quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Dia Internacional da Mulher.


No Dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.
A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano.
Porém, somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857. Mas somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas).
Ao ser criada esta data, não se pretendia apenas comemorar. Na maioria dos países, realizam-se conferências, debates e reuniões cujo objetivo é discutir o papel da mulher na sociedade atual. O esforço é para tentar diminuir e, quem sabe um dia terminar, com o preconceito e a desvalorização da mulher. Mesmo com todos os avanços, elas ainda sofrem, em muitos locais, com salários baixos, violência masculina, jornada excessiva de trabalho e desvantagens na carreira profissional. Muito foi conquistado, mas muito ainda há para ser modificado nesta história.

Conquistas das Mulheres Brasileiras 
Podemos dizer que o dia 24 de fevereiro de 1932 foi um marco na história da mulher brasileira. Nesta data foi instituído o voto feminino. As mulheres conquistavam, depois de muitos anos de reivindicações e discussões, o direito de votar e serem eleitas para cargos no executivo e legislativo.

Marcos das Conquistas das Mulheres na História 
  • 1788 - o político e filósofo francês Condorcet reivindica direitos de participação política, emprego e educação para as mulheres.
  • 1840 - Lucrécia Mott luta pela igualdade de direitos para mulheres e negros dos Estados Unidos.
  • 1859 - surge na Rússia, na cidade de São Petersburgo, um movimento de luta pelos direitos das mulheres.
  • 1862 - durante as eleições municipais, as mulheres podem votar pela primeira vez na Suécia.
  • 1865 - na Alemanha, Louise Otto, cria a Associação Geral das Mulheres Alemãs.
  • 1866 - No Reino Unido, o economista John S. Mill escreve exigindo o direito de voto para as mulheres inglesas
  • 1869 - é criada nos Estados Unidos a Associação Nacional para o Sufrágio das Mulheres
  • 1870 - Na França, as mulheres passam a ter acesso aos cursos de Medicina.
  • 1874 - criada no Japão a primeira escola normal para moças
  • 1878 - criada na Rússia uma Universidade Feminina
  • 1901 - o deputado francês René Viviani defende o direito de voto das mulheres
E assim a luta das mulheres por melhores condições de vida, dignidade e respeito continua. Leiam o texto e comente sobre o papel da mulher em todos os seus papéis: profissional, mãe, lutadora, guerrilheira, branca, negra, em postos de comando ou servindo o cafezinho. Diferentes ou iguais, na saúde e na adversidade, todas as mulheres que fazem deste país uma nação 51% feminina.

100 comentários:

  1. Com prazer vou ser a primeira a comentar aqui.
    Acho que todos os dias tinham que ser o Dia das Mulheres, porque somos nós quem batalhamos em casa quando o marido está fora à serviço, somos nós que fazemos o maior papel de educar um filho, somos nós quem lutamos para podermos ter um lugar de participação na política, somos nós quem sofremos com a perda de alguém devido ao fato de sermos consideradas mais sensíveis do que os homens, somos nós mulheres solteiras ou mães que choram ao ver alguém de sua família entrar em um mundo onde dificilmente depois sairá, somos nós as guerreiras e merecemos mais respeito e consideração aos nossos pensamentos.

    Janaina Bruning Azevedo
    2ºD - Matutino;

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Janaina. As mulheres morreram lutando por seus ideais. As tecelãs foram queimadas dentro da fábrica por que acreditaram que era possível mudar a sua história. Acabar com a exploração, melhorar suas condições de trabalho. Viver com dignidade e respeito. Somos guerreiras. Dia 8 de março é o momento de reflexão sobre o nosso papel na sociedade.
      Um abraço.

      Excluir
    2. olá!
      Este dia é um dia muito especial para nós mulheres pois é um dia de conquista!
      Aquelas mulheres morreram com dignidade porque talvez se não fosse elas hoje o trabalho feminino seria um caos!!!
      A mulher é um ser maravilhoso criado por Deus,ela quem cuida da casa, dos filhos, do marido, e algumas ainda trabalham fora de casa.Mas fazendo tudo isso não recebem o respeito que merecem!!!!
      Somos guerreira e me orgulho de ser mulher!!

      Excluir
    3. As mulheres antigamente eram muito desvalorizadas e descriminadas...Hj em dia infelismente existe algum preconceitro com as mulheres, Alguns homens machistas acham que as mulheres tem que só ficar em casa cuidandi de casa e das crianças...mas nao é assim mulher tem o mesmo direito do homem de trabalhar e ser independente.

      Excluir
    4. Mulher! Não te deixes corromper pela futilidade e mediocridade do mundo. Aumenta ainda mais tua força, apreendendo as virtudes dos homens, mas nunca os vícios. A regeneração do mundo depende de ti, pois tens o poder de moldar o caráter de um ser, desde o teu ventre e por toda a sua vida. Guilherme Carvalho.

      Excluir
    5. Se pensarmos no fato dessas 130 tecelãs não tivessem reivindicados tais direitos de igualdade, leis e mudanças nos setores da política, educação e sociedade não seriam revisados e postos em meio ás dúvidas de que " será que não há algo de errado por aqui? elas são seres humanos! e é claro que merecem ser ouvidas." Suas mortes não foram em vão e é fato de que no mínimo, suas mortes fossem merecedoras de reconhecimento com o dia 8 de março sendo nomeado como o Dia Internacional Da Mulher

      Pollyana Rodrigues - 2º B

      Excluir
    6. achei muito interessante o texto só sinto pena que preceisaram que moressem tantas mulheres pra perceberem a importancia dela pra todos nos que sao a nossa fonte de reprodução.

      Willian Endrew 2ºb Matutino

      Excluir
    7. a importancia da mulher devia ser recohecida desde sempre por que assim como o homem a mulher tem um papel fundamental na sociedade e nao precisaria que ocoressem tamanha tragédia pra que percebessem isso .

      Renata Marcella 2ºB
      Matutino

      Excluir
    8. Olá. É muito triste saber que as conquistas só vieram através de muitas lutas. Ainda hoje não somos valorizadas principalmente no setor profissional. Nós sabemos que a mulher faz muito mais trabalhos não remunerados (em casa, principalmente) que o homem. O que não se sabia até agora é que a disparidade entre os números era tão grande. Chegando a 20 horas semanais de trabalho não remunerados.
      Inté. Abraços.

