sexta-feira, 5 de junho de 2015

Guerra do Paraguai.

O Que foi
 A Guerra do Paraguai foi um conflito militar que ocorreu na América do Sul, entre os anos de 1864 e 1870. Nesta guerra o Paraguai lutou conta a Tríplice Aliança formada por Brasil, Argentina e Uruguai.
Causas:

 - Pretensões do ditador paraguaio Francisco Solano Lopes de conquistar terras na região da Bacia do Prata. O objetivo do Paraguai era obter uma saída para o Oceano Atlântico.

Desde sua independência, os governantes paraguaios afastaram o país dos conflitos armados na região Platina. A política isolacionista paraguaia, porém, chegou ao fim com o governo do ditador Francisco Solano López.
Em 1864, o Brasil estava envolvido num conflito armado com o Uruguai. Havia organizado tropas, invadido e deposto o governo uruguaio do ditador Aguirre, que era líder do Partido Blanco e aliado de Solano López. O ditador paraguaio se opôs à invasão brasileira do Uruguai, porque contrariava seus interesses.
Como retaliação, o governo paraguaio aprisionou no porto de Assunção o navio brasileiro Marquês de Olinda, e em seguida atacou a cidade de Dourados, em Mato Grosso. Foi o estopim da guerra. Em maio de 1865, o Paraguai também fez várias incursões armadas em território argentino, com objetivo de conquistar o Rio Grande do Sul. Contra as pretensões do governo paraguaio, o Brasil, a Argentina e o Uruguai reagiram, firmando o acordo militar chamado de Tríplice Aliança. Antes da guerra, o Paraguai era uma potência econômica na América do Sul. Além disso, era um país independente das nações europeias. Para a Inglaterra, um exemplo que não deveria ser seguido pelos demais países latino-americanos, que eram totalmente dependentes do império inglês. Foi por isso, que os ingleses ficaram ao lado dos países da tríplice aliança, emprestando dinheiro e oferecendo apoio militar. Era interessante para a Inglaterra enfraquecer e eliminar um exemplo de sucesso e independência na América Latina. Após este conflito, o Paraguai nunca mais voltou a ser um país com um bom índice de desenvolvimento econômico, pelo contrário, passa atualmente por dificuldades políticas e econômicas.
 Início e desenvolvimento do conflito:
 - A guerra teve início em novembro de 1864, quando um navio brasileiro foi aprisionado pelos paraguaios no rio Paraguai.
 - Em dezembro de 1864, o Paraguai invadiu o Mato Grosso.
 - No começo de 1865, as tropas paraguaias invadiram Corrientes (Argentina) e logo em seguida o Rio Grande do Sul.

 - Em 1 de maio de 1865, Brasil, Argentina e Uruguai selam um acordo para enfrentar o Paraguai. Contam com a ajuda da Inglaterra.

-A guerra do Paraguai durou seis anos, período durante o qual travaram-se várias batalhas. As forças militares brasileiras, chefiadas pelo Almirante Barroso, venceram a batalha do Riachuelo, libertando o Rio Grande do Sul.

-Em maio de 1866, ocorreu a batalha de Tuiuti, que deixou um saldo de 10 mil mortos, com nova vitória das tropas brasileiras.

