quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Peste Bubônica

Meados do século XIV foi uma época marcada por muita dor, sofrimento e mortes na Europa. A Peste Bubônica, que foi apelidada pelo povo de Peste Negra, matou cerca de um terço da população européia. A doença mortal não escolhia vítimas. Reis, príncipes, senhores feudais, artesãos, servos, padres entre outros foram pegos pela peste. Nos porões dos navios de comércio, que vinham do Oriente, entre os anos de 1346 e 1352, chegavam milhares de ratos. Estes roedores encontraram nas cidades européias um ambiente favorável, pois estas possuíam condições precárias de higiene. O esgoto corria a céu aberto e o lixo acumulava-se nas ruas. Rapidamente a população de ratos aumentou significativamente. Estes ratos estavam contaminados com a bactéria Pasteurella Pestis. E as pulgas destes roedores transmitiam a bactéria aos homens através da picada. Os ratos também morriam da doença e, quando isto acontecia, as pulgas passavam rapidamente para os humanos para obterem seu alimento, o sangue. Após adquirir a doença, a pessoa começava a apresentar vários sintomas: primeiro apareciam nas axilas, virilhas e pescoço vários bubos (bolhas) de pus e sangue. Em seguida, vinham os vômitos e febre alta. Era questão de dias para os doentes morrerem, pois não havia cura para a doença e a medicina era pouco desenvolvida. Vale lembrar que, para piorar a situação, a Igreja Católica opunha-se ao desenvolvimento científico e farmacológico. Os poucos que tentavam desenvolver remédios eram perseguidos e condenados à morte, acusados de bruxaria. A doença foi identificada e estudada séculos depois desta epidemia. Relatos da época mostram que a doença foi tão grave e fez tantas vítimas que faltavam caixões e espaços nos cemitérios para enterrar os mortos. Os mais pobres eram enterrados em valas comuns, apenas enrolados em panos. O preconceito com a doença era tão grande que os doentes eram, muitas vezes, abandonados, pela própria família, nas florestas ou em locais afastados. A doença foi sendo controlada no final do século XIV, com a adoção de medidas higiênicas nas cidades medievais. Com a morte de boa parte dos servos, muitos senhores feudais aumentaram as obrigações, fazendo os camponeses trabalharem e pagarem impostos pelos que haviam morrido. Como a exploração sobre os servos já era exagerada, em muitos feudos, principalmente na França e Inglaterra), ocorreram revoltas camponesas. Estes, chegaram a invadir e saquear castelos, assassinando os senhores feudais e outros nobres. Os senhores feudais que conseguirarm sobrevirer não ficaram intertes aos movimentos de revolta. Organizaram exércitos fortes e combateram com violência as revoltas. Porém, em muitas regiões da Europa, os camponeses obtiveram conquistas importantes, conseguindo diminuir as obrigações servis.
Comente o texto e dê sua opinião sobre a epidemia da peste bubônica que assolou a Europa no século XIV.

88 comentários:

  1. Olá .. O texto ficou ótimo !! E ha coisas que eu não sabia , que a pulga também era transmissora da doença , e outra coisa que eu acho muito interessante é que hoje em dia você vê a diferença de higiene da aquela Europa do seculo XIV para a Europa do dias de hoje. Hoje nossa Europa é um continente extremamente limpo , e por causa da higiene da aquela época a ''Peste negra" foi uma grande causadora de mortes .
    Agora comentando sobre a doença peste bubônica foi umas das maiores causadoras de mortes na quela época , na quele tempo por causa de ratos , pulga que transmitiram essa doença que não tinha cura , essa doença que não escolhia vitimas e para piorar a situação , a igreja não deixava as pessoas tentarem fazer medicamentos para combater a peste e quem fazia era morto pela a igreja por bruxaria , eu achei isso super errado pela a igreja mais aquela época a igreja era muito bruta com esses tipo de coisa falando que era um castigo de Deus . E pra finalizar a peste bubônica era tão bruta que morria muita gente e não tinha caixão suficiente para os mortes , eram enrolados em panos era uma coisa crítica mais mais ainda bem que já passou . Agradeço por tudo , e Desculpe se falei algo errado

    aluno : Marcos Aurélio .
    E.E.André Avelino ribeiro
    2°ano C matutino

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marcos. Fico feliz que você tenha lido o texto sobre a Peste Bubônica. Acredito que o conhecimento que adquirimos sobre alguns fatos históricos nos faz entender muitas coisas que acontecem hoje. Seja bem vindo ao blog de história. Um abraço.
      Prof. Lourdes.

      Excluir
    2. oi, professora. Bom, com esse texto pude conhecer um pouco mais sobre essa doença trágica que foi a 'peste negra'. Aqui pude ver que a doença foi realmente algo assustador. Por causa da doença muitas pessoas morreram, e os ratos se espalhavam cada vez mais por causa da falta de higiene que havia na cidade.Mas felizmente a doença foi sendo controlada com a adoção de medidas higiênicas nas cidades medievais. E com a morte de vários servos, muitos senhores feudais aumentaram as obrigações,fazendo os servos trabalharem mais e pagarem impostos pelo os que haviam morrido. Achei isso uma injustiça, ninguém deveria pagar pela morte de ninguém, como se a morte deles fosse culpa dos camponeses que sobreviveram. Mas depois os camponeses se revoltarm, porque a tal exploração não estava correta. Chegaram a invadir castelos, assassinando os senhores feudais.Mas também, os senhores feudais que sobreviveram organizaram exércitos fortes e combateram com violência e as revoltas camponesas. Porém, os camponeses obtiveram conquistas importantes. E conseguiram diminuir obrigações servis. Gostei de ler o texto, está bem explicadinho e qualquer um que ler, irá compreender. Obrigada. Fica com Deus. Abraço!

      Aluna: Bianca Soares
      E.E. André Avelino Ribeiro
      2 ano F - Matutino :DD

      Excluir
    3. Bom na minha opiniao muitas mortes poderiam ser evitadas naquela época se a igreja nao fosse tão autoritaria e deixassem as pessoas tentarem desenvolver o remedio para a peste bubônica elas eram queimadas e eram acusadas de bruxaria mesmo podendo salvar a vida das pessoas eles preferiam a morte do que a suspeita bruxaria!

      Willian Endrew
      2ºB matutino

      Excluir
    4. A Peste bubônica foi uma doença trânsmitida por ratos que viviam os esgotos do oriente onde era um lugar adquados para eles pois os esgotos se encontravam a céu aberto e livro ao acesso , com o desenvolvento da doença morrerão muitas pessoas pois a igreja católica era contra a pesquisa para descobrir a cura da doença , quem se voltava contra isso , era persequido e julgado como um bruxo .
      A doença não escolhia classe social ela se devastou por todo o oriente e ficou conhecia com a doença da peste negra .

