quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

O carnaval fora do Brasil: muita festa e alegria.

O carnaval surgiu no século XI, a partir da implantação da Semana Santa pela Igreja Católica, antecedida por quarenta dias de jejum. Esse período longo de tempo acabou por reunir diversas festas que ocorriam antes da Quarta-Feira de Cinzas, considerado o primeiro dia da Quaresma. A palavra carnaval deriva do grego, da expressão “carnis valles”, sendo que carnis, significa carne e valles, prazeres.
No Brasil o carnaval é a maior festa popular, sem dúvida alguma, entretanto, em outros lugares do mundo essa folia também é comemorada com muita alegria!
Em geral, o carnaval dura três dias. Os dias que antecedem a Quarta-Feira de Cinzas são chamados de “gordos”, em especial a terça-feira: em francês Mardi Gras. Nos Estados Unidos, por exemplo, Mardi Gras é sinônimo de carnaval e é comemorado em Nova Orleans, no sul do país. Ele teve início na Louisiana, fruto da colonização francesa. O primeiro Mardi Gras foi comemorado em 1699. O carnaval norte-americano é conhecido por suas máscaras de gesso, colares de contas coloridas e paradas com bandinhas que fazem a alegria dos turistas e moradores.
Em Nice, na França e em Veneza, na Itália são encontrados carros alegóricos, gôndolas enfeitadas, bailes de máscaras e batalhas de flores. Tudo sem o nosso samba, mas sem deixar a diversão de lado.
O carnaval de Nice, na Riviera Francesa também tem lá sua animação. A folia naquelas terras teria começado no século XVIII, inspirada no carnaval de Veneza.
O desfile principal é composto por vinte carros que este ano tem como tema: “Rei do Mediterrâneo”. À noite, as alegorias, que são montadas num barracão especial denominado Maison Du Carnaval, recebem iluminação especial que pode ser vista por todos os visitantes. Nessa festa há também apresentação de grupos musicais e de teatro de diversas partes do mundo. O carnaval de Nice é conhecido, entretanto, por outra característica. Nele acontece o famoso desfile das flores, cuja origem está no ano de 1876. Naquela época os visitantes trocavam buquês entre si. A festa evoluiu para a confecção de carros alegóricos que são enfeitados com pétalas de flores. Do alto desses veículos, os participantes do espetáculo jogam flores no público: é a famosa “guerra das flores”.
Em Veneza, a imagem mais conhecida do carnaval é seu famoso baile de máscaras. Essa tradição remonta ao século XVII. Mas também há muita folia nas ruas e nos canais da cidade. Há também muitas gôndolas que desfilam nos canais enfeitadas e cheias de pessoas fantasiadas.
O local mais importante do carnaval de Veneza, todavia, é a Praça de São Marcos. Lá acontecem apresentações musicais e teatrais e chega até a jorrar vinho numa fonte que tradicionalmente jorra água!
Ricardo Barros Sayeg é Professor de História do Colégio Paulista, Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da USP, formado em História e Pedagogia pela mesma universidade.
A partir deste texto, vamos comentar sobre esta festa popular brasileira que é o Carnaval. A história é fascinante e possue momentos em que é preciso comemorar. Vamos comemorar a VIDA. Sejam todos bem vindos em 2012 em nossas aulas de história da Escola Estadual André Avelino Ribeiro.

81 comentários:

  1. É bom saber que o carnaval não é só comemorado no Brasil e também no Estados Unidos e na frança no Estados Unidos diferenciando com mascaras de gesso e contas coloridas fazendo a alegria das pessoas e na França desfile de carros com tema o Rei do Mediterrâneo , mais nem um dessas festa chegará ao carnaval do Brasil o melhor festa de todas !! ;D muita folia , muita alegria e festa . Não sou muito de pular carnaval mais respeito a todos que pulam , espero um dia , eu poça conhecer esse costumo essa festa que todo ano comemoramos ! um Feliz carnaval a todos boas festas e muita alegria !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. aluno:Marcos Aurélio Ferdori
      E.E.André Avelino Ribeiro
      2°ano C matutino

      Excluir
    2. bom o carnaval fora do pais é bem divertido claro que sem o nosso samba que é uma marca brasileira mais tem umas semelhanças como mascaras e carros alegoricos garantindo a diversão de milhares de pessoas pelo mundo todo.

      Willian Endrew 2ºB matutino

      Excluir
    3. o carnaval em nice na frança e veneza na italia é muito parecido com o do brasil, carros alegóricos e muita diversão, alegra milhoes de foleoes.

      Renata marcela 2ºB Matutino

      Excluir
  2. Olá, professora. Bom, como posso dizer... O Carnaval é aquela coisa que agita, faz bem, mas sem exagero. Antigamente e até mesmo o Carnaval de Salvador , até que vai no meu ponto de vista, aceito por ser legal e também onde pessoas possam se divertir, esquecer um pouco de seus problemas. Não gosto, não suporto Carnaval, detesto só de pensar mas respeito a opinião dos outros. Sou contra aquela coisa do Carnaval de RJ e SP, e em outro lado acho interessante pois eles homenageiam grandes artistas, cantores, etc. como por exemplo ano passado, não lembro bem a escola, mas teve uma que homenageou o Charles Darwin, "é o cara". Isso sim é legal, interessante de se ver. Bom, enquanto os carnavais de fora, sabia de alguns... e sim, eles levam muito mais cultura ao povo, dando uma sabedoria apenas curtindo uma festa.

    Aluna: Janaina Bruning Azevedo
    E.E. André Avelino Ribeiro
    2º ano D - Matutino;

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ocarnaval é a implantaçao da semana santa pela igraja católica, a palavra carnaval deriva do grego 'carvis valles" que significa CARNE E VALLES,PRAZERES.No Brasil o carnaval é a maior festa popular, sem dúvida alguma, em outros lugares do mundo essa folia também é comemorada com muita alegria e fervor.
      Em todos os lugares do mundo , o carnaval dura três dias. Os dias que antecedem a Quarta-Feira de Cinzas.

