domingo, 9 de outubro de 2011

História do André Avelino Ribeiro

ANDRÉ AVELINO RIBEIRO


Filho de :        Pedro Alexandrino Ribeiro
                        Francisca Martinha Campos
Nascido em 10 de novembro de 1887, em Cuiabá, Mato Grosso
Brasileiro, casado, professor.

            Foi aluno do grande educador Professor Frederico Teixeira, de quem foi auxiliar, juntamente com Romeu Manoel Pinto, Antônio Alberto Pais de Barros e outros mestres.
            Foi casado com Risoleta Pinto Ribeiro, que atuou como professora adjunta. Viveram juntos mais de cinquenta anos e tiveram doze filhos. Três morreram ainda pequenos e oito no decorrer dos anos. Viva apenas Catarina Ribeiro Coury, viúva de Waldemar Francisco Coury, residente em São Carlos, SP.
            Montou o seu primeiro Colégio com o nome de “Colégio São Pedro” na Travessa da Assembléia, na Rua Barão de Melgaço. Aí ficou poucos anos. Em 1905 , já com mais alunos, adquiriu um casarão na Rua Tenente Coronel Duarte no. 24, “Morro da Prainha”, como era popularmente chamado. Lecionava o Curso Primário e Admissão ao Colégio Estadual, com alunos internos e semi-internos. Recebia em seu Colégio muitos alunos, alguns considerados “difíceis”, e tratava a todos com igual serenidade, pela qual ficou conhecido. Era chamado por todos de “Mestre André Avelino”, do que muito se orgulhava.
            Foi por algum tempo Diretor da Escola Normal , enquanto sua esposa e filhos mantinham o Colégio funcionando.
            Por amor à profissão e ao Colégio, voltou a trabalhar como professor.
Trabalhou por quarenta e cinco anos.
            Tendo que se aposentar, vendeu a propriedade onde funcionava o Colégio para o Clube Esportivo Dom Bosco, que tinha como presidente na ocasião (1957) o Major Caracíolo Azevedo de Oliveira.
Mudou-se então com a esposa para Campo Grande. Morou com o filho Luiz Gonzaga e esposa por quinze anos. Em janeiro  de 1962 faleceu sua esposa. Ficando viúvo, morou mais alguns anos em Campo Grande.
Em 1970 foi morar com a filha em Ribeirão Preto.
Faleceu em 24 de fevereiro de 1980, tendo então noventa e três anos de idade.
Recebeu muitas homenagens de amigos e ex-alunos, inclusive do Senador Gastão Muller, que no Senado Nacional manifestou profundo pesar pelo falecimento do “Mestre André Avelino”.
Foi agraciado pela Universidade Federal e Mato Grosso com a Medalha do Sesquicentenário da Independência, em reconhecimento aos beneméritos serviços prestados à educação em Mato Grosso.
“In memorian”, foi dado o seu nome a uma Escola Pública , perpetuando assim o nome do “Mestre”, que dedicou sua vida à educação.

97 comentários:

  1. Vamos conhecer um pouco da história de nossa escola. Quem foi André Avelino Ribeiro? Porque foi homenageado tendo seu nome em uma escola pública? Façam a leitura do texto e façam seus comentários.

    ResponderExcluir
  2. Conhecer um pouco do surgimento do nome Andre avelino, sem conhecimento algum porque dese nome, mas da pra perceber que Andre Avelino se preocupava muito com a educaçao e nisso ele investia sempre na educaçao era preocupado nessa area e foi reconhecido meritamente ,e foi homenageados com uma escola publica levando seu nome.
    Quem foi Andre Avelino?Foi aluno do grande educador Professor Frederico Teixeira, de quem foi auxiliar, juntamente com Romeu Manoel Pinto, Antônio Alberto Pais de Barros e outros mestres.
    porque foi homenageado tendo seu nome em uma escola pública? por ele ser muito apegado a escola,foii diretor de escolas pequenas ,Foi agraciado pela Universidade Federal e Mato Grosso com a Medalha do Sesquicentenário da Independência, em reconhecimento aos beneméritos serviços prestados à educação em Mato Grosso.

    ResponderExcluir
  3. Deize Silva' 2° Ano E
    ''André Avelino '' , pode se entender que foi um saudoso educador que começou por baixo como muitos, e focando em superar e alcançar seus objetivos, ressaltou também em estar e aprender com os grandes e uns dos melhores mestres , como por exemplo o grande educador Professor Frederico Teixeira,juntamente com Romeu Manoel Pinto, Antônio Alberto Pais de Barros e outros mestres.
    Fez da sua a sua vida um marco, para que muitos seguissem seu exemplo de um bom aluno, educador e buscando sempre ampliar seus conhecimentos(...)
    André Avelino fez muito pelo estado de Mato Grosso, e recebeu muitas homenagens e méritos por ser um grande exemplo a todos , e com certeza a ser seguido.
    -Homenagens de amigos e ex-alunos, inclusive do Senador Gastão Muller, que no Senado Nacional manifestou profundo pesar pelo falecimento do “Mestre André Avelino”.
    Foi agraciado pela Universidade Federal e Mato Grosso com a Medalha do Sesquicentenário da Independência(Serviços prestados a educação em Mato Grosso).
    “In memorian”, foi dado o seu nome a uma Escola Pública. E por ter sido um Grande Educador recebeu o nome de '' Mestre'' , onde realmente foi merecido.
    Obs: Realmente a sua história ampla e cheia de gestos e memorias marcantes é de se orgulhar a todos que teve o prazer de conhece lo.