      2°B Matutino (:

      Excluir
  2. Olá, professora. O texto nos passa uma tremenda tragedia. Essa doença realmente fez uma lavagem na Europa, podemos dizer assim. Hoje, é claro, há controle sobre diversos tipos de doenças, mas nem todas há cura. Muitas pessoas morreram, pensando que fosse um mero castigo de Deus. Bem, não me oponho a falar da Europa de hoje, pois até onde eu saiba, é que lá não é o que todos pensamos, há pontos sujos, e que não é só essa beleza e limpeza que alguns dizem por aí. Há sim ótimos lugares, paisagens... mas nem tudo é conforme nós pensamos. Voltando um pouco, a Igreja Católica cometeu vários erros, não só por ter feito o que fez... Mas agiu mal. Antigamente era do jeito que eles queriam, ou senão eram já considerados pessoas mortas.
    O texto ficou ótimo, e desculpe se escrevi algo que não faça sentido, ou então errado ao seu ponto de vista.

    Aluna: Janaina Bruning Azevedo
    E.E. André Avelino Ribeiro
    2º ano D - Matutino;

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Janaina. Espero que ler texto e comentá-lo seja uma prática cotidiana nossa. Faz sentido sim o que você escreveu sobre este texto. Obrigada por participar desta atividade. Seja bem vinda ao blog de história. Um abraço.

      Excluir
  3. Este Texto nos faz entender perfeitamente que naquela época as pessoas que tinham poder naquela certa região, não tinha reação imediata para para resolver os problemas que assolavam aqueles povos...só foram agir, e fazer com que acabasse com aquela epidemia, depois de a doença já ter matado um terço da população... É que também não havia recursos e avanços na área da saúde, por isso dificultava mais para ser resolvido este sofrimento.

    O texto é muito bom... o conteúdos é ber preenchido, e contribuindo assim, para nosso melhor entendimento.

    Aluna: Wendesleny da Silva Lima Teixeira
    E.E. André Avelino Ribeiro
    2º ano C - Matutino

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Wendesleny.Bem vinda ao blog de história. Fico feliz que tenha entendido o texto. A Peste Negra realmente foi um problema que os europeus tiveram que resolver no século XIV. E hoje quais são os nossos principais problemas? Como está sendo construída a nossa história? Vamos repensar a nossa história. Um abraço.

      Excluir
  4. Oi, o texto fico muito bom.O texto mostra e relata uma enorme tragedia , que matou 1 terço da população como na aula a senhora citou que quando alguém da família pegava consequentemente o restante também causando a morte de todos da família , a decadência era que não tinha muita higiene então ficava muito mais fácil a circulação de ratos nos esgotos a céu aberto e o lixo que os habitantes jogava na rua se acumulavam. Isso só foi aumentando o números de ratos que chegavam na cidade, picando em poucos dias a pessoa contaminada chegava a falece.A coisa errada que eu acho e que a IGREJA CATÓLICA não os deixa-vá o desenvolvimento científico e farmacológico pois achavam que era coisa de bruxos , muitos não iria atras da cura poucos iria atras para se curar. Como era muitos mortos os habitantes que não era bem financeiramente os enterravam em valas comum apenas em panos , e os que tinham poucos mais enterravam em caixões no cemitério , mais como a situação tava bem precária pois faltava espaço nos cemitérios e caixões.Esse texto mostra que temos que cuidar mais da nossa natureza fazer nossa parte para que não deixamos lixo acumular nas ruas para que não haja o que aconteceu nessa cidade com a população isso só mostra que temos que ter mais cuidados com o lixo para não entupir os esgotos de nossa cidade. Esse foi o meu entendimento.

    Aluna:Querem Karoline Miranda Silva Soares .
    E.E.André Avelino Ribeiro
    2º ano C - Matutino

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Querem. A Peste Bubônica realmente foi uma tragédia daquele momento histórico. E na atualidade deparamos com algumas situações de epidemias como a dengue, que depende dos nossos cuidados, como o fim correto de nossos lixos. Mesmo assim não aprendemos. Todos os anos temos mortes de pessoas por causa da dengue. Temos que repensar nosssas atitudes.
      Conhecer mais sobre esses assuntos pode ser interessante.
      Um abraço. Prof. Lourdes.

      Excluir
    2. Olá, professora,muito interessante o texto sobre a peste bulcônica a populaçao sofreu muito na epoca,pois além de contrairem a doença ,as familias chegaram ate abondonar seus familiares por causa do preconceito. muitas mortes poderiam ser evitadas, mas as poucas pessoas que tentaram encrontrar a cura da doença foram mortas acusadas de bruxaria.

      Renata Ribeiro 2 B matutino

      Excluir
    3. Texto muito interessante e bem detalhado e explica passo a passo dessa doença.
      A peste Bulcânica mas conheçida como a "PESTE NEGRA", se espalhou e atingiu a Europa. Os sintomas dessa doença é bem visível, é o aparecimente de tumores nas virilhas e axilas. Ela é totalmente contagiosa e matou 1/3 da populaçao.É transmitida pelo bacilo yersinia pestis, que pode ser transmitidas picas de pulga dos ratos contaminados.
      Nayara Rodrigues 2B matutino

      Excluir
  5. o texto mostra o que pode acontecer aqui em nossa cidade,com a poluição no brasil que ta acabando com rios e cidades...E a peste poderia acontecer com a gente,relata também como aconteceu e o que transmitiu a doença os ratos de esgostos que estão por ai e que matou um terço da população, a doença não escolhia vitimas,não importava se era reis,principes ou senhores feudais entre outros foram pegos pela peste...E os que tentavam se salva fazendo remedios eram persiguidos e mortos considerados bruxos por tentar consiguir a cura e salva suas vidas.E mostra que temos hoje, não amanha e nem depois,hoje cuidar do nosso meio ambiente.

    Aluna:Ana Paula Teixeira De Moraes
    E.E.André Avelino Ribeiro
    2ºC-Matutino

    Professora , esse e da Ana Paula ela não conseguiu postar , dai postei o dela no meu nome só que esse resumo e dela ok?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana Paula. Tudo bem. Mas é interessante aprender a utilizar a tecnologia como ferramenta pedagógica. Eu também estou aprendendo. Você fala sobre o cuidado com o meio ambiente. Isso é uma necessidade imediata. Diminuir a quantidade de lixo, reaproveitando alguns produtos, reciclando, enfim, o que estamos fazendo para contribuir com o meio ambiente? Que ações poderiam ser feitas? Vamos pensar sobre isso.
      Um abraço.

      Excluir
  6. HUMM Acheio texto muito interessante nao tinha nem idea do que era esa doença mais depois de ter lido o texto vi que essa doença no seculo XIV e como a dengue hoje em dia.

    Essa doença ocorreu por causa do povo que antes nao tinha higiene adequada que nem tem hoje tinha esgoto a ceu aberto com isso maioria das pessoas ficavam doentes por causas das picadas dos ratos, das mortes dos ratos e as pulgas passavam para os seres humanos.
    Naquela epoca tambem nao tinha tecnologia e estudo suficiente para achar um meio de consequirem acaba com a doença e as pessoas que procuravam um geito de acha a cura eram persequidos pelas igrejas catolica porque para os menbros da IGREJA era uma PRAGA DIVINA com isso os catolicos matavam as pessoas.
    E o pessoal so foi procurar solução para a ddoença depois que morreu um terço das pessoas que eles começaram a desenvolver a cura. E tambem tinha a desiqualdade social com os pobres e ricos os pobres que morriam eram enterrados em uma vala e em pano so porque nao tinha mais lugar no cemiterio sacanagem.