      Excluir
    9. As mulher atraves de muitas lutas,conseguiram o poder,não so do voto como tambem muitos outros,elas sofrerão ate mesmo muitas morreram ,para conseguir os seus direitos e hoje poder ter uma vida melhor com diguinidade.CARLA 2F

      Excluir
    10. Parabéns pra tudas as mulheres do mundo ...Por ter lutado pelos seus direito e conquistado.Temos que agradeçer as mulheres que morreram se não fosse elas não teriamos o dereitos que temos hoje
      temos perconceito ai mais esta melhor que antes
      EVELYN 2F

      Excluir
  2. o ho muito top esse texto ae.
    Ta beleza eu ja penso o sequinte professora as mulheres merecem direitos iquais aos homens mesmo nao importa qual seja o trabalho todos nois somos humanos e todos temos vida e sangue e somos filhos de Deus, nao importa-se a mulher e branca, negra, india, alemã, inglesa, Espanhola, Brasileira etc (...) Sem as Mulheres nois homens nao sobrevivemos ela e nossa fonte de vida e procriação dos seres humanos sem voces nois homens somos nada :D.

    Nelio Souza
    2º D
    Matutino

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu admiro muito a coragem dessas tecelãs. Porque se não fossem elas que tivesse essa ideia de lutar por seus direitos, não teriamos chegado onde chegamos hoje.
      Seriamos apenas uma máquina de reprodução, cozinheira, faxineira,babá. Mas hoje é diferente,as mulheres exercem uma profissão, enquanto alguns homens já exercem a "função das mulheres".Porém ainda não conseguimos total igualdade.

      Thays Fernanda 3° ano E

      Excluir
    2. ooolá!concordo com você Thays Fernanda.È de admirar a coragem que essas tecelãs tiveram para conquistar esse direito de ser livre.Sabemos que até hoje nóis mulheres sofremos várias tipos de agressões, físicas,morais e ate verbais.Mais acredito que isso ira mudar, porque temos o direito de ser feliz.

      Anna Leticia 2° ano F

      Excluir
    3. Achei o texto muito imporatante fala o por que do dia da mulher e as conquista apartir dos anos.Focamos mesmo nas 130 tecelãs que morreram em busca dos seus direitos somente por querer,um tratamento melhor no trabalho,melhoria no salário.E o que fizeram contra elas foi um ato que não tem justificativa, se resume em uma palavra : Desumano.
      Nayara Rodrigues 2B

      Excluir
    4. Olá. É Bacana nós podermos discutir algumas questões sobre a trajetória das mulheres desempenhando todos os seus papéis. A conquista do espaço no mercado de trabalho pelas mulheres já é uma discussão ultrapassada, afinal, há alguns anos as mulheres já conquistaram cargos de chefia em empresas grandes pelo mundo todo. O que ainda gera alguns questionamentos importantes para serem lembrados neste dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, são diferenças salariais e o preconceito que ainda existe em algumas áreas. Sendo assim está aberto este espaço para o debate.
      Inté. Um abraço.

      Excluir
  3. concerteza o fato de as mulheres teram sido mortas na fabrica pelos seus direitos mudo a historia,se elas nao tivessem sido mortas,talves nao conseguiriam ter os direitos que elas tem hoje em dia.
    as mulheres sao humanas assim como os homens também, até hoje a sociedade ainda tem prenconceitos contra as mulheres.
    Talves se as mulheres nao tinhan sido mortas nesse dia, nao tinha consiguido conquista todos esses direitos!

    ResponderExcluir
  4. As mulheres sempre sofreram com o passar dos anos, seja no direito do voto, na saúde, ou na área do trabalho. Elas vem conquistando a cada dia mais o seu espaço e mostrando que é capaz de fazer melhor do que qualquer homem. Porque antes de tudo elas são mães, esposas, donas de casa que vem lutando pelos seus direitos, principalmente na área de trabalho. Como aquelas mulheres que morreram carbonizadas protestando, as mulheres de hoje continuam lutando pelos direitos que ainda não conseguiram.

    Aluno: Marcus Vinicius Vaz
    3º E

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você Marcus Vinicius, as mulheres vem lutando para ter os mesmos direitos que os homens mas infelismenter ainda falta muito para que isso aconteça, pois hoje em dia o mundo é na verdade sempre foi muito machista achando que os homens são superiores as mulheres, mas na verdade eles não passam de seres iguais a elas, então eu me pergunto por que eles acham que devem ter mais direitos do que elas sendo que os dois trabalham igualmente e ele não vive sem ela, acho que ta na hora deles reconhecerem que elas são importantes para eles e pararem de tirar o que é direito dela, o mundo deve ser igual para todos.

      Aluna: Camila Rosa
      2º B

      Excluir
    2. Oi. É verdade. Os direiots devem ser iguais. Os novos executivos chegam ao mercado de trabalho acostumadíssimos a trabalhar com mulheres, sejam chefes, pares ou subordinadas. Hoje em dia, para os mais jovens, o gênero não é o que conta no mercado de trabalho, mas sim a capacidade do(a) executivo(a) e o seu profissionalismo. Competência do profissional. Isso é o que conta.
      Abraços.

      Excluir
  5. As mulheres durante muito tempo não era valorizada devidamente, de acordo o trabalho que elas exerciam, mas com muitas lutas, diversos direitos foram sendo conquistados. Ainda hoje reflexos dos modos em que as mulheres eram tratadas, aindam existem, algo que vem sido superado pelo enorme esforço de mulheres que ultrapassam as barreiras empostas pela sociedade, chegando a ocupar cargos que antes somente homens eram aceito.

    ALUNO: Clayton Caitano Souza.
    Serie: 3º ano E

    ResponderExcluir
  6. Nós mulheres ainda sofremos muito, pelo trabalho, ser dona de casa e ser mãe ao mesmo tempo. E nada mais justo do que a mulher querer reivindicar os seus direitos. As mulheres que morreram carbonizadas protestaram pelos seus direitos e por uma condição de trabalho melhor, mas acabaram sendo trancadas dentro da fábrica e incendiada. A partir desse movimento ficou marcado como o Dia Internacional da Mulher no mundo inteiro.