    ResponderExcluir
  4. "ANDRÉ AVELINO RIBEIRO"
    Foi aluno do grande educador Professor Frederico Teixeira, de quem foi auxiliar, juntamente com Romeu Manoel Pinto, Antônio Alberto Pais de Barros e outros mestres.Fez da sua a sua vida um marco, para que muitos seguissem seu exemplo de um bom aluno, educador e buscando sempre ampliar seus conhecimentos
    Foi por algum tempo Diretor da Escola Normal , enquanto sua esposa e filhos mantinham o Colégio funcionando.Por amor à profissão e ao Colégio, voltou a trabalhar como professor.Em 1970 foi morar com a filha em Ribeirão Preto.
    Faleceu em 24 de fevereiro de 1980, tendo então noventa e três anos de idade.“In memorian”, foi dado o seu nome a uma Escola Pública , perpetuando assim o nome do “Mestre”, que dedicou sua vida à educação.

    Aluna:natalia silva
    serie:3°B

    ResponderExcluir
  5. André Avelino Ribeiro foi um grande mestre educador, professor que exerceu a profissão durante 45 anos, foi casado e teve 12 filhos. Pelo seu excepcional trabalho na área da educação foi homenageado de várias formas, uma delas foi feita através da medalha Sesquincentenária da Independência, após sua morte teve o seu nome dado a uma escola pública da qual faço parte Escola Estadual André Avelino Ribeiro que neste mês completou 31 anos de funcionamento em plena formação. Pauliana Ribeiro 2°C

    ResponderExcluir
  6. Andre Avelino foi um grade educador.Fez da sua a sua vida um marco, para que muitos seguissem seu exemplo de um bom aluno.

    Aluno:Flavia Aparecida de Moraes
    Serie:2º E
    Matutino

    ResponderExcluir
  7. para mim é uma honra poder estudar em uma escola que leva o nome de uma pessoa muito importante na historia.
    kamila nunes 2°ano E

    ResponderExcluir
  8. ALUNO: LUCAS HYAGO 2° ANO E.
    André Avelino Ribeiro, foi um grande educador, e como um bom exemplo a ser seguido começou sendo um aluno exemplar, com grandes mestres que o ensinaram a ser o grande homem que foi surgindo ao longo do tempo pelas suas grandes obras. E quando faleceu foi lembrado por grandes homenagens , como exemplo : Colocado uma escola Publica em seu Nome , e premiações enclusive na UFMT.

    ResponderExcluir
  9. André Avelino Ribeiro foi um grande educador que dedicou sua vida a educação por 45 anos. Teve 12 filhos e depois de sua morte foi homenageado com seu nome dado a uma escola estadual.
    aluno: Alexandre Souza de Menezes Junior 2°ano (E)

    ResponderExcluir
  10. Douglas Bedin 2°E
    Mestre André Avelino Ribeiro, Foi um Educador que começou de baixo, acompanhando o seu pai, assim foi crescendo e amando cada vez mais a sua profissão, após a morte, foi homenageado por vários amigos e ex-alunos, e pela cidade também onde foi feita uma escola, com o seu nome, em homenagem.

    ResponderExcluir
  11. bom a historia de andre avelino fala q ele foi um grande educador e um grande diretor bom as homenagens para ele que ele foi um grande mestre que deu aula 45 anos e teve 12 filhos esse e o cara por isso ele foi homenageado com o nome dele na nossa escola e nesse mes completou 31 anos de funcionamento e formando cada vez mas formando alunos para faculdade e trabalhos .

    ResponderExcluir
  12. alex 2e .....andre avelino foi grande professor que deixou varios amigos queridos e es alunos; foi um grade homem mas ficou conhecido por ser um belo mestre um grade educador deu uma boa educaçao para todos fez por merecer uma homenagem como o seu nome pela escola. andre avelino ribeiro..

    ResponderExcluir
  13. É interessante estudar um pouco mais sobre o a historia desse educador, que na particularmente não conhecia. O que podemos entender sobre a vida e história de Andre Avelino era o amor que exercia dentro da sala de aula; o amor pela educação e pela vida a serviço da aprendizagem, mesmo diante de tantos momentos dificeis que a sua familia e vida passaram. Foi homenageado pela dedicação que ele tinha com seu trabalho, e Cuiabá soube reconhecer isso.

    Iasmin Cristin Freitas, Segundo E

    ResponderExcluir
  14. André Avelino Ribeiro, foi um grande educador e contribuiu muito para a educão em Mato Grosso. Foi agraciado pela Universidade Federal e Mato Grosso com a Medalha do Sesquicentenário da Independência, em reconhecimento aos beneméritos serviços prestados à educação em Mato Grosso.

    Kevin GiuLiaNNO~
    2º E

    ResponderExcluir
  15. André Aavelino foi um homem educador, casado com Rrisoleta Pinto Ribeiro, foi com ela que teve seus doze filhos e os perderam.Montou seu primeiro colégio "São Pedro",trabalhou até seus 45 anos, recebeu homenagens dos seus ex-alunos,foi agradiciado por a universidade federal de Mato Grosso.Seu falecimento deixaram saldades ao seus amigos e ex-alunos e foi nomeado a uma escola publica de Cuiabá "Andr´e Avelino Ribeiro".