    Ae professora c eu disse alguma coisa que voce nao concordo foi mal ae, desculpa ae.

    Nome:Nelio Souza
    Turma: 2°Ano D
    Turno: Matutino

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nélio. Seja bem vindo ao blog de história. Neste espaço vamos comentar e discutir algumas idéias. Creio que através da leitura e análise de textos podemos aprender mais sobre o assunto. A Peste Bubônica assolou a Europa no século XIV. Foi um período de crise.
      Um abraço.

      Excluir
    2. Na Idade Média, como não havia cura, as pessoas usavam vinagre pra tentar se defender, tendo em vista que tanto os ratos quanto as pulgas evitam seu cheiro. O número de mortos era tão grande que eram abertas enormes valas comuns. Com a descoberta dos antibióticos a doença antes tida como mortal, atualmente é facilmente controlada. São usados neste caso estreptomicina, tetraciclinas, clorafenicol, gentamicina e doxiciclina.

      GUilherme Carvalho , 2° Matutino

      Excluir
  7. Olá , Boa noite :D

    O texto na verdade , nos mostra varios acontecimentos em relação a peste negra. Mas, o que me chama bastante a atenção , é sobre as condições de higiêne daquela época eram realmente bem precarias e não era nada priorizada . Talvez , se as pessoas se preocupassem um pouco mais com a higiêne e a limpeza de suas casas , não tivissem atraido tantos ratos , pulgas etc (isso até hoje , é um fato que acontece sempre em nossas cidades e comunidades ) ... As pessoas daquela época eram também muito supersticiosas , achavam que se as pessoas tentassem encontrar a cura para a “peste negra” estavam tentando fazer algum tipo de bruxaria , ou seja , são pessoas realmente supersticiosa . Não tinham lá tanto conhecimento !!!!

    O texto na verdade , nos mostra varios acontecimentos em relação a peste negra. Mas, o que me chama bastante a atenção , é sobre as condições de higiêne daquela época eram realmente bem precarias e não era nada priorizada . Talvez , se as pessoas se preocupassem um pouco mais com a higiêne e a limpeza de suas casas , não tivissem atraido tantos ratos , pulgas etc (isso até hoje , é um fato que acontece sempre em nossas cidades e comunidades ) ... As pessoas daquela época eram também muito supersticiosas , achavam que se as pessoas tentassem encontrar a cura para a “peste negra” estavam tentando fazer algum tipo de bruxaria , ou seja , são pessoas realmente supersticiosa . Não tinham lá tanto conhecimento !!!!

    -Se tentassem ajudar umas as outras > eram contaminadas pela peste ; se elas tentassem achar a cura > morriam porque eram acusadas de bruxaria ; e se abandonassem os outros servos > os senhores feudais aumentavam as suas obrigações ... Realmente , elas não tinham o direito de praticamente nada !!!!!

    Pelo menos tiveram algumas conquistas : A doença ( graças a Deus ) foi sendo controlada ; tomaram medidas higiênicas na cidade ; Em algumas partes da Europa , conseguiram diminuir as obrigações dos servis , etc ...

    Esta é a minha Opinião sobre o texto :)

    Nome: Danielle Pereira de Almeida
    E.E André Avelino Ribeiro
    Turma: 2º ano D (Matutino)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Danielle.
      Bem vinda ao blog de história. É verdade a falta de higiene pela qual passava as cidades européias no século XIV. E hoje como anda a higiene de nossas cidades? Temos problemas na saúde pública? Temos destino certo ao nosso lixo? Temos que pensar sobre isso.
      Um abraço. Prof.Lourdes.

      Excluir
    2. Olá professora Lourdes...Lí o texto e fiquei chocada com a doença, é muito interessante conhecer essas epidemias que aconceram antigamente, porque incentiva nós a ter uma boa higiene...

      Aline Da Silva Passos
      2ano F

      Excluir
  8. a peste Bubonica ou a peste negra a causa foi que os ratos com o lixo da epoca eas pulgas . a duenca atacou a população europeia causando grande perca da população europeia . a peste criou grandes conquista ao sevos .
    a religião nao aceitava a ciencia Por que em alguem tempo ela iria assumir.
    na epoca com a proibição os estudos cientificos eram bem fracos que nem existia cura na epoca com isso a doeçã assumiu aposse em toda europa apos a crise da doença a religiao permitiu a ciencia se todos aceitace que as duas vive-ce juntas para que possa a evolução contra doença , mas se a ciencia tinha que por a Igreja acima de tudo . ates eles acreditavam que a doença era a irã de Deus jogada nos homem para parar com seus atos criminosos na epoca a Ingnoracia era brutal em tal que o cirurgião tinha que usar seu jaleco(roupa) com saengue quem tinha mais era mais conhecido . com isso a doença prospera nessa epoca .
    Gabriel sanzio macedo porto
    2ºd Matutino

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gabriel.
      A Peste Bubônica que assolou a Europa no século XIV é uma doença que leva de dois a cinco dias para se estabelecer. Depois surgem seus primeiros sintomas, caracterizados por inflamação dos gânglios linfáticos e uma leve tremedeira. Segue-se então, dor de cabeça, sonolência, intolerância à luz, apatia, vertigem, dores nos membros e nas costas, febre de 40oC e delírios. Por isso é importante a prevenção. Cuidando da higiene e evitando a proliferação de ratos.
      Um abraço.

      Excluir
  9. Tai a prova de que as doenças não fazem distinção de nada cor ou raça,ela atacava a todos mas de alguma forma a doença fez as pessoas e as cidades se conscientizarem mais limpando assim as mesmas; e também ajudou indiretamente alguns camponeses como citado aqui neste trecho "Porém, em muitas regiões da Europa, os camponeses obtiveram conquistas importantes, conseguindo diminuir as obrigações servis".

    A minha opinião é que mesmo hoje me dia tendo os recursos médicos avançados não quer dizer que não temos que fazer a nossa parte a cuidar da nossa cidade e de nós mesmos com atos bem simples de higiene então é só ter um pouquinho de consciência acima de tudo.

    Lucas de Moraes Maciel
    2ºD (Matutino)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lucas.
      É verdade. Atualmente o quadro de letalidade é mínimo devido à administração de antibióticos, como a tetraciclina e a estreptomicina. Também existem vacinas específicas que podem assegurar a imunidade quando aplicadas repetidas vezes. No entanto, a maneira mais eficaz de combate à doença continua a ser a prevenção com o extermínio dos ratos urbanos e de suas pulgas.
      Um abraço.