      Nayara Rodrigues de Almeida 2B matutino Andre Avelino Ribeiro

      Excluir
  3. É bom saber que o carnaval não é só comemorado no brasil,mais também comemorado em diversos Paises na Franca,nos Estados Unidos. O carnaval norte-americano é conhecido por suas máscaras de gesso, colares de contas coloridas e paradas com bandinhas que fazem a alegria dos turistas e moradores.que no Brasil o Carnaval é melhor festas de todos...Desejo um bom Carnaval para todos e muitas diversão com seus costumes.



    Aluno:Murilo Henrique Tavares Corrêa
    E.E. André Avelino Ribeiro
    3° Ano A - Matutino

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o carnaval e uma festa para comemora os 40 dias de jejum apos a quarta de cinza para todos festarem a quaresma mas tambem para o bastante com muita alegria co muita diversao.wederllyn 2°f

      Excluir
    2. O carnaval surgiu no século XI, a partir da implantação da Semana Santa pela Igreja Católica, antecedida por quarenta dias de jejum. era uma festa religiosa que com o passar dos anos se tornou uma festa fora do padrão religioso.
      O carnaval sem duvida alguma é a festa mais popular do nosso Brasil , nessa época aparecem pessoas de todo o mundo para prestigiarem o carnaval Brasileiro.

      2°B matutino ((:

      Excluir
  4. Gostei muito desse texto ficou muito legal.E muito interessante saber que o CARNAVAL não e só comemorado aqui em nosso Brasil e sim em outros países a fora , cada um tem sua magia e cultura de divertimento e alegria dentro de si. O interessante que eu acho aqui no Brasil e que eles fazem homenagem a grandes pessoas do mundo das celebridades cada um tem seu jeito de estar comemorando o Carnaval, pra muitas pessoas e só curtições e alegria momentânea e pra outras e ter orgulho do resultado que trabalhou durante meses para estar tudo em seu devido lugar.O Carnaval ele tem uma tradição muito histórica que vem de muito tempo atras, cada um do seu país colocam coisas que mostrem a cultura da sua cidade natal. Eu não sou muito de curti Carnaval prefiro ficar em casa , mais respeito a opinião de quem gosta e não perdi um ano se quer , como disse cada um tem a tradição e gostos, e muito lindo o sorriso estampado de pessoas que sente orgulho de estar ali na avenida cantando a sua musica da sua amada escola.
    Aluna:Querem Karoline Miranda Silva Soares
    E.E.André Avelino Ribeiro
    2ºC-Matutino

    ResponderExcluir
  5. As vezes achamos que sabemos tudo sobre a vida ou o que se passa no mundo la fora mas acontece tanta coisa la em outro pais....E que acontece tanta festa boa que não da nem pra comentar mas vou,sabemos que não tem só festa no brasil é comemorado em varios paises na frança e nos estados unidos,carnaval norte americano é conhecido por suas mascaras de gesso e colares coloridos e seus carros alegoricos fazem a alegria dos turistas e moradores....

    Aluna:Aluna:Ana Paula Teixeira De Moraes. E.E.Andre Avelino Ribeiro. 2°ano c - Matutino

    Professora, esse e da Ana Paula ela não conseguiu postar , dai postei o dela no meu nome só que esse resumo e dela ok?

    ResponderExcluir
  6. Olá Boa noite

    Gostei muito do texto ...

    Já participei de carnavais fora do Brasil e posso dizer que EU particularmente prefiro o carnaval fora do Brasil...
    PORQUE?
    porque o carnaval fora do Brasil , não trás como prioridade o prazer da carne.

    Acho linda a forma como em outros paises , o carnaval além de ser produtivo , também é alegre. Eles investem muito na população , na comunidade... É uma comemoração bem cultural , tem musicas , pinturas no rosto , teatro,na dança e entre outras coisas... É COMO AQUELE FILME BEM CONHECIDO " ALICE NO PAIS DAS MARAVILHAS " TUDO PARECE TER VIDA !! É tudo muito colorido , alegre , produtivo e feliz !!

    O carnaval no Brasil, atualmente não deixa de ser um momento alegre , onde as pessoas comem , bebem , dançam enfim , se divertem durante alguns dias. Em varias regiões do Brasil cada um apresantando uma forma diferente de comemorar a sua cultura.

    Enfim , O Brasil para em função desta festa . Que na minha opinião , a atenção do Pais não deveria ser totalmente voltada para esta festa . Os meios de comunicação , os orgãos governamentais e não governamentais parace que param em função desta comemoração, deixando de priorizar coisas fundamentais para a nossa população brasileira.

    O carnaval brasileiro , muito conhecido pelo samba e suas belas mulheres. Passa uma imagem de simbolo "sexual" aonde valoriza-se a beleza e o culto ao corpo.

    Penso que deveriamos valorizar mais as riquezas do nosso pais . Devemos dar prioridade as coisas mais importantes . Precisamos investir mais no nosso Brasil.

    :) ESTA É A MINHA OPINIÃO EM RELAçÃO AO TEXTO E AO CARNAVAL!!

    NOME:Danielle Pereira de Almeida
    TURMA:2°D (MATUTINO)
    E.E ANDRÉ AVELINO RIBEIRO.

    ResponderExcluir
  7. O carnaval com o decorrer do tempo ouve varias transformações, derivando-se de suas culturas em seu país. O Brasil por exemplo, vamos citar São Paulo - São Paulo, Bahia - Salvador.

    São Paulo - São Paulo. É desfile das escolas de samba paulistanas, ocorre no Sambódromo do Anhembi.

    Bahia - Salvador. É agitado por vários famosos na Bahia. Os shows dados em cima do trio elétrico passam pelas ruas dos bairros como Barra, Ondina e Campo Grande. Atraindo uma grande multidão de pessoas, tanto anônimas quanto outros artistas e personalidades.

