quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Revolução Industrial

 Em muitas regiões da Europa, os trabalhadores se organizaram para lutar por melhores condições de trabalho. Os empregados das fábricas formaram as trade unions (espécie de sindicatos) com o objetivo de melhorar as condições de trabalho dos empregados. Houve também movimentos mais violentos como, por exemplo, o ludismo. Também conhecidos como "quebradores de máquinas", os ludistas invadiam fábricas e destruíam seus equipamentos numa forma de protesto e revolta com relação a vida dos empregados. O cartismo foi mais brando na forma de atuação, pois optou pela via política, conquistando diversos direitos políticos para os trabalhadores.
A Revolução tornou os métodos de produção mais eficientes. Os produtos passaram a ser produzidos mais rapidamente, barateando o preço e estimulando o consumo. Por outro lado, aumentou também o número de desempregados. As máquinas foram substituindo, aos poucos, a mão-de-obra humana. A poluição ambiental, o aumento da poluição sonora, o êxodo rural e o crescimento desordenado das cidades também foram conseqüências nocivas para a sociedade. 
Até os dias de hoje, o desemprego é um dos grandes problemas nos países em desenvolvimento. Gerar empregos tem se tornado um dos maiores desafios de governos no mundo todo. Os empregos repetitivos e pouco qualificados foram substituídos por máquinas e robôs. As empresas procuram profissionais bem qualificados para ocuparem empregos que exigem cada vez mais criatividade e múltiplas capacidades. Mesmo nos países desenvolvidos tem faltado empregos para a população.

Considerando o texto acima faça comentários destacando as reações dos trabalhadores frente ao crescimento e consolidação das fábricas e das máquinas, e ainda as consequências da Revolução Industrial para a sociedade. Dê sua opinião sobre o assunto.

30 comentários:

  1. A Revolução Industrial consistiu em um conjunto de mudanças tecnológicas com profundo impacto no processo produtivo em nível econômico e social. Iniciada no Reino Unido em meados do século XVIII, expandiu-se pelo mundo a partir do século XIX.Ao longo do processo (que de acordo com alguns autores se registra até aos nossos dias), a era da agricultura foi superada, a máquina foi superando o trabalho humano, uma nova relação entre capital e trabalho se impôs, novas relações entre nações se estabeleceram e surgiu o fenômeno da cultura de massa, entre outros eventos.
    Essa transformação foi possível devido a uma combinação de fatores, como o liberalismo econômico, a acumulação de capital e uma série de invenções, tais como o motor a vapor. O capitalismo tornou-se o sistema econômico vigente.
    Aluna:Monique Nascimento
    Série: 3° ano E

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Monique.
      Os trabalhadores começaram a se organizar para obterem melhores condições de trabalho. Você sabia que a Revolução Industrial alterou profundamente as condições de vida do trabalhador braçal, provocando inicialmente um intenso deslocamento da população rural para as cidades. Criando enormes concentrações urbanas; a população de Londres cresceu de 800 000 habitantes em 1780 para mais de 5 milhões em 1880, por exemplo. Durante o início da Revolução Industrial, os operários viviam em condições horríveis se comparadas às condições dos trabalhadores do século seguinte.
      Seja bem vinda ao blog de história.
      Um abraço.

      Excluir
  2. No inicio da revolução industrial, o período artesanal, o artesão sabia todo o decorre do produto, do inicio ao fim, já o período da manufatura, os operários só tinham o conhecimento da área que exercia um trabalho rotineiro, pesado, com miséria de salário, e que alguns ficavam loucos pela exploração.

    No entanto o industrial, os senhores teriam mais lucros, com mais produtos em menos tempo, não precisaria de tanta mão de obra, cada vez mais simples, no entanto os que ainda trabalhavam, corriam sérios riscos na saúde, grande perigo entre as maquinas, seus barulhos, e a poluição do carvão.

