
  10. A agricultura era a principal atividade econômica, mas mantinham-se relações feudais de produção.A mão-de-obra concentrava-se nos meios urbanos, procedentes da exclusão rural.Os Estados do Sul foram impedidos de participar da confederação devido as ameaças de invasão da França.No início do século XX a Alemanha já é uma das maiores potências mundiais.Processo de Unificação da Itália e Alemanha a vitória da burguesia industrial e do discurso nacionalista conservador.

    Marianne Barbosa 3C Matutino

    ResponderExcluir
  11. O Congresso de Viena (1814-1815) determinou que os atuais territórios da Itália e da Alemanha fossem divididos em diversos estados dominados por estrangeiros. Os povos desses territórios não aceitaram a divisão feita por Viena e promoveram, então, movimentos racionalistas visando transformar suas nações em estados nacionais independentes.Onde hoje é a Itália foi dividida em pequenos estados por ordem de Viena, são eles:Reino Sardo-Piemontês: governado por uma dinastia italiana. Era autônomo e soberano. Reino Lombardo-Veneziano: governado pela Áustria; e etc.
    Teve os desafios para quem pretendesse promover a unificação Italiana: queriam expulsar os austríacos da penísula itálica(que controlava a veneza-lombardia)e enfrentar os Estados Pontifícios(territórios da Igreja Católica defendidos co0m a ajuda de Napoleão III).Com isso teve os carbonários,que eram grupos populares que lutaram pela unificação,com várias influências: Monarquistas,Republicanas e Socialismo.Confederação Germânica - foi criado pelo congresso de Viena em 1815,agrupando 39 estados alemães e presidida pela Áustria,tendo a Prússia como o maior e o principal estado.Prússia e Áustria,disputavam,assim, a hegemonia sobre a confederação.

    A Alemanha unificada em janeiro de 1871 Guilherme I foi coroado imperador do II Reich, em Versalhes.A Alemanha conquistou da França a Alsácia-Lorena (ferro e carvão mineral) e uma indenização de 5 bilhões de francos.Em 1900 superou a Inglaterra na produção de aço. A unificação alemã precisou ser acompanhada pela construção cultural da nação.Era preciso encontrar, construir uma história para a Alemanha.Submetida por longo tempo pela Áustria-Hungria, onde encontrar a "autêntica história alemã". A busca pela “alma” alemã levou os intelectuais a tentar encontrar a autenticidade nas tradições orais.O folclorista era um “coletor” dessas tradições, deveria ouvir e registrar, numa espécie de “fotografia”.Tanto os folcloristas quanto os românticos voltaram-se para o interior, para o povo, para o campo, para o passado.


    Patrícia Souza 3º ano D

    ResponderExcluir
  12. A unificação dos Estados Germânicos foi um evento que gerou inúmeras consequências, imediatas ou posteriores, em toda a Europa e que foram responsáveis pela instabilidade no território europeu até a metade do século XX. A unificação alemã foi um dos principais motivos para o estouro da Primeira Guerra Mundial.

    josimeire 3º E

    ResponderExcluir
  13. os grande movimentos politicos e economicos que começava a se propagar pela europa em 1830 com revolucao indrutrial e o comeco do capitalismo, fez com que a ingraterra e franca consolida-se o seu poder por toda europa.Com isso fez com que nacionalismo acelera-se sensivelmente, buscou reencontrar o espírito do Ideal de Nação na alemnha e na italia. Neste conceito Alemanha e Itália via-se no nacionalismo uma forma de conciliar os interesses políticos e econômicos.A burguesia puxou o processo, pois só unida é que conseguiria fazer frente aos países industrializados como Inglaterra e França. As primeiras tentativas de unificação aconteceram nos processos revolucionários de 1830 e 1848.Neste contexto alemaes e `italianos´ em busca de maior fatia do bolo(mercado) no senario europeu começam (a unifirca-se ente si)e comecaram ivandir outros paises nascendo desse modos as duas guerras mundias´, onde ingleses detentores de maior fatia começou a quetionar a alemanha, e consequentemente vencendo a mesma, por outro lado os estados unidos comecaram a ter a hergemonia mundial aos seus pes com o fim das gueras.Portanto a unificacao alema ou italica foi simplesmente para buscar uma ideologia para conquista de terras, mercado e para tentar expor uma soberania nao existente.

    ResponderExcluir
  14. O poder dos junkers se mantinha na manutenção do exército mercenário e na aquisição de terras extorquidas dos camponeses. Entre os germânicos ocorria a concentração de mão-de-obra nos centros urbanos, resultado da exclusão rural. O desemprego e as más condições de vida em virtude dessa situação provocaram diversas revoltas na população.

    Mikaelly Roseno 3°D

    ResponderExcluir