terça-feira, 30 de agosto de 2011

Globalização e diáspora africana


De Alexandre, o Grande, aos romanos dos Césares, do Cristianismo de Pedro à Mongólia de Genghis Khan, do Islã de Maomé às Cruzadas Ibéricas, a característica marcante encontrada a expansão de
fronteiras, compreendida como globalização das trocas econômicas e do modo de vida das elites dos impérios constituídos. Portanto, podemos afirmar que a globalização não é um fenômeno singular da modernidade avançada ou tardia conforme insistem alguns estudiosos. O que tem se caracterizado como um traço realmente singular nesta recente etapa do capitalismo capitalista é a multiplicidade de globalizações, apesar de toda a hegemonia da civilização ocidental atingida pela explosão da tecnologia comunicacional e pelo controle bio-político das sociedades, sendo os Estados Unidos, a ponta-delança deste processo. Assim, assistimos, para além da globalização hegemônica neoliberal, a várias outras formas desse fenômeno
marcadamente intercultural, com panorâmicas segmentadas das experiências materiais e subjetivas dos humanos que se mantêm subalternidade como os africanos e seus descendentes fora África;
índígenas em todas as partes do mundo; os ciganos, que, entre outros tantos movimentos, ao agirem nesta direção cooperam para que a
história humana se tome, por conseguinte, mais plural na própria
construção global.
O ensinamento que se pode extrair desta multiplicidade de globalizações tem demonstrado que inúmeras experiências civilizatórias podem ser
narradas e incorporadas em uma complexa panorâmica que descreveria
e analisaria a trajetória, muitas vezes dispersa por milhares de anos e em muitos continentes, das transmigrações, das trocas epistêmicas, do jugo colonial, da escravidão, dos apagamentos da memória etc.
E foi com esta expectativa de reconstituição em uma visão global das múltiplas narrativas dos africanos e de seus descendentes dispersos pelo mundo, que intelectuais e ativistas se dispuseram a pesquisar, observar,
descrever e construir uma história e uma reflexão da sobreposição das experiências civilizatórias africanas e da dispersão de todos os seus descendentes de africanos pelo planeta. Os pesquisadores foram alimentados pela idéia de que seria possível uma história que revelasse as experiências de movimentação dos negros pelo mundo em busca de sucesso e melhores condições, ao mesmo tempo que fosse capaz de promover o encontro de uma consciência globalizada daquela experiência em busca da unidade transcontinental. Esta busca resultou nos movimentos da Negritude e do Pan-Africanismo, surgidos no bojo das lutas de libertação dos povos africanos durante o processo de descolonização da África e Ásia.
Recentemente, a discussão em tomo da valorização e inclusão social dos descendentes de africanos ganhou um forte impulso em todo o mundo e em especial na América Latina, onde tal debate sempre estivera amortecido.
Esta valorização ocorre em um processo de sofisticação analítica que acontece nos Estados Unidos, com a introdução do conceito Diáspora Africana, um conceito agregador, que veio promover a aproximação da
experiência dos africanos a dos seus descendentes fora da África. Com a utilização do conceito diáspora, tomado de empréstimo da experiência judia, o objetivo principal é elucidar a dispersão ocorrida durante séculos desde Abraão.
Júlio César de Tavares, Professor do departamento de Estudos Culturais e Mídia Instituto e
Arte e Comunicação Social da UFF

98 comentários:

  1. Vamos ler o texto e postar os comentários. Conhecer a História da África e dos negros no Brasil é muito interessante.

    ResponderExcluir
  2. Texto plausível, que enriquece o nosso conhecimento.Nos traz assuntos remotos e atuais,em um louvável contraste de extrema importância nos dias hodiernos.
    Globalização e Diáspora Africana, nada mais é que aprender sobre o mundo em que vivemos,a religião,a política econômica que o rege... E também desvendar o nosso passado,conhecer mais sobre a nossa origem ou a mistura que nos permite entender melhor o nosso presente.
    Simplesmente show,muito bom. Adorei!!!
    Aluna:Lorayne Magalhães Martins,terceiro ano,matutino,turma B.

    ResponderExcluir
  3. Este texto é de grande importância,pois nos mostra um pouco de como ocorreu as difusões de culturas.Vale a nós ressaltar que a ÁFRICA de certa forma no passado sua cultura não era valorizada, mas lhe pergunto ja parou para analisar o quanto a estudamos?
    a globalização vem cada vez mais se expandindo com suas grandes vantagens,porém cabe a todos nós lembrar os seus lados maléficos, pois segundo MICHEL CAMDESSUS ex diretor do FMI afirma " A globalização é uma maldição para muitos setores da África,especialmente na agricultura.
    Eu acho que ela devia ser mais valorizada hoje ja que no passado todos a explorava.
    Através desta leitura obtive um grande avanço em meus conhecimentos e uma visão mais aberta a esta questão.
    ASS:CAMILA ALVES 3ª ANO B/MATUTINO

    ResponderExcluir
  4. Neste texto podemos destacar a seguinte observação,que a globalização está se tornando cada vez mais rápida e avaçando fronteiras,por isso há uma grande preocupação de fazer com que todos países e pessoas estejam de certa forma uidos e hoje isso é de extrema importâcia diante de tatos coflitos enfrentados. Então que possamos valorizar e respeitar as diferentes culturas existentes.
    Eu gostei mto desse texto.

    Aluna: Eliane Cristina Coelho. 3ªB/ Matutino.

    ResponderExcluir
  5. Achei muito inteligente a comparação que o autor neste texto fez!Porque Globalização e Diáspora Africana tem tudo haver, estão interligados a um mesmo fator.Pois, se refletimos podemos perceber que a Globalização é algo que sempre aconteceu, desde os tempos remotos e vem se intensificando cada vez mais.É super importante estudarmos esse processo, pois nos ajudara a descobrir e intender nossas culturas e nossas raízes.
    Essa dispersão forçada do povo africano alem Africa, fez com que suas tradições se difundissem com o resto do mundo principalmente no Brasil e em especial em nossa cidade, Cuiabá, onde praticamente em tudo tem um pouquinho de Africa.Devemos valorizar mais essa cultura, pois faz parte de nós já que tudo começou naquele continente, levando em consideração que foi la encontrado o 1º hominídeo.
    Em termos gerais, essa Diáspora foi um significante acontecimento da globalização.

