terça-feira, 25 de outubro de 2011

A vitória do individualismo.

Na era do imperialismo, as novas tecnologias marcaram as transformações no mundo, criando condições cada vez mais rápidas e eficientes de produzir, comercializar e distribuir mercadorias e bens. Até hoje é assim. Mas para onde caminha esse mundo tecnológico? Leia a seguir, o texto escrito por Manuel Castells:

"(...) embora o mundo afirme não ter mais confiança nos governos, nos dirigentes políticos e nos partidos, a maioria da população ainda insiste em acreditar que pode influenciar aqueles que a representam. Ela também crê que pode agir no mundo por sua força de vontade e utilizando seus próprios meios. Talvez essa maioria esteja começando a introduzir, na comuniação, os avanços extraordinários do que eu chamo de Mass Self Communication (a intercomunicação individual).
Tecnicamente, essa Mass Self Communication está presente na internet e também no desenvolvimento dos telefones celulares. Estima-se que haja atualmente mais de um bilhão de usuários de internet e cerca de dois bilhões de linhas  de telefone celular. Dois terços da população do planeta podem se comunicar graças aos telefones celulares, inclusive em lugares onde  não há energia elétrica nem linhas de telefone fixo. Em pouco tempo, houve uma explosão de novas formas de comunicação. As pessoas desenvolveram seus próprios sitemas: o SMS, os Blogs, o Skype...
A Mass Self Communication constitui certamente uma nova forma de comunicação em massa - porém, produzida, recebida e experimentada individualmente. Ela foi recuperada pelos movimentos sociais de todo o mundo, mas eles não são os únicos a utilizar essa nova ferramenta de mobilização e organiação. A mídia tradicional tenta acompanhar esse movimento e, fazendo uso de seu poder comercial e midiático, passou a se envolver com o maior número possível de blogs. Falta pouco para que, através da Mass Self Communication, os movimentos sociais e os indivíduos em rebelião crítica comecem a agir sobre a grande mídia, a controlar as informações, a desmenti-las e até mesmo a produzi-las". CASTELLS, Manuel. "A era da intercomunicação". Em: Le Monde Diplomatique, ayo. 2006.

Segundo o texto responda:

a)Atualmente, qual a situação das pessoas em relação aos governos e órgãos de representação? Você é da mesma opinião? Justifique.
b)Qual o papel da tecnologia nessa mudança de hábitos? Isso é interessante? Porque?
c)Muitos especialistas já interpretaram a tecnologia como um dos principais instrumentos de dominação de pessoas e povos. Com base no texto, conteste essa visão.

60 comentários:

  1. a) Mesmo não podendo confiar nos politicos, há os que acreditam que podem muda-los pela força de vontade.
    Nós concordamos com isso pois o primeiro passo para se conseguir algo é tendo essa qualidade.

    b) As informações que a tecnologia trouxe possibilitou as pessoas a formarem novas opiniões e assim tomarem melhores decisões.
    Isso é muito interessante porque as pessoas agora podem saber melhor sobre o que escolhem.

    c) Nem sempre a tecnologia domina os povos, mas sim estes dominam a tecnologia.

    alunas: Bruna da Silva e Luiza Crislene 3° D

    ResponderExcluir
  2. a)Mesmo não acreditando nos políticos, muitos acreditam que podem mudar pela força de vontade.
    Nós concordamos com isso pois o primeiro passo para se conseguir algo é tendo essa qualidade.

    b) As informações que a tecnologia trouxe possibilitou as pessoas a formarem novas opiniões e assim tomarem melhores decisões.
    Isso é muito interessante porque as pessoas agora podem saber melhor sobre o que escolhem.

    c) Nem sempre a tecnologia domina os povos, mas sim estes dominam a tecnologia.

    Aluna: Lidyanne Fernanda Silva Ferreira 3° D

    ResponderExcluir
  3. a)embora o mundo afirme não ter mais confiança nos governos, nos dirigentes políticos e nos partidos, a maioria da população ainda insiste em acreditar que pode influenciar aqueles que a representam.Não,por que não vai adiantar em tentar mudar ninguém de nada.

    b)Dois terços da população do planeta podem se comunicar graças aos telefones celulares, inclusive em lugares onde não há energia elétrica nem linhas de telefone fixo. Em pouco tempo, houve uma explosão de novas formas de comunicação.É interessante,por motivos que as pessoas possam,ter além dos livros,novas idéias,e darem sua própria opinião.

    c) As pessoas estão sendo cada vez mais influenciadas a usarem só a internet,para pesquisas,acho sim,que ,todos nós estamos sendo dominados pela tecnologia.Pois,tudo fica mais facil.


    Aluna : Patrícia Souza. terceiro ano D

    ResponderExcluir
  4. a) atualmente as pessoas elegem seus candidatos por obrigação, mas na verdade a maioria das pessoas não confiam na honestidade de nenhum!e tenho a mesma opnião

    B)que as pessoas fiquem mais informadas, e com isso tenham novas informações e mudar de opinião sempre! pois como dizia o "raul seixas" prefiro ser essa metamorfose ambulante do que ter a velha informação formada sobre tudo!

    c)sim. com certeza nem sempre existiu a tecnologia tão avançada como a de hoje, mas nós precisamos da tecnologia pra sobreviver:como celular entre muitas outras!