    No entanto, a evoluções ocorrentes foram a favor de suas culturas regionais.

    Como citado acima “O carnaval surgiu no século XI, a partir da implantação da Semana Santa pela Igreja Católica, antecedida por quarenta dias de jejum.” As igrejas realizam eventos religiosos durante o período, programações para todas as idades, Uma reflexão do tempo da quaresma, como Vinde e Vede, Micarecristo e tempo de oração.

    O Carnaval pode ser visto de varias maneiras, e devemos respeitar cada uma delas.


    Deusany Faria do Amaral
    Serie: 3°ano E
    Matutino.

    ResponderExcluir
  8. O Carnaval Brasileiro E repleto de carros alegorico e disfiles . o carnaval do brasil e comemorado des da Sexta-feira a noite ate terça-feira antes da quarta-feira de cinzas são 5 dias sem contar com a quarta-feira de cinzas . Em salvador(Bahia) , rio de Janiero (Rj) , São paulo e em todo Brasil e comemorado O carnaval pode ser difernte mais todo lugar tem carnaval , podeser em trio eletrico , micareta o brasil além de ser o pais de futbol e o Pais do carnaval
    de:Gabriel Sanzio Macedo Porto
    Serie : 2°D
    Matutino

    ResponderExcluir
  9. De acordo com o texto o carnaval não é uma coisa de hoje e não é só celebrado no brasil e sim em outras parte do mundo, com diferentes modos de acordo com suas culturas.
    Apesar do carnaval não ser comemorado somente no brasil, a nossa festa e a mais conhecida por todo o mundo graças a riqueza encontrada nas fantasias e nos ritmos, tornando a festa aqui mas conhecida que nos países que iniciaram a tradição.


    Aluno: Clayton C. Souza
    serie : 3º ano E
    Matutino

    ResponderExcluir
  10. É cada um comemora do seu jeito o praticamente mundialmente famoso Carnaval, eu gosto, não pela folia que é literalmente folia, mas e sim pela alegria que ele traz; afinal estamos em tempos muito difíceis com todos esses fatos que vem ocorrendo mundo afora e isso nos faz esquecer um pouco deles e curtir pelo menos um dia que seja, isso é carnaval é união e alegria mas tem que saber diferenciar entre curtir e beber e estra vazar como tem muita gente que faz.

    By Lucas de Moraes
    2ºD (matutino)

    ResponderExcluir
  11. Amo o carnaval, é uma epoca em que pelo menos eu me divirto muito. As festas no brasil sao muito legais alem de poder se fantasiar, dançar muito, conhecer pessoas novas tambem podemos fica com nossa familia curtir o carnaval com as pessoas que amamos. Uma das coisas que amo no carnaval sao os trios eletricos um mais perfeito que o outro...
    Resumindo pra mim o carnaval é uma epoca de alegria, paz e em que podemos ser nós mesmos sem preconceitoos e diferenças.


    Aluno: Rebeca Ruiz
    Serie: 3ºano E (Matutino)

    ResponderExcluir
  12. o ho bom sabe que o carnaval nao e so comemorado no Brasil e sim no exterior tambem. Muito legal mais nao ha carnaval iqual ao do Brasil o povo Brasileiro cheio de alegria e festa e tudo mais deixa o nosso carnaval muito mais melhor do que nos outros paises por isso que o Brasil enche de estrangeiro na epoca do carnaval o povo do mundo inteiro querem conheçe a verdadeira festa do carnaval que so acontece aqui no nosso pais que é o Brasil.

    E Ne eu nunca fui pula carnaval mais desejo a todos ae que vao comemora um otimo carnaval.

    Nome: Nelio Souza
    Turma: 2º D
    Turno: Matutino

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. O carnaval mudou muito desde sua criação,hoje em dia dificilmente você comemora bem o carnaval.Muitas coisas mudaram pra mim carnaval hoje,é sinônimo de pessoas bêbadas,de barbaridades,de mortes de dinheiro jogado fora.Tantos são gastos em Festas,Em sambódromo e pouco são gastos em Saúde,em Educação em Segurança!
    Curtir é bom,rir é bom mas tudo tem seu limite,até que naquela época as coisas eram diferentes,hoje existe muitas drogas,o carnaval brasileiro eu particularmente não gosto,é muito porco,nós brasileiros moramos em um país lindo,de muitas riquezas,porém pouco o valorizamos.

    Nome: Alexandre Lourençon
    Turma: 2º C
    Turno: Matutino

    ResponderExcluir
  15. Carnaval, é uma forma de expressão, faz parte do ciclo da cultura, muitas pessoas confundem o verdadeiro significado e a cada ano que passa nós brasileiros temos visto o Carnaval como via de insanidade, pois muitas pessoas fazem coisas que desrespeitam aqueles que trazem tradições e crenças, acabam confundindo a tal "liberdade" que o carnaval proporciona.
    Devemos cutir sim, mas sempre com respeito e educação.

    Katielly Benício
    3º A (Matutino)
    ;*

    ResponderExcluir
  16. Particularmente eu não gosto do carnaval mas,respeito a opção dos que me rodeiam.
    Gostei muito de conhecer um pouco mais sobre o carnaval em outros paises. Eles comemoram o um pouco diferente do que nós vemos no Brasil mas o que importa é a alegria que contagia...
    No carnaval não tem diferença de classes sociais,raça,jeito cada um se diverte da melhor maneira possivel...
    Pena que quando passa o festejo tudo volta como era antes e muito das vezes pior,pois muitos não sabem se divertir e acabam abusando de uma suposta ''alegria'' sendo assim ,vão e não voltam mais!!!