    ResponderExcluir
  6. Na globalização vem muito tempo das grandes elites,trazendo conquistas e motivando ao crescimento no mundo.Trazendo:trocas epistêmicas, do jugo colonial, da escravidão, dos apagamentos da memória etc.
    Nas diáspora Africana houve grande valorização ocorre em um processo de sofisticação analítica que acontece nos Estados Unidos, com a introdução do conceito.
    Muitos desses negros, ou na verdade a maioria deles, quando chegavam no território em que seria feitos de escravos, estavam completamente destituídos de suas identidades. Muitas vezes os senhores não sabiam que seus escravos eram da mesma região, eram conhecidos, e muitas vezes parentes, mesmo que distantes. Os africanos tem algo na cultura deles que os fazem considerar familiares mesmo que seja muitos distante o grau de parentesco. Isso tudo favorecia a união desses negros e possivelmente a rebeliões que ocorriam contra a forma que viviam.
    ALUNA:Bruna miltiane waltrick dias
    Serie:3 ano D

    ResponderExcluir
  7. Textos como esse são escritos com o objetivo de aprofundar nossos conhecimentos a culturas e povos distintos. Aqui podemos notar que a ideia central do texto é a globalização do conhecimento, desestruturando assim a subalternidade dos afros descendestes os valorizando e incluindo socialmente, podemos observar essa prática de valorização nos EUA com a diáspora Africana que quer levar aos negros experiências de seus descentes os aproximando, sem dúvida essa é uma tentativa de diminuir o conceito que os próprios negros tem de si. Pauliana ribeiro 2°C

    ResponderExcluir
  8. importa dizer que na maioria dos países europeus as comunidades onde a comunidade de imigrantes e diáspora africana podemos dizer que Em tempos de globalização, há grande troca de investimentos, negócios e também de
    experiências entre os povos, ou podemos chamar de intercâmbio econômico e cultural entre
    os países.
    PEDRO HENRIQUE 3 ANO E

    ResponderExcluir
  9. Este texto é muito interessante, pois nos mostra um pouco de como ocorreu as difusões de culturas. E é super importante estudarmos esse processo, pois nos ajudara a descobrir e entender nossas raízes e nossas culturas.
    Essa dispersão forçada do povo africano fez com que suas tradições se difundissem com o resto do mundo principalmente no Brasil.
    JESSICA MARIA 2°C

    ResponderExcluir
  10. na minha opinião o texto é muinto escarecedor o conceito DiásporaAfricana, um conceito agregador, que veio promover a aproximação da
    experiência dos africanos a dos seus descendentes fora da África. Com iso as pessoas podem conhecer menhor e ter uma boa impressão dos africanos.

    ResponderExcluir
  11. Bom no texto podemos destacar a seguinte observação,tanto na cultura quanto no desenvolvimento econômico,sempre haverá esses conflitos,pois a palavra ''Globalização'' trás com sigo,o fato do Avanço Tecnológico,que por longa data já vem acabando com varias culturas.
    A união seria um meio de fazer com que possamos valorizar as culturas já existentes e não fazer disso uma guerra onde entra uma serie de experiências entre os povo.

    Aluna: Erilaine Fernandes 2ºc

    ResponderExcluir
  12. É um texto muito importante e rico.Que nos traz relatos sobre a globalizaçao e seus conflitos. Culturas da Africa q está fundida nao só neste continente , mas tambem em muitos outros . Isso é um fato muito importante q devemos estudar texto magnifico.
    Dandara Dias 3° ano B

    ResponderExcluir
  13. Esse texto é muito interressante por que envolve contextos diferentes. A globalização é um dos processos de aprofundamento da integração econômica, social, cultural, política ela pode ser tanto boa quanto ruim, e a diaspora africana foi o fenômeno sociocultural e historico ocorrido na africa devido a emigração forçada, para fins escravista.

    Jeniffer 3º B

    ResponderExcluir
  14. MOstra que a globalizaçao nao vem dos tempos deee hoje , fala da cultura africana que antees nao muito valorizada , hoje a cultura africana se expandiu para todos os paises,e cada lugarzinh odo mundo usuflui um pouco dessas culturas,a ideia do texto e mostrar que nao e de hojje qeu tem a globalizaçao e que a cultura africana ja vem a muito tempo conhecida por todo o mundo .
    Aluna/: JOsinete Ferreira Serie: 3°Ano B MAtutino

    ResponderExcluir
  15. Nesse texto pode-se destacar o que mais é falado e tem acontecido a globalização, e também a cultura e o desenvolvimento econômico podemos conhecer a difusão econômica,nota-se que a globalização veio bem antes das elites e assim pode se observar que a globalização sempre existiu mas com um nível menos intenção e a cada vez vem se intensificando mas.
    Aluna: Pamela Pinheiro
    serie: 3º ano
    turma: B
    periodo:matutino

    ResponderExcluir
  16. O texto globalização e diáspora africana nos mostra a seguinte observação que tem se caracterizado como um traço realmente singular nesta recente etapa do capitalismo capitalista é a multiplicidade de globalizações, apesar de toda a hegemonia da civilização ocidental atingida pela explosão da tecnologia comunicacional e pelo controle bio-político das sociedades, sendo os Estados Unidos, a ponta-delança deste processo. Assim, assistimos, para além da globalização hegemônica neoliberal, a várias outras formas desse fenômeno.Vale resaltar que a união seria um meio de fazer que possamos valorizar as culturas e que com isso as pessoas passam a valorizar os africanos

    Aluna: Natalia Juliene-3b
    Matutino

    ResponderExcluir
  17. Bom, esse texto nos mostra que apesar da globalização estar mudando muito o mundo, as culturas, o preconceito antigo sempre vai existir. A diáspora nos coloca diante de um problema global. Não devemos achar que a solução para a situação da população de afro-descendentes no mundo será uma solução em níveis nacionais.