-Em setembro, porém, os paraguaios derrotam as tropas brasileiras na batalha de Curupaiti. Desentendimentos entre os comandantes militares argentinos e brasileiros levaram o imperador Dom Pedro II a nomear Luís Alves de Lima e Silva, o duque de Caxias, para o comando geral das tropas brasileiras. Ainda assim, em 1867, a Argentina e o Uruguai se retiram da guerra.
-Ao lado de Caxias, outro militar brasileiro que se destacou na campanha do Paraguai foi o general Manuel Luís Osório.
-Sob o comando supremo de Caxias, o exército brasileiro foi reorganizado, inclusive com a obtenção de armamentos e suprimentos, o que aumentou a eficiência das operações militares. Fortalecido e sob inteiro comando de Caxias, as tropas brasileiras venceram sucessivas batalhas, decisivas para a derrota do Paraguai. Destacam-se as de Humaitá, Itororó, Avaí, Angostura e Lomas Valentinas.
 -No início de 1869, o exército brasileiro tomou Assunção, capital do Paraguai. A guerra chegou ao fim em março 1870, com a Campanha das Cordilheiras. Foi travada a batalha de Cerro Corá, ocasião em que o ditador Solano López foi perseguido e morto.
Vale lembrar que, a essa altura, Caxias considerava a continuidade da ofensiva brasileira uma carnificina e demitiu-se do comando do exército, que passou ao conde d'Eu, marido da princesa Isabel. A ele coube conduzir as últimas operações.

Saldo e consequências da Guerra:
 - Nesta guerra morreram cerca de 300 mil pessoas (civis e militares);
 - Cerca de 20% da população paraguaia morreu na guerra; 
- A indústria paraguaia foi destruída e a economia ficou totalmente comprometida;
 - O prejuízo financeiro para o Brasil, com os gastos de guerra, foi extremamente elevado e acabou por prejudicar a economia brasileira.
 - A Inglaterra, que apoiou a Tríplice Aliança, aumentou sua influência na região.  
-Para o Paraguai, a derrota na guerra foi desastrosa. O conflito havia levado à morte cerca de 80% da população do país, na sua maioria homens.
-A indústria nascente foi arrasada e, com isso, o país voltou a dedicar-se quase que exclusivamente à produção agrícola.
-A guerra também gerou um custoso endividamento do Paraguai com o Brasil. Essa dívida foi perdoada por Getúlio Vargas, quase meio século depois. Mas os encargos da guerra e as necessidades de recursos financeiros levaram o país à dependência de capitais estrangeiros.
-A Guerra do Paraguai também afetou o Brasil. Economicamente, o conflito gerou muitos encargos e dívidas que só puderam ser sanados com empréstimos estrangeiros, o que fez aumentar nossa dependência em relação às grandes potências da época (principalmente a Inglaterra) e a dívida externa. Não obstante, o conflito armado provocou a modernização e o fortalecimento institucional do Exército brasileiro.
-Com a maioria de seus oficiais comandantes provenientes da classe média urbana, e seus soldados recrutados entre a população pobre e os escravos, o exército brasileiro tornou-se uma força política importante, apoiando os movimentos republicanos e abolicionistas que levaram ao fim do regime monárquico no Brasil.


34 comentários:

  1. em primeiro lugar, que o duque de caxias não deveria ter exterminado 2/3 da população daquele país na guerra do paraguay... isso foi muito cruel...

    Lucas Ruiz Alves Silva 3º Ano F
    Matutino

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lembrando Lucas que o Duque de Caxias não foi o único comandante das tropas brasileiras. E deixou o comando antes de terminar os combates: No dia 24 de dezembro os três novos comandantes da Tríplice Aliança (Caxias, o argentino Gelly y Obes e o uruguaio Enrique Castro) enviaram uma intimação a Solano López para que se rendesse. Mas López recusou-se a ceder e, acompanhado apenas de alguns contingentes, fugiu para o norte, na direção da cordilheira, chegando a Cerro León.

      O comandante-em-chefe brasileiro se dirigiu para Asunción, evacuada pelos paraguaios e ocupada em 1.º de janeiro de 1869 por tropas imperiais comandadas pelo coronel Hermes Ernesto da Fonseca, pai do futuro Marechal Hermes da Fonseca. No dia 5, Caxias entrou na cidade com o restante do exército e 13 dias depois, por motivo de saúde, deixou o comando e regressou ao Brasil. A partida de Caxias e de seus principais chefes militares fez crescer entre as tropas o desânimo, com a multiplicação dos pedidos de dispensa dos oficiais e voluntários.

