terça-feira, 25 de outubro de 2011

Nasce um Brasil musical

O Brasil é um país reconhecidamente musical - tradição vinda dos tempos coloniais, em grande parte trazida pelos africanos, mas também pelos europeus. No dia a dia, essas heranças se mesclaram, nem sempre com a aprovação dos grupos de elite. O LUNDU, por exemplo, considerado por muitos especialistas como uma as raízes do samba era um dos muitos ritmos desenvolvidos pelos africanos e seus descendentes nas terras do Brasil. Assim como os batuques, jongos, congadas e congos, ele estava presente as reuniões e festividades dos africanos escravizados, libertos e colonos pobres. Ao som de instrumentos como o atabaque e a cuíca, alegrou muitas noites das famílias abastadas.

Aqui está um bom debate: que caminhos fizeram do Brasil um país independente? Foram os acordos políticos estabelecidos no governo de dom Pedro I ou os vínculos culturais, solidificados no dia a dia?
Para escrever sobre esta discussão leve em consideração os acontecimentos que marcaram o processo de independência, até 1822 e os acontecimentos que marcaram o Primeiro Reinado.
E ainda, como após a independência, foram solidificados os vínculos que ligavam os diferentes habitantes da ex-colônia portuguesa na América?

44 comentários:

  1. O Brasil é um país reconhecido musicalmente sua tradição vinda dos tempos coloniais, sua grande parte trazida pelos africanos, mas também pelos europeus.
    Aluna:Flavia Moraes.
    Serie:2º E

    ResponderExcluir
  2. No dia a dia, essas heranças se mesclaram, nem sempre com a aprovação dos grupos de elite. O LUNDU, por exemplo, considerado por muitos especialistas como uma as raízes do samba era um dos muitos ritmos desenvolvidos pelos africanos e seus descendentes nas terras do Brasil.
    Aluna: Kamila Nunes
    Serie: 2º E

    ResponderExcluir
  3. Douglas bedin 2°E
    O Brasil sim, é um país reconhecido musicalmente, principalmente com o Samba... Mas a Independencia do Brasil, acredito que foi por tratos politicos feito por Dom Pedro I...

    ResponderExcluir
  4. O Brasil é conhecido musicalmente pelo samba,pagode e outros. =]
    Kevin Giulianno~
    2ºE

    ResponderExcluir
  5. A musica brasileira recebeu varias enfluencias da musica europeia e africana formando assim novos estilos musicais so encontrados no Brasil
    aluno: Alexqandre Souza de menezes Junior
    2°ano E

    ResponderExcluir
  6. O Brasil foi influenciado pelos dois acontecimentos,pois com o acordo feito por Dom Pedro trouxe o Brasil a independençia e os estilos de cultura trouxe para o Brasil uma cultura cheia de diversidades .
    ALUNO:Luis fernando 2ºE

    ResponderExcluir
  7. Brasil é muito conhecido por sua principais trdições,no dia a dia essas heranças se mesclaram. Com seus som, com o batuque,alegrou noites de muita família.

    Aluna:Fernanda Aparecida de Moraes
    2º Ano E

    ResponderExcluir
  8. O Brasil é um país de diversidades principalmente quando se fala de musica, os traços africanos sao os mais aparentes pela forte cultura que ainda é exercida desde os tempos do brasil-colônia.

    Iasmin Freitas, 2°E

    ResponderExcluir
  9. O Brasil é um país musical conhecido pelo samba que sofreu uma influência do povo Africano.
    Aluno: Welliton Fernando
    2ºano E

    ResponderExcluir
  10. o brasil e reconhecido como um pais da terra do samba e musicalmente falando o brasil tem varias outras culturas como o sertanejo,fank,pagode e outros e muito bom eu gosto muito de musicas o brasil cada vez mas evolui com a musicas .