    Aluna: Beatriz Torezan Série: 3ano B

    ResponderExcluir
  18. As antigas colonias de exploraçaõ sofrem consequencias graves de mais de três séculos de explorações, desenvolve uma economia fragil baseada na extração animal, vegetal e mineral além da agricultura de monocultura e da pecuaria extenciva. A Africa esta completamente incuida nesse contexto, e hoje a Africa do sul faz parte da BRICS, pois conseguiu investir na idustria e sair da situação de extrema pobreza se tornando assim emergente. Tudo isso está interligado com a globalização, que é a interdependência de todos os povos em um processo de integraçâo politica social e cultural. Mas na Africa ela criou um paradoxo aumentando a diferença economica entre as Africas.

    ResponderExcluir
  19. O texto destaca que determinadas raças são discriminadas com a globalização, que de certa forma enquadra-se somente para quem tem determinado poder aquisitivo. A mesma é hoje um fator extremamente necessário para as naçoes, ja que com ela todas crescem de certa forma "juntas".
    Aluna: Angela Araújo.
    Série/turma: 3ºA
    Horário: Maturino

    ResponderExcluir
  20. Acho que a globalização está se tornando cada vez mais rápida e avaçando fronteiras,por isso há uma grande preocupação de fazer com que todos países e pessoas estejam de certa forma unidos e hoje isso é de extrema importâcia diante de tantos coflitos enfrentados. Então que possamos valorizar e respeitar as diferentes culturas existentes.

    Aluna: Alessandra Martins Taroco 3° A

    ResponderExcluir
  21. A globalização esta trazendo para o mundo uma nova forma de ver as dificuldades dos paises. principalmente a Africa por ter sido tão explorada pela maioria dos paises. todos os paises deveriam ajudar a africa a melhorar o padrao de vida de seus habitantes pois cada pais tem um pouco da cultura africana.

    Aluno: Wagner Hiromi Makino 3°A

    ResponderExcluir
  22. neste texto vem retratando sobre a GLOBALIZAÇÃO uns dos assuntos mais polemico do mundo.desde de antes de termo nascido.porem vem falando tambem sobre a difusão economica,das suas culturas.E sempre e bom ter uma pessoa que falar um pouco pra gente sobre este tipo de assunto.
    Aluna:Francielly de Oliveira
    serie:3°
    turma:A
    periodo:matutino

    ResponderExcluir
  23. O texto é de grande importância a nós alunos. Com ele, podemos observar que a Globalização não é algo, podemos dizer, "moderno" e que vem desde antes da época da escravidão. Vemos que os escravos já se utilizavam da globalização ao praticarem seus movimentos (rebeliões). A globalização foi de extrema importância para o fim da escravição, para a libertação dos escravos e para a inclusão dos negros a sociedade. Ainda é muito importante para o mundo, e ajuda para que nós brancos, negros, mestiços tenhamos nossos direitos sociais, culturais, religiosos, economicos, enfim, que tenhamos nossos direitos todos respeitados.

    Rita Laura 3ª

    ResponderExcluir
  24. A Sucessão Do Trono Português... Após a morte de D. joão IV com ideia de reunificar a coroa Portugal e do Brasil,a regencia nomeu D. Pedro, imperador do Brasil como seu sucessor.Em 1826 ele se torna rei de Portugal assim como Pedro IV mas a constituição Brasileira dizia que não podia governar dois países. Em 1831 o imperador Pedro foi forçado a dar a coroa do Brasil para Pedro II, e foi para Portugal defender o trono Português por parte de sua filha.
    D.Pedro tuberculoso e com pouca esperança de vida teve que emancipar a jovem Princesa de 15 Anos de idade subindo enfim ao trono de Protugal pela sua declaração de maioridade em cortes, e em regência em nome do seu Pai que exercia.
    A Globalização dispora Africana nos mostra que a globalização esta mudando muinto o mundo, as culturas, e que nos mostra um problema global que cada vez mas a tecnologia cresce e as culturas antigas somem.

    Alexandre Henrique 3º A

    ResponderExcluir
  25. O texto é bem interesante, nos relata que a cultura africana antigamente, não era bem valorizada, como deveria ser.Atualmente é bem diferente, não só os países mais próximos pode usufluir da cultura africana, como os países mais distantes.E a globalização não vem de hoje, e sim desde os tempos da escravidão e de uns tempos para cá, vem sendo desenvolvida com mais tecnologias avançadas com muitas melhorias para nós...

    ResponderExcluir
  26. Suellen Corrêa
    3°A
    Com esse texto podemos aprender cada vez mais.
    Conhecemos assuntos atuais e do passado.
    conhecemos sobre a globalização e seus conflitos no mundo.Como os africanos foram à busca da libertação.
    O texto tambem nos faz conhecer melhor o mundo onde vivemos.E sobre as difusões da cultura.

    ResponderExcluir
  27. O texto relata muito em questão da globalização que nem e de agora isso ocorre já a tempos desde a escravidão e que a globalização é a quebra de barreiras entre os povos na questão cultural, econômica e financeira.Mas a verdade e que a globalização e o capitalismo puro onde existe muita desigualdade social e pobreza e não devemos deixar de nos lembrar a cultura verdadeira que já existia antes dessas novas invenções.
    Aluna:Leticia Dulce 3anoA

    ResponderExcluir
  28. o texto nos relata que a globalização esta acontecendo a muito tempo. exite muita desigualdade social, e é uma questão cultural e econômica .A cultura verdadeira do nosso país ja foi muito modificada com a junção de povos de paíse diferente

    Ass: Alline Araujo 3 ano B

    ResponderExcluir
  29. Entendemos que a Globalização acontece já a muito tempo, desde os tempos antigos e com a diáspora africana aprendemos que os africanos são parte principal desse globalização, pois foram eles os mais escravizados e de onde se iniciou uma grande parte da cultura mundial. A globalização de um lado ajudou o povo africano pois eles se dispersaram no mundo mas por outro lado isso começou com a escravidão, brigas, rebeliões e mortes.

    Aluno: Marcus Vinicius 2ºD

    ResponderExcluir
  30. Segundo o texto abordado em ato, a Globalização não seria um fato apenas do passado e sim uma sequencia de evoluções causada pelo crescimento do Capitalismo e das industrias que vem atingindo a grande preferencia das necessidades do mundo Que seria a Globalização e Diáspora Africana. E para que esse processo ocorresse com fluencia e avançado, teve participações importantes como Alexandre o Grande, Pedro de Mongólia e etc...