    ResponderExcluir
  5. a) as vezes , temos medo de demonstrar o que pensamos sobre a política e suas características e só demonstramos na frente do voto legal nas épocas de eleição.Não estou de acordo , pois mesmo antes ou depois dos anos de eleição , devemos colocar o nosso ponto de vista em relação nas políticas brasileiras .

    b)muitas vezes não temos acesso toda hora a certas áreas e lugares e a tecnologia veio certamente para melhorar o acesso para a sociedade . Facilitar a vida da população em geral .

    c)pessoas colocam a frente , a tecnologia , como forma de expressão de opinião , sabendo distinguir a fantasia e a realidade .

    Bárbara Porto : 3º C matu.

    ResponderExcluir
  6. a) atualmente as pessoas elegem seus candidatos ,sem saberem qual seu projeto de trabalho ,e tambem nao ficam encima para cobrarem as coisas desses nossos politicos!

    B)bom que com essa nova tecnologia as pessoas ficam mas informadas

    c)sim. essa revolução tecnologica foi muito importante para nossa sociedade
    BY: João Paulo Henrique Correa Duarte 3ºC

    ResponderExcluir
  7. A) É muito comum as pessoas votarem por obrigação,e esta ficando claro que a população nao confia mais nos politicos
    B)que elas se enformen , e tenhan mais opiniões.

    C)Sim nem sempre a tecnologia existiu tao evoluida como hoje, é difivil viver sem a tecnologia. exemplo: celular,computador etc.
    IAn Curvo 3ºC Matutino

    ResponderExcluir
  8. a) As pessoas hoje por não acreditarem nos políticos,muitas das vezes não têm esperança de que o contexto obscuro pode ser mudado, mas por outro lado, muitos destes acreditam que se for reivindicada a mudança destes através de reclamações em público ou até mesmo através de "movimentos revolucionários". Eu particularmente acredito que este contexto pode ser mudado, mas devemos saber quem escolher, pois de que adianta ficarmos reclamando dos políticos, se na realidade, nós somos os mediadores, somos nos quem escolhemos estes para devido cargo.

    b)Devido o surgimento das novas tecnologias fomos beneficiados, pois tivemos a chance de formular novas opiniões, e passamos a utilizá-la em nosso cotidiano como um mediador em relação aos assuntos de mundo.

    c)As tecnologias vêm nos dominando pouco a pouco a cada dia que se passa, principalmente as tecnologias de informação que nos leva a novos hábitos, nos induz a mudar nosso cotidiano, nos leva a mudas nosso estilo de vida.

    Poor: Kataynne 3°C

    ResponderExcluir
  9. A GRANDE MAIORIA DA POPULAÇAO APESAR SE CRITICAREM OS POLITICOS NAO FAZEM A ANALISE NECESSARIA ANTES DA ELEICAO. COM PAIS ATUALIZADO O NUMERO DE COMUNICAÇAO FICA CADA VEZ MAIS ABRANGENTE FAZENDO COM QUE AS PESSOAS QUE MORAM NO INTERIOR USUFLUEN SUAS VANTAGEMS.
    ALINE CAMPOS 3 C

    ResponderExcluir
  10. a) Basicamente votamos por que é um ato de cidadadania obrigatório, não acreditamos mais que os governantes a frente do pder possam de alguma forma mudar o país, a começar pelas leis que os beneficiam.

    b) A internet, a midia vem para nos auxiliar e nos colocar a par de informaçôes importantes, informaçôes estas que podem nos infuenciar na hora de exercitar o voto OBRIGATÓRIO para eleger candidatos ao governo. É de sua importancia a corrente entre internet e eleitor.

    c) A internet nos beneficia e auxilia de formas incalculaveis, sabendo usa - corretamente dominamos ela.

    Taina Maria Gonçalves, aluna do 3° ano Turma C

    ResponderExcluir
  11. A-Ao perguntarmos a uma pessoa como esta o mundo e a política ao seu redor
    ela responde: - Ah o governo esta ruim
    Porém ela não enxergar de que ela tem o poder de intervir, exigir e ter uma relação direta aos órgãos do governo pois o mau uso das verbas e das leis elaboradas pelos mesmos influenciam profundamente às pessoas.
    As relações recentemente se encontram distantes pois não lutamos pelo interesse coletivo e sim aos nossos próprios interesses. A mídia é manipulada pelo governo para que as falsas notícias ou uma má influenciam chegue ao povo.
    B- Papel de realizar aquilo oque a mídia não realiza, é a noticia sem censura
    Na internet o internauta tem a chance de conhecer culturas, politicas e ter novas ideias
    revolucionando o modo de pensar e buscando sempre a causa e consequência de atos ao longo das políticas públicas.
    C- As tecnologias tendem a prender o individuo tonando-o escravo de seu próprio consumo.
    A manipulação se torna fácil depois que esse indivíduos se tornam dependentes delas.
    Porém o ponto positivo é que elas oferecem uma maior amplitude dos acontecimentos.

    ResponderExcluir
  12. a) Geralmente as pessoas elegem os candidatos mais por obrigação e não por Interesses, poís acreditam que os políticos podem mudar o país.

    b) Hoje a tecnologia esta mais avançada, poís temos acessos de comunicação "rápido" e "prático"

    c) constitui certamente uma nova forma de comunicação em massa - porém, produzida, recebida e experimentada individualmente.