    Aluna:Fernanda Aparecida de Moraes
    2º ano E

    ResponderExcluir
  16. André Avelino Ribeiro foi um grande Homem foi considerado Mestre da educação, ficou durante 45 anos na educação dedicando sua vida e depois de sua morte foi homenageado com o seu nome dado a escola.
    Aluno: Welliton Fernando 2ºano(E)

    ResponderExcluir
  17. André avelino.
    Foi um grande educador
    de de grande respeito professor que exerceu a profissão durante 45 anos
    Mestre andré avelino :)
    foi homenageado Recebeu muitas homenagens de amigos e ex-alunos, inclusive do Senador Gastão Muller, que no Senado Nacional manifestou profundo pesar pelo falecimento do “Mestre André Avelino”.
    Foi agraciado pela Universidade Federal e Mato Grosso com a Medalha do Sesquicentenário da Independência, em reconhecimento aos beneméritos serviços prestados à educação em Mato Grosso.
    “In memorian”, foi dado o seu nome a uma Escola Pública , perpetuando assim o nome do “Mestre”, que dedicou sua vida à educação Rodney Gomes ;*

    ResponderExcluir
  18. ALUNA: MARIELLEM DIAS 2° ANO E .
    André Avelino Ribeiro ao longo de sua vida foi demostrando exclusive no estado de Mato Grosso, seus cuidados a educação , exemplar aluno, professor e diretor, conteve grandes obras significativas para educação,por ter se dedicado a aprendizagem á educação o estado de Mato Grosso em seu falecimento o lembrou.

    ResponderExcluir
  19. Andre Avelino foi um grande homem, um grande cidadao, um grande educador Ele lutou pelo que ele queria e conseguiu. Alem de ser considerado um mestre, foi passado de geração a gereção para seus filhos. Sua filha foi tambem para a area da educação mostrando que o amor por ensina outras pessoas era de familia mesmo.
    Andre Avelino e foi considerado um Mestre da Educação pela sociedade, as homenagem que ele recebeu por varias pessoas, como seus alunos, pela Universidade Federal de Mato Grosso, e tambem pelo Senador que prestou homenagem ao seu falecimento no Senado Nacional.

    Aluno : Gustavo Oliveira
    2°Ano E

    ResponderExcluir
  20. André Avelino foi um aluno do grande educador professor Frederico Teixeira.Ele foi casado com Risoleta Pinto Ribeiro,viveram juntos mais de cinquenta anos e tiveram doze filhos.Montou o seu primeiro colégio como nome de colégio São pedro.foi dado o seu nome a uma escola pública ,perpetuando assim o nome do mestre ,que dedicou sua vida a educação.

    ResponderExcluir
  21. Nome: Agatha Michely 2° ano E.
    Mestre Avelino Ribeiro assim chamado por seus grandes feitos , foi um grande homem homenageado deste modo por suas obras em gestão da educação.

    ResponderExcluir
  22. ANDRE AVELINO RIBEIRO foi um grande homem que teve muita garra, força , foi um professor respeitado pelas pessoas de MATO GROSSO CUIABÀ e conhecido pelos seus metodos , aspectos de ser um grande homem honesto e dedicado ao seu trabalho.
    viviu por mais de 90 anos e dedicou 45 anos de sua vida ao ensino.apos sua morte recebeu varias homenagens inclusive uma escola que foi fundade que recebeu seu nome de homenagem em 1980 .


    ps; Igor rodrigue 2ºE

    ResponderExcluir
  23. ANDRÉ AVELINO RIBEIRO
    Nascido em 10 de novembro de 1887, em Cuiabá, Mato Grosso.Foi agraciado pela Universidade Federal e Mato Grosso com a Medalha do Sesquicentenário da Independência, em reconhecimento aos beneméritos serviços prestados à educação em Mato Grosso.
    “In memorian”, foi dado o seu nome a uma Escola Pública , perpetuando assim o nome do “Mestre”, que dedicou sua vida à educação.

    MŔCIA MELO 2°E

    ResponderExcluir
  24. André Avelino Ribeiro ao longo de sua vida foi demostrando exclusive no estado de Mato Grosso, seus cuidados a educação , exemplar aluno, professor e diretor, conteve grandes obras significativas para educação,por ter se dedicado a aprendizagem á educação o estado de Mato Grosso em seu falecimento o lembrou.
    Andre Avelino foi um grande homem, um grande cidadao, um grande educador Ele lutou pelo que ele queria e conseguiu. Alem de ser considerado um mestre, foi passado de geração a gereção para seus filhos.

    Nome: Edervan Ribeiro
    2°Ano E

    ResponderExcluir
  25. Nome:Patricia Pego 2° ano E.
    André Avelino Ribeiro, foi um exemplo a ser seguido, um exemplar aluno, professor e Diretor, ao longo de seu tempo de carreira como educador ''45 anos'', se preocupou se com a educação de Mato Grasso , e pelo seus grandes feitos em seu falecimento foi homenageado , com o seu nome em uma escola publica.

    ResponderExcluir
  26. André Avelino foi um grande homem que sempre teve grandes objetivos.Nasceu em Cuiaba e criou duas escolas .E umas dessas escolas teve seu nome homenageado

    ResponderExcluir
  27. André Avelino foi um homem de muita honra que teve uma vida de muitas lutas e conquistas dedicou-se por mais de metade de sua vida ao ensino, com ajuda de sua esposa Risoleta fundou sua primeira escola e foi adiminstrando por muitos anos, conquistou respeito e consirderação. Após sua morte recebeu várias homenagens. Em 1980 uma escola aí recebeu o seu nome e até hoje vem formando o futuro do Brasil
    By: Gerson Faria 2ºE

    ResponderExcluir
  28. André Avelino Ribeiro nasceu em 1.887 em Cuiabá MT. Ele lutou muito pela educação em MT,onde criou sua proprio Colegio onde tratava todos com igualdade .foi homenageado por muitos amigos e ex-alunos.Em sua memoria foi dado seu nome a Escola que estudamos André Avelino Ribeiro.ALUNO:JOSINALDO 2 ANO E

    ResponderExcluir
  29. André Avelino foi um grande mestre, o qual escolheu a educação como uma profissão e adquiriu muito amor a ela, tratava a todos alunos com igualdade, um grande homem, sua história deve ser reconhecida e lembrada por todos nós cuiabanos.