    Helivelton Persi 2ºD
    Matutino

    ResponderExcluir
  31. Esse texto é muito interessante, pois está retratando sobre a globalização e sobre os movimentos realizados pelos negros africanos. A globalização não é tão antiga como pensavamos, ela já existe desde da época da escravidão, além disso ela proporcionou que muitos intelectuais escrevecem sobre a civilização africana, sendo está pouco conhecida e valorizada pelas pessoas. Portanto á globalização não surgiu apenas para trazer novas tecnológias, mas surgiu também para que nós possamos conhecer e conviver com diferentes etnias e culturas.
    Aluna:Marielly Rodrigues 3°A

    ResponderExcluir
  32. Aluna: Michelly Leite Ataide Série: 3°ano B
    A globalização nos mostra a disceminação decorrente do capitalismo que é
    o principal fato da multiplicidade de globalizações, que tem consigo o avanço
    tecnógico de extrema importancia para a sociedade que cada vez mais aumenta sua
    intensidade. A Diáspora Africana deu grande valorização e inclusão social dos
    descendentes de africanos fora de seu país, assim a sociedade que era
    escravizada teve seu reconhecimento na globalização.

    ResponderExcluir
  33. Neste texto podemos destacar a seguinte observação,que a globalização está se tornando cada vez mais rápida e avançado fronteiras,por isso há uma grande preocupação de fazer com que todos países e pessoas estejam de certa forma unidos e hoje isso é de extrema importância diante de tatos conflitos A Diáspora Africana deu grande valorização e inclusão social dos
    descendentes de africanos fora de seu país, assim a sociedade que era
    escravizada teve seu reconhecimento na globalização.

    ResponderExcluir
  34. fenômeno sociocultural e histórico que ocorreu em países além África devido à imigração forçada, por fins da escravidão

    lucas ferreira 3 E

    ResponderExcluir
  35. Como tudo esta sofrendo o efeito da "globalização" não seria diferente com a sociedade que formam o mundo, a mistura de brancos e negros e seus atritos sempre existiram, porem só agora temos a capacidade de lutar por direitos de cada um.Ver onde começa o direito de um e onde termina, sem passar por cima dos outros.O texto fala de uma certa forma de preconceito e de como acabar com este.Textos assim deveriam ser expostos em todos os lugarem, para melhor entendimento de todas as nações em relação a desrespeitar socialmente os negros.
    GABRIELA RIBEIRO AMARAL 3ºANO "E"

    ResponderExcluir
  36. A Diáspora Africana deu grande valorização e inclusão social dos
    descendentes de africanos fora de seu país, assim a sociedade que era
    escravizada teve seu reconhecimento na globalização.


    Video bem produtivo, com muitas informações que iram servir la na frente.
    Aluna: Mariane Neves 3°Ano C matutino

    ResponderExcluir
  37. A diáspora africana são significativos, uma ocupação de académicos, mas uma questão de luta quotidiana pela sobrevivência e reconhecimento de direitos de uma parte considerável destas sociedades.

    ResponderExcluir
  38. ALUNO: RENNAN AUGUSTO RIBEIRO 3ºD MAT.

    Este texto é muito interessante, pois nos mostra um pouco de como ocorreu as difusões de culturas.
    Neste texto podemos destacar a seguinte observação,que a globalização está se tornando cada vez mais rápida e avaçando fronteiras,por isso há uma grande preocupação de fazer com que todos países e pessoas estejam de certa forma uidos e hoje isso é de extrema importâcia diante de tatos coflitos enfrentados.

    ResponderExcluir
  39. Desde a antiguidade o mundo caminha a uma integração cada vez maior entre as nações, com a globalização, isso não vem somente a ser possível com a troca de matérias-primas e de tecnologias, mas com a própria difusão de hábitos e valores, enfim, da cultura das nações, até que, em um futuro talvez ainda distante, haja uma hegemonia completa entre as nações, onde todos se respeitem, isso pode até ser uma utopia, mas como John Lennon disse: "Você pode me chamar de sonhador, mas eu não sou o único".
    Na África, por exemplo, existem muitas nações em conflito umas com as outras, mas, para se libertarem do domínio europeu, tiveram que se unir para alcançar um objetivo em comum. Até a formação dos blocos econômicos serviu para os países se protegerem de uma forma que contribuísse não apenas para o desenvolvimento de um só país, mas de todos que compõe o bloco, tendendo a uma união cada vez mais próxima.
    E já com essa difusão da cultura africana através da Diáspora Africana, os africanos teriam de manter a sua cultura onde quer que tivessem e nisso se deu um choque cultural muito grande, vemos isso claramente no Brasil, que deixou até um dia para a inserção da cultura africana na sociedade brasileira, o dia nacional da consciência negra.

    Leonora Goes 3º D

    ResponderExcluir
  40. a globalização vem cada vez mais se expandindo com suas grandes vantagens,porém cabe a todos nós lembrar os seus lados maléficos. conhecemos sobre a globalização e seus conflitos no mundo.Como os africanos foram à busca da libertação. por isso há uma grande preocupação de fazer com que todos países e pessoas estejam de certa forma unidos e hoje isso é de extrema importâcia diante de tantos coflitos enfrentados.

    ResponderExcluir
  41. por em ênfase a Globalização não apenas capitalista,mas sim Cultural nos trás uma visão mais ampla sobre em relação ao que vemos na mídia sobre a África e sua cultura.
    Aluna:Ana carolina silva coelho 3º C Matutino

    ResponderExcluir
  42. O texto é muito enteressante pois nos mostra como ocorreu a globalização é importante também pois podemos ver os assuntos do passado, globalização e seus conflitos no mundo.á globalização não surgiu apenas para trazer novas tecnológias, mas para que possamos conhecer e conviver com diferentes etnias e culturas.
    O textro foi bem produzido e ajudou também e algumas dúvidas que tinha.


    Aluna: Adriana Teixeira 3° C

    ResponderExcluir
  43. A globalizacão hoje no mundo está crescendo cada vez mais e esse crescimento fatoriza-se por grandes quantidades de pessoas que há em um país, o texto enfatiza o crescimento populacional da Àfrica e a expansão desse país para outros continentes e a migração dos africanos para países maiores em busca de oportunidades. A diáspora africana singnifica a migração forçada por fins escravagistas mercantins.

    Marilley Patricia 2°D matutino André Avelino Ribeiro.