    Aluna: Fernanda Bueno. 3ºano'C'

    ResponderExcluir
  13. A) Mesmo não acreditando nos políticos, muitas vezes eles dizem muitas coisa que pode ser util a população, que as pessoas da população fiquem mais informadas, e com isso tenham novas informações e mudar de opinião sempre ! pois como dizia o "raul seixas" prefiro ser essa metamorfose ambulante do que ter a velha informação formada sobre tudo.

    B)Como todo mundo ja sabe no mundo inteiro o celular é um meio de comunicação muito importante,porque pençamos assim,no mundo em que vivemos se nao existeria o telefone celular nois nao seriamos nada sem ele.



    C)sim,no mundo de hoje a tecnologia anda muito e muito mais avançada,mas nós precisamos da tecnologia para muitas coisa,como:ficar por dentro das coisa que esta aconteçe no mundo inteiro e etc...isso se torna uma coisa muito boa para todos.
    Nome:Bruno Rogerio . 3ºC.

    ResponderExcluir
  14. a)embora o mundo afirme nao ter mais confiança nos governos ,nos dirigentes politicos ce nos partidos , a maioria da populaçao ainda existentes em acreditar que pode influenciar aqueles que que representam

    b)as novas tecnologias marcaram as transformações no mundo,criando condições cada vez mais rapidas e eficientes de produzir,comercializar,distribuir mercadorias de bens

    c)a comunicação esta presente na internet e também no desenvolvimento dos telefones celulares.2 terço da população podem se comunicar graças ao telefone celular


    Aluna(as):Amanda Reis ,Natamy Rodrigues 3 ano c

    ResponderExcluir
  15. a)"embora o mundo afirme não ter mais confiança nos governos, nos dirigentes políticos e nos partidos, a maioria da população ainda insiste em acreditar que pode influenciar aqueles que a representam." Bom, nós como cidadãos perdemos totalmente a crença de que os políticos a mudar seus conceitos com a sociedade. Partindo do ponto de vista geral, houve uma perda de credibilidade, pois com tantas "roubalhança" em quem devemos pôr nossa esperança de que podemos viver taltvez um dia em um mundo melhor, com mais igualdade.

    b) antes as pessoas necessitavam de um convivio mais afim com o próximo. Hoje, não existe mais isso. Cada um se comunica com outra através de uma simples tela de computador, de celular... de aparelhos modernos!
    é claro que houve muitas vantagens nisso.

    c) Atualmente, é necessário o uso de tecnologias.

    ResponderExcluir
  16. a) Maioria das pessoas diz que não podem contar ou confiar na política brasileira. Não, pois existe políticos que se dedicam e esforçam por melhorias; se não fossem esses poucos políticos ”do bem” não teríamos nem o começo que temos hoje.

    b) A nova era a tecnologias modificando mundo tenho papeis muito importante como beneficiar criando melhorias cada vez mais eficientes para saúde, para produzir, comercializar,distribuir mercadorias de bens. Alem de interessante é necessário, porque são melhorias, informações, crescimento e desenvolvimentos.

    c) O correto seria o povo dominar a tecnologia; mais sim, existem pessoas que são inteiramente dedica, dependente dela.

    NESLÂYNNE P. MORAES
    3ºD

    ResponderExcluir
  17. a) Algumas pessoas ainda são 'analfabeto' em relação a política, e acreditão no que eles acha melhor para a sociedade.

    b)As tecnologias veio para facilitar a vida do ser humano, em um simples celular, ond a pessoa possa se comunicar de qualquer lugar e se interagir com o mundo.

    c)já dominou o ser humano, não consiguimos ficar sem a tecnologia por ser um meio mais facil e rapido de se enteragir com o planeta.


    Aluna:Juliana Gonçalves Cetano 3°c matutino

    ResponderExcluir
  18. A- A relação entre eleitor e eleito é muito distante.
    Como o Brasil conseguiu derrubar a monarquia sem a participação do povo
    o Brasil se torna um país sem conquista, sem o mover e o pensar da população
    Quando houve a proclamação da repúblia, o povo nem ao menos sabia dessa conquista.
    Atualmente continua a mesma coisa.
    A participação do povo nas "conquistas" do páis é nula.
    Experimente perguntar a uma pessoa de que como esta a economina do seu próprio país,
    ela concerteza dirá que vai mal...(crítica sem sabedoria)
    após a resposta experimente perguntar: - Então o que vc esta fazendo para mudar essa realidade?
    Você irá colocar ela em cima do muro, sem resposta, ou seja, onde ela não deveria estar.

    B - A tecnologia tem feito diferença na vida da população porém somente das pessoas que QUEREM
    fazer a diferença.
    Não adianta estar ligado no mundo da moda, facebook, twitter, futebol e não estar ligado naquilo que
    exercer uma influencia grande em nossa vida.
    Portanto a tecnologia, assim como todos os meios de conhecimento, é essencial quando usada adequadamente.

    C - Elas colocam individuos em "escravidão". As pessoas se tornam dependentes, consumindo e comprando ainda mais.
    Fazendo com que as multi-nacionais, principalmente as norte-americanas, faturem ainda mais em cima de países semi-periféricos.