      Excluir
  2. quando caxias deixo o comando, por nao aguentar aquela carnificina, onde o paraguai mandava ate crianças ao campo de batalha, só abriu espaço para o conde d'Eu, que na minha opinião foi cruel, onde ele mando mata e destruir tudo.

    leandro vinicius 3°ano E

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade. O trecho a seguir mostra como o conde D'Eu procedeu frente aos paraguaios: O exército brasileiro flanqueou as posições inimigas de Ascurra e venceu a batalha de Peribebuí (12 de agosto), para onde López transferira sua capital. Após a batalha de Peribuí, o Conde d'Eu parece ter-se exasperado com a obstinação paraguaia em continuar a luta, nada fazendo para evitar a degola de prisioneiros capturados durante e depois dos combates. Na batalha seguinte, Campo Grande ou Nhu-Guaçu (16 de agosto), as forças brasileiras se defrontaram com um exército formado, em sua maioria, por adolescentes e crianças e idosos, recrutados a força pelo ditador paraguaio. A derrota paraguaia encerrou o ciclo de batalhas da guerra. Os passos seguintes consistiram na mera caçada a López, que abandonou Ascurra e, seguido por menos de trezentos homens, embrenhou-se nas matas, marchando sempre para o norte

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Os Ingleses queriam acabar com Paraguai é um fato , mais temos que ver que as moedas sempre tem duas caras, o Paraguai também queria acabar com o Império do Brasil... Madellynne Thalys 3º Ano F Matutino

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Madellynne vamos ver a conclusão do historiador Francisco Doratioto do porque da guerra: “ A Guerra do Paraguai foi fruto das contradições platinas tendo como razão última a consolidação dos Estados nacionais na região. Essas contradições se cristalizaram em torno da Guerra Civil uruguaia, iniciada com o apoio do governo argentino aos sublevados, na qual o Brasil interveio e o Paraguai também. Contudo, isso não significa que o conflito fosse a única saída para o difícil quadro regional. A guerra era umas das opções possíveis, que acabou por se concretizar, uma vez que interessava a todos os Estados envolvidos. Seus governantes, tendo por bases informações parciais ou falsas do contexto platino e do inimigo em potencial, anteviram um conflito rápido, no qual seus objetivos seriam alcançados com o menor custo possível. Aqui não há ‘bandidos’ ou ‘mocinhos’, como quer o revisionismo infantil, mas sim interesses. A guerra era vista por diferentes ópticas: para Solano López era a oportunidade de colocar seu país como potência regional e ter acesso ao mar pelo porto de Montevidéu, graças a aliança com os blancos uruguaios e os federalistas argentinos, representados por Urquiza; para Bartolomeu Mitre era a forma de consolidar o Estado centralizado argentino, eliminando os apoios externos aos federalistas, proporcionando pelos blancos e por Solano López; para os blancos, o apoio militar paraguaio contra argentinos e brasileiros viabilizaria impedir que seus dois vizinhos continuassem a intervir no Uruguai; para o Império, a guerra contra o Paraguai não era esperada, nem desejada, mas, iniciada, pensou-se que a vitória brasileira seria rápida e poria fim ao litígio fronteiriço entre os dois países e às ameaças à livre navegação, e permitira depor Solano López.

      Excluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. A Guerra do Paraguai foi um grande conflito que gerou muita polemica e que com tudo isso gerou um grande prejuízo e que acabou deixando o Paraguai do jeito que é hoje sem capacidade de reprodução.
    Aline Barrozo Fortes 3ºB

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Algumas consequências: PARAGUAI: destruição do Estado existente, perda de territórios vizinhos e ruína da economia paraguaia, de modo que mesmo décadas depois, não conseguiu se desenvolver da mesma forma que os vizinhos. Perdas na guerra: até 69% da população, a maioria devido a doenças, fome e exaustão física.