    Por: Graciellen Ferreira 3 D

    ResponderExcluir
  30. ele foi um grande aluno , mt estudioso , por que em “In memorian”, foi dado o seu nome a uma Escola Pública , perpetuando assim o nome do “Mestre”, que dedicou sua vida à educação.

    ResponderExcluir
  31. André Avelino foi um professor,que com muita lutou obteve uma escola onde lecionava e sua escola ficou conhecida por tratar a todos com igualdade.Depois de vender sua escola se mudou para Campo Grande,depois de um tempo ficou viuvo.Morreu com seus 94 anos.E em sua homenagem foi criada uma escola com seu nome,situada em Cuiabá-MT.
    Por:Samara Thaisa 3°D

    ResponderExcluir
  32. Mestre ' André Avelino" foi um homem muito importante educador, que teve em sua vida muitas conquistas um homem que ultrapassou seus limites e foi além para conseguir o que queria. Um homem muito importante, que hoje nos favorece muito.

    Luana cristina
    3º D

    ResponderExcluir
  33. Foi um grande educador,um homem que deixou grandes forças e superação.SE deu a homenagem a ele por ser um que nunca desistiu de nada.
    Por ser um educar que ajudou a mt a ter um bom ensino.
    ALUNA:BRUNA m. w.
    serie:3 D

    ResponderExcluir
  34. O Mestre André Avelino, cuiabano, casado, foi ensinado por grandes nomes da Educação escolar, teve 12 filhos alguns morreram, fundou uma escola onde não durou por muito tempo; recomeçou em outro lugar como diretor e sua esposa e filhos os ajudando. Anos depois se aposentou, mudou-se com a familia. Perde sua esposa, se muda novamente. Falecendo. Foi homenageado por ter se dedicado inteira junto da familia "O Mestre".

    NESLÂYNNE P. MORAES
    3ºD

    ResponderExcluir
  35. André Avelino foi um grande homem que sempre teve grandes objetivos.Nasceu em Cuiaba e criou duas escolas .E umas dessas escolas teve seu nome homenageado.
    E por conseguite, deixa um cartel enorme para novos alunos seguir o seu historico.
    3°D

    ResponderExcluir
  36. É de extrema importância sabermos a historia de André Avelino, pois foi homenageado por educadores em seu nome em um colégio público. Isso só foi possível porque durante uma vida inteira ele se dedicou á educaçaõ9 e foi sempre um aluno exemplar, logo ápos diretor, exemplares.
    Caleb Chaves 3º D

    ResponderExcluir
  37. JAQUELINE OLIVEIRA 3º ANO D

    ANDRÉ AVELINO RIBEIRO!
    É MUITO BOM CONHECER SOBRE A ORIGEM DO NOME DESTA ESCOLA
    ANDRÉ AVELINO RIBEIRO FOI UM GRANDE EDUCADOR
    UM HOMEM QUE TEVE 12 FILHOS E TRABALHOU POR 45 ANOS POR AMOR Á PROFISSÃO DEDICOU SUA VIDA Á EDUCAÇÃO!!

    ResponderExcluir
  38. André Avelino foi um professor nascido em Cuiabá- MT 10 de novembro de 1887 e que se dedicou por aproximadamente 45 anos à educação, dando merecidamente seu nome a uma escola para perpetuar o nome de Mestre.

    alunas: Bruna da Silva e Luiza Crislene 3° D

    ResponderExcluir
  39. André avelino foi um homem que dedicou sua vida a ensinar, coisa que não é muito fácil de se fazer, mas graças a seu amor a profissão conseguiu tornar-se um grande homem, tendo seu nome lembrado em uma das escolas publicas de Cuiabá.

    ResponderExcluir
  40. Andre Avelino foi um homem que dedicou a sua vida ao ensino. Dedicando aproximadamente 45 anos á educação . Após sua morte seu nome foi dado a um das escolas de Cuiaba homenagiando por ser um otimo aluno e também por ter sempre dedicado sua vida ao ensino.

    Aluna: Adriana Teixeira 3° ano C

    ResponderExcluir
  41. E sempre bom conhecer a historia do nosso patriota escolar ,para estarmos por dentro da cultura da nossa escola,ele voltou sua vida para ensinar a todos,era uma pessoa brilhante com grande potencial de ensino , e fazia parte da melhor elite de professores ,sempre desempenhado a ensinar a todos

    Aluno: João Paulo 3º C

    ResponderExcluir
  42. André Avelino , foi um professor de grande prestígio e de grande proporção , que ele lutou pela uma forma de estudo justa , melhorada e escolheu o estudo , como uma forma de amor e dedicação . Forma essa que foi reconhecida pela redondeza de nossa cidade e teve o seu nome na nossa escola , como uma alternativa de um lugar que dá ensino e acesso a novas portas para o mundo lá fora .

    Bárbara Porto : 3º C matu.

    ResponderExcluir
  43. Conhecer um pouco de sua história nos leva a refletir o quanto foi importante para a nossa educação e foi por ser um grande educador, batalhador, que foi homenageado tendo seu nome como nome da nossa escola .

    Poor : Kataynne 3°C

    ResponderExcluir
  44. André Avelino,foi um grande educador e contribuiu muito para a educão. Ele foi muito importante para nossa educaçao um desses reconhecimentos foi a homenagem que ele recebeu pela (UFMT).
    aluno: Ian Curvo 3ºC

    ResponderExcluir
  45. André Avelino Um grande exemplo para todos nós,batalhador, e lutoupara conseguir seus objetivos .
    o longo de tua caminhada
    tu guiaste nosso caminho...
    Mostraste-nos a cada momento compreensão,
    luta, paciência, inteligência
    e dedicação.
    E diante disso carregamos juntos na bagagem da vida o ensinamento eterno.
    A tua estrela continuará sempre brilhando...