    Aluna :Anna Paula 3°c matutino

    ResponderExcluir
  19. a) Maioria das pessoas diz que não podem contar ou confiar na política brasileira.Pois existe políticos que se dedicam e esforçam por melhorias; se não fossem esses poucos políticos corretos não teríamos nem o começo que temos hoje.

    b)A midia vem para nos auxiliar e nos colocar a par de informaçôes importantes que podem nos influenciar na hora de exercitar o voto para eleger candidatos ao governo. É de sua importancia a corrente entre internet e eleitor.

    c)Atualmente, é necessário o uso de tecnologias. não consiguimos ficar sem a tecnologia por ser um meio mais facil e rapido de se enteragir com o mundo.

    Aluno:Jorge Henrique Sempio 2°C

    ResponderExcluir
  20. , vanessa candida 3°b

    a} A uma grande parte da população que não acredita na politica, acha tudo uma corrupção, pois grande partes dos politicos não se esforçam para mudar a situação da sua cidade. Só que para noss sorte podemos contar com alguns ainda corretos que fazem por merecer.

    b}A Tecnologia hoje veio para nos ajudar, não so para aumentar os modos de comunicação mas para nos deixar por dentro da midia do que acontece no mundo a fora em relação a polotica.

    c)Pensando por diferentes meios, precisamos da tecnologia para maior facilidade com pesquisstrabalhos, ect.

    ResponderExcluir
  21. a) Me falam que não devemos confiar na politica brasileira
    apesar que é verdade mas existe muitos poucos políticos que promete mas tentam conseguem
    cumprir e se não fosse eles o Brasil não estaria como estar muitas coisas boas já foram feitas pelo nosso brasil grassas a política

    b) a tecnologia foi um modo de facilitar melhor a nossa vida
    agora temos muitas informações através da mídia e outras
    tecnologia que mudou muito a vida humana

    c) sim muitas vezes a tecnologia controla as pessoas, porque muitos largam a vida social
    para estar em computadores ou até em frente a televisão.


    aluna:Alline Araujo 3° "B"

    ResponderExcluir
  22. a) as pessoas sempre vão desconfiar dos politicos, não tem jeito essa é a pura realidade, eles propios não se dão respeito,são corruoptos,e isso não agrada a população.
    b)a tecnologia só veio pra contribuir, ela nos ajuda em obter informações, se comunicar mais rapidamente com as pessoas.
    c)hoje realmente não se vive sem a tecnologia,pena que existem pessoas que a usam para malefícios contra outros individuos.

    ResponderExcluir
  23. a) Hoje em dia confiar em politicos e mesma coisas que falar com mudo e ele nao te responder,politica hj e apenas para quem ja e politico as leis so funcionan pra eles .E a minha opiniao e que as politicas h jem dia sao formadas por pessoas que nao deveriam estarem la pois sao de votos vendidos que eles estao ali pois tem muitas pessoas hj em dia analfabeto de politicagem.
    b)Antes as pessoas eram mas ligadas uma a outra pois tinham convivios no dia a dia ,hj o convivios com as pessoas estao sendo por mei ddo virtualismo e acaba que as coisas ficam desligas. Interressante nao e mais e um meio de fazer as coisas com rapidez eeficiencia.
    c)
    Sim, a tecnologia passou a ser mais um habito necessario a vida das pessoas,e que isso ajuda as pessoas realizar suas coisas em menos tempposs
    Josinete Ferreira 3b

    ResponderExcluir
  24. a)A maioria da população conta em confiar na politica brasileira .o Brasil se torna um país sem conquista, sem o mover e o pensar da população embora o mundo afirme não ter mais confiança nos governos, nos dirigentes políticos e nos partidos, a maioria da população ainda insiste em acreditar que pode influenciar aqueles que a representam.

    b)As informações que a tecnologia trouxe possibilitou as pessoas a formarem novas opiniões e assim tomarem melhores decisões.

    c)Atualmente, é necessario o uso da tecnologia as pessoas estão sendo cada vez mais influenciadas a usararem a tecnoligia.



    Aluna:Natalia Silva
    serie:3°b

    ResponderExcluir
  25. a) Algumas pessoas ainda são 'analfabeto' em relação a política, e acreditão no que eles acha melhor para a sociedade.

    b)As tecnologias veio para facilitar a vida do ser humano, em um simples celular, ond a pessoa possa se comunicar de qualquer lugar e se interagir com o mundo.

    c)já dominou o ser humano, não consiguimos ficar sem a tecnologia por ser um meio mais facil e rapido de se enteragir com o planeta.

    ResponderExcluir
  26. 1-a) Existem pessoas que ainda acreditam em tudo que os candidatos falam em fazer por elas, como o ditado diz " Quando a esmola é muita, o santo desconfia" e isso acontece quando pessoas escolhem seus representantes por votos comprados, em busca de ganharem dinheiro ou outros favores e pensam que ira acontecer esse ganha ganha toda vida, quando na verdade é que quando esses políticos corruptos ganham viram as costas para a sociedade que o elegeu.
    B- O papel da tecnologia é de facilitar a vida das pessoas, e é interessante porque as pessoas passam a ser mais conectadas no mundo tecnológico.
    C- As pessoas com o passar do tempo tem deixado se influenciar pelas "coisas novas" que especialistas tem as oferecido, e isso tem seus benefícios como facilitar seus trabalhos fazendo-os na internet, como também seus malefícios se prendendo nessa tecnologia, pois pessoas a usam para um fim maldoso, como, estupradores, bandidos, pedofílos etc, outro ponto ruim também é que pessoas largam seus momentos junto a suas famílias para ficar ligadões na net.(juliene rosa 3º B)