    Aluna: Tatiane Silva
    3º E

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Palavra Mulher ja diz tudo..
      Somos companheira, sensivel, guerreira e principalmente humana... As aquelas mulheres que foram queimadas naquela frabrica, morreram lutando pelos seus ideais tentando mais direitos. felismente no mundo de hoje as coisas são diferentes somos insubstituiveis, somos MÂe amiga, irmã, companheira, trabalhadoras. Por isso Parabéns para todas a Mulheres ....

      Gracielle dias
      3° E
      Matutino

      Excluir
    2. As mulheres hoje em dia ainda sofrem muitos preconceitos, os homens acham que não somos capazes de trabalhar igualmente com eles.Pois acham que somos fracas e não conseguimos.Mas hoje em dia muitas mulheres estão conseguindo provar para muitos homens que são capazes sim de ter um cargo de grande responsabilidade e que fazem muito bem o seu serviço.
      Se grande maioria delas são idependentes hoje; cuidam de casa, dos filhos dos maridos e muitas ainda fazem os dois papeis em casa; de mãe solteira.Elas já provaram que consegue serem iguais a todos e não devem sofrer preconceitos.

      Thaelly Pereira
      2° ano F
      Matutino

      Excluir
  7. Gostei muito do blog e dos conteúdos postados.
    Nós mulheres, somos mais da metade da população brasileira, e mesmo tendo uma mulher na presidência do Brasil, ainda hà muita descriminação. Já evoluimos muito, mais ainda temos que evoluir muito.
    Tenho orgulho de ser mulher, e assim como as mulheres do passado, continuarei lutando para que nossos objetivos sejam alcançados.
    No Dia da Mulher, (8 de março), é dia de refletir e comemorar as conquistas alcançados.

    Regiane Sampaio
    3º E
    Matutino

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Regiane. A angústia da mulher em tentar corresponder aos diversos papéis sociais - de esposa, mãe, profissional de sucesso, familiar amorosa, cidadã consciente -, que a sobrecarregam, atrapalha profissionalmente? Para você, quais os principais problemas enfrentados por uma mulher que conseguiu o sucesso profissional?
      Vamos discutir essas idéias. Um abraço.

      Excluir
  8. O dia internacional da mulher é uma fato unico, historico e importante na vida de todas as mulheres esse dia representa o quanto foi importante a luta que elas cravaram para pode ter seus direitos, graças aquelas grandes mulheres hoje o trabalho feminino melhorou muito o preconceito acabou nao muito mas melhorou bastante como era antes, hoje a mulher é vista com outros olhos, hoje nos mulheres podemos ser vista sem diferenca do sexo oposto assim quebrando todas as barreiras, todas as mulheres merecem um oscar por ser muito importante e especial na vida de qualquer um mulher guerreia que consigo mesmo conseguiu consquistar suas conquistas parabens mulheres pelo seu dia .!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As Mulheres com o passar dos anos foi conquistando seu lugar em meio da sociaedade,com muita luta de mulheres Guerreiras conquistamos os nossos direitos como cidadães. conquistamos o direito de votar,de ganhar um lugar no mercado de trabalho,de ganhar um salário adquado para o serviço prestado e com isso foram acabando os '' preconceitos''.
      Mais infelizmente ainda existem pessoas que jugam as mulheres por frageis e não depende . ainda nós mulheres lutamos e conquistamos os nossos direitos na sociedade.


      Anna Paula Camargo e Julia Dias 2°B

      Excluir
    2. Oi meninas. Será que a mulher que trabalha fora têm que sentir culpa de não conseguir desempenhar todos os papéis bem?Se nascemos para termos nossa família, encontrar o príncipe, então o natural é que ficássemos em casa, como princesas, cuidando da família, certo? Errado! Hoje todas queremos sair de casa, ter a nossa independência e a culpa com a família, onde fica? Como não estar perfumada para esperar o príncipe em casa? Dá culpa! Mas, muitas de nós temos esquemas tranqüilos de empregada-babá e a culpa não chega. As executivas atuam até na organização perfeita de suas casas. E desfrutam dos príncipes e muitas vezes, sapos, de igual para igual. Vamos refletir sobre o assunto. Um abraço.

      Excluir
  9. A um tempo atras as mulheres eram tratadas com diferença, com salarios muito baixos comparados com o dos homens oq ja eram baixos, isso para fazer o mesmo trabalho pesado. Axo que o que essas mulheres fizeram foi uma coisa muito corajosa mais os patroes nao prescisavam ter reagido desse modo tao brusco... No dia 8 de março comemoramos o dia da mulher e lembramos de como elas sofreram e como elas mudaram o futuro das mulheres dos nossos dias atuais, elas consiguiram fazer com um tempo depois que as mulheres ganhassem direito d voto, trabalho bom com condiçoes melhores e salarios mais altos... O "maxismo" dos homens praticamente acabou eles reconhecem q as mulheres merecem seu espaço na sociedade .


    Aluno: Rebeca Ruiz
    Serie: 3°E (matutino)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rebeca. O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo e árduo, tanto para quem deseja entrar quanto para quem precisa se manter nele. Com o passar dos anos e a duras penas, as mulheres têm conquistado cargos de confiança e liderança em grandes organizações. Muitas vezes, têm o maior salário da casa e exercem a função que antes era exclusiva dos homens, a de provedora financeira ou *chefe da família*.
      E assim as mulheres vão ocupando seu espaço.
      Um abraço.

      Excluir
  10. Naquele tempo, as mulheres não eram valorizadas, não tinha direito de voto elas trabalhavam muitas horas em condições precárias, recebiam salários muito baixos sendo que elas faziam o mesmo trabalho pesado.Com o tempo as mulheres foram ganhando seu direito de votar foi adquirindo os teus direitos começou a ser mais valorizada, mais infelismente nos dias de hoje as mulheres sobem maus tratos preconceito, nos mulheres temos que ser valorizadas somos nos que temos que cuidar de casa de filho e trabalhar não é uma tarefa fácil merecemos uma lugar na sociedade parabéns mulher pelo seu dia..
    Beatriz Gonçalves
    SÉRIE:3E

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá.
      Muito bom conhecer sobre a história das mulheres, que as mulheres lutaram pelos seus direitos de trabalho até que naquela espoca as condições eram poucas.Que naquela epoca a manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Mas hoje as mulheres lutam pelos seus diretitos e conquistam, até porque hoje temos uma Presidente Dilma. As mulheres tem que lutar pelo seu direito sim.
      Pedro Henrique 2°F

      Excluir
    2. As mulheres naquela época era muito exploradas,como os homens comandavam elas não tinham direito a nada,como elas começaram a protestar foram reprimidas e queimadas.Foi um processo muito duro para conseguir o direito de escolha,conseguindo isso as mulheres hoje podem ter livre escolha,como exemplo melhor temos uma presidente comandando todo o nosso governo o país.A uniao faz a força,as mulheres merecem ter seus direitos.parabéns mulheres!!!