    Leticya Macedo 3D

    ResponderExcluir
  46. André avelino foi aluno do grando esducador Frederico Teixeira de quem foi auxiliar juntamente com Romeu Manoel Pinto.
    Foi casado com Risoleta ,montou seu primeiro colégio com o nome de ''São Pedro'' , foi algum tempo diretor da escola normal.
    Voltou por amor,por anos.
    Morreu em 1982,recebeu então homenagens pela Universidade Federal a escola com seu nome, André foi um grande educador ,exemplo que morreu nos seus 93 anos de idade.

    Aluna:Erilaine A. Fernandes 2º C

    ResponderExcluir
  47. foi aluno do grande professor Frederico Teixeira de quem foi auxiliar.Ele foi agraciado pela universidade federal de Mato Grosso com a medalha do sesquicentenário da independência ,em reconhecimento aos benemeritos serviços prestados á educaçaõ em MT.
    "In memorian",foi dado o seu nome a uma escola publica,perpetuando assim o nome de "mestre",que dedicou sua vida a educação.
    LUCIENE 2 C

    ResponderExcluir
  48. Foi um professor que passou a vida ensinando. E por ser um grande educador recebeu várias homenagens, inclusive seu nome foi dado a uma escola pública, ele foi um Mestre na educação, e era assim que ele era chamado pelos outros...
    Mayara 2°C

    ResponderExcluir
  49. LORRANNE E JANAYNA 2° C

    RECEBEU MUITAS HOMENAGENS DE EX-ALUNOS, FOI AGRACIADO PELA UNIVERSIDADE, INCLUSIVE DO SENADOR Gastão Muller, e no senado nacional manifestou profundo pesar pela morte do mestre Andre Avelino.
    Foi dado o seu nome a uma escola publica, perpetuando a si o nome do mestre, que dedicou a sua vida a educação.
    Francisco Martinho foi um grande educador nasceu em 10 de novembro de 1887, em Cuiabá,MT.
    E era chamado por todos de "MESTRE ANDRÉ AVELINO".

    ResponderExcluir
  50. André Avelino Ribeiro um homem exemplar que por sua contribuiçaõ á educaçaõ recebeu muitas homenagens por ter sido um otimo mestre com seu esforço e dedicaçaõ formou pessoas e estudou com pessoas de otimo caráter,e um desses amigos decidiu homenagialo com seu nome em um escola publico, escola essa que hoje tem 31 anos.
    JOSIMEIRE 2* c

    ResponderExcluir
  51. Aluno: Anntony 2 ° C Matutino
    André Avelino Ribeiro
    Andre , foi um professor de grande prestígio e de grande proporção , que ele lutou pela uma forma de estudo justa ,além de ser amigo e um bom historiador.
    era um exemplo que pouco tinha nessa época...

    ResponderExcluir
  52. foi um aluno de um grande educador sempre lecionava o curso primario e admissao estadual como alunos internos e semi internos e recebe muitos alunos dificeis e sempre tratavam todos com toda serenidade pelo qual foi conhecido e seu primeiro colegio foi o colegio sao pedro fundado em 1905

    augusto marcus 2c

    ResponderExcluir
  53. ALUNA: STEPHANNY DOS SANTOS ASSUNÇÃO SILVA 2º ANO B

    É bom saber com nossa querida escola, que todos os dias estamos nela para ter um boa educação, é sempre legal saber que o nome dela teve uma grande história, e que foi feita diferença na nossa sociedade. Concerteza André Avelino Ribeiro fez a diferença não só na sua vida mais na educação de todos os nossos jovens, não só de cuiabá fazendo que nossos jovens adquiram conhecimento.
    GRANDE ANDRÉ AVELINO RIBEIRO

    ResponderExcluir
  54. Aluna:Ingrid Christina 2°
    André Avelino Ribeiro foi um educador preocupado com a educação de Cuiabá que passou a vida ensinando as pessoas.
    Foi merecida a homenagem.

    ResponderExcluir
  55. COMO VIMOS NA HISTÓRIA, ANDRÉ AVELINO RIBEIRO FOI UM GRANDE HOMEM E PROFESSOR.
    VIVEU PARA EDUCAÇAO E POR ISSO FOI HOMENAGIADO,SEU NOME FOI DADO A UMA ESCOLA PUBLICA PARA QUE COM ISSO O "MESTRE" COMO ERA CHAMADO SERVICE DE EXEMPLO PARA FUTUROS ALUNOS E ESTUDIOSOS!!!

    ALUNA:ELIZANGELA A.SALLES 2°B

    ResponderExcluir
  56. André Avelino fez muito pelo estado de Mato Grosso, e recebeu muitas homenagens e méritos por ser um grande exemplo a todos , e com certeza a ser seguido.
    -Homenagens de amigos e ex-alunos, inclusive do Senador Gastão Muller, que no Senado Nacional manifestou profundo pesar pelo falecimento do “Mestre André Avelino”.
    Foi agraciado pela Universidade Federal e Mato Grosso com a Medalha do Sesquicentenário da Independência(Serviços prestados a educação em Mato Grosso).
    “In memorian”, foi dado o seu nome a uma Escola Pública. E por ter sido um Grande Educador recebeu o nome de '' Mestre'' , onde realmente foi merecido.
    Obs: Realmente a sua história ampla e cheia de gestos e memorias marcantes é de se orgulhar a todos que teve o prazer de conhece lo.