    Aluna:Naama da Luz Teixeira
    2º D (matutino)

    ResponderExcluir
  17. O carnaval surgiu na Grécia no seculo XI, era comemorado por 40 dias que antecedia a quarta-feira de cinza, era um meio de agradecimento aos Deuses pela fertilidade do solo e pela produção. Passar do tempo foi dotada pela igreja católica, no período do carnaval marcado pelo "A Deus a carne" ou do latim "Carne Valle", e dando a origem ao carnaval, durante esse acontecimento tinha grande concentração de festejo. Cada cidade Brincava do seu costume.
    Paris foi uns dos primeiros exportador das festas carnavalesca. Já o Rio de Janeiro, criou o seu estilo de fazer o carnaval com o desfile de escola de samba, para outras cidades do mundo. O Rio de Janeiro está no livro do Guinness Book como o maior carnaval do mundo, e a Cidade de Recife como o maior bloco do mundo.


    Aluna: Ediéle Bastos
    2°ano C(Matutino)

    ResponderExcluir
  18. O carnaval é uma coisa boa de se informar, pois tambem faz parte de nossa cultura e por ele nao estar somente sendo comemorado em nosso pais mas sim em muitos outros.
    Transbordando alegria e diversao é dessa forma que o carnaval é comemorado.
    Assim como aqui no Brasil, outros paises tambem possui temas historicos, pessoas e utilizao fantasias a serem homenageado durante o desfile, como é citado o texto acima que "O carnaval norte-americano é conhecido por suas máscaras de gesso e colares de contas coloridas" e em Nice na França e em Veneza na Italia tambem utilizao carros alegoricos, gôndolas enfeitadas, bailes de máscaras e batalhas de flores.
    Uma coisa que me chamou a atençao foi a "guerra de flores", que os participantes do espetáculo jogam flores no público, assim como aqui no Brasil é jogado serpentinas e confetes.

    Juliano Alves Ribeiro
    2ºano-D, Matutino

    ResponderExcluir
  19. O carnaval surgiu no séc. XI, no dia da semana santa da igreja católica antecipadamente por quarenta dias de jejum. Havia varias festas que ocorriam antes da quarta-feira de Cinzas.
    Que é mais considerado o primeiro dia da quaresma.
    O carnaval vem da Grécia que é expresso por “carnis Valles”.
    No Brasil é uma festa mais comemorada dos brasileiros que faz a folia, e que traz toda a alegria dos brasileiros.
    O carnaval dura três dias na quarta-feira de cinzas é chamado de ‘’gordos’’ , Nos EUA é conhecido por suas máscaras de gesso, colares de contas coloridas e paradas com bandinhas que fazem a alegria dos turistas.
    Em outros países como França, Venezuela, Itália é mais diferenciada e são mais os carros alegóricos, gôndolas enfeitadas, bailes de máscaras e batalhas de flores.
    Para finalizar, no mundo tem vários tipos de se alegrar seja com samba, carros alegóricos cada um tem o seu jeito de se comemorar.
    Agora pouco são gastos em Saúde,em Educação em Segurança!
    Curtir é bom,rir é bom mas tudo tem seu limite,até que naquela época as coisas eram diferentes,hoje existe muitas drogas, é muito porco no modo da limpeza,nós brasileiros moramos em um país lindo,de muitas riquezas,porém pouco o valorizamos.

    E.E.André Avelino Ribeiro
    Nome: Jean Claud Fernandes
    Turma: 2°D
    Período: Matutino

    ResponderExcluir
  20. Muitas pessoas pensam que o Carnaval só e pulado e feito aqui no brasil , ai no texto mostra em que outros pais existe também o carnaval como Estados Unidos e na frança no Estados Unidos diferenciando com mascaras de gesso e contas coloridas.Carnaval é comemorado para transbordar alegria diversão é dessa forma que no seculo XI foi existir para trazer diversão as pessoas.Olha como em outros pais existem alegria em carnaval por ex:"guerra de flores", que os participantes do espetáculo jogam flores no público, assim como aqui no Brasil é jogado serpentinas e confetes.

    Nome: Danilo F . Santos
    turma: 2°ANO D. (Matutino)

    ResponderExcluir
  21. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Carnaval surgiu na semana santa pela Igreja Catolica por causa da quaresma que começa na quarta-feira de cinza. No Brasil o carnaval é comerado com muita alegria e fulia.Em outros países o carnaval era comerado com bailes de mascaras, colares e bandinhas que cantavam e alegravam o publico e os turistas. Para animar a folia tinha as alegorias,que eram guardados á noites em barracões,para serem enfeitados e iluminados para desfilar com pessoas fantasiadas,que faziam apresentações teatrais e musicais.Tinha tambem a batalha de flores mais conhecida como "guerra de flores", essa tradição surgiu porque na França as pessoas trocavam flores,e aparti dai as pessoas passaram a jogar petalas de flores de cima das alegorias para o publico.

      Nome: Ahyram Suellem F. Neves
      Turma: 2°C (Matutino)

      Excluir
  22. Eu não sabia a origem do carnaval,mas ele mudou muito desde seu surgimento.Nas festas do século XVIII as pessoas se divertião de forma agradável com atrações musicais e teatro.Hoje em dia,há atrações musicais,mas está uma bagunça,sem respeito.
    Aluna:Edimara Olanda
    Turma:2°ano C

    ResponderExcluir
  23. Nossa muito legal , com bom é saber que o carnaval,(a festa dos prazeres)é uma festa mundialmente conhecida e comemorado em vários países cada um de acordo com duas culturas e principios.
    Triste é ver uma festa tão bonita sendo estragada por pessoas groseiras, muito vergonhoso para os organizadores da cidade de SP, espero melhoras para 2013.

    E.E.E.M
    André Avelino Ribeiro
    Aluno: Rafael Nunes Fernandes
    3° A
    matutino

    ResponderExcluir
  24. Quanta diferença de um lugar para o outro, é incrivel as maneiras de serem comemoradas as datas, mas o carnaval é realmente a marca do brasil, conhecida pela beleza,animaçao e principalmente diversao.