      Emanuel Elias Lopes da Cunha Ferreira
      2°"f"

      Excluir
    3. As mulheres lutaram muito para conseguir serem independentes , em varias area.Mas hoje parecem que elas estão esquecendo desse passado sofrido. E o texto ajuda a relembrar as lutas vividas por elas.

      Aluno: Kahe 2°ANo F (Matutino)

      Excluir
    4. Naquele tempo havia muita descriminação e muito abuso moral e social da parte dos homens, as mulheres erao submetidas a um sistema desumano de trabalho. O dia internacional da mulher foi uma data muito importante, pois a partir dessa data, a mulher passou a ser valorizada e respeitada na sociedade com seus direitos.

      Francisco Ribeiro , Tatiane Freire 2°F

      Excluir
    5. As mulheres naquele tempo não era reconhecida pelo o que realmente faziam ou conquistavam. Hoje em dia mesmo sendo independentes, ainda sofremos com a disigualdade, ainda existem homem que ganham mais que a mulher trabalhando na mesma área. Mesmo com toda essa desigualdade, ainda somos guerreiras, independentes, mãe, dona de casa e persistente. Parabéns mulher pelo seu dia.

      Cyntia Maria
      2ºF
      (Matutino)

      Excluir
    6. sem duvida, as mulheres são vitoriosas e devem sim ser lembradas, pois no meio de tanta luta pelo seus direitos, tantos e tantos anos sofrendo preconceitos, sem o direito de ter um trabalho e um salário digno.A mulher deve ser reconhecida como uma vitoriosa!
      e isso serve de exemplo para lutarmos pelos nossos direitos, pois aquelas mulheres que morreram na fabrica, lutaram e conseguiram alcançar.
      Basta reivindicar seus direitos e ir á luta!

      KAROLAINE - 2°F

      Excluir
  11. Mulheres que lutavam pelo direito da igualdade , que lutavam contra o preconceito .. e que exercia a msm funçao de um homem , trabalhavam mt , recebiam salarios baixos ..
    Com o tempo como podemos ver no texto a mulher vai reividicando seus direitos pouco a pouco , conquistando seu lugar na sociedade , e com essa conquista foi acabando um certo "PRECONCEITO" contra a mulher , onde falavam que as mulheres jamais podiam se igualar a um homem .
    Hoje paramos para analizar , as mulheres que antes nao podiam votar , muito menos exercer algum trabalho por preconceito , hj vemos mulheres vitoriosas , conquistando cada dia mais , vai conquistando seu lugar no mercado de trabalho
    Lucas Guilherme 2F.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lucas. Percebemos que as mulheres estão se preocupando mais do que os homens com a busca de emprego e a instrução.
      O perfil das mulheres de hoje é muito diferente daquele do começo do século. Elas ocupam cargos de responsabilidade, assim como os homens, além de exercerem tarefas tradicionais como cuidar dos filhos, do marido e da casa. Uma jornada nada fácil.
      Trabalhar fora de casa é uma conquista recente das mulheres. Ganhar seu próprio dinheiro, ser independente e reconhecida é motivo de orgulho para todas. Inté. Um abraço.

      Excluir
  12. Ao longo dos anos, muitas têm sido as vitórias das mulheres. Conquistaram direitos como o de freqüentar escolas, votar e se candidatar a cargos políticos, praticar esportes e representar o país em competições esportivas, entre outros. Também foram criadas delegacias de proteção à mulher e campanhas direcionadas à saúde da mulher (como a sobre o câncer de mama).

    Hoje o Brasil tem mais mulheres que homens. Elas ocupam cada vez mais espaço no mercado de trabalho. E, para se ter uma idéia, já são responsáveis por 24,9% dos domicílios brasileiros.

    FRASE:

    Mulheres fracas, fortes.
    Não importa.
    Mulheres mostram que mesmo através da fragilidade.
    São fortes o bastante para erguerem sempre cabeça
    Sem desistir, pois sabemos que somos capazes de vencer.

    Por: Maiara Oliveira Serie: 2º turma: F

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em minha opnião este texto e muito interessante pois mostra como foi a luta da mulher pelos seus direitos desde 1867 onde foram reprimidas e tratadas de forma imoral tentando buscar seus direitos,as mulheres eram violentadas cruelmente não tinham os mesmos direitos dos homens.
      No trabalho elas tinham o mesmo serviço e ganhavam um terço do que os homens ganhavam, sofriam muitos preconceitos mas só em 910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher" em homenagem as mulheres que morreram na fabrica. Só apos essa data passamos a lutar mais pelos direitos da mulher.

      Aluna: Ewellyn Dos Santos Araújo Serie: 2 ANO B

      Excluir
  13. o texto ajuda a refletir sobre o passado das mulheres, que foi de muita luta e sofrimento. Embora ja estejam totalmente mudada a historias dessas guerreiras, ja conseguiram superar muita coisa.
    aluno: Vinicius Oliveira Rondon
    2°-F

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. comcordo com você o passado das mulheres sao muito sofrido mais graças a deus hoje em dia esta tudo mudado como gente pode ver hoje em dia a mulher ja comsegiu superar o preconceito preconceito.

      thiago pereira 2B matutino

      Excluir
    2. esse mundo que vivemos esta movido pelo preconceito, 150 mulher morerao para ter seus direito igual, quantos negros,judeus e etc... terao que viver sofrendo preconceito para te seus direitos.

      Ywes Nycollas Gabryell de Oliveira-2º ano B

      Excluir
    3. o texto mostra como as mulheres lutou pelos seus direitos e foram mortas por esse motivo. más suas mortes não foram em vão pela sua luta as autoridades perceberam que as mulheres tem seus direitos. aluna:Maria Patricia arantes da silva. 2B matutino.