      BRASIL: a guerra expôs a fragilidade militar-estrutural do Império, devido à escravidão, principalmente, mas saiu vitorioso militarmente e fortaleceu sua hegemonia até 1875. Reflexos internos: desequilíbrio orçamentário e no Tesouro brasileiro, além da forte dissociação entre Exército e monarquia, devido ao sentimento de identidade que se construiu durante a guerra. Perdas na guerra: 50 mil homens, devido a doenças e ao rigor do clima.

      Excluir
  7. A guerra teve aspectos interessante, e que se por dizer é que toda a América do Sul saiu perdendo principalmente o Paraguai. Que nunca mais recuperou, passou de rico e desenvolvido a miserável.
    Laiane Fabíola 3°Ano C Matutino

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Laiane concordo que para o Paraguai, a derrota na guerra foi desastrosa. O conflito havia levado à morte cerca de 80% da população do país, na sua maioria homens. A indústria nascente foi arrasada e, com isso, o país voltou a dedicar-se quase que exclusivamente à produção agrícola.

      A guerra também gerou um custoso endividamento do Paraguai com o Brasil. Essa dívida foi perdoada por Getúlio Vargas, quase meio século depois. Mas os encargos da guerra e as necessidades de recursos financeiros levaram o país à dependência de capitais estrangeiros.

      Excluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. O Paraguai havia se tornado o maior pólo industrial da América Latina. Não dependiam do desenvolvimento industrial britânico e começavam a colocar em risco a hegemonia inglesa na região, possuíndo também industrias pesadas, necessárias para a manutenção auto-sustentação do Parque Industrial na América Latina.

    Somados a esses ânimos estavam as dívidas dos países recém emancipados que haviam contraído pesadas dívidas com coroa inglesa no ensejo das libertações. Argentina, Brasil e Uruguai se viram obrigados e patrocinados pelo Império Britânico a aniquilar com o "atrevido" Paraguai e foi o que aconteceu.

    O Paraguai de rico saiu pobre, de desenvolvido saiu dependente...

    Guilherme Zanotta 3°Ano C Matutino

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Guilherme, antes da guerra, o Paraguai era uma potência econômica na América do Sul. Além disso, era um país independente das nações europeias. Para a Inglaterra, um exemplo que não deveria ser seguido pelos demais países latino-americanos, que eram totalmente dependentes do império inglês. Foi por isso, que os ingleses ficaram ao lado dos países da tríplice aliança, emprestando dinheiro e oferecendo apoio militar. Era interessante para a Inglaterra enfraquecer e eliminar um exemplo de sucesso e independência na América Latina. Após este conflito, o Paraguai nunca mais voltou a ser um país com um bom índice de desenvolvimento econômico, pelo contrário, passa atualmente por dificuldades políticas e econômicas.

      Excluir
  11. o maior motivo para o começo da guerra foi a intervenção do Brasil na política uruguaia entre de 1864 e 1865, para atender ao pedido do governador dos blancos de Aguirre, López tentou servir de intermediário entre o Império do Brasil e a República Oriental do Uruguai, mas, como o governo brasileiro não aceitou sua pretensão, deu início às inimizades
    Thássia Leny 3 C Matutino

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade Thassia. Em 1864, o Brasil estava envolvido num conflito armado com o Uruguai. Havia organizado tropas, invadido e deposto o governo uruguaio do ditador Aguirre, que era líder do Partido Blanco e aliado de Solano López. O ditador paraguaio se opôs à invasão brasileira do Uruguai, porque contrariava seus interesses.

      Como retaliação, o governo paraguaio aprisionou no porto de Assunção o navio brasileiro Marquês de Olinda, e em seguida atacou a cidade de Dourados, em Mato Grosso. Foi o estopim da guerra. Em maio de 1865, o Paraguai também fez várias incursões armadas em território argentino, com objetivo de conquistar o Rio Grande do Sul. Contra as pretensões do governo paraguaio, o Brasil, a Argentina e o Uruguai reagiram, firmando o acordo militar chamado de Tríplice Aliança.