    Aluno: Noah Moreno
    Turma: 3º ano A tecnico em Administraçao - Matutino

    ResponderExcluir
  25. O Carnaval nos Estados Unidos e na França é muito interessante saber que la também existe carnaval , mais nada que compare com o carna daqui do brasil melhor festa do mundo não desmerecendo o carnaval dos outros países.


    Air Henrique 2 D Matutino

    ResponderExcluir
  26. Apesar de o Carnaval brasileiro ser o maior e mais famoso do mundo é bom saber que a tradição ainda é mantida em outros países e com seus costumes como nos Estados Unidos que comemoram com colares coloridos, mascaras de gesso e paradas com bandinha e também como em Nice na França que comemoram o carnaval francês com Batalha de Flores,moças e rapazes fantasiados em gôndolas enfeitadas arremessam flores coisa mas bela de se ver e o bom mesmo é claro é se divertir seja la como for com seu jeito e seus costumes mas sem colocar sua vida e de outras em risco é claro. E que seja muito melhor em 2013

    Aluna: Géssica Maira
    Turma: 3º Ano A.
    Tecnico em Administraçao - Matutino

    ResponderExcluir
  27. É importante saber que em outros paises se comemora o carnaval mas é claro com nomes diferentes, Mas ao ver, acredito que os turistas vem o carnaval do Brasil como uma festa mais alegre, divertida, colorida e etc. O que está errado, seja aqui ou qualquer outro pais a festa é muito bonita. O importante é se divertir aqui ou qualquer lugar, mas é claro que essa diversão não pode passar sem educação, respeito, e moderação com a bebidas, brincadeiras de mau gosto e etc. com os outros.

    Escola Estadual André Avelino Ribeiro
    Aluno: Allan Pereira Martins
    3ºA Técnico em Administração
    Matutino

    ResponderExcluir
  28. Carnaval essa festa popular brasileira que encanta e nos diverte aqui no Brasil como em outros lugares tambem; é sempre bom saber que eles tem seus costumes de festas, que se divertem e que nao deixam de passar em branco. A mais linda que eu acho é a batalha de flores que moça e rapazes arremessam flores e confetes aos observadores. É sempre bom curtir mas com conscientizaçao nao jogando lixo nas ruas, bebendo moderamente que ai seu carnaval vai ser um dos melhores da sua vida

    Aluna: Karine Grasel
    Turma: 3 º ano A
    Tecnico em Administraçao- Matutino

    ResponderExcluir
  29. O carnaval é uma festa que esta presente todos os anos em varios países, uma festa cheia de alegria e muita folia porem eu não goste muito mas respeito quem gosta, pois há tantos acidentes nos três dias tudo por não ter consiencia de não ingerir bebidas alcoólicas se for dirigir. Aluna: Ludmila Reiners Yoshida 2C

    ResponderExcluir
  30. Carnaval é uma festa muito bonita feitos em varios países e de formas diferentes, Nice visitantes trocavam buquês entre si, no Brasil o carnaval tem desfiles de escolas de samba, com enredos sempre contando alguma historia importante com carros alegóricos e pessoas caracterizadas de acordo com o tema apresentado no samba, também existe o carnaval de rua, o mais famoso desse tipo é o de Salvador, com trios elétricos tocando axé e vários outros gêneros musicais. O objetivo do carnaval desde o principio é tirar as pessoas de suas rotinas de trabalho para divertir um pouco.

    Cesar Siqueira Aleixes de Mello 2°C

    ResponderExcluir
  31. Bom, o carnaval não devia ser feriado, eu concordo, acho ridículo isso. Pra mim o feriado é bom pra descansar, quando dá pra ir pra um retiro legal também, mas podiam arrumar outra data pra substiuir já que o negócio é ter um feriado. Mas aí já é querer demais né? Eu já ficaria satisfeito se não me enfiassem goela abaixo a "alegria" carnavalesca, como se fosse real. Prefiro o sossego não carnavalesco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Disse tudo!
      Concordo plenamente com você. Sem falar dos dias em que perdemos de aula, em que poderíamos estar aprendendo alguma coisa de novidade. Só acho que é muitos dias sem funcionar nada. E pra falar verdade, o Brasil só começa a funcionar depois do Carnaval, antes disso, são só dias como se o ano ainda não estivesse iniciado. Mas por outro lado, não queria estar no lado dos funcionários públicos, como dos professores e mais alguns, trabalham bastante e ganham pouco. Eles torcem, certamente, por um feriado, para poder descansar e poder ter paz.

      Excluir
  32. Olá! O carnaval me pareceu ser alegre nas épocas e nos países que foram acima citados, não sou totalmente contra o carnaval, pois o acho uma arte, mas o que muitas vezes ocorre com as pessoas que não sabem aproveitar esta festividade é algo muito ruim.
    É muito encantador quando pesquisamos sobre os outros carnavais fora daqui, usar máscaras nos bailes de Veneza me fascinou, mas deve ser um pouco t...riste não ter as nossas marchinhas e os nossos sambas.
    Nunca fui a um carnaval, mas já assisti pela TV os desfiles das escolas, é com toda a certeza arte, pena que é gasto milhões nesse desfiles, com todos os problemas na nossa sociedade chega a ser injusto, carnaval significa alegria, mas não para todos.
    O carnaval é arte, criatividade e imaginação, seja aqui ou lá fora.

    Aluna: Thais Rodrigues Carlos
    Série: 2º ano C

    ResponderExcluir
  33. O Carnaval pode ser visto de varias maneiras, e devemos respeitar cada uma delas.
    Bom, pra mim esta data não é de muita importância...
    Como podemos ver no Jornal com muita frequência neste período, é acidentes... As pessoas festejam e bebem, e na volta pra casa acabam se acidentando, por esta alcoolizado.
    Nos outros países podem variar um pouco o modo em que eles festejam e comemoram esta data...