      Excluir
    4. Vivemos hoje em um tempo privilegiado, pois na época muitos morreram por falta de informação sobre a doença, hoje os estudos ja são mais avançados, e sem contar o preconceito que na época era muito grande.

      Natalia Rosa

      Excluir
  14. O texto é muito interesante e emocionante, mostra que desde os tempos antigos as mulheres vem buscando sua independencia, e é triste saber que precisou que 130 mulheres morressem carbonizadas para que um dia fossemos reconhecidas como qualquer outro ser. Um outro exemplo de mulheres que desafiaram as leis e as pessoas foi a de Rosa Parks , que era uma costureira negra que ficou mundialmente conhecida por se recusar a ceder seu lugar num autocarro a um negro . Hoje em dia, temos uma mulher na presidencia, e estamos acabando com os preconceitos e a discriminação ! Somos verdadeiras guerreiras !

    Greicyelle Marcelina 2° B

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Natalia concordo plenamente com você.
      Aluna:Adelia Flausina Costa Soares
      2°B

      Excluir
  15. Achei esse texto muito interessante pois todos os dias deveríamos ser homenageada Quando crianças, somos tratadas de forma diferente aos meninos, pois veja que com 14 anos o pai os ensinam dirigir e nós precisamos aguardar os 18 pra fazer auto-escola. Depois vamos pro mercado de trabalho e, na média, ganhamos menos que eles.Cuidamos da casa, cozinha, filhos, marido, roupas. Embora hoje em dia não é mais assim, graçás á lei que surgiu com o tempo. As nossas heroinas do texto conseguiram superar muita coisa, para termos leis iguais.

    Escola: André Avelino RIbeiro
    Aluna: Vitória Mendes Santiago 2° B . Matutino.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente as mulheres,sempre lutaram pelom espaço na sociedade,hoje em dia cada vez mais conseguem,o sempre lutaram para conseguir. aluna:Kemylly Rodrigues 2 ano B.

      Excluir
  16. o texto é otimo para aprendermos e refletirmos a importancia das mulheres e os seus direitos conquistados e seus interesses. tambem o que as mulheres passaram para ter seus direitos percebidos...ALUNA:ANDRESSA KELY 2°B

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Achei muito bom isso ter ocorrido, pois só assim os homens param pra pensar um pouco o quanto a história da mulher foi tão sofrida até os dias de hoje, e deixem de maltratá-las.
      Por:Steffany Hélen da Silva 2° B

      Excluir
  17. A história desse dia é uma história muito linda , fico triste de saber que mulheres precisarom marrer para que as pessoas podessem ver o valor que nós temos . Mais graças a elas oge nós temos o direito de expressão . salve a nós mulheres Guerreiras !

    ResponderExcluir
  18. acho que essa data deveria ser mais respeitada porque surgiu de uma tragédia ocasionada pelo preconceito.
    Essas mulheres trabalhavam em precárias condições,
    quase que num regime de semi-escravidão, por lutarem pelos seus direitos aconteceu isso, uma brutalidade sem tamanho e graças a essas mulheres outras conseguiram seu espaço aos homens hoje em dia
    abraços...
    Emerson Lemes Costa 2° B

    ResponderExcluir
  19. O texto aborda um tema muito interessante, MULHERES ! Podemos perceber que a mulher veio batalhando por seus direitos desde muito tempo, mas só depois de uma tragédia ela veio ganhar um pouco de reconhecimento. Hoje em dia as mulheres já são bem reconhecidas por seus grandes feitos , um grande exemplo de que as coisas mudaram é a da Presidente Dilma Roussef .

    Larissa Mikaelly 2° B

    ResponderExcluir
  20. Hoje em dia as mulheres dominarão o mundo . As mulheres de hoje em dia já podem votar , fazer auto-escola etc..
    Olha o mais engraçado nunca pensei que iriamos ter uma mulher ao comando do Brasil , sou muito grato por isso!

    ResponderExcluir
  21. o texto fala de um inicio aos direitos das mulheres que para consequir,tudo isso algumas teve que morrer para ser reconhecidas e chegar a data de hoje e ver que sem a força da união não teriamos tudo isso que temos.E a cada dia somos,mas reconhecidas.
    Gleycyelly silva correa 2ºano B

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom o texto é muito importante, eu acho que os dias das mulheres deveriam ser todos os dias por que é nos que batalhamos em casa, no serviço e em muitos outros lugares quando o marido não se encontra à serviço, somos nós que fazemos o maior papel de educar os nossos filhos, é nos quem lutamos para podermos ter um lugar, somos nós quem sofremos com a perda de alguém devido ao fato de sermos consideradas mais sensíveis, antigamente as mulheres não podiam votar, muito menos exercer algum trabalho por preconceito, hoje vemos mulheres vitoriosas, conquistando cada dia mais importante, vai conquistando seu lugar no mercado de trabalho e em muitos outros lugares.

      Alunas - Thayná Rodrigues e Luana Caroline
      2ºB Matutino
      ;*

      Excluir
  22. O texto é muito bom , falam do que as mulheres passaram e sofreram muito no passado , as mulheres realmente são muitas guerreiras , trabalhadoras , vitóriosas e samos realista.

    Aluna: Raiana Esteffany
    2°B

    ResponderExcluir
  23. O texto representa o quanto as mulheres sofrem com muita luta , dor , sofrimento mais hoje tudo mudou a mulher é mais valorizada tem direito do voto é bem mais independentes e hoje sao bem mais reconhecidas , só temos que parabenizar as mulheres.

    Aluno: Raul Griebel
    Ano: 2ºB

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O texto acima representa o quanto as mulheres sofrem até hoje com os preconceitos sobre elas, o texto fala o sofrimentos que elas tiveram para trabalhar, 16 horas sem intervalos e mesmo assim ainda aconteceu uma terrivel tragédia que muitas mulheres fora presas e queimadas vivas, só depois desse acontecimento que passaram a valorizar as mulheres hoje em dia. agradeço pela participação...

      aluna: fabiane aline
      série: 2°B

      Excluir
    2. Oi Fabiane.
      Você sabia que no mercado competitivo de hoje, as mulheres têm feito cada vez mais a diferença, pois unem produtividade com sensibilidade e equilíbrio, humanizando o ambiente de trabalho. Além disso, contribuem com diferentes visões sobre assuntos por serem geralmente mais questionadoras.
      Um abraço.