    Com a Industrialização não só os trabalhadores poderiam correr risco na saúde, a poluição ambiental, poluição sonora, êxodo rural, traria sérios riscos para a população, animais, e o meio ambiente, acabando com belíssimas paisagens naturais.

    Tornando-se meu ponto de vista, a pior evolução possível, não só pela poluição, mais pelo trabalho duro, e pela ganância dos donos, sem se interessar pelas famílias dos trabalhadores.


    Deusany Faria do Amaral
    Série: 3°ano E
    Matutino

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Deusany.
      Fico feliz que tenha lido o texto e registrado no blog seu comentário. Assim vamos percebendo a aquisição de conhecimento na troca de informação. A jornada extensa deixava o operário muito cansado.
      Muitos dos trabalhadores tinham um cortiço como moradia e ficavam submetidos a jornadas de trabalho que chegavam até a 80 horas por semana. O salário era medíocre (em torno de 2.5 vezes o nível de subsistência) e tanto mulheres como crianças também trabalhavam, recebendo um salário ainda menor. Dá para imaginar quantas lutas foram travadas para terem as suas reivindicações atendidas?
      Inté mais.
      Um abraço.

      Excluir
  3. A revolução industrial tinha por objetivo o crescimento, mas apesar do objetivo ter sido alcançado, muitos problemas foram causados, problemas que até hoje afetam a população.

    Logo de inicio a revolução causou brigas entre a classe trabalhadora e os empresários, fazendo com que grupos de trabalhadores que estavam infelizes com o modo de trabalho que seus patrões exigiam, criassem sindicatos com o objetivo de melhorar as condições de trabalho, mostrando que com o desenvolvimento veio a exploração.Fora o problema com os trabalhadores logo veio o desemprego, poluição ambiental entre outros problemas.

    A revolução trouxe crescimento, desenvolvimento para as cidades, o que foi muito bom, porém esse evento poderia ser mais planejado para que não houvesse esses reflexos ruins para a sociedade.


    Aluno: Clayton C. Souza
    Serie: 3º ano E
    matutino

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Clayton.

      Na esfera social, o principal desdobramento da revolução foi a transformação nas condições de vida nos países industriais em relação aos outros países da época, havendo uma mudança progressiva das necessidades de consumo da população conforme novas mercadorias foram sendo produzidas. Vamos perceber que as mudanças vão acontecendo. A vida de muitas pessoas melhoram, apesar de tudo. É assim que caminha a humanidade.
      Bem vindo ao blog de história.
      Um abraço.

      Excluir
    2. Resumindo, a revolução industrial foi nada mais que o período de maior de desenvolvimento para o mundo.

      Muito bom o blog! a cada dia mais assuntos interessantes são postados.

      Excluir
  4. A muitos anos a tecnologia vem evoluindo cada vez mais e tirando a força braçal do mercado. Antigamente o povo era obrigado a usar os "musculos" para ter o seu sustendo mesmo sendo muito pouco.Apesar de ter evoluido, a tecnologia, as condiçoes de trabalho eram pessimas simplismente precarias, alem de ter pessimos salarios as vezes para sustentar uma famila grande.Para o meio ambiente tambem nao foi muito boa pois a poluiçao se iniciou ai, desmatamento e muito mais.Em questao da revolta desses trabalhadores foi mais que justo os direitos em que o governo exigiu para os patroes.

    Aluna: Rebeca Ruiz
    Serie: 3°ano E (Matutino)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rebeca.
      Bem vinda ao blog de história.
      Tivemos várias consequencias da Revolução Industrial. Veja essa curiosidade:
      Estudos sobre as variações na altura média dos homens no norte da Europa, sugerem que o progresso econômico gerado pela industrialização demorou varias décadas até beneficiar a população como um todo. Eles indicam que, em média, os homens do norte europeu durante o início da Revolução Industrial eram 7,6 centímetros mais baixos que os que viveram 700 anos antes, na Alta Idade Média. É estranho que a altura média dos ingleses tenha caído continuamente durante os anos de 1100 até o início da revolução industrial em 1780, quando a altura média começou a subir. Foi apenas no início do século XX que essas populações voltaram a ter altura semelhante às registradas entre os séculos IX e XI. A variação da altura média de uma população ao longo do tempo é considerada um indicador de saúde e bem-estar econômico.
      Interessante, você não acha?
      Um abraço.