    ResponderExcluir
  27. 3°B
    a)As pessoas não confiam nao tem mais confiança nos politicos,pois há muita corrupçao ,mas sempre tem aquelas que confiam muitas vezes atravez de suborno,isso complica um pouco a situaçao de quem realmente precisa.
    b)a tecnologia que ajuda tambem dificulta o mercado de trabalho,
    c)

    ResponderExcluir
  28. A) As pessoas, hoje em dia se colocam de forma negativa em relação a politica.São muitos os que não reconhece o lado bom da politica, isso ocorre devido aos diversos casos de corrupção que estão presentes no nosso cotidiano.

    B)A tecnologia está totalmente inserida no contexto atual, isso tem provocado uma grande alienação digital pois são muitas as pessoas que vivem á mercê das redes.

    C) Uso da internet é algo muito necessário, mas infelizmente muitos se tornam dependentes dessa tecnologia e passam a viver em uma bolha virtual
    Aluna: Josane Araujo 3° B MAT.

    ResponderExcluir
  29. a)Hoje , a maioria das pessoas votam por votar, nao confiam no condidato a ser votado .Na minha opinião as pessoas precisão levar mais a sério a votaçao , procurar por mais dificil achar o candidato mais correto.

    b)A Tecnologia veio para nos auxiliar, não so para aumentar os meios de comunicação mas tambem para nos ajudar a formar nossas opinioes.

    c)A tecnologia se tornou necessaria na vida das pessoas, pois nela podemos realizar trabalhos em menos tempo.

    Dandara Dias 3° B

    ResponderExcluir
  30. A)Há muitas pessoas que continuam acreditando nos politicos e numa suposta mudança,melhorias. Mas devemos lembrar que muitas vezes somos sim benefeciados pelos politicos,mesmo não havendo sinceridade da partes deles.

    B)As redes socias é um bom exemplo disso,pois temos exemplos como a emancipação dos países Árabes.Sim,porque nos da facilidade de comunicação,nos dando um livre acesso de informações.

    C)Há uma necessidadde demasiada do uso dessas tecnologias predendo o homem a ela.

    CAMILA ALVES 3ªB/MATUTINO

    ResponderExcluir
  31. Aluno : Anntony 2° C

    A: R: Em dias de hoje as populações, ainda são enganados por Governantes, e não abrem o olho com esperança de ter algum dia , um a relação seria,limpa e justa...

    B: R: A tecnologia e um avanço muito importante , mais também muitos prejudicial ao mundo, hoje por causa da tecnologia as pessoas ficaram mais tímidas, mais anti sociais, pensam em somente em si, não há mais aquela relação entre pessoas, eX: HUMANO COM HUMANO e sim HUMANO COM MAQUINAS.

    C: R: Concordo com essa visão, pois a tecnologia à cada dia vem mais dominando o homem do que o próprio homem que as crias..

    ResponderExcluir
  32. Aluna Thaisa assis 3D

    A: Ainda hoje podemos ver a polulação sendo enganada pelos politicos, nois temos que visar o curriculo saber o que essas pessoas ja fizeram e se e pessoa certa a se votar pois hoje as pessoas so visão o dinheiro pela compra e votos por isso nosso governo esta desse jeito.

    B: Porque hoje a tecnologia nos permite invertigar, ter reportagens, noticiarios para nois pensar e ver se esse e quem nois queremos votar mesmo. A tecnologia facilita nossas vidas mesmo que nem tudo que esta nela seja verdade.

    C: Concordo pois a media e a tecnologia vem domiando homem pois temos essas propagandas para nois fazer e nos dizer que dependemos e necessitamos estar dentro das atualidades e evolução com isso acabamos sendo dominados.

    ResponderExcluir
  33. A) Mesmo não acreditando nos políticos, muitas vezes eles dizem muitas coisa que pode ser util a população, que as pessoas da população fiquem mais informadas, e com isso tenham novas informações e mudar de opinião sempre ! pois como dizia o "raul seixas" prefiro ser essa metamorfose ambulante do que ter a velha informação formada sobre tudo.

    B) A nova era a tecnologias modificando mundo tenho papeis muito importante como beneficiar criando melhorias cada vez mais eficientes para saúde, para produzir, comercializar,distribuir mercadorias de bens. Alem de interessante é necessário, porque são melhorias, informações, crescimento e desenvolvimentos.

    C) As pessoas estão sendo cada vez mais influenciadas a usarem só a internet,para pesquisas,acho sim,que ,todos nós estamos sendo dominados pela tecnologia.Pois,tudo fica mais facil.

    yasmin 3°D

    ResponderExcluir
  34. a) muitas vezes as pessoas as pessoas, tem medo de demonstrar o que pensa sobre a política e em razão disso suas características e só demonstramos na frente do voto legal nas épocas de eleição.
    Não concordo pois sempre devemos colocar nosso ponto de vista em relação a politica de nosso pais.

    b)a tecnologia foi um modo de facilitar melhor a nossa comunicação ,agora temos muitas informações através da mídia e outras
    tecnologia que mudou muito a vida humana.Sim, Pois a facilidade de comunicação,nos vem dando um livre acesso de informações.

    c)Atualmente, é necessario o uso da tecnologia pois dependemos e necessitamos estar dentro das atualidades e evolução etc.