    ResponderExcluir
  44. A globalização é um assunto amplo para se discutir pois podemos diversificar conhecimentos e valorizar crescimentos de a inclusão e aceitação populacional africana, este texto relata a luta por sobrevivência para uma vida melhor em países maiores e por fim botando um ponto final nos escravistas mercantins.

    THAMILLE MAGALHÃES
    SERIE:3°B

    ResponderExcluir
  45. O processo de globalização geralmente é visto como um fator essencial para a economia mundial, porém deve-se lembrar que foi esse processo que disseminou por todo o mundo diversas culturas, e inicialmente, como no processo de colonização da África, com o aprisionamento e transporte de centenas de negros para a Améria e outras partes do mundo onde era utilizado mão-de-obra escrava.

    Fernando Viana
    Série: 3º B

    ResponderExcluir
  46. E importante reconhecer que a globalização é e fundamental, pois une povos tribos e nações ao longo da terra. No entanto ainda a uma barreira a ser vencida quando falamos de preconceito racial.
    Os africanos não sofrem por não saberem sobre outros culturas, não ter qualificação profissional ou ate mesmo por ter vivido em condições precárias. Eles sofrem por causa de sua cor.
    Como diz: Bob Marley
    “Enquanto a cor da pele for mais importante que o brilho dos olhos, sempre vai existir guerra.”

    Everthon Martins 3º C

    ResponderExcluir
  47. Importa dizer que na maioria dos países europeus as comunidades onde a comunidade de imigrantes e diáspora africana podemos dizer que em tempos de globalização, há grande troca de investimentos, negócios e também de
    experiências entre os povos, ou podemos chamar de intercâmbio econômico e cultural entre
    os países.

    Maike Junior

    ResponderExcluir
  48. Hoje a Africa do sul conseguiu investir na idustria e sair da situação de extrema pobreza se tornando assim emergente. Tudo isso está interligado com a globalização, que é a interdependência de todos os povos em um processo de integraçâo politica social e cultural. Mas na Africa ela criou um paradoxo aumentando a diferença economica entre as Africas.

    ResponderExcluir
  49. O texto revela como foi a globalização,e fala também sobre os movimentos da Negritude.
    Esses assuntos nos ajudar a entender melhor o passado e compreender o nosso presente.A globalização foi importante não só na África,mas em todo o mundo.O passsado nos dá ensinamento da globalização e de outros assuntos...

    Miriane Cristina 2º E

    ResponderExcluir
  50. o texto referece mostra que a globalização nao vem dos tempos de hoje, e que nos dias atuais a cultura africana foi mais valorizada.

    Alexandre junior 2°ano E

    ResponderExcluir
  51. na minha opniao o texto e muito bom porque nos da conhecimento e tudo e bom qualquer tipo de conhecimento esse texto mostra muita cultura,economia e fala da globalização tambem da Africa.

    Eduardo nilson
    2°E

    ResponderExcluir
  52. A globalização é um conhecimento fundamental para todos nós, onde o racismo esta no nosso dia-a-dia.Os africanos tem que continuar com suas principais culturas e seus direitos.Que possamos respeitar outras culturas,que os africanos se sintam livres de todo racismo.
    Aluna: Fernanda Moraes
    2º ano E

    ResponderExcluir
  53. importa dizer que na maioria dos países europeus as comunidades onde a comunidade de imigrantes e diáspora africana podemos dizer que Em tempos de globalização, há grande troca de investimentos, negócios e também de
    experiências entre os povos, ou podemos chamar de intercâmbio econômico e cultural entre
    os países.

    ResponderExcluir
  54. O texto é claramente unificado, pois trata de dois assuntos completamente agregados; a globalização e a diáspora africana. É interessante perceber a idéia sobre as experiências de movimentação dos negros pelo mundo em busca de sucesso e melhoria de condições vitais,e ao mesmo tempo promover o encontro de uma consciência globalizada. A cultura africana é possívelmente visível em toda parte do mundo, e como indicado no texto, a veracidade desse acontecimento é cada vez mais claro no mundo, seja como costume, cultura ou história.

    Iasmin Cristin Freitas, Segundo Ano - E

    ResponderExcluir
  55. vida de varias elites dos imperio contituidos.Porem podemos afirmar que a globalizaçao nao é um fenomeno singular da modernidade avançadas para os estudantes.O ensinamentos que se pode extrair de uma globalizaçao tem demostrando que inumeras experiencias civilizatorias pode ser narradas e incorporadas.Mas oNo nosso comentario a globalizaçao traz uma importante ideia de modo de conceito diaspora africana é um conceito agregados que veio Alunas:Amanda Nascimento E Joelma Santos
    2°ano E

    ResponderExcluir
  56. Bom eu acho que este texto e rico pois fala da globalização do mundo é as trocas econômicas e do modo de vida dos impérios constituído que se caracterizarão traço singular capitalismo capitalista . E importante reconhecer que a globalização é fundamental, pois une povos tribos e nações ao longo da terra. No entanto ainda a uma barreira a ser vencida quando falamos de preconceito racial.
    Os africanos não sofrem por não saberem sobre outros culturas, não ter qualificação profissional ou ate mesmo por ter vivido em condições precárias. Eles sofrem por causa de sua cor.
    Monique Nascimento 2° E

    ResponderExcluir
  57. A globalizacão hoje no mundo está crescendo cada vez mais e esse crescimento fatoriza-se por grandes quantidades de pessoas que há em um país, o texto enfatiza o crescimento populaciona.Como os africanos foram à busca da libertação. por isso há uma grande preocupação de fazer com que todos países e pessoas estejam de certa forma unidos e hoje isso é de extrema importâcia diante de tantos coflitos enfrentados.

    Rodney Gomes & Gustavo Oliveira :)

    ResponderExcluir
  58. Aluna : Deize Silva 2° E
    Bom pelo assunto relatado sobre a Globalização, entemos que e este contexto não está situado somente na modernidade ou então tardia corforme estudos.Vemos também que o identificamos com o sistema socioeconomico chamado de Capitalismo onde se constitui em tres etapas : Capitalismo comercial, capitalismo industrial , e o capitalismo financeiro. Onde em capitalismo industrial conteve uma grande revolução com a criação das maquinas a vapor para fazer o trabalho dos funcionários , deste modo foi importante para os burgueses donos das empresas , e ruins para os funcionarios , pois muitas pessoas ficaram desemppregadas. Deste modo o capitalismo contribui para a GlOBALIZAÇÃO.