      Excluir
  5. Foi de se esperar a reação contraditoria dos trabalhadores, pois, puderam ver além do momento, as consequencias que sofreriam, a falta de desemprego, substutuição do ser humado por máquinas.
    Este é um assunto polemico pois muitos dizem que foi positivo a troca de trabalho do homem por máquinas, porem, tem lado negativos que suas consequencias geram dificuldade até hoje, a perca de emprego é cada vez maior, multinacionais investem em tecnologia e o homem tem sofrido por isso. A única saída tem sido a qualificação profissional, para que assim possa assumir cargos de alto niveis.

    Katielly Benício
    3ª A (Matutino)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Katiely.
      O trabalho do operário era muito diferente do trabalho do camponês: tarefas monótonas e repetitivas. A vida na cidade moderna significava mudanças incessantes. A cada instante, surgiam novas máquinas, novos produtos, novos gostos, novas modas. E ainda continuamos nesse processo de incessantes mudanças. A cada dia uma nova tecnologia, um novo modelo, mas o homem ainda é necessário para operar a máquina. E para não ficar de fora vai ter que inovar, criar, concorrer, lutar pelo seu espaço.
      Um abraço.

      Excluir
  6. É naquele tempo em regiões da Europa, os trabalhadores eles se organizavam lutavam para a melhorias e melhores condições de trabalho. Aos poucos os recursos tecnológicos maquinas foram ocupando aos poucos a mão-de-obra humana,também ocorreu o aumento da poluição sonora, poluição ambiental, e o crescimento das cidades também foram consequências nocivas para a sociedade.
    Nos dias de hoje as empresas procuram pessoas qualificadas, capacitadas,pessoas esperientes que já tenham um conhecimento avançado..

    ResponderExcluir
  7. Respostas
    1. Olá Beatriz.
      Você tem razão. Hoje, quem não tem qualificação fica fora do mercado de trabalho. E não podemos culpar as máquinas como os nossos operários do século XIX que faziam reclamações contra as máquinas inventadas após a revolução para poupar a mão-de-obra. Mas foi em 1811 que o estopim estourou e surgiu o movimento ludista, uma forma mais radical de protesto. O nome deriva de Ned Ludd, um dos líderes do movimento.
      Um abraço.

      Excluir
  8. Se queremos que nossos direitos sejam colocados em pratica temos que ter reaçoes como os trabalhadores tiveram lutar por melhores condiçoes fazer manifestaçoes fazer sindicatos e etc.E sobre as consequencias: homens e mulheres empregados a baixos salários
    falta de direitos trabalhistas,aumento da riqueza da bruguesia, poluiçao sonora e ambiental e o abandono do povo do campo por melhores condiçoes de trabalho na qual sofrem por baixos salario, fome e ate falta de moradia.

    Aluna: Géssica Maira
    Turma: 3º Ano A - Tecnico em Administraçao- Matutino

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Géssica.

      É verdade. Mas os trabalhadores sempre lutaram pelos seus direitos. Veja o caso das trade unions:

      Os empregados das fábricas formaram associações denominadas trade unions, que tiveram uma evolução lenta em suas reivindicações. Na segunda metade do século XIX, as trade unions evoluíram para os sindicatos, forma de organização dos trabalhadores com um considerável nível de ideologização e organização, foi um período fértil na produção de idéias antiliberais que serviram à luta da classe operária, seja para obtenção de conquistas na relação com o capitalismo, seja na organização do movimento revolucionário cuja meta era construir o socialismo objetivando o comunismo. O mais eficiente e principal instrumento de luta das trade unions era a greve. Que foi incorporada às nossas lutas atuais, pelos nossos sindicatos.
      Um abraço.