    ALUNO: RENNAN AUGUSTO 3ºD

    ResponderExcluir
  35. (a) Infelizmente não podemos confirmar em nossos representantes, porem o principal responsável pelo atual sistema politico e a sociedade que por muito pouco troca seu direto de escolha e não sabe nem mesmo em quem votou.
    (b) Não só a tecnologia, mais também a mídia esta a cada dia abrindo o olho da população e mostrando de fato a realidade do atual sistema politico.
    (c) Sim os meios de comunicação como internet, televisão e ate mesmo o radio tem o poder de influenciar o cidadão, porem dizer que eles dominam já e uma outra historia.

    Everthon Martins 3ºc

    ResponderExcluir
  36. (A)- embora o mundo afirme nao ter mais confiança nos governos,infelizmente não podemos mas confiar em ninguém nem nos nossos representantes mas a maioria da populaçao ainda existentes em acreditar que pode influenciar aqueles que representam isso não passa de apenas ilusão dos eleitores.

    (B)- A Tecnologia da Informação (TI) tem um papel significativo na criação desse ambiente colaborativo e posteriormente a uma Gestão do Conhecimento. No entanto, é importante ressaltar que a tecnologia da informação desempenha seu papel apenas promovendo a infra-estrutura, pois o trabalho colaborativo e a gestão do conhecimento envolvem também aspectos humanos, culturais e de gestão.

    (C)- Nem sempre a tecnologia domina os povos, mas sim estes dominam a tecnologia mas as pessoas estão sendo cada vez mais influenciadas a usararem a tecnoligia.


    ALUNA: Mikaelly Roseno
    Série: 3° D

    ResponderExcluir
  37. a) Muitas pessoas não acreditam e nao confia nos governos, muitas pessoas ainda acreditam que pode mudar com a força de vontade, eu nao confio no governo.

    b) A tecnologia nos ajudou muito com a comunicação na internet, telefone celular. Isso é interessante porque facilita a vida da população.

    c) Sim, no mundo de hoje a tecnologia anda muito avançada fica tudo mais facil. Todos nós estamos sendo dominados pela tecnologia.

    Denise 3°ano C

    ResponderExcluir
  38. A)As pessoas nem sabem quem estão elegendo,pois estamos desanimados com a politica do Brasil porque a corrupção já tomou conta do mundo.

    b)Sim, porque a tecnologia esta trazendo melhorias na comunicação e hábitos.

    c)Não pois o povo que esta dominando a tecnologia.

    Miria Kely 3°ano C

    ResponderExcluir
  39. a) Como dito "o mundo afirme não ter mais confiança nos governos, nos dirigentes e etc", as pessoas desanimam na hora de eleger e elegem qualquer u pelo fato da falta de confiança. Mas eu sou do contra, mesmo sabendo que os que estão o poder não representam os mais desvaliados da população, acredito que se deve pesquisar a respeito de cada um antes de o eleger como nosso representante.

    b) O papel da tecnologia é muito importante e interessante sim, pois vem para facilitar a vida do homem, pois permite o livre acesso ao mundo em que vive.

    c) Como tudo e todos, a tecnologia possui seu lado bom e o lado ruim, tudo que é usado de forma exagerada prejudica. Então o certo é: aproveitar o que nos é dado mas sem exagero.

    Gizele Tavares 3C

    ResponderExcluir
  40. a) As pessoas não estão nem aí, ninguém se interessa pela política hoje por motivos óbvios: individualismo e escasses de educação. Individualismo: Pensam em si próprias, somente em si. Qual político me dá mais ? Qual político me arruma um emprego ? E esquecem de acompanhar o que o mesmo político faz no decorrer de seu mandato. Educação: Os políticos não investem na educação pra que cidadãos fiquem cegos e ajam pelo individualismo. Esse seria um assunto para se discutir horas e horas. E é claro que sou contra, devemos nos interessar, acompahar palestras etc para sabermos o que ocorre conosco, nossos direitos e ajudarmos a progredir o nosso país.

    b)Facilitar nossas vidas, trabalhos e acompanhamentos políticos. Isso é de extremo interesse pois assim podemos ser mais eficazes e em menor tempo no que trabalhamos e ficarmos atentos às assembleias, parlamentos e outros órgãos via internet.

    c) De fato, há possibilidades de alguém através da tecnologia controlar outra pessoa, mas assim esse mesmo alguém estará controlando a tecnologia. Mas a tecnologia nos controlar ? Jamais, isso é algo surreal, coisa de filme.

    ResponderExcluir
  41. (A) Muitas pessoas não se interessam pela política, e através disso elegem qualquer um para representá-los, mas também existem aqueles que acreditam numa melhoria nessa área e ainda tem esperanças em um país melhor.

    (B) A tecnologia facilita o entrosamento das pessoas na política, pois permite o acesso às informações.

    (C) Acho que no mundo de hoje a tecnologia virou necessidade na vida das pessoas, e poucos não têm acesso, por isso devemos usa-lá para nosso beneficio.