    ResponderExcluir
  11. alex junior]2e o brasil ficou conhecido musicalmente sim por ter varios ritimos de musicas...samba,pagode,sertanejo universitario,e claro o fank...;prediletos pelos brasileiros;;

    ResponderExcluir
  12. musical - tradição vinda dos tempos coloniais, em grande parte trazida pelos africanos, mas também pelos europeus. No dia a dia, essas heranças se mesclaram, nem sempre com a aprovação dos grupos de elite. O LUNDU, por exemplo, considerado por muitos especialistas como uma as raízes do samba era um dos muitos ritmos desenvolvidos pelos africanos e seus descendentes nas terras do Brasil. Assim como os batuques, jongos, congadas Rodney'Gomes

    ResponderExcluir
  13. Muitos especialistas consideram.O lundu como uma das raizes do samba,um dos ritmos criados pelos africanos e seus descendentes.Assim como varios ritmos esta presente em varias reuniões festivas africanas ALUNO:JOSINALDO 2 ANO E

    ResponderExcluir
  14. O Brasil é reconhecido musicalmente pela sua tradição vinda dos tempos coloniais, sua grande parte trazida pelos africanos, mas também pelos europeus. O lundu é co0nsiderado por especialistas como uma das raizes do samba, que foi criado pelos africanos.
    nome: Ian Curvo 3ºC

    ResponderExcluir
  15. A música do Brasil abrange diversas regionais de música influenciado por estilos Africano , Europeu e ameríndia formas. Depois de 500 anos de história, a música brasileira desenvolveu alguns estilos únicos e originais, tais como samba , zouk-lambada , lambada , choro , bossa nova , frevo , maracatu , MPB , sertanejo , rock brasileiro , axé , brega , entre outros. Samba se tornou a forma mais conhecida de todo o mundo da música brasileira, especialmente por causa do país do carnaval ,têm recebido muita atenção no exterior desde a década de 1950.
    Leticya Macedo 3D

    ResponderExcluir
  16. eu entendi sobre o brasil um pais musical foi uma tradiçao vinda pelos coloniais foi uma grande parte trazidas pelo africanos a raiz do samba foi uma das raizes trazidas pelos africanos foi um ritmo muiito desenvolvido trazido pelos descendentes da sua terra e ate hoje mantem essa tradiçao

    augusto marcus 2c

    ResponderExcluir
  17. o brasil é um pais reconhecido por sua musicalidade,um dos ritmos é o samba, que se tornou o principal ritmo brasileiro, especialmente por ser o pais do carnaval.

    ResponderExcluir
  18. De fato, o BRASIL é muito conhecido pelo rítimo da música principalmente pelo samba o rítimo mais quente brasileiro que é muito utilizado no carnaval ,pois é o BRASIL é rico não só pelo samba ,porém com outros rítimos como o setanejo, o pagode, o funk, e principalmente as músicas mpb

    aluna juciane aparecida da silva
    série 2°c

    ResponderExcluir
  19. o brasil é um pais reconhecido por sua musicalidade,um dos ritmos é o samba, que se tornou o principal ritmo brasileiro, especialmente por ser o pais do carnaval.
    2ºc

    ResponderExcluir
  20. Verdade o Brasil é um pais conhecido pelo samba pelas pessoas que gostam de uma festa colorida o Brasil é o pais do carnaval.

    Aluna: Ingrid Christina
    2°B

    ResponderExcluir
  21. A musica brasileira e reconhecida mundialmente, grandes cantores internacionais se inspiram nos nossos ritmos.
    Aluna: Thais Aves
    2ºB

    ResponderExcluir
  22. ALUNA: STEPHANNY DSO SANTOS ASSUNÇÃO SILVA 2º ANO B

    O Brasil tem uma grande cultura, e com ela o LUNDU. Essa tipica dança que era usadas pelos os escravos, num momentos de se divertir e descontrair. Faz daquele momento se torne um diverção já que eram escravisados. Essa além de ser dos nossos antigos escravos, ainda até hoje é praticada no nosso dia-a-dia por muitos jovens, adultos entre outro.

