terça-feira, 28 de agosto de 2012

Primeira Guerra Mundial

Vários problemas atingiam as principais nações europeias no início do século XX. O século anterior havia deixado feridas difíceis de curar. Alguns países estavam extremamente descontentes com a partilha da Ásia e da África, ocorrida no final do século XIX. Alemanha e Itália, por exemplo, haviam ficado de fora no processo neocolonial. Enquanto isso, França e Inglaterra podiam explorar diversas colônias, ricas em matérias-primas e com um grande mercado consumidor. A insatisfação da Itália e da Alemanha, neste contexto, pode ser considerada uma das causas da Grande Guerra.
Vale lembrar também que no início do século XX havia uma forte concorrência comercial entre os países europeus, principalmente na disputa pelos mercados consumidores. Esta concorrência gerou vários conflitos de interesses entre as nações. Ao mesmo tempo, os países estavam empenhados numa rápida corrida armamentista, já como uma maneira de se protegerem, ou atacarem, no futuro próximo. Esta corrida bélica gerava um clima de apreensão e medo entre os países, onde um tentava se armar mais do que o outro.
Existia também, entre duas nações poderosas da época, uma rivalidade muito grande. A França havia perdido, no final do século XIX, a região da Alsácia-Lorena para a Alemanha, durante a Guerra Franco Prussiana. O revanchismo francês estava no ar, e os franceses esperando uma oportunidade para retomar a rica região perdida.  
O pan-germanismo e o pan-eslavismo também influenciou e aumentou o estado de alerta na Europa. Havia uma forte vontade nacionalista dos germânicos em unir, em apenas uma nação, todos os países de origem germânica. O mesmo acontecia com os países eslavos.
O estopim deste conflito foi o assassinato de Francisco Ferdinando, príncipe do império austro-húngaro, durante sua visita a Saravejo (Bósnia-Herzegovina). As investigações levaram ao criminoso, um jovem integrante de um grupo Sérvio chamado mão-negra, contrário a influência da Áustria-Hungria na região dos Balcãs. O império austro-húngaro não aceitou as medidas tomadas pela Sérvia com relação ao crime e, no dia 28 de julho de 1914, declarou guerra à Servia. Os países europeus começaram a fazer alianças políticas e militares desde o final do século XIX. Durante o conflito mundial estas alianças permaneceram. De um lado havia a Tríplice Aliança formada em 1882 por Itália, Império Austro-Húngaro e Alemanha ( a Itália passou para a outra aliança em 1915). Do outro lado a Tríplice Entente, formada em 1907, com a participação de França, Rússia e Reino Unido. O Brasil também participou, enviando para os campos de batalha enfermeiros e medicamentos para ajudar os países da Tríplice Entente.
As batalhas desenvolveram-se principalmente em trincheiras. Os soldados ficavam, muitas vezes, centenas de dias entrincheirados, lutando pela conquista de pequenos pedaços de território. A fome e as doenças também eram os inimigos destes guerreiros. Nos combates também houve a utilização de novas tecnologias bélicas como, por exemplo, tanques de guerra e aviões. Enquanto os homens lutavam nas trincheiras, as mulheres trabalhavam nas indústrias bélicas como empregadas.
 Em 1917 ocorreu um fato histórico de extrema importância: a entrada dos Estados Unidos no conflito. Os EUA entraram ao lado da Tríplice Entente, pois havia acordos comerciais a defender, principalmente com Inglaterra e França. Este fato marcou a vitória da Entente, forçando os países da Aliança a assinarem a rendição. Os derrotados tiveram ainda que assinar o Tratado de Versalhes que impunha a estes países fortes restrições e punições. A Alemanha teve seu exército reduzido, sua indústria bélica controlada,  perdeu a região do corredor polonês, teve que devolver à França a região da Alsácia Lorena, além de ter que pagar os prejuízos da guerra dos países vencedores. O Tratado de Versalhes teve repercussões na Alemanha, influenciando o início da Segunda Guerra Mundial. A guerra gerou aproximadamente 10 milhões de mortos, o triplo de feridos, arrasou campos agrícolas, destruiu indústrias, além de gerar grandes prejuízos econômicos. err

9 comentários:

  1. A primeira guerra mundial e revoluçao russa ocorreu entre disputas conomica e politicas.

    NO seculo 19 haviam o nacionalismo e o imperialismo,onde os paises dominam territorios ,como por exemplo a Inglaterra e França ,mas deixaram a alemanha de fora.

    Houve entao a disputa de França e Alemanha com oa derrota da França.

    Naquele Periodo os paises buscavam se tornar potencias em armamentos ,materias primas e mercados consumidores.

    O pan-germanismo e o pan-eslavismo influenciou o estado de alerta na Europa ,o assasinato de Francisco Ferdinando por um servio vez com que oimpério austro-húngaro entrasse em guerra com a Servia.
    as batalhas eram em trincheiras onde ficavam um bom tempo sem comer e facil de adoecer.

    Os Estados Unidos tambem entrou em guerra para defender interesses comerciais.
    Tudo isso fezz com que os paises assinarem a rendiçao .Os derrotados tiveram ainda que assinar o Tratado de Versalhes que impunha a estes países fortes restrições e punições.