    Aluna: Wendesleny da Silva Lima Teixeira
    Série: 2º ano C

    ResponderExcluir
  34. Olá professora, adorei esse texto...
    O carnaval,surgiu no século XI,a partir da implantação da Semana Santa pela Igreja Católica,antecedida por quarenta dias de jejum.Esse período longo de tempo acabou por reunir diversas festas que ocorriam antes da Quarta-Feira de Cinzas,considerado o primeiro dia da Quaresma.
    O carnaval é comemorado no Brasil e também nos Estados Unidos,na França e em outros países.Com diferenças no norte-americano obtem-se a usar mascaras de gesso colares coloridos etc...
    Na França e em outros países desfilam com carros com tema ao Rei do Mediterrâneo,gôndolas efeitadas baile de mascaras etc...
    Mas o carnaval brasileiro é muitoooooo mas melhor é repleto de carros alegorios ,samba no pé,desfiles das escolas,sem contar nas grandes homenagem que eles fazem as celebridades,santos etc....
    Carnaval é uma época de diversão,alegria,harmonia,de festa,de sentir prazer de se alegrar.Eu adoro carnaval,adoro dançar,pular, me divertir.
    As festas no Brasil são muito legais,além de poder se fantasiar,dançar muito,conhecer pessoas novas,curtir,pode passar junto com as pessoas que amamos,ou no retiro louvando ao nosso Magnifico Jesus,podemos ver os trios eletricos,que são um mais lindo que o outro,podemos curtir. Só não podemos nos esquecer das partes ruim do carnaval,como violência,bebidase brigas.
    O carnaval é momento de festa,alegria e paz então vamos acabar com as injustiças e violências,dizendo um sim a paz.

    Sabendo que o carnaval pode ser vista de varias maneiras,e que devemos respeitar cada uma delas.

    Nome:Bruna Karolina
    Turma:2C(matutino)

    ResponderExcluir
  35. Eu gosto do carnaval e uma epoca de festa para se curti conhecer pessoas diferentes, pode se fantasiar e ate desfilar em blocos e escola de samba,mais tambem tem o lado negativo como a violencia e principalmente os acidentes de transito que mata muitas pessoas,tirando esses problemas o carnaval seria maravilhoso.

    Aluno:Helder Costa Assis
    Turma:2D

    ResponderExcluir
  36. Olá!
    Foi bom eu ler este texto pois eu não conhecia os hábitos
    carnavalescos fora do Brasil.
    É bom saber um pouco mais sobre a tradição dos países de fora.
    Achei interessante eles chamarem os dias antecedidos da Quarta-feira de Cinzas serem chamados de "gordos", acho que chamam assim porque são os dias que as pessoas que seguem a tradição desfrutam das comidas, pelo fato de a partir da Quarta-feira de Cinzas eles tem que entrar em jeju.
    Bom, achei curioso o fato de eles fazerem uma batalha de flores, pois é uma prova que nem todas as guerras tem que ser feitas a base de pólvora, chumbo, armas nucleares, entre vários! Isso transmite um ar de paz na sociedade.
    Muitas coisas do carnaval de fora se parecem com os carnavais daqui, muita cor, mascaras, carros alegóricos , e bandas. Um fato interessante e que na Veneza acontece eventos musicais e teatrais sobre o carnaval, um meio de transmitir que nem tudo e festa e folia, e também a cultura.
    Não importa aonde for, o carnaval sempre sera uma festa cultural que transmitira muita festa, alegria, cultura, e distração para a sociedade!
    Beijos e Abraço
    Aluna: Naielly Fernanda
    Matutino, 2°C
    Escola Estadual André Avelino Ribeiro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E isso ai Naielly fernanda e pensar que os habitos carnavalescos são extremamentes parecidos com os nossos,podemos ver que as vezes até a cultura são diversificadas de formas engraçadas ,mas mesmo assim a mesma forma de diversão e a mesma daqui em que conhecemos,e curioso saber que em paizes por ha fora tem importantes jeitos de se divertir .Mas o que dizer do carnal do passado ,não há comparação com os de hoje em dia que vemos ,antes o carnaval pode se dizer que era mais respeitado pelas as pessoas por mais que havia uns engraçadinhos ,que o carnaval seje uma forma de se divertir e se enturmar a sociedade umas com as outras bjs...
      aluna: Nayara Amaral Ponce
      Serie:3 E

      Excluir
    2. Na verdade acho que o carnaval deveria ser como antes, pois antigamente os carnavais eram menos vulgares e mais reservados, hoje em dia só se vê briga morte, poucos saem ileso apos uma noite de carnaval! Infelizmente o mundo vai mudando e a juventude e os hábitos sociais também!
      Obrigado por comentar! ;D
      Beijos
      Naielly Fernanda
      2°C Matutino

      Excluir
  37. Esse testo é muito bacana ,pois fala as origens do carnaval e descobrimos que o Brasil pegou partes do carnaval de outros paises e formou o seu ,e na minha opinião acho o carnaval umas das festa mais bonitas de se apreciar , pela sua beleza.

    Aluna;Viviane Cardozo
    Porf;Lourdes
    Série; 2°C
    André Avelino (Matutino)

    ResponderExcluir
  38. Eu achei esse texto bem interessante, o carnaval já era comemorado em outros paises, carnaval e tempo de alegria festa brincadeiras, eu não pulo carnaval mais eu acho legal as cores o samba é muito bonito..
    Beatriz Gonçalves
    SÉRIE:3E.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Carnaval é uma festa que é muito comemorada no Brasil,e achei legal saber que existe carnaval em outros países e que são bem divertidos também.Eu não sabia que o carnaval deles tinham diversas animações, achava que só no Brasil existia este tipo de comemoração.