      Excluir
  10. olá Professora texto é muito interessante.
    No séc.XIV, a peste Bubônica que é mais conhecida entre outros que é a "Peste Negra'', e por ser muito transmissível levou até a morte. Não tinha escolhido era o que vinhesse pela frente.
    Os ratos que derivam esses tipos de doenças. Os ratos traziam esses tipos de doenças de lixões a céu aberto, esgotos e entre outros.
    A doença aumentou cada vez mais por falta de higiene da população, e por isso os ratos traziam doenças, com a Bactéria Pasteurella Pestis. Esses tipos de doença que vem do rato eram transmitida por uma simples picada da pulga.
    Antes dos ratos morrerem a pulga transmitia para os seres humanos, as pessoas teve vários tipos de sintomas '' BOLHAS DE PUS E SANGUE em várias partes do corpo FEBRE AUTA'' que a leva a morte.
    O pior disso é que não havia curas para esses tipos de doenças.
    A igreja católica não deixava as pessoas tentarem estudar formas de combater a peste e quem tentava estudar era morto pela igreja e por ser acusado por bruxaria.
    E por fim:
    A doença da ''Peste Negra'', foi tão grave naquele século que morreram muitas pessoas, e não havia caixões e espaço suficientes no cemitério, para enterrar os mortos.

    E.E. André Avelino Ribeiro
    Nome: Jean claud
    Turma: 2°D
    Período: Matutinho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jean.
      Em 1351, a peste já tinha varrido toda a Europa e estima-se que tenha matado, em apenas quatro anos, cerca de 25 milhões de pessoas - o equivalente a quase um terço da população européia na época", diz a historiadora Vera Machline, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Ela afirma ainda que ondas sucessivas de peste negra continuaram atingindo a Europa de tempos em tempos, até o século XVIII. Mesmo nos dias de hoje, ocorrem casos isolados de peste no Nordeste brasileiro, e em regiões da Índia e da África. Combatida, porém, com antibióticos, ela quase não mata mais.

      Um abraço.
      Prof. Lourdes.

      Excluir
  11. Podemos entender , que independente de sua classe social,sua cor,todos corriam o risco de ser contaminado pela peste.Até porque as condições de Higiene naquela época eram precária,Lixos que se acumulavam nas ruas,corpos sendo jogados em valões a céu aberto,e com certeza isso estava contribuindo e muito para a instalação da peste negra em toda Europa.As condições precárias na saúde ,remédios,sem condições não conseguiam parar a peste,que chegava como uma avalanche e contaminavam e matavam cada vez mais pessoas.Muitos pensavam que era um castigo de Deus,mas a verdade era que a sujeira,a falta de Higiene era tanta,que facilitava e todos morriam cada vez mais.

    Nome: Alexandre Lourençon
    E.E André Avelino Ribeiro
    Turma: 2º ano C (Matutino)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alexandre.
      Você sabia que ondas sucessivas de peste negra continuaram atingindo a Europa em alguns momentos, até o século XVIII. Mesmo hoje, ocorrem casos isolados de peste no Nordeste brasileiro, e em regiões da Índia e da África. Combatida, porém, com antibióticos, ela quase não mata mais. Muito interessante o conhecimento. Seja bem vindo ao blog de história. Um abraço.

      Excluir
  12. Olá!
    Eu não tinha conhecimentos sobre a Peste Bubônica ou Peste Negra.Mas,lendo este texto a qual o conteudo está esclarecedor,aprendi sobre essa tragedia que aconteceu na Europa a qual matou um boa parte da população em meados do seculo XIV.As pessoas que contraiam a doença, eram abandonadas pelas suas familias e levadas para florestas ou lugares distantes.
    A Igreja Catolica era contra ao desenvolvimento científico e farmacológico. Aqueles que tentavam desenvolver remédios eram condenado a morte e acusado de bruxaria.Mas ao final do seculo XIV a doença foi sendo controlada,providenciando medidas para a higienização das cidades medievais.

    Espero que a senhora tenha gostado!


    Aluna:Naama da Luz Teixeira
    2ºano D (matutino)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Naama.
      Esta foi a maior, a mais trágica epidemia que a História registra, tendo produzido um morticínio sem paralelo. Foi chamada peste negra pelas manchas escuras que apareciam na pele dos enfermos. Como em outras epidemias, teve início na Ásia Central, espalhando-se por via terrestre e marítima em todas as direções. Houve grande mortandade na Mesopotâmia e na Síria, cujas estradas ficaram cheias de cadáveres dos que fugiam das cidades. No Cairo os mortos eram atirados em valas comuns e em Alexandria os cadáveres ficaram insepultos. Calcula-se em 24 milhões o número de mortos nos países do Oriente. É estarrecedora essa história. Mas aconteceu. É fato.
      Um abraço.

      Excluir
  13. A peste bubônica, é uma doença que surgiu na metade do seculo XIV, conhecida como a peste negra, matando um terço da população europeia sem escolhas de vitimas. Essa doença era transmitida pela pulga e mordida de ratos que vieram nos porões de grandes navios, encontrando muitos lixos, esgoto a céu aberto, sem higiene algum, a população ficou mais vulnerável a contaminação pelas bactérias. Nessa época, não tinha tratamento especifico para essa epidemia, e quando alguém tentasse descobrir, formulas para o tratamento, a igreja católica se pegasse a pessoa era condenado a morte.

    Aluna: Ediéle Bastos
    2°ano C (matutino)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ediele.
      Assim descreve Bocaccio os sintomas:
      "Apareciam, no começo, tanto em homens como nas mulheres, ou na virilha ou nas axilas, algumas inchações. Algumas destas cresciam como maçãs, outras como um ovo; cresciam umas mais, outras menos; chamava-as o povo de bubões. Em seguida o aspecto da doença começou a alterar-se; começou a colocar manchas de cor negra ou lívidas nos enfermos. Tais manchas estavam nos braços, nas coxas e em outros lugares do corpo. E, do mesmo modo como, a princípio, o bubão fora e ainda era indício inevitável de morte, também as manchas passaram a ser mortais". E assim a Peste ia eliminando as pessoas da face da terra.
      Um abraço.

      Excluir
  14. Podemos entender, que devido a situações precárias de higiene das cidades a Peste Bubônica apelidada pela população como Peste Negra, se alastrava pela cidade através dos ratos, que eram contaminados. Os ratos também morriam com a doença, logo suas pulgas contamivam os humanos, pois precisavam se alimentar(alimentavam-se de sangue). Enquanto a doença se espalhava rapidamente pela Europa, a Igreja Católica se opunha-se à tentativa de conhecimento da doença. Aquele que tentava desenvolver um remédio, uma cura, era acusado de "bruxaria" e condenado à morte. Com um tempo, ocorreram medidas de higienização nas cidades medievais, e os senhores feudais exigiram que os camponeses pagassem e trabalhassem pelos que haviam morrido. Com isso veio a revolta camponesa. A Peste Bubônica ou Peste Negra, não escolhia suas vítimas os infectados poderiam ser realezas, senhores feudais, grandes nobres e artesões.

    Aluno: Raul V. Franco Kingeski
    E.E André Avelino Ribeiro
    Turma: 2° ano C(matutino)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Raul.
      Mesmo que não tenha atingido uniforme e simultaneamente os países europeus, a peste
      de 1348 encontrou a Europa enfraquecida pela desnutrição que um excesso de chuvas e más colheitas sucessivas haviam causado. Instalou-se o caos: sem distinção social, todos se tornaram vulneráveis aos efeitos da epidemia. A verdadeira causa da doença era ignorada, o que tornava impossível a prevenção e a cura, e continuaria a ser até 1894, quando o bacilo da peste foi isolado pelo francês Alexandre Yersin.
      Seja bem vindo ao blog de história. Um abraço.