      Excluir
  12. Causa principal: Pretensões do ditador paraguaio Francisco Solano Lopes de conquistar terras na região da Bacia do Prata. O objetivo do Paraguai era obter uma saída para o Oceano Atlântico. Caroline Sebastiana 3 C.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caroline as causas da Guerra do Paraguai encontram-se nas rivalidades entre a Argentina, Brasil, Uruguai e Paraguai, causadas pelos desentendimentos quanto às fronteiras entre os países, a liberdade de navegação dos rios platinos, as disputas pelo poder por parte das facções locais (federalistas e unitaristas na Argentina, e blancos e colorados no Uruguai) e rivalidades históricas de mais de três séculos

      Excluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. Referente ao texto pode-se fazer a analogia histórica a seguir através das minhas concepções:

    Paraguai pelo visto com a sua independência e o governo
    ditador que era o Solano, obteve-se o almejo que já era
    praticado pelas potências europeias durante o colonialismo, que inclusive foi a
    causa da chegada ao Paraguai que era uma colônia Espanhola.
    Ao ponto que quero chegar é que aqueles que foram atingidos pelo
    objetivo de expansão territorial, praticaram o mesmo. As ações para executar
    essa prática por parte do Paraguai acabou atingindo outros países americanos como a economia do
    Brasil, segundo o texto, inclusive os territórios da Argentina, isso não foi o tipo de conflito que ocorreu somente
    entre países americanos, como também, com os Portugueses, Espanhóis e Holandeses, enquanto praticavam esse tipo de expansão, no entanto, nesse caso
    o objetivo era somente de Francisco Solano López.

    Diogo Dias - 3º D

    ResponderExcluir
  15. o Brasil lutou contra o Paraguai com alianças da Argentina , Uruguai indo em frente a guerra o Brasil prevalecia , pois tinha alianças , o Paraguai queria conquistar o Rio Grande do Sul , e houve muitas mortes tanto da população do Paraguai como do Brasil , mais depois que o Brasil ganhou a guerra , nenhum deles saiu no lucro , pois o Paraguai teve prejuizos economicos e voltaram a trabalhar na produção agricola , quem saiu no lucro foi a Inglaterra pois emprestou dinheiro aos paises que participaram da guerra , tanto para o Paraguai , quanto para o Brasil , e a Inglaterra se forteleceu e se tornou uma potência rica , e desenvolvida assim como é hoje em dia... Kaique 3 ano C ,matutino

    ResponderExcluir
  16. A guerra do Paraguai durou seis anos, período durante o qual travaram-se várias batalhas. As forças militares brasileiras, chefiadas pelo Almirante Barroso, venceram a batalha do Riachuelo, libertando o Rio Grande do Sul.
    wendeslayny 3° ano C

    ResponderExcluir
  17. A guerra do Paraguai durou seis anos, período durante o qual travaram-se várias batalhas. As forças militares brasileiras, chefiadas pelo Almirante Barroso, venceram a batalha do Riachuelo, libertando o Rio Grande do Sul.
    wendeslayny 3° ano C

    ResponderExcluir
  18. A guerra do Paraguai contra o Brasil.durou 6 anos.onde o Brasil fortalecido com a triplice alinça.no final Brasil vence do Paraguai.mas as marcas deixada pela guerra refletem ate hoje.o Paraguai depois da guerra vive com a economia baixa.o Brasil endividado com a Inglaterra.a Inglaterra foi o que foi privelegiado com essa guerra.que ficou fortalecido economicamente.
    aluna.Emily Cristina.3anoF.matutino

    ResponderExcluir
  19. A guerra do Paraguai contra o Brasil.durou 6 anos.onde o Brasil fortalecido com a triplice alinça.no final Brasil vence do Paraguai.mas as marcas deixada pela guerra refletem ate hoje.o Paraguai depois da guerra vive com a economia baixa.o Brasil endividado com a Inglaterra.a Inglaterra foi o que foi privelegiado com essa guerra.que ficou fortalecido economicamente.
    aluna.Emily Cristina.3anoF.matutino

    ResponderExcluir
  20. O principal motivo da guerra foi porque o ditador Francisco Solano queria uma parte do território brasileiro que tinha acesso com o oceano atlântico, essa guerra teve duração de seis anos, mas já no segundo ano o Brasil estava em crise com falta de suprimentos, mas com a ajuda do Uruguai e Argentina conseguiu vencer a guerra após a morte de Francisco Solano. O Paraguai saiu prejudicado pois ele tinha uma economia alta, e acabou ficando em crise.