      Excluir
  9. Acho que na parte dos protestos, não mudou muita coisa, Temos greves, manifestações e etc. Não so para pedirem aumento de salário, mas também, melhores condições da mesma, isso e um direito de cada empregado. Agora na parte das maquinas substituindo os humanos teve um aspecto negativo, o surgimento de vendedores-ambulantes, camelos e etc. sem o pagamento de impostos e a parte positiva, seria que o produto seria feito mais rapido de que um empregado faria, então isso acaba refletindo no aspecto negativo acima comentado mas também na poluições sonora,ambiental e visual. Ao meu ver acho que a unica saida seria que a ajuda da maquina fosse manuseiada pelo homem, para fazer serviços muitos pesados(carregamentos, empilhamentos e etc.) e tambem os mais simples(colocação de parafusos, e entre outros).

    Escola Estadual André Avelino Ribeiro
    Aluno: Allan Pereira Martins
    3ºA Técnico em Administração - Matutino

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Allan.
      Seja bem vindo ao blog de história. Eu também acredito que o homem é peça fundamental na Era Tecnológica. O homem é o inventor das máquinas, fazem a manutenção, opera a máquina, enfim, devemos nos adequar às novas realidades. Na educação estamos tentando acompanhar a inovação tecnológica para não ficarmos de fora e ultrapassados. Diário online, lousa digital (meu sonho), já temos nas escolas particulares, discussões de textos nos blogs,ou seja, inovar é preciso.
      Um abraço.

      Excluir
  10. Os trabalhadores estao certos em reivindicar seus diretos mesmo nao adiantando para nada temos que mostrar que estamos ali e queremos nossos direitos em pratica. Em relaçao as consequencias acho que é poluiçao sonora e ambiental, baixos salarios,urbanização rápida e intensa; péssimas condições de segurança, uma alimentação precária, não haviam leis, que regulamentassem o trabalho, não havia aposentadoria, 13º salário, o que importava mesmo era somente a produção.

    Aluno: Noah Moreno
    3º Ano A tecnico em administraçao- matutino

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Noah.

      Você falou em poluição sonora, como uma das consequencias da Revolução Industrial. Imagine que os primeiros automóveis faziam tanto barulho que mais pareciam aviões. Foram se modernizando e ficaram quase silenciosos.
      Outra das consequências da Revolução Industrial foi o rápido crescimento econômico. Antes dela, o progresso econômico era sempre lento (levavam séculos para que a renda per capita aumentasse sensivelmente), e após, a renda per capita e a população começaram a crescer de forma acelerada nunca antes vista na história.
      Um abraço.

      Excluir
  11. Era de se esperar a atitude dos trabalhadores em fazer manifestos lutando por seus direitos; teriam salarios menores e ficariam desempregados devido ao crescimentos de maquinas substituindo trabalhadores. As consequencias sao o desemprego, porque as empresas pedem muita capacidade e criatividade que dificulta ainda mais e na epoca tambem foi baixos salarios, poluiçao sonora e ambiental, exodo rural e pessimas condiçoes de trabalho.

    Aluno: Karine Grasel
    3º Ano A- tecnico em administraçao- matutino

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Karine.
      Realmente os operários tinham que revoltar.
      Nas cidades, as pessoas mais pobres se aglomeravam em subúrbios de casas velhas e desconfortáveis, com condições horríveis de higiene e salubridade, se comparadas com as habitações dos países industrializados hoje em dia. Mas representavam uma grande melhoria se comparadas as condições de vida dos camponeses, que viviam em choupanas de palha. Conviviam com a falta de água encanada, com os ratos, o esgoto formando riachos nas ruas esburacadas. E hoje como vivem a maioria das pessoas nas cidades?
      Um abraço.

      Excluir
    2. como disse a Karine, era de esperar as atitudes dos trabalhadores, situações precarias de trabalho, eles tinhan que fazer isso para ter uma condição melhor de serviço, de vida, etc.
      um exemplo atual disso foi a greve dos policias,(se não me engano foi na Bahia), policias fizeram greve por revindicar melhora no salário e nas condições de serviço.

