terça-feira, 25 de outubro de 2011

O surgimento das nações

A idéia de nação é tão forte que parece, aos olhos dos menos avisados, que países como Brasil, Alemanha e Itália sempre existiram.  A nação é resultado de processos históricos recentes, vivenciados ao longo do século XIX. Leia o que afirma o texto do historiador Eric Hobsbawm.
“A característica básica da nação moderna e de tudo o que está a ela ligado é sua modernidade. Isso, agora, é bem compreendido, embora a suposição oposta - a de que a identificação nacional seja tão natural, fundamental e permanente a ponto de preceder a história – ainda seja tão amplamente aceita que talvez seja útil esclarecer a modernidade do vocabulário a respeito do assunto. O Dicionário da Real Academia Espanhola (...) não usa a terminologia de Estado, nação e língua no sentido moderno antes de sua edição de 1884. Aí, pela primeira vez, aprendemos que a língua nacional é a língua oficial e literária de um país e, à diferença de dialetos e línguas de outras nações, é a língua falada. (...) Antes de 1884, a palavra nación significava simplesmente o agregado de habitantes de uma província, de um país ou de um reino e também um estrangeiro. Mas agora era dada como um Estado ou corpo político que reconhece um centro supremo de governo comum e também o território constituído por esse Estado e seus habitantes, considerados como um todo – e, portanto, o elemento de um estado comum e supremo é central a tais definições, pelo menos no mundo ibérico”. HOBSBAWM, Eric J. Nações e nacionalismo. RJ: Paz e Terra,1990. P.27.
Agora responda:
a)Qual o significado de nação antes e depois de meados do século XIX ?
b)Explique as razões para a nação ser vista hoje, como algo que sempre existiu, desvinculada de um processo histórico.
c)Qual a importância de perceber a nação como algo recente e construído ao longo do tempo?

28 comentários:

  1. Reinos e ducados independentes, territórios da Igreja Católica, vastas áreas sob dominação estrangeira: esse era o cenário político da península Itálica após o Cogresso de Viena. Ao longo do século XIX, várias propostas defendiam a unificação desses povos e estados. Assim, surgiram novas nações como Itália. É importante compreender este aspecto da história. Leia, responda as questões, discuta com seus colegas e construa seu conhecimento. Bons estudos.

    ResponderExcluir
  2. a)Nação antes significava simplismente o agregado de habitantes de uma provincia, de um país ou de um reino, porém agora é dada como um Estado ou por um corpo político que reconhece um centro supremo de governo comum e também o território constituido por esse Estado e seus habitantes, considerados como um povo.

    b)Nós sempre associamos nação com agromeração de pessoas. Desde muito tempo ocorre essa agromeração, portanto em nossa concepção sempre existiu nação.

    c)

    Alunas: Bruna da silva e Luiza Crislene 3° D

    ResponderExcluir
  3. a) antes era voltada para a histórias recentes ao longo de cada século . Agora a sociedade é mais voltada para o modernismo , impacto esse , que vem sendo uma alternativa de estudo mais fácil e melhor para os habitantes .

    b) a sociedade é hoje , muito atualizada , ela poderia ter "saltado" sim , mas com épocas e tempos muitos diferentes que facilitaram a evolução de vários setores que hoje , faz a diferença e é essencial para a necessidade da população mundial .

    c) vendo como uma forma de superação , luta e tentar ter um acesso a tudo e a todos .

    Bárbara Porto : 3º C matu.

    ResponderExcluir
  4. a) nação antes era vista como um pequeno povoado, associado a um país ou um reino, mas hoje esta passou a ser um Estado, por possuir um cenário político formado,estruturado.

    b) o sentido de nação não se anula porque seja esta fracionada está entre vários Estados, ou porque várias nações se unam para a formação de um Estado. O Estado é uma forma política, adotada por um povo com vontade política, que constitui uma nação, ou por vários povos de nacionalidades distintas, para que se submetam a um poder público soberano, emanado da sua própria vontade, que lhes vem dar unidade política.

    c) A nação é algo recente porém constituída ao longo do tempo, pois com as formações políticas, vão surgindo novas leis estatais, por isso diz-se que é importante considerá-la algo recente pois as mudanças vão ocorrendo a cada dia que se passa.