      Excluir
  24. Fico triste por ter precisado que essas mulheres morresem para que nós fossemos reconhecidas, mais por outro lado fico feliz, porque hoje as mulheres estão cada vez mais independente, ja estamos até na liderança de uma país .

    Natalia Rosa 2°b matutino

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Natália.
      As mulheres vêm demonstrando cada vez mais seu valor e importância no âmbito profissional, conquistando seu espaço no dia a dia. No entanto, ainda há muito a ser feito, e cabe a elas a continuidade desta conquista, deste processo. Será apenas com o prosseguimento do desenvolvimento delas e da demonstração de todo seu profissionalismo e competência que elas poderão ter, enfim, seu valor plenamente reconhecido e recompensado.
      Um abraço.

      Excluir
  25. è muito triste que essas mulheres tenham que ter morrido para que nós mulheres fossemos reconhecidas . Hoje nós mulheres estamos mais ousadas naquilo que fazemos , estamos com mais espirito de liderança !

    Suzanna Procópio ;*
    3ºano A (Matutino)

    ResponderExcluir
  26. Bom, eu acho que as mulheres morreram lutando por seus direitos. A mulher foi maltratada, prejudicada mas nem por isso desistiu dos seu direitos e lutou por eles, varias mulheres morreram mas garantindo pouco a pouco os direitos de voto, de salario,de jornada de trabalha mais justa.Hoje podemos dizer que temos nossos direitos dependendo de servir cafezinho de ser negra de ser branca ou de ser magra ou gorda todas somos iguais e com direitos iguais e todas somos livres e independentes.
    Aluna: Geśsica Maira - 3 Ano A -Matutino

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Géssica. Quem mais mudou na sociedade moderna foi a mulher. Os trabalhos domésticos de fiar, tecer, costurar a roupa para os familiares se tornaram antieconômicos; como a criação dos animais domésticos, e o cultivo de uma horta. Mais barato e funcional comprar tudo já pronto nas lojas, junto com os aparelhos domésticos, que poupam tempo e aliviam o trabalho de casa. A mulher moderna quer praticidade. Certo?
      Um abraço.

      Excluir
  27. Mesmo com tudo, as mulheres ainda sofre muito preconceito e discriminação, apesar de que na maioria das vezes elas tem uma produtividade maior que a dos homens. Mas é admiravel a luta de todas elas que dão duros para realizar seus sonhos e serem independentes. Sem falar que hoje em dia a mulher já tem cargos importantes e é muito reconhecida. e viva o dia 8 de março, dia internacional de nós, mulheres. :D

    Bianca.Gusmão 3º A matutino

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bianca. Realmente todas nós merecemos os Parabéns. A mulher, esposa e mãe, hoje é também empregada. Casa mais tarde, reduz o número de filhos, procura que fiquem o maior tempo possível na creche, jardim de infância, escola, universidade, ou no emprego, deixando livre a mãe para a sua profissão, que lhe dá independência econômica e inserção maior na sociedade. Com cargos importantes e de chefia. Este é o perfil da mulher moderna.
      Um abraço.

      Excluir
  28. Graças as mulheres que morreram na fabrica naquela época que hoje nos mulheres do mundo atual temos direitos igualitários e é admirável a garra de muitas,pois,muitas mulheres ja exercem cargos importantíssimos na sociedade, como medicas,policiais,professoras... e principalmente de presidenta da Republica que é o caso da Dilma Russeff.
    Parabéns a todas nós pelo o dia 8 de março!!!

    por: Ketinny Camargo de Castro 3° ano A matutino

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ketinny.
      As tecelãs morreram lutando. Hoje o quadro não alterou. Muitas mulheres, lutam para garantir o sustento de seus filhos, pois elas são as provedoras do lar. Um abraço.

      Excluir
  29. nossa como a mulher batalhou para conseguir direito
    a mulher é mãe, dona de casa, trabalha são verdadeiras guerreiras!



    Noah moreno ~ 3ºA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Noah. O desafio está em harmonizar as diferentes tarefas.
      A meu ver, a felicidade de uma pessoa depende da harmonização entre o êxito profissional e o familiar. E as mulheres guerreiras buscam todos os dias este equilibrio. Nunca desistir. essa é a meta.
      Um abraço.

      Excluir
  30. Sofreram muito essas mulheres para ser reconhecidas para poder ter os seus direitos. Eu acho que Demoraram muito pra reconhecer essa data Como o Dia Internacional da mulher. É admirável saber, que por causa de 130 mulheres que estava lutando pelos os seus direitos, morreram para conseguir igualdade de trabalho e respeito na sociedade. Só fico triste por saber que só fomos reconhecida depois desse trágico acontecimento. Parabéns a todas as mulheres pelo o dia internacional da mulher!

    Ps- Laryssa Ayuska
    3° A Matutino

    ResponderExcluir
  31. o texto fala como foi difícil para as mulheres consegui o seu direito de voto,naque tempo só os homens vota elas luta-lha para conseguiu seu dirito.

    parabéns mulheres que luta-lha para se cidadães.
    Heber Barbosa 2ºB

    ResponderExcluir
  32. Olá, esse dia pretende chamar a atenção para o papel e a dignidade da mulher e levar a uma tomada de consciência do valor da pessoa, para podermos perceber o seu papel na sociedade, contestar e rever preconceitos e limitações que vêm sendo impostos à mulher. Hoje em dia a mulher é mais livre, tem opções e opiniões expressivas, esse texto nos mostra como a mulher evoluiu e da importância que a tem. Obrigado ! Phamella 3ºA

    ResponderExcluir
  33. Todas essas coisas horríveis que aconteceram com as mulheres nesses ultimos tempos, vem mostrando que grandes tabus do passado estão sendo quebrados, mulher poderem votar, primeiras mulheres e negros a ser presidente em alguns países, direito ao voto e etc. Com esses pequenas, mas importantes manifestações do dia de hoje vem valorizado a participação da mulher na sociedade e claro que nem todos os tabus foram "quebrados", é claro que preconceito ainda existe em algumas empresas/sociedade que precisamos combater.