    aluna Yasmin xavier rondon
    Serie : 2ª B

    ResponderExcluir
  57. Aluna: Taynara Lopes 2°B

    André Avelino Ribeiro um homem de ideias e igualdade disposto a fazer a diferença.
    Em 10 de Novembro de 1887, em Cuiabá MT, com base a uma boa educação tornou-se professor. Tendo uma excelente comunhão familiar casou-se e construiu uma grande familia com 12 filhos,três morreram ainda crianças, 8 de acordo com morreram também,restando apenas uma a Catarina Ribeiro Coury.
    André Avelino montou seu próprio Colégio, "São Pedro", dando inicio a sua carreira brilhante, ao passar do tempo André Avelino aumentou sua rede de ensino devido seu sucesso como educador, um homem de igualdade e exemplo digno de justiça.
    Trabalhando por 45 anos, aposentando-se vendeu seu colégio para o Clube "Dom Bosco". faleceu em 24 de fevereiro de 1980 com noventa e três anos de idade , recebendo varios tipos de homenagens e em memória foi dado seu nome ao uma Escola Publica perpetuando o nome do "MESTRE"

    ResponderExcluir
  58. O Educador André Avelino foi um homem muito importante na historia de cuiabá, a escola que foi ofericida em sua memorial hoje em dia é muito procurada. Ele mereceu cada pedaço das palavras que escrevo, foi um homem muito honrrado em tudo que fez.
    Thais Alves 2ºB

    ResponderExcluir
  59. ALUNA: VIVIANE SANTANA 2° B

    André avelino foi um bom aluno e um grando esducador Frederico Teixeira de quem foi auxiliar juntamente com Romeu Manoel Pinto.
    Foi casado com Risoleta ,montou seu primeiro colégio com o nome de ''São Pedro'' , foi algum tempo diretor da escola normal. André Avelino Ribeiro um homem exemplar que por sua contribuiçaõ á educaçaõ recebeu muitas homenagens com seu esforço e dedicaçaõ formou pessoas e estudou com pessoas de otimo caráter,e um desses amigos decidiu homenagialo com seu nome em um escola publico, escola essa que hoje tem 31 anos.

    ResponderExcluir
  60. A vida do professor André Avelino não me impressionou nem um pouco. Afinal, abrir um colégio, e exercer a profissão por 45 anos não o faz merecedor de tantas homenagens.
    Mesmo assim, acredito que é bom conhecermos a história desse homem que leva o nome da nossa escola. Eu sempre quis conhecer mais sobre ele e não acredito que tenha realizado apenas essas conquistas.
    Obrigado pela oportunidade.
    Thayssa Oliveira - 2º B

    ResponderExcluir
  61. André Avelino nasceu em Cuiabá em 1887, com base na sua boa educação tornou-se pofessor.
    De acordo com o tempo montou o sua própria constituição de ensino o Colégio "São Pedro" dando inicio a sua carreira, no decorrer do tempo sua constituição foi aumento e pelo fato disso teve que preucurar outro lugar para dar continuidade no que começou.
    A escola era muito preucurada pelo fato do Professor André Avelino ser muito humilde e tratar todos com igualdade .
    André Avelino, trabalhou por 45 anos, tendo que se aposentar-se devido a sua idade , com isso teve que vender a sua instituição para o Clube " Dom Bosco".
    Falecendo-se em 24 de janeiro0 de 1890 com noventa e três anos de idade, nisso recebeu varias homenagens em sua memória .

    Aluna: Evelyn Lima 2°B

    ResponderExcluir
  62. Andre Avelino Ribeiro, foi um grande homem,um grande educador , professor ,que volto sua vida para a educaçao com um desempenho brilhante . Por esse motivo teve seu nome posto em uma esscola , um tipo de homenagem a esse grande professor .

    Dandara Dias 3°B

    ResponderExcluir
  63. André Avelino Ribeiro foi uma apelido dado ao grande professor que se esforçou para passasr todos os conhecimentos que havia tido durante a vida com isso foi Homenagead0 com uma escola a qual hoje completo o meu Ensino Medio.

    Larissa Graciela 3º B

    ResponderExcluir
  64. André Avelino Ribeiro Foi um Educador que começou de baixo, acompanhando o seu pai, assim foi crescendo e amando cada vez mais a sua profissão, após a morte, foi homenageado por vários amigos e ex-alunos, e pela cidade também onde foi feita uma escola, com o seu nome, em homenagem.

    Fernando Viana 3º B

    ResponderExcluir
  65. Foi simplesmente um grande homem, batalhador que correu atráz de seus objetivos, foi considerado o "mestre na educação",pois dedicou 45 anos da sua vida na educação.
    E que depois de sua morte foi homenageado pela sua fibra e conquista, enfim,inclusive a nossa escola leva seu nome nos dando reflexos de um grande homem.
    CAMILA ALVES 3ªB/MATUTINO

    ResponderExcluir
  66. VANNESSA AMORIM
    3°B
    André Avelino,foi um grande professor,que gostava muito de ensinar, era chamado de "mestre André Avelino"por tratarem todos os alunos da mesma maneira apesar de serem dificeis.Como uma forma de homenagiar esse grande "mestre" se deu o nome da ESCOLA ESTADUAL ANDRÉ AVELINO RIBEIRO.

    ResponderExcluir
  67. O mestre André Avelino foi um grande e educador, por isso nomeado mestre pela sua excelencia em ensinar foi por alguns anos diretor, mas o que adorava mesma é dar aula.Por isso a homenagem que lhe foi feita na nossa escola é devidamente merecido pelo homem que foi.