    Poor: Kataynne 3°C

    ResponderExcluir
  5. a)Nação significava o amuntuado de habitantes de uma provincia, de um país.Agora é dado como um Estado um corpo politico .E também o território constituido por esse Estado e seus habitantes, considerados como um povo.

    b)Sempre associamos nação com agromeração de pessoas. A Muito tempo ocorre essa agromeração, portanto em nossa concepção sempre existiu nação.
    C)forma de superar barreiras.
    nome: Ian Curvo série: 3ºC

    ResponderExcluir
  6. Na Alta Idade Média, os feudos estavam inchando populacionalmente. Havia tbm o enfurecimento do rei que não tinha o poder nas suas mãos, pois os senhores feudais eram os representantes da nobreza que tinha o poder absoluto sobre os escravos e servos.relata as vidas de duas famílias durante a Guerra de Secessão e a subsequente Reconstrução dos Estados Unidos
    o fim do feudalismo e consquentemente o surgimento das nações, que viraram absolutistas.

    ResponderExcluir
  7. a)Antes era província, de um país ou de um reino e também um estrangeiro. hj e como um Estado ou corpo político que reconhece um centro supremo de governo comum.

    b)a nação sempre existiu, isso é oque move o mundo, e esse nação e a vontade de lutar pelo povo .

    c) a nação e um fato resente, que vai se fortalecendo com os anos , pela melhoria do País.


    Aluna:Juliana Gonçalves Caetano. 3°C matutino.

    ResponderExcluir
  8. 1) palavra nación significava simplesmente o agregado de habitantes de uma província, de um país ou de um reino e também um estrangeiro.
    aluna: yasmin rondon e dayane fernandes 2ªB

    ResponderExcluir
  9. a) Era vissta a naçao antes , como um pequeno povoado, jusnto a um reino, mas passou a ser um Estado, por possuir um cenário político formado,e com estrutura.

    b)Associamos nação com agromeração de pessoas. A Muito tempo há essa agromeração, portanto em nossa ideia sempre existi, houve nação.

    c)vendo como uma forma de superação , luta e tentar ter um acesso a tudo e a todos .

    Dandara Dias 3° B

    ResponderExcluir
  10. a)Antes era província, de um país ou de um reino e também um estrangeiro. hoje e como um Estado ou corpo político que reconhece um centro supremo de governo comum.

    b)a nação sempre existiu, isso é oque move o mundo, e esse nação e a vontade de lutar pelo povo .

    c) a nação e um fato resente, que vai se fortalecendo com os anos , pela melhoria do País.

    ResponderExcluir
  11. a)
    Antes a idéia daa nação éra tão forte que parecia, aos olhos dos menos avisados,e eram todas voltadas para a historia ao longo do tempo,hj em dia a sociedade e voltada para o tempo moderno.

    b)
    A naçao smpre existiu e era as relaçoes das pessoas agrumeradas,e vem de muitos tempos esse conjunto. pessoas lutando para as vontades dos povos.

    c)
    Tem a sensaçao de renovaçao da naçao sendo uma recurso qu eja vem a mais tempoos
    Josinete Ferreira 3b

    ResponderExcluir
  12. vanessa candida 3°b
    a) nação antes era vista como um pequeno povoado, associado a um país ou um reino, mas hoje esta passou a ser um Estado, por possuir um cenário político formado,estruturado.

    b) o sentido de nação não se anula porque seja esta fracionada está entre vários Estados, ou porque várias nações se unam para a formação de um Estado. O Estado é uma forma política, adotada por um povo com vontade política, que constitui uma nação, ou por vários povos de nacionalidades distintas, para que se submetam a um poder público soberano, emanado da sua própria vontade, que lhes vem dar unidade política.

    c) A nação é algo recente porém constituída ao longo do tempo, pois com as formações políticas, vão surgindo novas leis estatais.