      Excluir
  12. A revolução industrial foi um marco, tanto que visualizou a lutar por condições de trabalho melhor.Em dia de hoje não poderiamos agir como os lúdicos,pois seria considerado crime mas sim como exemplo outras revoltas que saiam em ruas para exigir nossos direitos. Entretanto boa parte da maioria da populção brasileira vive da misericódia de governos publicos com programas para fazer que a população sobreviva de programas de saúde, moradia e etc.

    Jonathas Silva 3º E

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A revolução industrial foi um marco por melhoras na condiçao de trabalho. por isso acontecem protestos,mas na minha opiniao na parte dos protestos, não mudou muita coisa, Temos greves, manifestações e etc. Não so para pedirem aumento de salário, mas também, melhores condições da mesma, isso e um direito de cada empregado.
      Aluna:Letícia Andrade
      Serie:3º E

      Excluir
  13. Graças a revolução industrial possuímos uma facilidade na produção de bens de consumo, porém para obtermos isso levou-se muito tempo de evolução de maquinas e de direitos trabalhistas chegamos ao que temos hoje em dia. Hoje em dia a sociedade criou uma necessidade das indústrias, fazendo com que não consiga viver sem elas.

    Aluno: Matheus Xavier
    Turma: 3ºA

    ResponderExcluir
  14. Olá, A varias formas com a revolução industrial e com o mundo atual vai acontecendo o desmatamento do meio ambiente
    vai a destruição das florestas e com isso quem sai perdendo somos nois, modificou todo o mundo, mas por falta de planejamento para o futuro hoje pagamos caro, com a poluição. Obrigado! Phamella 3ºA

    ResponderExcluir
  15. A Revolução Industrial possui 2 lados: o bom e o ruim,nesse processo houve muitas mudanças na forma processual da produção que anteriormente contava com um número grande de empregados que produziam artesanamente, após a revolução obteve-se um aumento do desemprego pois agora as máquinas faziam o serviço do homem,produziam mais em menor tempo, dessa forma a industria lucrava e lucra até hoje pois a realidade não é muito diferente em relação a isso porque ainda á uma grande camada desempregada graças a industrialização.
    Pauliana Ribeiro 3°C

    ResponderExcluir
  16. A Revolução Industrial foi a mais radical transformação já registrada na vida humana. Iniciado na Inglaterra na metade do século XVIII, este processo de mudança do processo produtivo teve desdobramentos não só econômicos, mas culturais, políticos e principalmente sociais. O mundo deixa a era agrícola e entra na era industrial que traz consigo a modernidade.
    A produção de bens deixa de ser artesanal e passa a ser mecanizada, ou seja, com a utilização de máquinas movidas pelo vapor e posteriormente pela energia do carvão e elétrica.
    Com a Revolução Industrial o volume de produção aumenta extraordinariamente. As populações têm acesso aos bens pois os preços ficam acessíveis.
    A Revolução Industrial foi possível devido a uma combinação de fatores, como o liberalismo econômico, a acumulação de capital e por uma série de invenções.
    Uma das consequências da Revolução Industrial é o rápido crescimento econômico. Antes dela o progresso econômico era sempre lento (levavam séculos para que a renda per capita aumentasse sensivelmente),e depois a renda per capita e a população começaram a crescer de forma acelerada nunca antes vista na história da humanidade.
    aluna: Francieli v. dos santos
    Série:3ºano
    turma: E
    período: matutino

    ResponderExcluir
  17. A Revolução industrial trouxe grandes consequências porém foi um passo importante para a tecnologia.
    Não causou apenas revolta por causa das condições trabalho mas também desespero, fome, por causa da super-população.com mudança de famílias rurais em busca de oportunidade para a vida urbana.
    Lorrayne campos 3°D

    ResponderExcluir