      Excluir
  15. ola.pessoas , bom o texto me mostrou em que na década de XVI , foi uma época que vários ser humano veio óbito por pegar essa doença chamada Peste Negra,Essa doença não tinha cura pois a medicina nesta época não era avançada parar combater a doença . Essa doença não escolhia suas vítimas eram Reis,Príncipes,Padres,entre outros, Essa doença eram passada por Pulgas e Ratos com dentes Roedores.

    Aluno: Danilo F.Santos
    Turma: 2°Ano D (Matutino)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Danilo.
      A Peste Negra, ou Morte Negra, era assim chamada porque no seu desenvolvimento
      provocava hemorragias subcutâneas, que assumiam uma coloração escura no momento
      terminal da doença. A morte dava-se entre três e sete dias, depois de contraída a patologia, e levava de 75 a 100% dos acometidos. Um abraço.

      Excluir
  16. Eu não fazia ideia do quão grave foi a doença,morreram muitas pessoas,independentemente de classe social.O preconceito com a doença era tanto que algumas familias chegaram a abandonar os doentes.E para piorar a Igreja era contra o desenvolvimento da medicina,que não era das melhores.Foi uma situação muito complicada.
    Aluna:Edimara Olanda
    Turma:2°ano C

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A peste Bubônica devastou a Europa,a doença era transmitida atraves dos ratos contaminados que viam em embarcações. Devido a falta de higiene na cidade foi um alvo facil para a peste devastar,que acabou matando varias pessoas.Essa bacteria era transmitida pela pulga dos ratos que picava o homem,os sintomas eram tumores nas axilas e virilhas.A doença não era tratado por causa da Igreja catolica,algumas pessoas penquisavam so que eram caçadas pela igreja. No final do XIV apos a Hierarquia a peste foi tratada e a situação de higiene na cidade foi melhorada.E os feudos tomaram conta da cidade botaram os camponeses pra trabalhar para pagar o custo da doença.



      Nome: Ahyram Suellem F. Neves
      Turma: 2°C (Matutino)

      Excluir
    2. Oi Ahyram.
      O homem medieval viveu sob a égide da fragilidade. Para a grande maioria, as condições de sobrevivência eram precárias, submetidas aos imprevistos do meio ambiente. Assim, uma única catástrofe poderia ser superada, mas a junção de
      várias calamidades desencadeava o fim de um equilíbrio que dificilmente seria
      restabelecido. É o que observamos no início do século XIV. Estudar e entender a história é interessante.
      Um abraço.

      Excluir
  17. A Peste Bubônica Peste pelo que eu entendi ,foi uma doença que se expandiu pela europae matou parte das pessoas que viviam la não importava quem fosse: reis , senhores feudais , servos...
    A Peste Negra tambem não tinha cura , pela falta de instrutura e pelo ciudado ao ambiente parecido hoje em dia com a dengue

    Air Henrique Da C. SAntos 2 D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Air.
      Realmente não tinha cura. Com a descoberta dos antibióticos a doença antes tida como mortal, atualmente é facilmente controlada. São usados neste caso estreptomicina, tetraciclinas, clorafenicol, gentamicina e doxiciclina. A prevenção é ainda o melhor remédio. Cuidar da higiene de nossas cidades.
      Um abraço.

      Excluir
  18. O texto nos faz entender perfeitamente como foi a Peste Bubônica, as necessidades que passavam sem a medicina e independente de classe social eram desde servos até reis, a Igreja Catolica opunha-se ao desenvolvimento científico. Gostei muito do texto... Aluna: Ludmila Reiners Yoshida 2C

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ludmila.
      Fico feliz que tenha gostado do texto. É triste saber que na Idade Média, não havia cura. As pessoas usavam vinagre pra tentar se defender, tendo em vista que tanto os ratos quanto as pulgas evitam seu cheiro. O número de mortos era tão grande que eram abertas enormes valas comuns. E assim vamos aprendendo sempre algo novo. Através da pesquisa, da leitura e da análise dos textos. Seja bem vinda ao blog de história.
      Um abraço.

      Excluir
  19. Oi professora, esse texto foi muito esclarecedor e muito bem escrito. Com ele eu aprendi varias coisas novas sobre a peste bubônica, ela matou cerca de um terço da população européia e que quem tentasse produzir algum remédio para tentar curar a peste ela morto pela igreja, e que o grande vilão dessa doença e quem ajudava muito ela a se disseminar entre a população era o próprio homem com sua falta de higiene naquela época(Sec. XIV), com esgotos a céu aberto dentre outros, e é importante ressaltar que a peste negra não era apenas doença de pessoas menos favorecidas, matava pessoas importantes da época como realezas, senhores feudais, padres e artesões.

    Cesar Siqueira Aleixes de Mello
    2°C

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cesar.
      A peste não escolhia vítimas, morriam mulheres, crianças, nobres, clérigos e camponeses. Durante este período a produção agrícola e industrial diminuiu muito, houve escassez de alimentos e de bens de consumo.
      Seja bem vindo ao Blog de história.
      Um abraço.

      Excluir
  20. Boa noite professora!
    Realmente este período na historia foi marcante, um período que mostra a Europa passando por crises na área da saúde, na política, e ate na religião.
    O texto realmente è bem explicito sobre o período dá peste bubônica, ao ler podemos sentir isso bem próximo há nós principalmente nos dias atuais. Se compararmos esse período na Europa com o Brasil hoje vemos a “dengue” como exemplo, só ha uma diferença, nos temos acura, mas o saneamento... Não.

    Aluna: Jeniffer Haianne P. de Oliveira
    Turma: 2º D (matutino)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jeniffer.
      Realmente foi um período muito crítico.
      No Brasil, a peste entrou pelo porto de Santos em 1899 e propagou-se a outras cidades litorâneas. A partir de 1906 foi banida dos centros urbanos, persistindo como enzootia em pequenos focos endêmicos residuais na zona rural. Temos que nos preocupar com a higiene de nossas cidades.
      Um abraço.
      .

      Excluir
  21. A peste Negra é uma doença causada por uma bacteria (Yersinia pestis); que é muito comum entre roedores; como ratos; esquilos; e ela pode ser tranmitida para o homem através da pulga.No entanto, a maneira mais eficaz de combate à doença continua a ser a prevenção com o extermínio dos ratos urbanos e de suas pulgas.é a designação pela qual ficou conhecida, durante a Baixa Idade Média, a pandemia de peste bubônica que assolou a Europa durante o século XIV e dizimou entre 25 e 75 milhões de pessoas, terço da população da época.

    Marco Aurélio Carvalho da Silva 2°C

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marco Aurélio.
      A peste negra foi a maior, mas não a última das epidemias. A doença perseverou sob a forma endêmica por muitos anos e outras epidemias menores, localizadas, foram registradas nos séculos seguintes. Surtos como a peste de Milão, Brescia e Veneza no século XVI; a peste de Nápoles, em 1656; a peste de Londres em 1655 (75 mil mortes); a de Viena em 1713, e a de Marselha em 1720, que matou metade de sua população. A Peste Negra se apresentou em outros momentos históricos. Daí a importância de buscarmos o conhecimento para sabermos mais sobre o assunto.
      Um abraço.