    Aluna: Jhessyca Kolln 3ºE

    ResponderExcluir
  42. (a)Em dias de hoje as populações, ainda são enganados por Governantes, e não abrem o olho com esperança de ter algum dia , um a relação seria,limpa e justa...

    (b)As redes socias é um bom exemplo disso,pois temos exemplos como a emancipação dos países Árabes.Sim,porque nos da facilidade de comunicação,nos dando um livre acesso de informações.

    (c)Há uma necessidadde demasiada do uso dessas tecnologias predendo o homem a ela.

    Aluna: Lidyanne Fernanda 3°D

    ResponderExcluir
  43. A) Algumas pessoas votam só por obrigação mesmo, e
    não acreditam nos políticos.

    B) O papel da tecnologia é deixar mais informados, e é interessante sim,porque ajuda as pessoas escolherem melhor.

    C) As pessoas estão sendo dominados pela tecnologia. por ex: Eu mesma não sei ficar sem celular.

    Eliane Cristina Coelho. 3°B

    ResponderExcluir
  44. a)Relação de disconfiança e afastamento. Discordo disso totalmente, pois as pessoas só disconfiam e se distanciam por falta de informação e desconhecimento político. Devemos estudar política para não falharmos na hora de votar, sabermos selecionar o melhor candidato e acompanhar o trabalho do mesmo para lutar por nossos direitos e mudarmos pelo menos um poco a nossa triste realidade.

    b)A tecnologia vem a nos proporcionar maior possibilidade de acesso aos comportamentos e atitudes dos políticos por meio de pesquisas faceis. Isso vem a ser extremamente interessante pois podemos acompanhar os "acontecimentos políticos" para ficarmos por dentro do assunto.

    c)Sou de opnião contrária, pois nada tem prova concreta e não há possibilidade de sermos controlados por sistemas. Os sistemas operacionais são feitos para ser controlados e não controlarem. O homem é quem domina a tecnologia, pois é seu criador.

    ResponderExcluir
  45. a) A população tem receio de demonstrar o que pensa pois pensa que sua opinião não fará diferença para uns ou para outros, não acho que seja certo isto temos que ter nossa opinião dita e fazer com que ela seja ouvida e tenha sim importância para todos pois assim se faz a diferença.

    b) A tecnologia nos leva a caminhos antes jamais desvendados pela facilidade de acesso e disponibilidade que nos fornece, é totalmente aceitável a mudança de hábitos para que seja sempre o melhor para cada um de nos a aceitação é muito fácil diante de sua grandeza e todos se mobilizam para participar de toda tecnologia.

    c) A intenção não é de dominação mas sim de aperfeiçoamento, as próprias pessoas se deixam dominar pela tecnologia pois a facilidade que nos fornecem é tamanha a ponto de mudarmos totalmente nossos hábitos para nos mantermos por dentro de tudo que se passa a nossa volta a tecnologia nos proporciona tudo ao canse de nossas mãos.

    Aluna: Michelly Ataide Série: 3° ano B

    ResponderExcluir
  46. A-O povo anda desacreditados nos políticos e isto se deve graça a eles que já nos enganaram muito. e acabamos votando apenas por obrigação e não pensando no futuro de nosso pais. É nisto que eu acredito.
    B-Com a tecnologia as pessoas tem o poder de estarem sempre informadas do que elas acham necessário.Com isso elas adquiriram novos conhecimentos e liberdade de trocarem de opinião quando quiserem.
    C-A tecnologia vem nos dominado cada vez mais sem que agente perceba.com as suas técnicas de facilitar as coisa ela vem se tornando indispensáveis na vida de muitos.
    ALUNA:Anna flavia vieira de oliveira
    3°A

    ResponderExcluir
  47. aluna: vanessa candida
    A mídia tradicional tenta acompanhar esse movimento e, fazendo uso de seu poder comercial e midiático, passou a se envolver com o maior número possível de blogs. Falta pouco para que, através da Mass Self Communication, os movimentos sociais e os indivíduos em rebelião crítica comecem a agir sobre a grande mídia, a controlar as informações

    ResponderExcluir
  48. Com o uso da internet nas aulas, fica mais pratico o professor se interagir com os alunos e ainda postar o assunto no blog para que eles possam esta estudando.

    Miguel Filho. 2° C

    ResponderExcluir
  49. Em toda a sua vida,Friedrich Hegel,reunia seus amigos para celebrar à Revolução Francesa.Apesar de todas as limitaçoes, o movimento iniciado em 14 de julho de 1789 mostrou ao mundo privilégio, por mais estranho que seja uma sociedade, nunca será capaz de resistir à ação de um povo que decide tomar a história em suas mãos.

    Miguel Filho. 2°C

    ResponderExcluir
  50. Os professores e alunos precisam trabalhar informações em um processo de apreensão e compreensão de conteúdos significativo,utilizando as inovações, complementando o seu trabalho com os recursos que as novas tecnologias oferecem.
    izabela minuzzo 2°D.