    ResponderExcluir
  68. *André Avelino,foi um grande mestre,pois ele se prepocupava com a educação, era um grande educador que conseguiu superar os problemas e alcançou seu objetivo.
    *Por ele ser um educador muito preocupado e muito interesado na escola e na sua vida de professor educador decidiram criar uma homenagem a ele em sua memoria dando o nome a escola.
    Aluna: Pamela Pinheiro
    serie: 3º ano B
    periodo: matutino

    ResponderExcluir
  69. André Avelino foi um grande aluno ,mestre e de granmde influencia para todos devido a seus objetivos alcançados ao longo de sua carreira, seus meritos, na vida educacional o consederam a honra de uma grande homenagem dando o seu nome a uma escola publica,onde hoje desfrutamos de seu ensino.
    Aluna: Michelly Ataide
    serie:3° B
    periodo:matutino

    ResponderExcluir
  70. Andre foi professor, criou colegio,Em reconhecimento aos beneméritos serviços prestados à educação em Mato Grosso, Que dedicou sua vida à educação. colocaram o nome dele em uma escola..

    GLEISSON PEREIRA. 3ºB

    ResponderExcluir
  71. Ele foi um grande aluno e educador .Lutou pela igualdade de ensino na qual lecionou por 45 anos de sua vida ,foi homenageado por ter sido um mestre na educação .Criou uma escola com o seu nome ,na qual pode lecionar para os alunos .
    Quando chegou a falecer ,foi homenagiado por ex-alunos e professores e profissionais da area ,é importante sabermos a origem

    ResponderExcluir
  72. O mestre Andre Avelino, foi um Homem que gostava muito de sua profissão , então resolveu montar um colégio onde
    trabalhou por muito tempo ele se aposentou e então mudou
    com a mulher eo filho Luiz Gonzaga para Campo Grande , depois da morte de sua mulher ele foi morar com a filha em Ribeirão Preto ele morre em 20 de fevereiro de 1980

    ResponderExcluir
  73. vanessa candida 3°b

    andré avelino foi por sua vez um grande e bom aluno e tambem educador,ra chamado por todos de “Mestre André Avelino”, do que muito se orgulhava.
    Foi por algum tempo Diretor da Escola Normal , enquanto sua esposa e filhos mantinham o Colégio funcionando.
    Por amor à profissão e ao Colégio, voltou a trabalhar como professor. Foi agraciado pela Universidade Federal e Mato Grosso com a Medalha do Sesquicentenário da Independência, em reconhecimento aos beneméritos serviços prestados à educação em Mato Grosso.
    “In memorian”, foi dado o seu nome a uma Escola Pública , perpetuando assim o nome do “Mestre”, que dedicou sua vida à educação.

    ResponderExcluir
  74. André Avelino foi um dos pilares educacionais reconhecido por seus esforços e méritos relacionados ao meio educacional lembrado e perpetuado pela homenagem e honra ao seu nome batizando uma escola com seu nome .

    Adriano Júnior de F. S.

    ResponderExcluir
  75. Andre Avelino foi um grande educador que decidiu a sua vida a ensinar, e tinha varios objetivos.casou-se com Risoleta teve 12 filhos 3 morreram ainda pequenos e 8 no decorrer do ano. Montou seu proprio colegio que se chamava COLEGIO SÂO PEDRO.
    Tatiane da Silva
    2°D mat.

    ResponderExcluir
  76. André Avelino foi um dos importantes educadores em Mato Grosso, pelo seu esforço na educação e de querer sempre em primeiro lugar ajudar os alunos. Faleceu na década de 80 aos noventa e três anos de idade. Pelo seu esforço foi merecidamente reconhecido e em homenagem, seu nome foi dado a uma escola.

    Aluno: Marcus Vinicius 2ºD

    ResponderExcluir
  77. André Avelino foi um grande insentivador ao estudo um exemplo de humildade, sabedoria,e tenho cereteza que ele vai ser lembrado por todos como um grande héroi que foi.
    ANA PAULA SILVA-- 2 ANO D.

    ResponderExcluir
  78. Imprecionante historia do "mestre andre avelino " e digna e merecedora das homenagens por tudo que ele fez e se dedicou a educaçao cuiabana !!!

    João Pedro dos Santos 2°D

    ResponderExcluir
  79. André Avelino foi um educador que dedicou sua vida ao ensino. Foi casado teve 12 filhos. Montou seu 1° colégio com o nome de São Pedro depois adquiriu um casarão na rua Tenente Coronel Duarte n°24 Morro da Prainha, em 1925 adiquiriu mais alunos em seu colégio, na sua época era chamado de Mestre André Avelino. Foi diretor da escola Normal e depois voltou a ser professor por amor a profissão.

    ResponderExcluir
  80. Nascido em 10 de novembro de 1887,André Avelino foi aluno de Frederico Teicheira, estudou junto com Antônio Paes de Barros. Foi casado com Isoleta que tiveram 12 filhos,e atualmente apenas Catarina está viva.Montou um colégio chamado São Pedro.Era conhecido como Mestre,e mesmo trabalhando em outro lugar,a sua escola passou a ser chamado de Magistério. Trabalhou por 45 anos e aposentou, em janeiro de 62 ficou viúvo. E em 24 de fevereiro de 1980 morreu com 93 anos.Em memória de André Avelino Ribeiro, o estado de Mato Grosso o homenageou colocando o seu nome em uma escola pública,pois ele deu muito e si em prol da educação. Luara Ramos 2° Ano C

    ResponderExcluir
  81. André Avelino Ribeiro, nascido em cuiaba.Foi um grande educador que amava sua profissão, foi conhecido por tratar todos seus alunos com igualdade até mesmo os mais problemáticos.Era considerado Mestre André Avelino.

    Thayane Pereira 2° Ano D

    ResponderExcluir
  82. Nascido em 10 de Novembro de 1987,casado com Risoleta Pinto Ribeiro com quem teve 12 filhos, montou o seu primeiro colégio com o nome de Colégio São Pedro, André Avelino Ribeiro dedicou 45 anos de sua vida a educação, faleceu em 24 de fevereiro de 1980 aos 93 anos.