    Escola Estadual André Avelino Ribeiro
    Allan Pereira Martins
    3ºA Tecnico em Administração - Matutino

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Allan.
      É verdade que o ser humano (homem e mulher) muitas vezes caíram no erro de depreciar o diferente, como quando alguns espanhóis na conquista das américas se perguntavam se os índios tinham alma, ou quando os gregos acreditavam que os escravos não mereciam quase nenhum direito, ou quando alguns "libertadores" da América matavam os colonos da "pátria mãe" como se se tratassem de ratos, sem deter-se em "escrúpulos" para distinguir os bons dos maus… Devemos romper os preconceitos e valorizar mais as mulheres.
      Um abraço.

      Excluir
  34. Concordo com os comentarios, todos os dias tinham que ser o Dia das Mulheres, porque somos nós quem batalhamos, lutamos por nossos direitos e mesmo assim, em nossa sociedade existem muitos preconceitos ainda. A mulher tem marcado as últimas décadas mostrando que competência no trabalho também é um grande marco feminino, apesar de ser taxada como sexo frágil, a mulher tem se mostrado forte o bastante para encarar os desafios propostos pelo mercado de trabalho com convicção e disposição. A realidade do crescimento do espaço feminino tem sido percebida pela participação da mulher em diferentes áreas da sociedade que lhe conferem direitos sociais, políticos e econômicos.
    Parabéns para nós mulheres que ainda sempre estaremos lutando pelos nossos direitos, e conquistando mais ainda.
    Greice Kelly 3°E (matutino)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. concordo que todos os dias deveriam ser o dia das mulheres,pois, até hoje existe ainda preconceito contra as mulheres comparados com os homens.como tambem existe ainda em pleno sec. XXI preconceito no mercado de trabalho. como por ex: em uma entrevista de emprego a preferencia sao por homens por serem mais fortes e etc.. mas estamos mudando essa opiniao hoje as mulheres vem conquistando os seus direitos que deveriam ter desde muito tempo.
      Aluna:Letícia Andrade
      Serie:3°E (matutino)

      Excluir
    2. Oi Leticia.
      Ainda existe discriminação.
      Urge, para tanto, que cada vez mais homens defendam as mulheres, e que as mulheres defendam - por que não? - os homens. A grandeza de uma sociedade não consiste em que cada grupo fique em trincheiras atrás de seus interesses particulares para defende-los a custa do bem comum. Uma sociedade se faz grande quando cada grupo busca o bem verdadeiro dos demais, nesse pluralismo autentico que nasce do respeito não aos erros (nunca toleraremos idéias hitlerianas nem racismos de ocasião) mas sim às pessoas que às vezes se equivocam de boa fé, e que necessitam ser ajudadas a descobrir a verdade. Não é verdade?
      Um abraço.

      Excluir
  35. Devemos ser gradas as mulheres que morreram na fabrica naquela época lutaram pelos nossos direitos e quebrando as desiguladades sociais na sociedades e se não fosse por estas mulheeres não teriamos os direito que hoje em dia temos como policiais medicas e ate mesmo uma presidenta mulher que exemplo melhor podemos ter hoje dia. PARABENS A TODAS AS NOSSA MULHERES QUE LUTARAM E QUE LUTAM ATE HOJE PELOS OS SEUS DIREITOS.

    ResponderExcluir
  36. O texto é muito interessante,só que não precisava ter acontecendo essa tragédia para que as mulheres terem seu dia merecido,todo dia é dia das mulheres,as mulheres até que conseguiram com essa tragédia ter um pouco ter merecimento só que ainda somos muitos descriminadas,a violência contra mulher tem aumentando muitos,a gente tem a 1º presidente mulher vamos ver se essa desriminação que ainda existe acaba de vez,pois toda mulher tem que lutar pelos seus direitos somos todos iguais.
    Bruna Galvão 2ºB (Matutino)

    ResponderExcluir
  37. Primeiramente é explicado a origem do dia da mulher, que foi marcado por uma terrível repressão que vitimou mais de 100 tecelãs que só buscavam melhorias para a execusão de seus trabalhos, o dia 8 de março foi consagrado em homenagem a elas.
    A partir daí as conquistas foram aparecendo com muita luta e suor estamos ocupando nosso espaço e vencendo pré-conceito.
    Pauliana Ribeiro 3°C

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pauliana.
      Parece perfeitamente normal que as mulheres criem associações e promovam atividades para defender a si mesmas ante os ataques e abusos de alguns homens ou de certos grupos de poder. Grupos de poder que promovem, por exemplo, a esterilização forçada de mulheres pobres, ou que exploram com violência mulheres jovens e crianças para levá-las à prostituição, ou que contratam trabalhadoras com salários mais baixos que os dos homens. Nessa mesma lógica, seria normal que os homens também organizem suas associações de defesa quando se sentissem agredidos por algumas mulheres ou por outros grupos sociais, políticos ou econômicos. Concorda com isso? É tempo de reflexão. Qual o papel da mulher na sociedade capitalista?
      Um abraço.

      Excluir
  38. O dia das mulheres é um dia de reflexão, por que esse dia foi uma forma de homenagear as
    mulheres que morreram no incêndio na fábrica, por as mulheres que trabalhavam lá
    lutavam pelos seus direitos.
    Se não fosse por elas as mulheres ainda estariam lutando por seu lugar aos homens.
    Emellyn Zanella 2°B

    ResponderExcluir
  39. AS mulheres nunca foram valorizadas pelo homem como uma axiliafora, e nunca teve seus direitos e liberdade reconhecida, mais as vezes a mulher faz as mesmas coisas que um homem e gaha menos que ele.
    se não fosse as mulheres que marcaram a historia não teriamos nossos direitoa até hoje, tars ila do amaral, maria da penha Maia Fernandes e DILma agora somos valorizadas, mais ainda não é em todos os paises que as mulheres são valorizadas.

    ResponderExcluir
  40. AS mulheres não eram valorizadas, as obrigações eram lavar ,pasar e cozinhar para o marido não podiam trabalhar e nem exerce seus direitos hoje tudo isso mudou mulher trabalha, vota , também pode ser votada e exerce seus direitos, mais isso ainda não é em todos os países´, como os países que predominam a religião islamica. as mulheres são tratadas como um ser totalmente inferior,mais aqui no Brasil é totalmente diferente.