    ResponderExcluir
  51. a) o povo mesmo não confiando no governo ainda tem a expectativa de que cada um pode fazer um pouco para melhorar ou seja com cada qual fazendo sua parte o Mundo pode se tornar melhor.
    Eu concordo porque em certa parte se todos fizerem o que é certo e se dedicarem o mundo pode se tornar melhor.

    b)Dois terços da população do planeta podem se comunicar graças aos telefones celulares, inclusive em lugares onde não há energia elétrica nem linhas de telefone fixo.
    Com isto pessoas isoladas podem ter fácil acesso a coisas que seriam difíceis e ate impossíveis de se acessar.

    c) sim. com certeza nem sempre existiu a tecnologia tão avançada como a de hoje, que nos trás facilidades em muitas coisas, como o celular que voce pode se comunicar com qualquer pessoa em qualquer lugar do Mundo.

    Aluna: Alessandra Martins Taroco 3°A

    ResponderExcluir
  52. a) Acho que podemos dizer que não temos escolha pois mesmo não confiando, são os únicos que estão lá, não tem outro melhor então é tentar acreditar que melhores mudanças viram.

    b)A tecnologia hoje é um papel extremamente importante no nosso dia-a-dia tanto pela comunicação a longa distancia, tanto para serviços de pequenos e grandes portes. Isso é muito interessante sim, pois,trás aquela sede de inventar a cada dia coisas novas, receber noticias sem levantar da cama etc.

    c) Realmente há uma certa dominação por parte da tecnologia em relação as pessoas, que por longa data já vem se beneficiando e acomodando com tanta facilidade na mão.

    2º c

    ResponderExcluir
  53. Com o uso dessa ferramenta (internet), nos possibilita um leque de opções, como podemos ver na forma de acesso que é mais rápida e atrativo. Pois hoje tudo que possa facilitar a nossa vida tem uma boa aceitação por todos!
    2°B Lorival.

    ResponderExcluir
  54. a) Muitas pessoas não interessam na política, e através disso elegem qualquer um para representar, mas também existem aqueles que acreditam no que e melhor para todos mesmo não acreditando nos políticos, muitas vezes eles dizem muitas coisa que pode ser util a população

    b)Devido o surgimento das tecnologias fomos beneficiados, pois tivemos a chance de formular novas opiniões da historia pois assim podemos ser mais eficazes e em menor tempo no que trabalhamos no dia a dia.

    c)a tecnologia tem seu lado bom e o lado ruim, tudo que é usado de forma exagerada prejudica o ser humano mas nós precisamos da tecnologia pra sobreviver:como celular entre muitas outras!

    ResponderExcluir
  55. a) A população tem receio de demonstrar o que pensa pois pensa que sua opinião não fará diferença para uns ou para outros, não acho que seja certo isto temos que ter nossa opinião dita e fazer com que ela seja ouvida e tenha sim importância para todos pois assim se faz a diferença.
    B) A tecnologia tem feito diferença na vida da população porém somente das pessoas que QUEREM
    fazer a diferença.
    Não adianta estar ligado no mundo da moda, facebook, twitter, futebol e não estar ligado naquilo que
    exercer uma influencia grande em nossa vida.
    Portanto a tecnologia, assim como todos os meios de conhecimento, é essencial quando usada adequadamente.

    C) Elas colocam individuos em escravidão. As pessoas se tornam dependentes, consumindo e comprando ainda mais.
    Fazendo com que as multi-nacionais, principalmente as norte-americanas, faturem ainda mais em cima de países semi-periféricos.

    Aluno: Adryel Venâncio Dias de Souza 3º Ano C Matutino

    ResponderExcluir
  56. a) Temos que fazer o nosso papel como cidadões. Demonstrando interesses e opiniões diante da realidade em que vivemos para que assim possamos ter o conhecimento e cobrarmos daqueles que nós elegemos.

    b) Assim como outras fontes de conhecimentos, temos que saber aplicar em nossa vida adequadamente, sendo eficaz para com o que buscasmos.

    c)Temos que usar toda essa facilidade em tecnologia, para o benefício,seja de uma comunidade ou próprio.

    Aluna: Larissa Camarao

    Turma: 3° ANO E

    ResponderExcluir
  57. o SMS, os Blogs, o Skype...
    A Mass Self Communication constitui certamente uma nova forma de comunicação em massa - porém, produzida, recebida e experimentada individualmente. Ela foi recuperada pelos movimentos sociais de todo o mundo, mas eles não são os únicos a utilizar essa nova ferramenta de mobilização e organiação. Jair Igor 3:C

    ResponderExcluir
  58. Concordo com a Aluna Jaque Reis do 3°D

    Pois muitas pessoas elegem seus candidatos por obrigação.Tenho a mesma opinião.. nas 3 atividades.

    Mariane Neves 3°Ano C matutino

    ResponderExcluir
  59. a) atualmente as pessoas elegem seus candidatos ,sem saberem qual seu projeto de trabalho ,e tambem nao ficam encima para cobrarem as coisas desses nossos politicos!

    B)que as pessoas fiquem mais informadas, e com isso tenham novas informações e mudar de opinião sempre! pois como dizia o "raul seixas" prefiro ser essa metamorfose ambulante do que ter a velha informação formada sobre tudo!

    c) Realmente há uma certa dominação por parte da tecnologia em relação as pessoas, que por longa data já vem se beneficiando e acomodando com tanta facilidade.

    Anna Paula
    3C

    ResponderExcluir
  60. O sistema e a tecnologia em si não veio para nos dominar é o que eu acredito então, muitos pode acreditar que eles nos domina mais na minha opinião não.

    josimeire 3ºE

    ResponderExcluir