      Excluir
  22. Nos meados do século XIV surgiu a peste bubônica que assolou os habitantes da europa medieval, matando centenas de pessoas dentre as quais não se distiguiam raça ou nivel de poder.
    Os sintomas da doença se apresentavam de modo muito pouco favorável, pelo que os doentes eram deixados à deriva por suas familias.
    Sendo assim, o governo tomou medidas higiênicas para a prevenção de um catastrofe ainda maior.
    A fase pós-peste negra foi de grandes rebelações de servos contra seus senhores feudais pelo fato de serem constantemente escravizados dada a falta de servos para o trabalho nos feudos e acabaram por conseguir, em alguns pontos da europa, uma certa diminuição em suas trabalhosas atividades.

    Arianny Souza 2º D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Arianny.
      As conseqüências sociais, demográficas, econômicas, culturais e religiosas dessa grande calamidade que se abateu sobre os povos da Ásia e da Europa, foram imensas. As cidades e os campos ficaram despovoados; famílias inteiras se extinguiram; casas e propriedades rurais ficaram vazias e abandonadas, sem herdeiros legais; a produção agrícola e industrial reduziu-se enormemente; houve escassez de alimentos e de bens de consumo; a nobreza se empobreceu; reduziram-se os efetivos militares e houve ascensão da burguesia que explorava o comércio. Seja bem vinda ao blog de história.
      Um abraço.

      Excluir
  23. Olá! Gostaria de deixar meu comentário aqui sobre este assunto importante no contexto da historia da humanidade.
    Bem, a peste bubônica foi um ocorrido que assolou a Europa e causou grandes perdas de vidas, que segundo alguns pesquisadores chegou a matar de 25 a 75 milhões de pessoas em toda a Europa, este texto supracitado revelou que naquela época as condições de higiene e a irracionalidade das pessoas e sua crenças, fizeram com que a peste se espalhasse mais de pressa.
    Também houve outras pandemias desse tipo não só no sec. XIV, mas a que mais matou pessoas foi a dessa época.
    Graças ao avanço da medicina e conscientização das pessoas sobre a higiene podemos ficar mais sossegados, mas há relatos de roedores com peste endêmica na África, Andes e outros lugares.
    Em relação ao séc. XIV podemos ficar tranqüilizados.

    Aluna: Thais Rodrigues Carlos 2ºano C

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thais.
      Você acredita que no meio de tanto desespero e irracionalidade, houve alguns episódios edificantes. Muitos médicos se dispuseram a atender os pestosos com risco da própria vida. Adotavam para isso roupas e máscaras especiais. Alguns evitavam aproximar-se dos enfermos. Prescreviam à distância e lancetavam os bubões com facas de até 1,80 m de comprimento. Seja bem vinda ao blog de história. Um abraço.

      Excluir
  24. Olá professora, o texto é muito bom para meus conhecimentos...
    O texto mostra e relata uma enorme tragédia que aconteceu no século XIV, que foi um período marcado de muito sofrimento,por causa de uma grande doença que surgiu, conhecida por a Peste Negra, uma doença terrível que matou milhares de pessoas.
    Cada vez mais foi aumentando a doença por falta de higiêne da população,talvez se as pessoas tivessem se preocupado um pouco mais com a higiêne e a limpeza,não tivessem atraido tantos ratos e pulgas,e acabaria não acontecendo a tragédia que aconteceu.
    A doença era causada pelos ratos e pelas pulgas, e era transmitida pela bacteria Pasteurella Pestis que era contaminada pelos ratos que iam nos lixos e de lá transmitia a doença por uma simples picada da pulga.
    O pior de tudo isso era que não havia cura para aquela doença,pois a medicina era pouca desenvolvida.E a igreja não deixava as pessoas tentarem estudar formas de combater a peste,e quem tentasse estudar era morto pela igreja e acusado por bruxaria.Também havia desigualdade social com os pobres.
    A doença da "Peste Negra" foi tão grave naquele século que morreram milhares de pessoas e acabaram não havendo caixãos e espaços suficientes para enterrar os mortos.Foi então um período de muita tristeza e sofrimento.

    Esse texto faz nos refletir...
    E nos mostra que devemos cuidar mais da natureza para que não aconteça aqui o que aconteceu naquela época.

    Nome:Bruna Karolina
    E.E André Avelino Ribeiro
    2C (matutino )

    ResponderExcluir
  25. Oi Bruna.
    Entre tanta aflição e tanta miséria nas cidades, a autoridade das leis, quer divinas quer humanas desmoronara e dissolvera-se. Ministros e executores das leis, todos estavam mortos, ou doentes, ou haviam perdido os seus familiares e assim não podiam exercer nenhuma função. Em conseqüência de tal situação permitia-se a todos fazer aquilo que melhor lhes aprouvesse.
    Uma das maiores dificuldades era dar sepultura aos mortos. A situação era crítica e devemos repensar as nossas ações para garantir a vida das pessoas e do meio ambiente.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  26. Olá! Achei o texto muito informativo! Adorei o blog!
    Isso mostra que a poluição, provocada pelo homem, causa sérias consequência para a sociedade. Este texto pode ajudar a população a se conscientizar que a falta de higiene atraiu uma epidemia, que foi fatal para muitas pessoas independente de cor, raça, e até mesmo situação financeira. Infelizmente essa epidemia afetou pessoas que ajudavam a fazer um mundo melhor. Porem, podemos comparar a sociedade naquela época vermos o que eles fizeram de errado e tentarmos concertar algumas coisas no nosso presente para garantirmos nosso futuro.
    Achei um absurdo a Igreja Católica punir os cientistas e os farmacêuticos por tentarem desenvolver uma cura para a "Peste Negra", pois eles poderiam ter evitado que o índice de morte fosse tao elevado.
    Eles achavam que na época na Peste Bubônica foi uma punição severa dos deuses, mais é totalmente ao contrário, pois o homem puni a si mesmo, mais somos tão ignorantes que não conseguimos enxergar nossos atos.
    O que o homem faz só acaba gerando mais crises e revoltas, pois quando a doença já estava sobre controle começaram outras preocupações como mais trabalho para os servos, que haviam sobrevivido, e ainda tinham que pagar imposto altíssimos, por já não terem mais quem explorar. Ainda temos condições de reconstruir o mundo em que vivemos!
    Beijos e Abraços

    ResponderExcluir
  27. Olá Prof°, o texto é fantástico, e muito completo, ainda mais com a sua explicação na sala !
    Muito bom, resumindo sobre o que eu entendi a peste Negra foi uma grave doença , que matou milhões de pessoas no século XIV e , é causada por um bacilo, e é espalhada pelos roedores , principalmente os ratos negros. nos dias de hoje existe medicação se a doença for descoberta mais cedo !!Vi também que os sintomas aparecem bem rápidos, entre 2 e 5 dias, com febres, dores no corpo, sonolência e tbm diarreia, o vinagre também faz os roedores evitarem os lugares , !
    É uma doença contagiosa e gravíssima se nao for tratada a tempo !! Mais da metade da Eupopa pereceu , infelizmente O:

    Aluna : Greicyelle Marcelina
    2° B - Matutino

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. comcordo com você a peste e uma doença muito grave por isso devemos cuidar da higiene e muito importe.

      thiago pereira 2B matutino

      Excluir
  28. Olá , professora lourdes ,gostei muito do testo é um testo importante sobre a peste negra conta como ela foi se espalhando e formando um epidemia ,e que não escolhia as pessoas ,ou seja pessoas de diferentes classes socias eram atingidos pela doença e até seus familiares us abandonavam em florestas ,e o gorverno comesse acontecimento acaba se benificiando com o seu poder, pediam mais imposto . Mas infelizmente naquele tempo não tinha desenvolvimento suficiente para a descoberta de uma cura .