    ResponderExcluir
  59. Podemos perceber que a palavra globalização não é coisa de hoje, mais sim ela vem evoluindo cada vez mais.
    temos também que recolhecer que a globalização é fundamental para todos.
    E ela vem evoluindo cada vez mais.

    Aluna:Kamila Nunes Pereira
    Serie/turma:2° ano E
    Periodo:Matutino

    ResponderExcluir
  60. Patricia 2° E
    E um texto muito importante e rico. Achei muito inteligente a comparação de globalização e diáspora africana, estão interligados a um mesmo fator .Podemos observar que a globalização é algo que sempre aconteceu , desde os tempos remotos e vem se intensificando cada vez mais.É super importante estudarmos esse processo, pois nos ajudara a descobrir e intender nossas culturas e nossas raízes.

    ResponderExcluir
  61. o texto fala podemos destacar a seguinte observação,que a globalização está se tornando cada o vez mais rápida e avaçando fronteiras,por isso há uma grande preocupação de fazer com que todos países e pessoas estejam de certa forma uidos e hoje isso é de extrema importâcia diante de tatos coflitos enfrentados. Então que possamos valorizar e respeitar as diferentes culturas existencia e dos negros que estavam sendo tranportados por varias pais a fora , sendo vendindo para mão de obra e trabalhar para os brancos por ser mais forte no conhecimento ,E os escravos por nao ter alternativa .


    Igor Rodrigues Alves . 2° ano E

    ResponderExcluir
  62. Muito interessante a Globalização foi e sempre sera uma boa coisa para nos uma coisa de suma importancia por que com ela a serias mudançãs no nosso meio e com isto no nosso Brasil temos varios tipos de cores nos não temos um tipo definido de raça e de diferintes cores e é isto.
    Aluno:Deivison Alve Martins 2ºE da escola André Avelino

    ResponderExcluir
  63. Com o texto podemos afirmar que a palavra globalização não é um fenomeno singular da modernidade avançada ou tardia conforme insistem alguns estudiosos.Com essas palavras podemos concluir que a globalização vem de muitos e muitos tempos atras.Em busca da globalização os negros fizeram um movimento NEGRITUDE.Para valorização e inclusão social dos descendentes AFRICANOS.

    MÁRCIA MELO
    2° E

    ResponderExcluir
  64. Esse texto é muito interessante,pois nos mostra como a globalização vem sendo discutida nos últimos anos com a inclusão social dos africanos ,indígenas e ciganos entre tantos outros movimentos que cooperam com a história humana.
    Andressa Santana.2ºE

    ResponderExcluir
  65. nesse texto mostra que enquanto ouver divergência racial havera guerra no mundo a espora africana ajudou na inclusão sosial dos negros no mundo todo portando posso afirmar que a globalização ee um dos em um todo fenomenos singular da sociedade ee do ser humano em um todo. KETILYN APARECIDA EUFRASIO 2ANO E MATUTINO

    ResponderExcluir
  66. Esse tipo de texto faz com que aumentemos os nossos conhecimentos em história.E nesse texto me mostrou um pouco sobre o preconceito que há com os negros,mas com essa prática de valorização nos EUA com a diáspora Africana, vai ajuda-los a se valorizarem um pouco mais. Luara S.Ramos 2°C.

    ResponderExcluir
  67. A globalização é um assunto amplo para se discutir podemos diversificar conhecimentos sobre o assunto pois o texto relatou sobre o preconceito contra os negros,assim mostra que a visão dos últimos anos com a inclusão social dos africanos ,indígenas e ciganos entre tantos outros movimentos que cooperam com a história humana.O ensinamentos que se pode extrair de uma globalizaçao tem demostrando que inumeras experiencias civilizatorias pode ser narradas e incorporadas.
    Aluna: Èlida Cristina
    Serie:3°B

    ResponderExcluir
  68. Esse texto mostra que desde os tempos antigos o mundo caminha para uma integração cada vez maior com a globalizaçao, mas isso nao é possivel apenas por causa da tecnologia e dos avanços nas industria, um exemplo disso é a africa, onde há muitos povos que se uniram para lutar contra o dominio da europa com o objetivo de se proteger dos grandes paises. Jhessyca Kolln 3ºE

    ResponderExcluir
  69. para mim este texto é muito importante pois nos mostra as difusões culturais e através de textos como este aprendemos algumas coisas do passado e conseguimos comprender um pouco do que acontece hoje e através disso expandir o nosso conhecimento

    Yasmim Aguiar 2° ano F

    ResponderExcluir
  70. Mylla Cristian 2F



    Esse texto quer mostrar que desde os tempos passados o mundo ja ta caminhando para um avanço cada vez maior com a gobalizaçao O ensino que se pode tirar de uma globalizaçao tem mostrado que inumeras experiencias pode ser narradas e incorporadas.

    ResponderExcluir
  71. A globalização e um assunto muito abordado hoje. sendo que a globalização é a mesma coisa que desenvolvimento, que modifica a vida da sociedade que é atingida. A globalização abriu a mente das pessoas para novos assuntos, onde muitos movimentos como os raciais são criados todos os dias em busca de tornar o mundo mais igual. Clayton Caitano 2°F

    ResponderExcluir
  72. O texto nos informa sobre a globalização e diáspora africana , no texto cita-se sobre a busca africana e o conceito da globalização e nos informas as suas caracteristicas e como é formada e consumida.Achei o texto muito interessante e nos passas muitas informações argumentadas e resumidas.
    catinucia silva 2°f

    ResponderExcluir
  73. a valorizaçao é um processo de sofisticação,um conceito que agragador,que veio promover a proximação da experiencia dos africanos.
    multiciplidade das globalizações é caracterizada com um traço realmente singular do capitalismo capitalista .
    multiplicidade das globalizações tem demonstrado que inumeras experiencias civilizatórias podem ser narradas e incorporadas .
    a globalização abriu a mente para novos assuntos,e isso vem dando certo.PRISCILLA KELLY REIS 2F

    ResponderExcluir
  74. nesse texto podemos afirmar que a globalização não é um fenomeno da modernidade.
    o que se pode tirar da globalização é que ela tem demonstrado inumeras opiniões diversas que pode ser narrada e incorporada.
    a globalização é um assunto que podemos diversificar e com essa visão podemos construir uma historia e uma reflexão.