      Thaelly silva
      2º F

      Excluir
  39. É legal saber que no mundo se comemora o carnaval, e muitas vezes pensei que o carnaval havia sido criado no Brasil, e pelo contrário o carnaval é mais antigo que o Brasil achei bom sabe disso e tomara que não morra essa tradição pelo mundo que é linda.
    Nome: Alexandre Yarid
    Série: 2ºF

    ResponderExcluir
  40. Carnaval periodo de festas e alegria , muito bom saber que o carnaval , tem alguma influencia da igreja catolica , por causa da semana santa , antecedida por quarentas dias em jejum .e saber das origens do carnval e que o brasil pegou exemplos de outros paises para ser essa festa qe e hj em dia , abraços (:

    ResponderExcluir
  41. Bom eu achei super interessante o testo , é bom saber que o carnaval é conhecido em varios lugares. Mai particularmente eu não gosto muito da maneira que o carnaval é comemorado plincipalmente no Brasil , mais vivemos em um pais democratico e por isso respeito aqueles que curte. beijos e Abraços !


    Jenniffer Luany 2 b

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito bom saber que não é só o carnaval do Brasil que é lindo mais também de outras cidades e países são muitos comemorativos.
      Por:Steffany Hélen da Silva 2° B

      Excluir
  42. O carnaval é muito bonito e cheio de cores, é muito bom saber que ele não é só curtido por pessoas aqui do Brasil, mas também por França e EUA como diz o texto, pois assim eles conhecem nosso jeito de se divertir bem no começo do ano, pular e cantar como no Brasil, conheçer a alegria e cultura do povo brasileiro...

    Escola André Avelino Ribeiro
    Aluna: Vitória Mendes Santiago 2°B
    Matutino

    ResponderExcluir
  43. Bom é bem interessante saber que existe carnaval em vários países . Eu gosto muito do carnaval aqui no brasil , bem que eu queria conheçer como é o carnaval em outros países ,

    Kleyton Henrique - 2 ano B - matutino .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E interessante ver que não e só no Brasil que e festejado os 3 dias de carnaval mais observamos que tambem em outros paises são comemorados de forma divertida e alegre ,mesmo sem o nosso famoso samba.
      Pode-se observar que em Nice e comemorado pelo conhecido desfile de flores onde são ojgados flores ao publico em cima de um carro alegorico e em Veneza o baile de mascaras. Em qualquer lugar idependente da forma se comemora o carnaval de forma descontraida.
      Serie : 2 ANO B

      Excluir
  44. É bom saber que o carnaval nao é só comemorado no Brasil e sim em outros países no Brasil o carnaval tem desfiles de escolas de samba, com enredos sempre contando alguma historia importante com carros alegóricos e pessoas caracterizadas de acordo com o tema apresentado no samba, também existe o carnaval de rua o objetivo do carnaval desde o principio é tirar as pessoas de suas rotinas de trabalho para divertir um pouco.

    Alunas - Thayná Rodrigues e Luana Caroline
    2ºB Matutino

    Salve ae pro 2ºB ;*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho carnaval muito chato,mas serve para aspessoas se distrairem um pouco sair de casa ia ser bom se as escolas de sanba se enfrentase com as de outros paises ai sim ia ser legal
      aluno:Leonardo Anselmo
      2ºB

      Excluir
  45. o carnaval e uma das festas mais conhecidas do brasil e e muito bom saber que nao e so o brasil que partinha esta alegria.

    thiago pereira 2B matutino

    ResponderExcluir
  46. Esse texto mostra a verdadeira origem do carnaval, o Brasil só adotou a data que caiu muito bem nesse nosso país caloroso.
    talvez é a maior data festiva do mundo assim envolvendo muito dinheiro, é ai que entra pessoas só para encher seus bolsos de dinheiro enquanto outras pessoas ''acham'' que se divertem curtindo um som alto e cheio de pessoas suadas. hehe

    Emerson Lemes Costa 2ºB

    ResponderExcluir
  47. È muito interessante o carnaval , é na onde as pessoas curtem , demonstra os seus taletos , com os teatros , danças , desfiles e outros . E apesar também em outros países eles curtem muito o carnaval .

    Aluna: Raiana Esteffany
    Turma:2°B - Mututino .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia!!
      Sim o carnaval é sim muito interresante só que o mais interresante nisso que não somos só nois que gostamos do carnaval mias tambem os estrangeiros

      Excluir
  48. O texto aborda como o carnval é festejado no Brasil e no mundo uma festa muito boa de se curtir . É uma das melhores festas que temos , calorosa . É bom saber que nao é só o Brasil que comemora mais sim outros também ... Carnaval bom de mais haha !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. muito bom, todo mundo se divertindo com o carnaval e comemorando de jeitos diferentes!
      Melissa Cindy 2ºano B

      Excluir
    2. bom por mais que hoje o carnaval é celebrado por muitos ele acaba trasendo mortes e tragédias para a sociedade.Em cada país o carnaval representa uma coisa, em akguns paises eles representam o carnaval com danças, musicas e etc...

      aluna: fabiane
      série: 2°B

      Excluir
  49. O carnaval é uma festa que todos esperam muito, por ela todo o ano,pois aonde voce mostra sua alegria e animaçao para todos os publicos e isso vem desde anos e anos de alegria.Muitos vão para outras cidades e ate países para conhecer menhor a festa que é tão conhecida e diverdida.
    Gleycyelly silva correa 2ºano B

    ResponderExcluir
  50. O Carnaval é uam festa que todos esperam por ela , que é considerado no Brasil como uma festa de mascáras . Eu não sabia que o carnaval tinha avê com a Igreja Católica .. Foi muito bom saber ! gostei muito do texto
    Suzanna Procópio ;*
    3° ano A (Matutino)