    Aluna; Viviane Cardozo Modesto
    Professora;Lourdes
    Série;2°C
    André Avelino Ribeiro (Matutino)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A peste bubonica foi devastador dizimou 1/3 da população européia fazendo com que tivessem seus reis, príncipes o reino em geral,ficou preocupado com tanta devastação populacional.A igreja tentou achar meios de explicar isso como se fosse um castigo divino,muitos cientistas tentavam procurar remédios para a cura desta,mas a igreja condenava-os por bruxaria. assim a proliferação da doença feita por ratos uma verdadeira calamidade publica.
      Emanuel Elias Lopes da Cunha Ferreira
      2°F

      Excluir
  29. A peste negra, foi uma doença que matou muitas pessoas sem restrição de classe social 'ricos, pobres' e naquela epoca mesmo com a peste, existia preconceito, porque os pobres eram enterados em valas ou erolados em um saco. E hoje temos doenças parecidas mas que temos a cura ou se nao um tratamento que possa estabilizar a doença.

    Pedro Henrique 2°F
    Matutino

    ResponderExcluir
  30. Olá !
    O texto é muito informativo e repleto de informações importantes que antes eu não conhecia. O texto informa a situação do século XIV e como a peste se agravou e se espalhou tão rapidamente a ponto de matar um terço da população européia. Mostra também como as outras pessoas viam a doença, ou melhor, o doente a ponto de serem largados as mínguas pelos seu próprios familiares.


    Aluno : Samuel Rodrigues
    Turma : 2º F
    Turno : Matutino
    Professora : Lourdes

    ResponderExcluir
  31. Gostei muito do texto , Um exemplo de texto completo , falando sobre a epidemia do seculo XVI "A PRESTA NEGRA OU PESTE BUBÔNICA " uma certa doença , transmitidando pela pulga do rato , e que nao havia cura , e muitos que tentavam descobrir a cura , a igreja catolica julgavam como algum tipo de bruxaria , os sintomas da doença era bolhas , na regia das axilas , e da virilha .
    Muitas vezes as pessoas que pegava essa doença era , desprezada ate mesmo pela sua familia , que se afestavam da pessoa , ate mesmo deixando em florestas ..
    Com isso quem acabava como beneficiado era o governo , aumentando os impostos ,com o agravamento dessa epidemia as mortes foram tantas , que os cimiterios nao tinha lugares suficientes para as peesoas enterradas , e com isso muitas pessoas eram acabadas interradas em valas enroladas somente em pano ...
    No final do seculo XVI , a doença foi controlada , com a adoçao de medidas higienicas ..
    E os senhores feudais que conseguiram sobreviver e nao participaram da revolta reuniram exercitos muitos para conseguir controlas a violencia da revoltada da populaçao


    E ISSO AE ;)

    ResponderExcluir
  32. Muito bem Formulado o texto... Gostei muito aprendir mais um pouco de historia que não sabia.. mais como se diz termos que ler pra aprender! aprendir!
    “Quantos homens valentes, quantas damas graciosas, tomavam o desjejum com a família e naquela noite jantavam com os seus ancestrais no outro mundo”. Essas palavras, escritas pelo poeta italiano Giovanni Boccaccio no seu livro Decameron, em 1348, expressavam a gravidade e o pânico que assolou a cidade de Florença, assim como a maior parte da Europa, durante a epidemia da chamada Peste Negra.
    Por: Maiara Oliveira 2° F

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Maãy Oliveira
      Boa obsevação sobre o texto mais poderiamos ter colocado mias foco na coragem dos homens valentes e suas esposas graçiosas como o poeta Italiano Giovanni Boccaccio mias boa observação gostei muito.
      Por: Rafael Marques
      2º B Vespertino

      Excluir
    2. O primeiro fato da gigante propagação da doença foi a falta de higiene, poderia até ser irônico ou não, mas somente nessa hora os senhores feudais iriam perceber que servos são seres humanos e que eles morrem! . A que ponto chegaria tais, que andando no meio da rua dariam bom dia aos escrachados moribundos ao chão, que mórbido . Bem, assim como aconteceu naquela época, a negligência com cuidados simples tornaram algo possível de ser combatido quase que invencivel. A medicina precária, a falta de dinheiro e as constantes mortes não derrubaram todos os senhores, porém os fizeram sofrer e "pesar" no bolso . Bem feito! Pollyana Rodrigues - 2º B

      Excluir
    3. Bom com esse texto eu pude conhecer melhor sobre a história da peste bubonica mais conhecida como"peste negra".pelo o que eu entendi fala sobre uma doença transmissivel que acabou matando milhares de pessoas, e com isso fez com que muitos servos, senhores feudais acabarem aumentando os serviços e obrigações para os componeses.Essa doenças causaram muitas tristesas por toda a Europa, penssoas que tentavam desenvolver remédios para combater com essa terrivel doença eles acabavam sendo perseguidos e condenados a morte, sendo acusados de fazer bruxaria.Mais o tempo foi passando e graças ao senhor essa peste foi se acabando e hoje podemos observar que o que aconteceu na Europa nos anos de 1346 a 1352 hoje isso não acontece mais. Fico feliz por isso ter acabado, agradeço pela participação...

      aluna: fabiane aline
      série: 2°B

      Excluir
  33. Nossaa achei muito triste esse texto , essa doença conhecida como peste negra quase acabou com a população . È infelizmente aquela época não se tinha a tecnologia de hoje por isso muitos mortos . graças a Deus que a Medicina tem avançado cada dia maiss .

    ResponderExcluir
  34. século XIV foi uma época marcada por muita dor, sofrimento e mortes na Europa.É muito conhecermos sobre essa tragedia que aconteceu .esse texto me fez ver como houve tanta dor e mortes os sofrimentos causados por essa doença que era causadar por ratos que eram contaminados por bacterias...

    ResponderExcluir
  35. a peste bubonica foi uma doença que chegou em hora errada, porque quando ela se espalhou a medicina era ''recém-nascida'' e pra piorar a igreja católica era contra a evolução cientifica, é uma pena que essa peste matou tanta gente.