    ResponderExcluir
  2. principais pontos:
    ->disputas por terras-divisão da Africa e da Asia
    ->corrida armamentista
    ->pan-germanismo,pan-eslavismo= assassinato de francisco Ferdinando = Império Áustrio-húngaro entra na guerra.
    ->Tríplice aliança= Itália, Império Austro-Húngaro e Alemanha
    ->Tríplice Entente= França, Rússia e Reino Unido *Brasil ajudou* EUA entrou defendendo interesses comercias com a frança e Inglaterra
    ->guerra armada principalmente em trincheiras
    ->vitória da Tríplice Entente
    ->obrigou a Tríplice aliança a assinar o tratado de versalhes

    ResponderExcluir
  3. Alguns países descontentes inciaram-se um processo das causas da grande guerra mundial, certas ocorrências comerciais e disputas gerou conflitos de interesses, os estopim teve seu herdeiro morto, ah indíces de que paises começaram a fazer suas alianças politicas e militares para se fortificarem entre as triplice aliança e triplice entente,gerando assim que o brasil ajudasse com medicamentos e médicos, aonde quem saiu vitoriosa foi a Triplice Entende. os motivos de ganancias nao faltaram,trincheiras foram feitas para que houvesse proteção,mas muitos se contaminaram através dessas.havia milhões de mortos e feridos no final da guerra.
    obrigatoriamente a triplice aliança assinou o tratato de versalhes e a alemanha foi obrigada a pagar prejuizos dos paises vencedores.

    Esther 3'D

    ResponderExcluir
  4. Tanto como na primeira guerra se espelha em nossos dias pela ganancia de tomar território espalhando sua hegemonia.tanto que foi isso que aconteceu com a Alemanha e Itália.

    Jonathas 3°E

    ResponderExcluir
  5. Ouve uma enorme concorrencia no mercadodo comercial entre os paises europeus.
    Nos combates tambem houve a utilização de novas tecnologias como por exemplo tanques de Guerra e aviões.
    Só ouve as Guerras por luta de territorio esua hegemonia. Isso que aconteceu nos paises da Itália e Alemanha.

    Kamila 3ºD

    ResponderExcluir
  6. Na primeira guerra mundial ocorreu várias disputas por territórios.
    Os principais países envolvidos foi a Itália,Alemanha e França.
    Naquele Periodo os paises buscavam se tornar potencias em armamentos ,matérias primas e mercados consumidores,
    as batalhas eram em trincheiras onde ficavam um bom tempo sem comer e vuneráveis a doenças.
    Os Estados Unidos também entrou em guerra para defender interesses comerciais.
    E por fim,países da aliança assinarem a rendição .Os derrotados tiveram ainda que assinar o Tratado de Versalhes que impunha a estes países fortes restrições e punições.

    Thays Fernanda 3° ano E

    ResponderExcluir
  7. Alemanha e Itália estavam descontentes com o fato de a França e a Inglaterra terem dividido as colônias ricas em matérias-primas entre elas e os deixado de fora.Este fato pode ser considerada uma das causas da Grande Guerra,e também havia uma grande disputa pelos mercados consumidores entre os países europeus.Os EUA também entrarão na guerra para defender seus interesses.Esses países formaram a triplice aliança e triplice entente,gerando assim que o Brasil ajudasse com medicamentos e médicos, aonde quem saiu vitoriosa foi a Triplice Entende e fez com que a triplice aliança assinasse o tratato de versalhes e a alemanha foi obrigada a pagar prejuizos dos paises vencedores.
    Andressa 3ºD

    ResponderExcluir
  8. A Primeira Guerra Mundial (também conhecida como Grande Guerra antes de 1939, Guerra das Guerras ou ainda como a Última Guerra Feudal) foi um conflito mundial ocorrido entre Agosto de 1914 a 11 de Novembro de 1918. A guerra ocorreu entre a Tríplice Entente (liderada pelo Império Britânico, França, Império Russo (até 1917) e Estados Unidos (a partir de 1917) que derrotou a Tríplice Aliança (liderada pelo Império Alemão, Império Austro-Húngaro e Império Turco-Otomano). A guerra causou o colapso de quatro impérios e mudou de forma radical o mapa geo-político da Europa e do Médio Oriente.
    Miguel Ramos 3°C

    ResponderExcluir
  9. A experiência de viver uma guerra entre países é algo distante para a maioria dos brasileiros de hoje. Mas ela fez parte da história de milhões de pessoas que viviam aqui e em outros países do mundo no começo do século XX.
    Entre 1914 e 1918, milhões de europeus, asiáticos, africanos, americanos e australianos envolveram-se em uma guerra de enormes proporções. Pela primeira vez uma guerra generalizada envolvia as maiores potências de diversas regiões do planeta, embora o principal cenário das batalhas fosse o continente europeu.
    No Brasil, um dos maiores problemas causados pela guerra foi a dificuldade em conseguir produtos industrializados. Com as batalhas e os bloqueios navais, ficou muito difícil importar bens da Europa ou dos Estados Unidos. Assim, uma das alternativas foi substituir essas importações, produzindo no Brasil o que antes era trazido do exterior. Por isso, um dos efeitos da Primeira Guerra Mundial em nosso país foi o estímulo á criação de indústrias.
    Greice Kelly 3°C

    ResponderExcluir