    Aluna:Letícia Andrade Moreira
    Serie: 2°F

    ResponderExcluir
  75. esse texto é muito importante, pois fala um pouco de como era antigamente, fala tambem de como mudou a tecnologia de antigamente pra agora. e mudou mudou muito. e antes eles eram muito racistas, os negros não podiam fazer parte de nada, não podiam entrar em uma igreja ou ir a uma escola, com isso acontecia muitas guerras. hoje o mundo á mudou muito, os negros hoje ja tem seu direito de lutar pelo que você quer.
    Esthela Miranda 2ºF

    ResponderExcluir
  76. Podemos afirmar que, uma das caracteristica bem marcante, foi a expanção de fronteiras, como a globalização das trocas econômicas e o modo de vida das elites constituidas. Podemos afirmar que a globalização não é um fenômeno singular da modernidade. O que podemos afirmar desta multiplicidade de globalização tem demostrando que inimeras experiências civilizatòrias podem ser narrados ou incorporadas em uma complexa panarôramica que descrevia a trajetoria. Podemos dizer que a bustca que teve ocorreu o movimento Negritude e do Pan-Africanalismo surjidos das lutas pela liberberdade doa povos africanos.Podemos concluir que a Diáspora Africana é um conceito agrgador, que veio promover a aproximação na experienccia dos africanos e dos seus descendentes fora da África. aluna Beatriz Teles 2F

    ResponderExcluir
  77. Experiências de movimentação dos negros pelo mundo em busca de sucesso e melhores condições, encontro de uma consciência globalizada para uma boa qualidade de sobre vivencia nos movimentos da Negritude e do Pan-Africanismo,descrever e construir uma história e uma reflexão da sobreposição das experiências civilizatórias africanas e da dispersão de todos os seus descendentes de africanos pelo planeta. Reegy 2°f

    ResponderExcluir
  78. A globalização vem crescendo bastante e com isso ela vem gerando inúmeras experiencias civilizatórias, com isso os Africanos reconstituíram uma visão global de seu descendentes dispersos pelo mundo,e com o conceito da Diáspora os africanos podem ter um aproximação com seu descendentes fora ada Africa. Este texto é bem legal pois passa as pessoas uma visão que bem ampla do conceito de globalização e o que ela oferece.



    Camila Cristyna
    Série: 2F

    ResponderExcluir
  79. O texto faz uma comparação entre globalização e a africa, comentando também sobre a diáspora africana, hoje em dia a globalização teve um avanço por todo o mundo, mais com muita dificuldade de chegar a África que já até então já foi muito explorada, foi em uma visão global que os pesquisadores tiveram a ideia de mostrar as experiencias dos negros que foram para fora do pais em busca de sucesso e melhores condições de vida, a diáspora africana teve o objetivo de promover a aproximação dos africanos aos seus descentes fora da áfrica.
    Thayane Carla Arruda 2° F Matutino

    ResponderExcluir
  80. A Globalização é feita desde a antiguidade onde há expansão das fronteiras e são levados os costumes, crenças, uso à outras fronteiras. A Cultura Africana se encontra inserida em quase todos os países do mundo onde é estudadae adotado alguns costumes como: comida, vestuário, religião, etc.
    Eleomar De Barros Escane. 2°D Matutino

    ResponderExcluir
  81. A globalização está ai...isso é fato,outro fato é que existem povos que são conhecidos como subalternos(discriminação),como os negros,destacando principalmente a Africa onde a miséria domina o pais.Quando colonia muito explorada,além da exploração de riquezas, ouve também o trafico negreiro,diáspora africana.
    o negro em si foi colocado como forma de produto,riqueza.Exploração de mão-de-obra,porém hoje é dado como guerreiro ,lutando para conquistar tudo aquilo que lhe foi tirado. A Africa está tentando se levantar,porém como foi muito explorado não tem muitos meios...
    Cada vez menos países ajudam a Africa.Com esse comentário quero fazer um apelo aos países desenvolvidos e subdesenvolvidos industrializados para que ajudem a africa,ajudem as crianças que estão morrendo de fome e desidratação ,miséria...ajudem!!!

    ResponderExcluir
  82. Multiplicidade de Globalizações, com a explosão da tecnologia que fico mais facil a comunicação.A africa depois de tanto que já foi explorada os africanos e descendentes dispersos pelo planeta buscam melhores condições de vida.

    Bruna C. Rodrigues 2°F

    ResponderExcluir
  83. Texto muito bom, fala sobre a globalização feita desde a antiguidade onde há expansão das fronteiras e são levados os costumes, crenças, uso à outras fronteiras.
    esse texto é muito importante, pois fala um pouco de como era antigamente, fala tambem de como mudou a tecnologia de antigamente pra agora.


    Aluna : Maria Eduarda Da silva 2ºC

    ResponderExcluir
  84. A globalização surgiu a muito tempo, mas as desigualdades são enormes em relação a outros lugares do mundo como a ÁFRICA, onde africanos foram obrigados a sair de sua terra. Originando a miscigenação pelo mundo misturando costumes e raças. A luta desse povo em busca de condições melhores para uma vida melhor.
    Mayara 2ºC

    ResponderExcluir
  85. Este texto é de grande importância,pois nos mostra um pouco de como ocorreu as difusões de culturas.Vale a nós ressaltar que a ÁFRICA de certa forma no passado sua cultura não era valorizada,
    a globalização vem cada vez mais se expandindo com suas grandes vantagens,porém cabe a todos nós lembrar os seus lados maléficos.A globalização é uma maldição para muitos setores da África,especialmente na agricultura.
    Eu acho que ela devia ser mais valorizada hoje ja que no passado todos a explorava.
    Através desta leitura obtive um grande avanço em meus conhecimentos e uma visão mais aberta a esta questão.

    Aluna: Juliane Mendes 2º C

    ResponderExcluir
  86. Globalização,muito bom assim gente aprende rápido, um trabalho ótimo insentiva o aluno a estuda pela internet.....