    Emerson Lemes Costa 2ºB

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Percebi que essa doença causou muitos transtornos na quela época, e que mesmo com isso acontecendo com todos os tipos de pessoas contagiando a doença havia muitos preconceito com os mais necessitados.
      Por:Steffany Hélen da Silva 2° B

      Excluir
  36. A Peste Bubônica se espalhou rapidamente na Europa devido as condições precárias em que os camponeses viviam. Como eles tinham pouco conhecimento de medicina , e igreja ainda mandava matar os que ousassem fabricar remédios para a peste, acusados de bruxaria . Assim ficava muito dificil combater a epidemia.

    Larissa Mikaelly 2° B

    ResponderExcluir
  37. A peste bubonica foi uma doença que causou estragos imensos na vida de muitas pessoas causou muita morte , e a igreja católica era contra pois cientista tentavam descobrir a cura entao foi uma doença fatal que infelizmente matou muita gente

    Aluno: Raul Griebel
    Ano: 2º B

    ResponderExcluir
  38. A doença chegou a ser tão grave que pessoas que pegavam as vezes eram ate abadonada em florestas por ser tão contagiosa.Mas no meu modo de pensar se isso tivesse acontecido no século que vivemos talvez teria uma cura para uma epidemia tão forte e tão sofrida,pois quantas pessoas morreram com tudo isso e com esse sofrimneto.
    Gleycyelly silva correa 2ºano B

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom vimos no texto que a peste é uma doença transmitida por vetores, o que significa que necessita de um hospedeiro vivo para transmiti-la de um animal para o outro. Na maioria dos casos, uma determinada espécie de pulga, a Xenopsylla cheopis, é o vetor a pulga oriental de rato tem uma característica física que a torna bastante eficaz na transmissão da peste, quando uma pulga obstruída pica um hospedeiro, ela costuma regurgitar o sangue infectado com peste dentro da ferida.

      Alunas - Thayná Rodrigues e Luana Caroline
      2ºB Matutino
      ;*

      Excluir
  39. minha opinião o texto ficou super interessante o conteudo bem explicado.
    Em relação ao texto minha opnião e que desde o principio quando apareceu a doença o os reis ou a igreja deveriam ter buscados meios de evitar que a doença se alastrasse de tal maneira causando tantas mortes, tinham que ter evitado buscando remedios,vacinas que curassem a doença e buscassem um tipo de veneno que matassem os animais contaminados.E assim não causaria tanta frustração.
    Aluna: Ewellyn Dos Santos de Araujo
    Serie: 2 ANO B

    ResponderExcluir
  40. A Peste Bubônica , foi um transtorna na vida daquelas pessoas , pricipalmente os mendigos , que não tinha nem como correr da doença e até os animais eram contaminados com a doença.

    aluna : Raiana Esteffany

    2°ano B

    ResponderExcluir
  41. pode esta comparando a peste negra com a dengue atual, se nao cuidamos cada um com a limpeza do seu quintal essa doençao poderea tbm pode marta mas que um terso da populaçao, so que hoje a igreja nao intrefere nao podruçao de remedio.

    Ywes Nycollas Gabryell de Oliveira 2º B

    ResponderExcluir
  42. Como diz no texro século XIV foi uma época marcada por muita dor,
    morte,sofrimento na Europa.la na Europa foi apelidado com a Peste Negra,
    que também não escolhiam quem era a vitima,podia ser qualquer um que
    também matou quase a metade da população,que eles acreditavam que não tinha cura naquela época,era pena de morte.

    Aluno:Murilo Henrique
    3°A
    Matutino

    ResponderExcluir
  43. O texto é muito bom, não sabia muito sobre a doença, mas o texto me ajudou muito,podi ver que em todas a história a igreja era contra alguma coisa,no caso da peste bubônica não era permitindo fazer o rémedio para a cura ou amenizar a peste que era morto e causando de bruxaria,quantas pessoas morreram por causa da igreja, e pelo descaso do povo europeu que deixavam as cidades sujas e etc...
    Bruna Galvão 2º B (Matutino)

    ResponderExcluir
  44. BOAA TARDE !

    Eu achei o texto bem interessante aprendi que a pulga é a transmissora da doença e a peste Negra é o nome medieval dado à Peste Bubónica, doença que atacou a Europa durante o século XIV e dizimou cerca de 25 milhões de pessoas, um terço da população da época. A doença é causada pela bactéria Yersinia pestis que se espalha através das pulgas dos ratos pretos Rattus rattus ou outros roedores.
    Os sintomas são: febre intensa, tuberculos protuberantes por toda extensão corpórea. Essa peste transtornol a vida de algumas pessoas . Na minha opnião eles tinham que ter mais conheçimentos para achar um meio de curar essa peste e ter mais prevenção para evitar a doença.

    Aluna: Vitória Mendes Santiago
    2° ano B - Matutino

    ResponderExcluir
  45. a Peste Bubonica foi uma doença que se espalhou desse jeito por causa da falta
    de recursos da época e também pela medicina que naquela época não era tão avançada, por causa da igreja católica que não admitia a evolução da ciência, uma pena que tanta gente morreu por causa dela.
    Emellyn Zanella 2°B

    ResponderExcluir
  46. Com o texto podemos perceber que com a falta de higiene podemos obter varias doenças que podem matar muita gente como é o caso da peste bubônica também conhecida como "peste negra" que no seculo XIV matou muita gente. Doença cousada pela pulga do rato contaminado, que viviam em esgotos e quando os ratos morriam ia atras de sangue e acabavam picando homens, no final morreu tanta gente que não havia mais lugares para enterrar. Por causa da doença pessoas abandonavam seus parentes doentes, e a igreja impedia fazer experiencias para que se encontrasse a cura. Esse texto faz com que pensamos nos nossos futuros e sejamos pessoas com mais higiene, pois a falta dela pode nos prejudicar muito.

    ResponderExcluir
  47. A peste negra matou muitas pessoa contaminadas,não emportado se era rico ou pobre ela era transmetido pela picadada das puga dos ratos essa foi uma epoca que marcou muito na Europa.CARLA 2F

    ResponderExcluir
  48. A peste negra marcou a Europa as pessoas nao tinha hingiene e com isso morreram muitas pessoas contamina temos que cuida muito disso pois não temos mais a doença da antiguidade mais outras que nós podemos até morre...
    EVELYN 2F

    ResponderExcluir
  49. No século 14 foi marcado por uma peste, mais conhecida como peste negra, na época que o feudalismo prevalecia, mais não tem nada haver com negros.
    foi um acontecimento que houve através do comercio da europa com outros países, que veio no navil através das pulgas e as pulgas mordia os ratos e naquela época não tinham coleta de lixo e ai os lixos se acumulavam , os ratos transmitia para as pessoas e as matavam e não decobriram a cur e muitos morreram não só os trabalhadores mais também os senhores feudais e como diz o texto foi um época de muito sofrimento.

    ResponderExcluir
  50. O texto nos faz entender que naquela época não havia recursos na área de saúde,por causa desse motivo muitas pessoas sofriam com essa doença(epidemia).
    Essa peste era uma doença causada por ratos, a falta de higiene da época, contribuíram para o aumento da doença ...Matando assim 1/3 da população.

    aluno:gabriel victor 2°C

    ResponderExcluir