    ResponderExcluir
  51. Olá, O Carnaval brasileiro é o maior e mais famoso do mundo, mas a tradição ainda é mantida em outros países. Os principais carnavais fora do Brasil são Veneza,Roma,New Orleans, Alemanhã e Binche.
    Os carnavais em outros países são bem animados mas nada comparado com o do Brasil, carnaval é uma festa é uma alegrias mas temos que aproveitar no limite certo. Obrigado ! Phamella 3ºA

    ResponderExcluir
  52. Ola, boa tarde!
    Essa parte da historia do carnaval ainda não tinha visto. Sempre só aquela em o que melhor carnaval e no Brasil. Esse texto sobre o carnal fora do Brasil é bem interessante, pois uma vez perguntei pra uma professora de uma escola, da onde surgiu o carnaval? O que significa o carnaval? Ela não soube me explicar bem, e nem eu pesquisei sobre o assunto, mas agora compreendi.
    Bjus...
    Jeniffer Haianne P. de Oliveira
    2ºD (matutino)

    ResponderExcluir
  53. O carnaval continua sendo a maior festa popular do Brasil e do mundo Só que temos que reconhecer que o carnaval perdeu ao longo dos tempos a sua caracterização, já que antigamente era uma comemoração adotada pela Igreja Católica, o que falar das marchinhas então? Tão populares e tão irreverentes, Essa morreu de vez, muito embora estejam querendo resgatá-la. Acho que se procurassem um carnaval como é o de Veneza, que é belo, sem nada indecente seria o ideal, carnaval não precisa ser composto de nudismo e outras aberrações para ter graça, como brincadeiras nos bairros que não existem mais, porque a maioria das crianças vivem presas, numa tentativa dos pais protegê-las contra a violência, as doenças sexualmente transmissíveis aumentaram durante o carnaval, atualmente muitos jovens vão com a intenção de fazer muitas coisas que acabam gerando brigas.
    Obs: é imcomparavéis os carnavais de fora do brasil, são muito bons, bem diferente do nosso.
    Greice kelly 3°E (Matutino)

    ResponderExcluir
  54. Não sabia que existia carnaval fora do Brasil, mas é bom saber que outras pessoas do outros paises curtem carnaval pois é muito legal comemorar com os parentes e amigos.achei muito legal o texto.
    Bruna Galvão 2º B (Matutino)

    ResponderExcluir
  55. No brasil o carnaval é a maior festa popular,sem duvida alguma,entretanto em outros lugares do mundo comemore tambem.Mas na minha opiniao nada se compara com o carnaval daqui,muita folia muita alegria muita cachaça e muita diversão.
    Aluna:Letícia Andrade
    Serie:A revolução industrial foi um marco por melhoras na condiçao de trabalho. por isso acontecem protestos,mas na minha opiniao na parte dos protestos, não mudou muita coisa, Temos greves, manifestações e etc. Não so para pedirem aumento de salário, mas também, melhores condições da mesma, isso e um direito de cada empregado.
    Aluna:Letícia Andrade
    Serie:3º E

    ResponderExcluir
  56. Não fazia idéia de que em outros lugares se comemorava o carnaval também , na minha opnião o carnaval do Brasil pode até ser muito mais animado do que os outros porém o carnaval do Brasil muitas vezes é um lugar aonde as pessoas vão para beber , beijar qualquer pessoa , brigar . Para mim o carnaval aqui no Brasil já foi muito melhor , já foi um tipo de festa aonde se levava a família , hoje a maioria das coisas que tem no carnaval se vulgarizo muito , incentiva muitas coisas ruins .
    Emellyn Zanella 2°B

    ResponderExcluir
  57. O carnaval e motivo de muita alegria onde comemoramos com festas não so no brasil como tambem em outros paises,ele surgio no sec.XI que para todos se torna um dia festivo com apresentacão das escolas de samba.
    CARLA 2F

    ResponderExcluir
  58. eu não sabia que existia carnaval em outros países, achei superinteressante, de como são os carnavais em outros lugares como o carnaval norte-americano que eles usam mascaras de gesso, o importante é que em vários lugares as pessoas festejam o carnaval e que todos se divertem muito.
    aluna: camila rosa
    turma: 2ºb matutino

    ResponderExcluir
  59. eu gostei do texto que é uma comemoraçao que eles fazem no carnaval e que também é igual dos outros países e é uma festa muito comemoranda beatriz 2f matutino

    ResponderExcluir
  60. o carnaval fora do Brasil, o carnaval surgiu no século 11, o carnaval surgiu a partir da semana santa.
    Esthela Esquivel de Oliveira Miranda 3°ano E matutino.

    ResponderExcluir
  61. É muito legal saber que o carnaval surgiu no século XI ,e que o significado de CARNAVAL é (prazeres da carne)...Eu particularmente não gosto de carnaval,mas pra quem gosta é muito legal,pós libera a alma,da um sabor a mais a vida...Eu gosto só do feriado;e eu não sabia que em outros paises também tinha carnaval...

    aluno:Gabriel Victor 2°C

    ResponderExcluir
  62. Carnaval é uma forma de se interagir,é muito bom saber que muitas pessoas gostam e por isso outros países devem manter uma tradição com essa.

    ResponderExcluir
  63. De certa forma qualquer manifestação de folia e alegria entre um povo seria o carnaval já que significa os prazeres da carne e conta a igreja satisfaz a carne e não o espirito.
    Então os carnavais fora de época comemoradas em outros países não são nada além que pura satisfação da carne, prazer, só que com data para ser realizada.
    E uma época onde a economia cresce por causa das compras, dos gastos, enfim o carnaval não foi criado apenas como pretexto para esquecer os problemas e cair na folia, mas uma forma de fazer com que a economia cresça, uma forma de fazer o dinheiro circular mais rápido!

    ResponderExcluir
  64. Eu dessejo um bom Carnaval 2013 pra todos q curtiram essa pagina!!!!!!!!!!!!
    Feliz Carnaval!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Aluno:Michelle Pereira
    E.E.Parque Jurema IV
    5 ano C

    ResponderExcluir