    ResponderExcluir
  87. O texto é bom, está relatando que houve varios conflitos, pois sabemos que globalização traz muitos beneficios mas tambem muitos problemas, naquela epoca houve um jeito de ajudar os africanos a conhecerem seus descendentes dispersos pelo planeta buscando melhores condições de vida atravéz desse meio tecnólogico.

    Andressa Maira 2°c

    ResponderExcluir
  88. a globalizaçao esta ai mostra que o fato existem varios povos e a explosao da tecnologia mostra que e muito bom pois mostra que a gente aprende a destinguir e insentivar e motivar a aprender mais rapido diaspora africana foi um conceito agregador que veio para promover a aproximaçao da expoperiencia dos africanos e de seus decendentes fora da africa foi utilizado do conceito da diaspora que foi tomado por emprestimos de experiencia judia e ajuudava e esse fato ilucidou o movimento da negretude e a disperssao ocorrida durante este seculo que explorava os africanos descentes disperssos pelo planeta e buscavam mulheres com condiçoes de vida

    ResponderExcluir
  89. O texto é muito interessante pois revela como foi a globalização,e fala também sobre os movimentos da Negritude.
    Esses assuntos nos ajudar a entender melhor o passado e compreender o nosso presente.

    ResponderExcluir
  90. O texto fala sobre a globalização, que foi algo implantado pela civilização ocidental antiga , e podemos retirar o ensinamento desta multiplicidade de globalização que vem ocorrendo...
    Onde fala também de certa busca que resultou nos movimentos da Negritude e do Pan-Africanismo.
    Foi introduzido o conceito de Diaspora Africana que aproximou a experiencia dos africanos com seus descendentes fora da África.

    Diogo Correa Xavier, 2°C

    ResponderExcluir
  91. No texto Globalização e diáspora africana mostra como a globalização vem de muito antes do que imaginávamos e como todos participam dela independente de raça cor e valores financeiros.os africanos desde sempre tiveram um papel importante com a sua tentativas de libertação e a procura de um lugar melhor.
    Anna flavia vieira de oliveira
    3°A

    ResponderExcluir
  92. Com o passar do tempo percebemos pelos exemplos dos trabalhos das civilizações antigas, de que modo conseguiram expandir suas tecnologias primitivas. A globalização, por seu meio das cartas até nos tempos de hoje que temos variedades de meios foi de grande ajuda para conscientizar,unir,discutir variedades de assuntos que hoje está a vista da sociedade.
    Entretanto não deixar de citar o trabalho escravo negro foi o que mais movimentou a economia principalmente nas Américas,com isso temos de ter o senso que somos gratos aos negros por chegar onde estamos.

    Jonathas Costa 2°F

    ResponderExcluir
  93. O texto refere aa globalização que está se tornando cada o vez mais rápida e avaçando fronteiras,por isso há uma grande preocupação de fazer com que todos países e pessoas estejam de certa forma uidos e hoje isso é de extrema importâcia diante de tatos coflitos enfrentados. Então que possamos valorizar e respeitar as diferentes culturas existencia e dos negros que estavam sendo tranportados por varias pais a fora , sendo vendindo para mão de obra e trabalhar para os brancos por ser mais forte no conhecimento ,E os escravos por nao ter alternativa.

    .
    Adryel Venâncio Dias de Souza - 3ºAno C

    ResponderExcluir
  94. Essa postagem aborda assuntos não muito polêmicos, pois o que é polêmico hoje em dia, aliás, sempre foi, é assuntos tratados a respeito de dinheiro, religião, posição social... Embora, a introdução de direitos aos negros africanos em países globalizadamente por "brancos ricos" tem repercutido bastante, porque eles sofrem todos os tipos de preconceito e muitas outras coisas desde a época de que se entende por gente. Porém fica no ar que, com essa abertura de espaço, conclui-se também que eles não têm a capacidade de conquistar algo importante na vida, como ingressar numa faculdade, pois nas universidades há uma porcentagem de vagas exclusivas para negros. Existe então uma exceção apesar de dizerem que todos têm "direitos iguais" quando na prática não há nada disso, só no papel. Exemplo bem claro é o governo.
    Esse tema "globalização e Diáspora africana", da ao entender de primeira impressão para as pessoas que, é um tema meio pra lá meio pra cá não muito interessante, mas ao ler entende-se que é uma coisa que está no nosso cotidiano, faz parte da nossa história. Não basta saber somente o abc, mas também o que aconteceu e o que está acontecendo, o que foi e o que é aqui e lá fora.
    Aluna: DANIELA MALDONADO 3ºC

    ResponderExcluir
  95. Podemos ver que a globalização de um modo ou de outro ja vem de muito tempo atras, de um modo que o pais pode-se crescer e se desenvolver com tecnologia comercial doa países ao lado com fronteiras. E com descendentes negros fora da africa, indi-jinas em boa parte do mundo e os ciganos, a globalização começou a ser mais constante, e os negros começaram a frequentar mais os outros países.

    Mackisiny Emily 2° ano F

    ResponderExcluir
  96. O texto relata muito a questão da globalização como um todo, não só a globalização da cultura, mas também a interligação de pessoas sendo elas Africanas, indígenas ou qual for que seja.
    Abortando diversos motivos pela qual essa globalização vem se estendendo pelo mundo, os africanos como exemplo que antes seriam transportados para o uso do trabalho escravo, com o passar do tempo passou a encarar duras viagens ilegais em busca da melhoria de vida. E com a globalização á expectativa é que haja uma melhora da qualidade de vida dessas pessoas que buscam longe de seu território uma vida melhor.


    André Leopoldino 2° F

    ResponderExcluir
  97. Aluna:Karine Mayara 3ºE Matutino
    Gostei muito do texto porque ele fala de um traço realmente singular nesta recente etapa do capitalismo capitalista é a multiplicidade
    de globalizações, apesar de toda a hegemonia da civilização ocidental atingida pela explosão da tecnologia comunicacional e pelo controle
    bio-político das sociedades, sendo os Estados Unidos, a ponta-delança deste processo.

    ResponderExcluir
  98. o texto é imteresante,pois estar relacionado com o que estar acontecendo hoje...temos que ver tudo o que esta em nossa volta pra depois comentar..
    Thaynnara Cácia 2C

    ResponderExcluir