    ResponderExcluir
  13. A)Significa um pequeno povoado, associado a um pais ou um reino, mas hoje esta passou a ser um estado, por ser um possuir um cenário politico formado, estruturado.

    B)Foi sempre associamos nação com agromeração de pessoas.A Muito tempo ocorre essa agromeração, portanto em nossa concepção sempre existiu nação.

    C)A nação é resente mais vai fortalecer ao passar do tempo.

    Fernando Viana 3º B

    ResponderExcluir
  14. a)Nação antes significava simplismente o agregado de habitantes de uma provincia, de um país ou de um reino, porém agora é dada como um Estado ou por um corpo político que reconhece um centro supremo de governo comum e também o território constituido por esse Estado e seus habitantes, considerados como um povo.

    b))Sempre associamos nação com agromeração de pessoas. A Muito tempo ocorre essa agromeração, portanto em nossa concepção sempre existiu nação.

    c)a nação e um fato resente, que vai se fortalecendo com os anos , pela melhoria do País.

    ResponderExcluir
  15. A) Significa um pequeno povoado, associado a um pais ou um reino, mas hoje esta passou a ser um estado, por ser um possuir um cenário politico formado, estruturado.

    B) Nós sempre associamos nação com agromeração de pessoas ou seja um grande grupo de pessoas. A muitos tempos ocorre essa agromeração(movimento), portanto em nossa concepção sempre existiu nação.

    gleisson pereira 3ºB

    ResponderExcluir
  16. Aluno : Anntony 2° C

    a) nação antes era vista como um pequeno povoado, associado a um país ou um reino, mas hoje esta passou a ser um Estado, por possuir cultura, estrutura e o mais importante Governante.

    b) a nação sempre existiu, isso é o que move o mundo, é essa nação, que vem com a vontade de lutar pelo povo, e ter o poder de ser a visão mundo e a história que não divulgam.

    c) Isso e um Luta de superação que não acabado só apenas evolui...

    ResponderExcluir
  17. a) antes era voltada para a histórias recentes ao longo de cada século . Agora a sociedade é mais voltada para o modernismo , impacto esse , que vem sendo uma alternativa de estudo mais fácil e melhor para os habitantes .

    b)o sentido de nação não se anula porque seja esta fracionada está entre vários Estados, ou porque várias nações se unam para a formação de um Estado. O Estado é uma forma política, adotada por um povo com vontade política, que constitui uma nação, ou por vários povos de nacionalidades distintas, para que se submetam a um poder público soberano, emanado da sua própria vontade, que lhes vem dar unidade política.

    c)Tem a sensaçao de renovaçao da naçao sendo uma recurso qu eja vem a mais tempoos

    YASMIN 3°D

    ResponderExcluir
  18. a) antes era voltada para a histórias recentes ao longo de cada século . Agora a sociedade é mais voltada para o modernismo ,e vem sendo uma alternativa de estudo mais fácil e melhor para os habitantes.

    b)O Estado é uma forma política, adotada por um povo com vontade política, que constitui uma nação, ou por vários povos de nacionalidades distintas,mas com épocas e tempos muitos diferentes que facilitaram a evolução de vários setores que hoje , faz a diferença e é essencial para a necessidade da população mundial .

    c)vendo como uma forma de superação , luta e tentar ter um acesso a tudo e a todos,e vai se fortalecendo com os anos , pela melhoria do País.

    ALUNO: RENNAN AUGUSTO 3ºD

    ResponderExcluir
  19. (a) Antes nação significava apenas acumulo de pessoas, hoje nação significa tecnologia, desenvolvimento assim voltando-se diretamente para o modernismo.
    (b) Pelo fato de nação ser associado ao acumulo ou quantidade de pessoas no mesmo local, cidade etc.
    (c) ....