    Aluno: John Kelson Santana de Figueiredo 3°G

    ResponderExcluir
  21. Podemos indentificar que o Paraguai saiu em crise com Algumas consequências, destruição do Estado existente, perda de territórios vizinhos e ruína da economia paraguaia, de modo que mesmo décadas depois, não conseguiu se desenvolver da mesma forma que os vizinhos. Perdas na guerra: até 69% da população, a maioria devido a doenças, fome e exaustão física.
    Lucas ERTHAL 3g matutino

    ResponderExcluir
  22. - A indústria paraguaia ficou arrasada após a guerra. O Paraguai nunca mais voltou a ser um país com um bom índice de desenvolvimento industrial e econômico, pelo contrário, passa até hoje por dificuldades políticas e econômicas.
    - Cerca de 70% da população paraguaia morreu durante o conflito, sendo que a maioria dos mortos eram homens;
    - Embora tenha saído vitorioso, o Brasil também teve grandes prejuízos financeiros com o conflito. Os elevados gastos da guerra foram custeados com empréstimos estrangeiros, fazendo com que aumentasse a dívida externa brasileira e a dependência de países ricos como, por exemplo, da Inglaterra;
    - Com a guerra, o exército brasileiro ficou fortalecido no aspecto bélico, pois ganhou experiência e passou por um processo de modernização. Houve também um importante fortalecimento institucional. Do ponto de vista político, o exército também saiu fortalecido e passou a ser uma importante força no cenário político nacional.

    ANA PAULA CLARO DE SOUSA 3ºG - MATUTINO

    ResponderExcluir
  23. Solano López, acreditando no poderio de seu exército, com um contingente mobilizado numeroso mas mal equipado, e superestimando as dissensões internas na Argentina e no Brasil, após advertir que não admitiria a interferência brasileira, invadiu a província do Mato Grosso. Em seguida, pediu permissão à Argentina para que suas tropas pudessem atravessar seu território e, assim, socorrer o Uruguai e invadir o Rio Grande. Diante da negativa do governo Mitre, que, de fato, apoiava a intervenção brasileira contra os blancos uruguaios, invadiu Corrientes, na esperança de contar com o apoio do general Urquiza, que se opunha ao governo mitrista. Suas previsões fracassaram. Brasil, Argentina e Uruguai formaram a Tríplice Aliança entre Brasil, Argentina e Uruguai e, após derrotaram os paraguaios em Uruguaiana, expulsaram suas tropas da Argentina e prepararam a invasão do Paraguai.
    ALUNA KEMYLY ESTRAL 3 ANO G MATUTINO

    ResponderExcluir
  24. Para o Paraguai, a derrota na guerra foi um desastre. O conflito levou à morte de grande parte da população do país, na sua maioria homens. Assim afetando na indústria .
    A guerra também gerou endividamento do Paraguai com o Brasil e essa dívida só foi perdoada com Getúlio Vargas na presidência.

    ALUNO: Alexandry Cruz nogueira 3 ano G Matutino

    ResponderExcluir
  25. Nesta guerra morreram cerca de 300 mil pessoas e cerca de 20% da população paraguaia morreu na guerra coitadas dessas familias sera que precisava de tanta violencia assim e ainda fora as vidas foram prejudicados os familiares que dependiam deles que perderam a vida.
    Rayanne Marla da Silva
    3ano E matutino

    ResponderExcluir