    ResponderExcluir
  23. Ludmila Cristina 2B vendas
    No dia a dia, essas heranças se mesclaram, nem sempre com a aprovação dos grupos de elite. O LUNDU, por exemplo, considerado por muitos especialistas como uma as raízes do samba era um dos muitos ritmos desenvolvidos pelos africanos e seus descendentes nas terras do Brasil.

    ResponderExcluir
  24. O brsil é rico em culturas.
    a dança é umas delas, ela da originalidade do seu País.
    O lundu era tipica dança que era usados pelos os escravos no passado, a dança pra eles era uma diverção e algo pra se sentir emoçoes ! Hoje em dia a dança tem varios tipos de grupos de dança cada um tem uma maneira de se expresar, eles tinham a dança LUNDU.

    aluna: yasmin xavier rondon
    Serie:2ªB

    ResponderExcluir
  25. ALUNA: VIVIANE SANTANA 2° B

    O Brasil é um país de diversidades principalmente quando se fala de musica, os traços africanos sao os mais aparentes pela forte cultura que ainda é exercida desde os tempos do brasil-colônia.
    O brasil tem muita culturae dança tipíca que ainda ate hoje sao praticado no nosso dia-a-dia

    ResponderExcluir
  26. O Brasil é conhecido como o país musical.
    Assim como os batuques, jongos, congadas e congos, ele estava presente as reuniões e festividades dos africanos escravizados, libertos e colonos pobres. Ao som de instrumentos como o atabaque e a cuíca, alegrou muitas noites das famílias abastadas.
    Marlene Souza 2º B

    ResponderExcluir
  27. O Brasil é um país reconhecidamente musical - tradição vinda dos tempos coloniais, em grande parte trazida pelos africanos, mas também pelos europeus.
    considerado por muitos especialistas como uma as raízes do samba era um dos muitos ritmos desenvolvidos pelos africanos e seus descendentes nas terras do Brasil.
    Alicicléia Souza 2°B

    ResponderExcluir
  28. No brasil, a cultura da musica é bem conhecida vindas dos tempos colonias em grande parte trazida pelos africanos,em varios ritmos, sons, e estilos.Assim dando a familias a alegria de seu pais.

    vanessa candida 3°b

    ResponderExcluir
  29. NO Brasil e conhecida pelos suas culturas trazidas pelos povos africanos, sao misturas de culturas que que da variaçoes e ,misturas entre todas as partes do mundo POis assim cada regiao conhecia a cultura musical e danças de outros locais
    JOsinete Ferreira 3ano b

    ResponderExcluir
  30. Essa é uma herança maravilhosa para o nosso país..... É a história de um povo que tem em suas raizes uma grande riqueza. Josane 3° B

    ResponderExcluir
  31. Acredito sim que o Brasil foi muito influenciado pelos europeus e africanos mais isso foi bom por que com essa mistura ritmos musicais que so emcomtramos aki no Brasil e pra dexa claro cada estado tem o seu proprio estilo musicais entao Brasil graças a Deus e um país muito musical !

    ResponderExcluir
  32. O Brasil é reconhecido por suas culturas diversificada,e muito rica.O exemplo que o texto deu foi a musica, em especial o Lundu que é um ritmo trazido da Africa pelos negros.

    Thayane Pereira 2°D

    ResponderExcluir
  33. entendi que o Brasil é um país reconhecidamente musical.
    no Brasil e conhecida pelos suas culturas trazidas pelos povos africanos.
    Alcides Almeida 2° D

    ResponderExcluir
  34. O brasil é um pais reconhecidamente musical a tradição vinda dos tempos na coloniais , em grande parte trazida pelos africanos , mas também,pelos europeus. izabela 2d

    ResponderExcluir
  35. Aluno: Anntony 2° C

    O Brasil e uma grande fabrica de cultura, e com ela o LUNDU. Essa tipica dança que era usadas pelos os escravos para se divertir e esquecer dos momentos ruins, além do LUNDU à diversas outras danças,ritmos,musicas que são culturas do brasil de diferente regiões e povos...