    Francieli v. dos Santos
    2ºc

    ResponderExcluir
  83. André Avelino Ribeiro foi um grande mestre educador, professor que exerceu a profissão durante 45 anos, foi casado e teve 12 filhos. Pelo seu excepcional trabalho na área da educação foi homenageado de várias formas, uma delas foi feita através da medalha Sesquincentenária da Independência, após sua morte teve o seu nome dado a uma escola pública da qual faço parte Escola Estadual André Avelino Ribeiro que neste mês completou 31 anos de funcionamento em plena formação.

    Everthon Martins 3°C

    ResponderExcluir
  84. André Avelino foi um educador que amava seu trabalho e se dedicou muito a ele.foi casado teve 12 filhos e fundou uma escola chamada colégio São pedro.por tratar todos iguais e conseguir lidar com aqueles chamados Alunos difíceis quando morreu ao seus noventa e três anos e recebeu muitas homenagens de ex-alunos.em sua homenagem foi dado seu nome a uma escola publica.

    ResponderExcluir
  85. Andre Avelino foi um bom aluno e professor. Por amor à profissão e ao Colégio, voltou a trabalhar como professor.
    Trabalhou por quarenta e cinco anos.Recebeu muitas homenagens de amigos e ex-alunos, inclusive do Senador Gastão Muller, que no Senado Nacional manifestou profundo pesar pelo falecimento do Mestre André Avelino.foi dado o seu nome a uma Escola Pública , perpetuando assim o nome do Mestre, que dedicou sua vida à educação.Em Memoria foi dado o seu nome a uma Escola Pública , perpetuando assim o nome do “Mestre”, que dedicou sua vida à educação.

    ResponderExcluir
  86. André Avelino foi um homem de muita honra que teve uma vida de muitas lutas e conquistas dedicou-se por mais de metade de sua vida ao ensino, com ajuda de sua esposa Risoleta fundou sua primeira escola e foi adiminstrando por muitos anos, conquistou respeito e consirderação. Quando chegou a falecer ,foi homenagiado por ex-alunos e professores e profissionais da area ,é importante sabermos a origem.

    ALUNA: Mikaelly Roseno
    Serie: 3°D

    ResponderExcluir
  87. André Avelino foi um estudante, que passou a vida dando aulas e com o passar do tempo foi homenagiado pelo seu esforço recebendo assim uma escola publica em seu nome.

    Aluna: Maria Eduarda -
    Série:2°ano C

    ResponderExcluir
  88. É muito interresante saber quem foi Andre Avelino pois esse homem se dedicou a educação por isso essa homenagem.Foi um ótimo educador.....

    Miria Kely 3°C

    ResponderExcluir
  89. André Avelino era um homem que amava seu trabalho como professor,ele foi reconhecido por tratar todos os seus alunos iguais,e foi homenagiado pela dedicação aos alunos.


    Evelyn Thais 2° c

    ResponderExcluir
  90. o professor Andre Avelino foi muito importante e e homenageado pelos alunos do Andre um homem que mudou tudo.

    ResponderExcluir
  91. Andre Avelino trabalhou na escola por quarenta e cinco anos como professor, um homem querido por todos, fez parte da história da escola, com seu falecimento foi homenageado pela Universidade Federal de MT com seu nome. pelo fato dos serviços prestados à educação em Mato Grosso.interessante saber quem foi esse homem e porque teu nome foi colocado na minha escola :)

    Aluna:Juliana Gonçalves Caetano 3° C

    ResponderExcluir
  92. Foi muito bom conchecer um pouco da história do Andre Avelino Ribeiro.
    Ele foi um educador que adora o seu trabalho e se dedicou interamente ao seus alunos.
    Ele fundou a escola SÃO PEDRO, quado ele morreu os seus alunos fizeram uma omenagens a ele que foi um grande educador.

    yasmin fernanda 3° A (MATUTINO)

    ResponderExcluir
  93. Achei que foi uma boa ideia ter conhecido a historia da escola assim , tanto pais como alunos, podem saber a verdadeira origem de nossa escola.

    Alessandra Martins Taroco 3°A

    ResponderExcluir
  94. È sempre bom saber a historia do nosso colegio, e os professores que ja passaram por aqui.O Professor André Avelino foi um excelente educador, pois ele passo um pouco do seu conhecimento aos seus alunos, e quando ele veio a falecer os alunos fizeram umas homenagem a ele que foi um otimo educador.

    ResponderExcluir
  95. Estudando na escola não sabia a origem do nome dela , e graças a esse blog soube.
    Fiquei muito satisfeito com que li no texto , pois , Andre Avelino dedicou sua vida a educção , nada mais do que merecido o nome da escola para ele uma das melhores escola de Cuiabá.

    Aluno : Air Henrique
    Turma : 2°D

    ResponderExcluir
  96. Celma malheiros
    Sou a primeira bisneta deste homem tão maravilhoso, foi um homem íntegro, educador exemplar e um mestre sem igual para com sua família. Tenho a honra de ser a primeira bisneta,primeira neta e primeira filha .fiz uma homenagem sendo a primeira bisneta a se casar no Clube Dom Bosco, a onde foi sua escola e também no mesmo lugar fiz o Morar Mais por Menos em sua memória. Sentimos muita saudade do homem que nos família foi marcante e amoroso.

    ResponderExcluir
  97. Celma malheiros
    Sou a primeira bisneta deste homem tão maravilhoso, foi um homem íntegro, educador exemplar e um mestre sem igual para com sua família. Tenho a honra de ser a primeira bisneta,primeira neta e primeira filha .fiz uma homenagem sendo a primeira bisneta a se casar no Clube Dom Bosco, a onde foi sua escola e também no mesmo lugar fiz o Morar Mais por Menos em sua memória. Sentimos muita saudade do homem que nos família foi marcante e amoroso.

    ResponderExcluir