    Everthon Martins 3ºc

    ResponderExcluir
  20. (a)- antes era voltada para a histórias recentes ao longo de cada século . Agora a sociedade é mais voltada para o modernismo , impacto esse , que vem sendo uma alternativa de estudo mais fácil e melhor para os habitantes .

    (b)-O Estado é uma forma política,Sempre associando naçoes com agromeração de pessoas.A nação é algo recente porém constituída ao longo do tempo, pois com as formações políticas, vão surgindo novas leis estatais.

    (c)- vendo como uma forma de superação eluta .

    ALUNA: Mikaelly Roseno
    Serie: 3°D

    ResponderExcluir
  21. a) Era voltada para a histórias recentes ao longo de cada século, sendo agora mais voltada para o modernismo que acaba sendo uma alternativa de estudo mais fácil.

    B) Nação é igual aglomeração por tanto quer dizer grande grupo de pessoas. A muitos tempos ocorre essa aglomeração esse movimento.

    c) São recentes porém são constituída ao longo do tempo, assim havendo as formações políticas, assim vão surgindo novas leis estatais.

    Aluna ; Anna Paula 3C

    ResponderExcluir
  22. A)Significa um pequeno povoado, associado a um pais ou um reino,e hoje ela passou a ser um Estado, por possuir cultura, estrutura e o mais importante Governante.

    B)A nação sempre existiu.
    Pelo fato de nação ser associado ao acumulo de pessoas no mesmo local.

    C)As mudanças vão ocorrendo a cada dia que se passa.


    Eliane Cristina Coelho. 3°B- Matutino.

    ResponderExcluir
  23. a) antes ela uma historia voltada para mas recente ou seja de cada seculo, e significava um povoado, que era uma associação de um pais e hoje ela é diferente é voltada para o estado, pela cultura e entre outros.

    b)é hoje uma sociedade atualicada, ela poderia ter "saltado" sim , mas com épocas e tempos muitos diferentes que facilitaram a evolução de vários setores que hoje , faz a diferença e é essencial para a necessidade da população mundial .

    c)tentavam todos metodos de acesso, e tinham como superaçãoa força

    ResponderExcluir
  24. vanessa candida 3ºb
    Antes a palavra nação significava simplesmente o agregado de habitantes de uma província, de um país ou de um reino e também um estrangeiro. Mas agora era dada como um Estado ou corpo político que reconhece um centro supremo de governo comum e também o território constituído por esse Estado e seus habitantes, considerados como um todo.

    ResponderExcluir
  25. a)Com o início das navegações no Atlântico e Pacífico por Portugal e Espanha um novo desenvolvimento econômico surgiu na Europa. O modelo colonialista fez surgir os dois primeiros Estados fortes e coesos na Europa. Foi um grande momento de riqueza cultural que fez surgir o Renascimento. As universidades européias viram surgir muitas idéias e o Humanismo e o Iluminismo se tornaram as grandes correntes de contestação dos valores da Igreja Católica.

    ResponderExcluir
  26. b)Hoje a sociedade e muito atualizada, O Estado é uma forma política, adotada por um povo com vontade política ou porque várias nações se unam para a formação de um Estado para que se submetem a um poder público, da sua própria vontade, que lhes vem dar unidade política.

    ResponderExcluir
  27. c)vão surgindo novas leis estatais, por isso diz-se que é importante considerá algo recente e as mudanças vão acontecendo a cada dia que se passa a nação e um fato resente, que vai se fortalecendo com os anos , pela melhoria do País.

    Marianne Barbosa 3C Matutino

    ResponderExcluir
  28. a) O termo Nação aproximava-se do
    conceito de Estado, articulava-se claramente com o de cidadania, relacionava-se com os de povo e cultura.

    b)Hoje em dia a sociedade é muito atualizada e por este fato o sentido de nação não se anula.


    c)Tem a sensaçao de renovaçao da nação sendo uma recurso que já vem a mais tempos atras.

    Alessandra Martins Taroco 3°A

    ResponderExcluir