    ResponderExcluir
  41. Naquela época as mulheres lutaram muito para que seus direitos fosse iguais perante ao dos homens,foi uma crueldade o que as mulheres passaram.
    Elas não tinham benefícios, trabalhavam muito e ganhavam pouco, acho que o preconceito prevaleceu muito naquela época.
    As mulheres lutaram para conseguir trabalhar, os homens fizeram elas trabalharem dobrado, e ganhar pouca remuneração para que elas desistissem de fazer serviços fora de casa e ganhar seu próprio dinheiro, e não precisar ser sustentada. Porem todas as 150 tecelãs não desistiram de seus objetivos (dentre eles,uma boa remuneração e a carga horaria de serviço diminuída), tanto que elas que elas morreram carbonizadas, mais não deixou aquilo que realmente importava: seus direitos.
    Eu agradeço pelo que elas fizeram, pois se não fossem elas eu não teria o direito de trabalhar, estudar, debater, opinar. A morte delas não foi em vão, porque elas garantiram uma vida mais digna para todas as mulheres do mundo! É uma pena que morreram de uma maneira tão cruel, mais conseguimos uma parte daquilo que é nosso,que a partir do momento em que nascemos ele é tirado! Assim, como as tecelãs que morreram, devemos lutar por aquilo que é nosso, para garantir um futuro melhor as nossas futuras mulheres!
    Beijos e abraços
    Aluna: Naielly Fernanda
    Escola Estadual André Avelino Ribeiro
    Matutino 2°C

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Naielly
      Realmente devemos lutar pelos nossos direitos. Mas o interessante é que na maioria das vezes, aclamamos ilustres personagens da história por suas grandes obras, por suas idéias, pela sua maneira de mudar o mundo por meio de sua luta. Poucas são as pessoas que param e se aprofundam em tal admiração e se dão conta de que os maiores filósofos, cientistas e escritores tiveram mãe. Uma mulher ao seu lado, sempre velando pelo seu bem e mantendo-os em suas entranhas. Alguém que foi capaz de os ver crescer até onde foi possível e até que seus olhos estivessem cansados. No fim das contas, foi uma mãe quem deu o impulso para que um grande pensador contribuísse com suas idéias e invenções, desde os pré-socráticos aos intelectuais mais próximos a este século. Pense nissso.
      Um abraço.

      Excluir
  42. dia internacional da mulher, no dia 8 de março de 1857, as operarias de uma grande fabrica fizeram uma greve, e elas fizeram essa greve pra protestar sobre os seus direitos no trabalho. Eles foram injusto com as mulheres porque prenderam elas dentro da fabrica. e elas estavam certas todos teu seu direito em qualquer lugar.
    Esthela Esquivel de Oliveira Miranda 3°ANO E matutino.

    ResponderExcluir
  43. Foi uma covardia o que fizeram com as mulheres naquela fabrica.Eu queria saber se alguma coisa foi feito a respeito das mortes ocorridas???As mulheres morreram lutando por seus ideais. As tecelãs foram queimadas dentro da fábrica por que acreditaram que era possível mudar a sua história. Acabar com a exploração, melhorar suas condições de trabalho. Viver com dignidade e respeito.No dia 8 de Março é comemorado o dia internacional da mulher***Feliz dia da mulher para a senhora professora...


    ALUNO:Gabriel Victor 2°C

    ResponderExcluir
  44. Oi Gabriel Victor.
    Infelismente nada foi feito de imediato. Em 1903, profissionais liberais norte-americanas criaram a Women's Trade Union League. Esta associação tinha como principal objetivo ajudar todas as trabalhadoras a exigirem melhores condições de trabalho. Os sindicatos foram ganhando espaço na sociedade do trabalho e algumas conquistas foram alcançadas.
    Obrigado.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  45. As mulheres teve um marco muito importante na historia do brasi.
    Primeiramente lutaram pela igualdade de dirteitos.
    Mulheres de coragem que passaram dificuldades e hoje estao de parabens por ter essa determinaçao,porem
    Infelizmente o dia 8 o foi um dia tragico conforme citado nesse dia morreram 130 mulheres em uma fabrica.
    Mais foi nesse dia que essas bravas guerreiras foram lembradas e hoje homenageamos seus atos.

    ResponderExcluir
  46. Mulher um ser perfeito!

    Mulher uma raça de luta e de amor, no dia 08 de março, operarias de uma fabrica foram trancadas e brutalmente queimadas por reivindicar seus direitos de melhores condições de trabalho.
    Mulheres que lutavam pelo direito de igualdade, que lutavam contra o preconceito.
    A mulher guerreira, é batalhadora, deveria ser homenageada todos os dias, pelos nossos esforços, trabalho, caráter, somos nós que cuidamos da casa, dos filhos, marido, somos um ser maravilhoso criada por Deus.
    Parabéns mulheres!!!


    Aluna:Bruna Karolina
    2ºano D

    ResponderExcluir
  47. O texto é muito interessante pois fala do dia a dia da mulher e suas conquistas na sociedade.A mulher sofria descriminação,mais conseguiu superar isso correndo atras dos seus direitos diante da sociedade do homem.As pessoas pensavam que a mulher não podia trabalhar pois achava que elas não se igualava ao homem,mas esse preconceito foi superado e a mulher esta conquistando o mercado de trabalho cada vez mais,mostrando que nada é impossivel para elas.Um grande exemplo disso é o voto,antes as mulheres não podiam votar e hoje elas tem esse direito!
    Aluna:Ahyram Suellem
    2°ano C

    ResponderExcluir
  48. dia internacional da mulher.Eu acho justo comemora esse dia por causa.que naquela época as mulheres não tinha seus direitos como votar como trabalhar. e hoje as mulheres são tâo importantes que tem até uma presidente do brasil que é mulher. beatriz 2f

    ResponderExcluir
  49. para que possamos ganhar algo temos que nos sacrificar...sem luta não há vitória! hoje eu agradeço pela vida e pela morte dessas mulheres guerreiras que acreditaram que podiam fazer a diferença,e fizeram!
    8 de março é dedicado á essas mulheres que acreditaram e e correram atrás do que elas julgavam o certo!
    Lorrayne campos 3°D

    ResponderExcluir
  50. Mas como ocorreu o incêndio de 1857, foi um acidente ou colocaram fogo de proposito para matar as mulher que estavam trabalhando na quele local ?
    Frydson Roberto 3°E.

    ResponderExcluir