    ResponderExcluir
  36. assim como os africanos se divertiam com a música, nós hoje também nos divertimos ccom elas e no Brasil o rítmo mais usado dessa época até os nossos dias é o samba e quão bom ele é. Luara Ramos 2° Ano C

    ResponderExcluir
  37. O Brasil é um país reconhecidamente musical, o Lundum, considerado por muitos especialista como raízes do samba, muitos dos ritmos desenvolvidos pelos africanos e seus descendentes nas terras do Brasil.

    Francieli v. dos Santos
    2ºc

    ResponderExcluir
  38. O Brasil é um país reconhecidamente musical - tradição vinda dos tempos coloniais, em grande parte trazida pelos africanos, mas assim como os batuques, jongos, congadas e congos, ele estava presente as reuniões e festividades dos africanos escravizados, libertos e colonos pobres. Ao som de instrumentos como o atabaque e a cuíca, alegrou muitas noites das famílias abastadas.

    Márcia Melo 2°E

    ResponderExcluir
  39. O Brasil é um país reconhecidamente musical - tradição vinda dos tempos coloniais, em grande parte trazida pelos africanos, mas também pelos europeus.Assim como os batuques, jongos, congadas e congos, ele estava presente as reuniões e festividades dos africanos escravizados, libertos e colonos pobres. Ao som de instrumentos como o atabaque e a cuíca, alegrou muitas noites das famílias abastadas.

    Márcia Melo 2°E

    ResponderExcluir
  40. Aluna: Deize Silva 2° ano E.

    O Brasil é um país de diversidades, e percebemos isto , pois, a cada canto dos estados brasileiros , vemos então diversidades culturais maravilhosas e que realmente é de se orgulhar. E Deste ponto vemos que o Brasil Busca suas origens musicas e entre outras desde do tempos coloniais.Tendo Suas origens,em grande parte trazida pelos africanos, mas também pelos europeus. E para que o país se tornasse independente de se próprio com tradições politicas etc ... E para isso acontecer conteve ajuda do período colonial, e pela uma sociedade em busca de crescimento .

    ResponderExcluir
  41. Aluna: Taynara Santos Loppes
    2°B
    Tradição vinda do tempos de colonias em grande parte trazida pelos africanos também pelos europeus.
    O Lundu não era aceito pela elite, porem era considerado uma raiz de samba que esta presnte nas festividades dos africanos escravizados o batuque, jongo, congados, e congos.
    A musica já nascia desda escravidão, porem com o tempo aperfeisoando dia após dia, somos um país independentes .

    ResponderExcluir
  42. Eu acredito que a politica de DON PEDRO I fez muita difernça na independencia do brasil.
    O Basil é muito conhecido pela cultura africana
    na época da independencia, os intrumentos que os africano tocava eram chamados de:batuques, jongos, congadas, congos.Assim fazendo reuniões e festividades para os escravizados.
    yasmin fernanda 3° A MATUTINO

    ResponderExcluir
  43. O Brasil é um país de diversidades principalmente de musicas, os traços africanos são os mais presentes pela forte cultura que ainda é exercida desde os tempos do brasil-colônia.

    Alessandra Martins Taroco 3°A

    ResponderExcluir
  44. UM PAÍS COM TANTAS MESCLAGEM COMO O BRASIL,SE TORNA CONHECIDO, MUNDIALMENTE PELAS SUAS DIFERENÇAS CULTURAIS. FORAM AMBAS A COISAS: O ACORDO E OS VÍNCULOS SOCIAS DO DIA A DIA.

    ResponderExcluir